quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Acontecimentos de 2009

Acontecimento Político
Reeleição de Manuel Coelho nas eleições autárquicas. Tanto pela votação obtida, como pelos sucessivos acontecimentos que conduziram a este desfecho: desvinculação do PCP e a constituição do Movimento SIM, Manuel Coelho é a personalidade Política de 2009 e a sua vitória o momento político de 2009.

Nota de destaque ainda para: as vitórias do PS nas legislativas e da CDU nas Europeias no Concelho de Sines, a eleição de Luís Gil no Porto Covo, a votação histórica do BE nas eleições legislativas em Sines e o estrondoso flop nas autárquicas e a eleição de José Luís Batalha como Presidente da Assembleia Municipal de Sines

Acontecimento Cultural
O incontornável FMM, voltou-se a assumir como referência maior do Concelho, é o acontecimento Cultural do Ano.Rui Vinagre pela merecida actuação na abertura do FMM no Palco Principal é a personagem Cultural do Ano.

Destaque ainda para mais uma edição do Carnaval de Sines, as Tasquinhas e renovada polémica com a sua localização e a persistente actividade do CCEN.

Acontecimento Desportivo
O Vasco da Gama Campeão da 2.ª Divisão Distrital, em futebol Sénior, no 1.º ano do regresso às competições seniores é o acontecimento Desportivo do Ano. Pelo que representa o seu retorno, a aposta na formação e em atletas de Sines em contracorrente com a realidade do Futebol em Portugal o saudado regresso do Vasquinho é o acontecimento Desportivo do Ano.

Foram ainda destaques o futebolista Mário Rui assinar pelo Benfica, o par de Sines no Mundial de Danças de Salão em Hong Kong, a atleta Nicole Pacheco, do Ginásio Clube de Sines, revalida o título nacional de Elite Sénior, a Academia de Ginástica de Sines é Campeã Nacional de Elite Juniores, 8 atletas da AGS representam Sines e Potugal no Campeonato do Mundo por idades na Rússia, Gustavo Santa deslumbra o mundo da natação pulverizando recordes e sagrando-se campeão nacional em diversas categorias e Marco Conceição, do Ginásio Clube de Sines, sagrou-se vice-campeão mundial de duplo mini-trampolim no escalão 17/18, no Campeonato do Mundo por grupos de Idades, na Rússia.

Acontecimento Económico
O flop que constituiu os anunciados investimentos para Sines. A Repsol adia a ampliação da refinaria e cessa a produção temporariamente entrando em lay-off, paragem e indefinição da construção da Fábrica da Artenius, atraso no inicio do investimento da Petrogal e a paragem temporária da produção da Carbogal, atingiram o coração do desenvolvimento económico de Sines - a indústria - e constituem o principal acontecimento económico de 2009

Foram ainda acontecimentos relevantes, na área económica o anúncio e início do investimento da REN na expansão do terminal de Sines, o atraso da construção da auto-estrada Sines-Beja, devido ao parecer do Tribunal de Contas, a Carbogal cessar temporariamente a produção, a Fábrica da Renault-Nissan optar por outra localização e no último trimestre a confirmação do crescimento do desemprego na região em quase 30% em relação ao ano anterior.

Ainda no ano de 2009 foram notícia o incêndio na Refinaria da Galp, a polémica da contaminação por hidrocarbonetos da água de abastecimento a Sines e a Agência Portuguesa do Ambiente responsabilizar a Repsol Polímeros, pela contaminação do solo e da água naquela área, tendo afectado furos de captação para consumo doméstico nas proximidades, a polémica em Porto Covo, em torno do fim do campo de futebol, o sismo de magnitude 6 sentido em Sines, a intensifica-se dos furtos em Sines e a Abertura do Tribunal de Sines.

7 comentários:

Anónimo disse...

Em conclusão: o petróleo está a dar o berro e investir nos seus derivados é colocar uma corda ao pescoço.

Anónimo disse...

Estará na altura de voltar a apostar no TURISMO?...
Turismo rural, praias, circuitos históricos de Sines, achados arqueológicos, pesca turística, mergulho de observação, actividades desportivas (náuticas e sem ser)...
Há um mundo enorme no turismo, que não está aproveitado na nossa região...
Hajam apoios e empresários com vontade de investir, porque potencial Sines tem...
Não é preciso uma grande empresa, interessam sim muitas pequenas/médias empresas, que são essas que geram muitos empregos e diversificados...

Anónimo disse...

Uma correcção quem ganhou as eleições europeias no concelho de Sines foia a CDU e não o PS. Deixo também o repto de eleger a melhor e pior personalidade do ano~.

Um abraço

Estação de Sines disse...

obrigado anónimo das 8,17. Tem razão foi por apenas dois votos, mas a CDU ganhou e com uma subida considerável em relação às anteriores Europeias.

Anónimo disse...

Mas o melhor de 2009 ainda aqui não foi referido pois só alguns se apercebram. A rendição do PS ao MC e a adesão do MC e do movimento SIM ao PS! Vale tudo ,nos bastidores vale tudo. Que vergonha.

Anónimo disse...

POSITIVO, POSITIVO FOI A GRANDE VITÓRIA DO MOVIMENTO SIM - SINES INTERESSA MAIS.

O FIM DO COMUNISMO, A VITÓRIA DO PRESIDENTE DA CMS SOBRE O PATRIK BARROS E A SUA REFINARIA.

Anónimo disse...

De assinalar que na sequência do "estrondoso flop" do BE nas autárquicas, o respectivo cabeça de lista para a câmara descobriu uma nova vocação: comentador desportivo. Comentadpr não, técnico é que é, técnico de bancada...riam-se com a Pedra do Homem. De acontecimento político a acontecimento desportivo é um pequeno passo.