quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Quem tem medo da fiscalização?

A propósito da eleição do presidente da Assembleia Municipal de Sines, José Luís Batalha, colocou o Movimento SIM uma entrada no seu blogue com o título "PS e CDU desrespeitam a vontade dos Sinienses". Bastou uma derrota para estalar o verniz de quem apelou e se apelidou de uma campanha séria e de uma lisura de procedimentos. Evidente a necessidade de "colar" o PS à CDU como se o BE e o PSD tivessem apoiado o SIM.
Quando afirmam que "São, assim, desrespeitados os resultados eleitorais e a vontade expressa pelos sineenses, que, de forma clara, escolheram um projecto e uma equipa para o executar.", fazem por ignorar que os eleitores escolhem os seus representantes (deputados) que por sua vez escolhem quem entendem ter mais capacidade e competência para dirigir o órgão fiscalizador da autarquia.
Compreendo que estejam habituados ao conforto de uma assembleia maioritária que se limitou durante muitos anos a votar no mesmo sentido do executivo, igualmente maioritário. Hoje a realidade politica é outra, existe uma oposição activa e com capacidade de influenciar o destino de Sines. O executivo de Manuel Coelho terá de aprender a (con)viver com o contraditório e a contrariedade de não verem aprovado tudo aquilo que pretendem. Porque a maioria dos eleitores não votaram no SIM, a maioria dos eleitores votou noutras forças políticas. E este foi o ensinamento da noite passada. O facto de inteligentemente os deputados preferirem uma força política a fiscalizar os actos, diferente de quem os praticar, o segundo ensinamento. Outros se seguirão como aprender a gerir por duodécimos.
Afirmar que PS e CDU desrespeitaram a vontade dos Sinienses, é ofensivo para os deputados municipais que preferem José Luís Batalha a qualquer outros eleito para a Assembleia Municipal e pretende fazer tábua rasa das regras democráticas.
Entende-se que a preocupação do SIM é menos com a eleição do Presidente da Assembleia e mais com a união tácita de toda a oposição. O SIM sabe que esta eleição é o menor dos males e que a governação local será doravante devidamente escrutinada e reprovada sempre que necessário. E isso sim, são dois problemas para o futuro que começou ontem.

20 comentários:

Anónimo disse...

Muitos eleitores votaram diferentemente na Câmara, na Assembleia e na Junta de Freguesia, pelo que se pode concluir que queriam diferentes forças nos diversos orgãos. è assim na democracia.
Se os stocks de Rennie estiverem esgotados em Sines sempre podem mandar vir reforço de outras terras.
Viva a Democracia, que dá vitórias a quem os eleitores decidem atribuilas.

Anónimo disse...

Braz, julgo ser hora de mostrares "alguma" inteligência e decência...
Então tu melhor que ninguém deveria de saber que ontem foi desrespeitada a vontade do povo, porque o Povo votou Sim e não Batalha, sabes bem que quanto é vergonhoso terem que juntar-se com a CDU para conseguirem alguma coisa. Só tenho muita pena que quem se absteve na primeira votação tenha talvez tido receio e votou convosco na 2ª. Digo-te mais Os Srs CDU mostraram que são efectivamente piores que vocês, pois julgam ter conseguido alguma coisa??? Vingança??? Sapos???nem a palavra vergonha descreve tal atitude.
Se todos como eu que sempre votaram CDU à excepção desta eleição que com todo o orgulho e confiança votei SIM, nunca mais e em qualquer eleição o meu voto terão.
Sinto-me enojada com tanto cinismo e tanta traição para com o Povo de Sines. Talvez a tua tentativa de lições do bem e do mal, lições de politica sirvam para aqueles que usam palas, para mim e para muitos não serve, fazer politica não é isto. Põe a mão na consciência...

Anónimo disse...

Eu gostava de ver um presente paralelo, em que o PS tivesse ganho as eleições sem maioria e o Coelho, aliado a um outro partido, fizesse exactamente o mesmo para chegar ao poder..., o Brás nem dormia :)

Cumprimentos

Anónimo disse...

Eu gostava de ver um presente paralelo, em que o PS tivesse ganho as eleições sem maioria e o Coelho, aliado a um outro partido, fizesse exactamente o mesmo para chegar ao poder..., o Brás nem dormia :)

Cumprimentos

Estação de Sines disse...

Dormia e bem, por três razões:

1.) não me escandaliza governos minoritários, desde que entre eles exista convergência de ideias e de principios; choca-me se for feito em do do poder pelo poder.
A CDU, PSD e BE, entenderam que estava mais perto e se identificavam mais com o PS que com o SIM.
Porquê? Os estrategas do SIM terão de procurar a resposta no interior do Movimento e nas suas atitudes, ideias e passado.

2) Não entendo a preocupação pelo salutar principio de quem governa não se deve auto-fiscalizar. Não parece boa idéia que o SIM governe e a oposição fiscalize. Caso contrário, se fosse presidente do PS, dormiria bem mais tranquilo.

3) A oposição unida, vai forçar o executivo a um esforço adicional de diálogo e aproximar as suas politicas. Quase um governo de salvação local, que bem precisamos.

Bons sonos.

carlos andré disse...

Lá diz o ditado popular :
"Quem com ferros mata, com ferros morre"

Organizem-se

Anónimo disse...

Esta é a prova de como estes senhores têm habilidade nata para confundir o mero cidadão que na sua ignorância de leis e regras, julga que é ver e vencer.Já é tempo de destapar o Sol e esclarecer as pessoas com a realidade possivél. Foi assim desta forma que o movimento conseguiu ludibriar o eleitorado,mais uma vez se aplica o provérbio " com papas e bolos se enganam os tolos".
Mas percebe-se a tentativa de evitar que o véu aos poucos se comece a destapar e que as pessoas comecem a saber a realidade de como tem sido gerida a nossa terra.
Sou dos que acredita que a verdade é como o azeite, podemos ter que esperar mas aos poucos podemos começar a ver um pouco do véu que está escondido.

Anónimo disse...

caro braz, por acaso o que foi escrito e afirmado no blog oficial do movimento Sim não é verdade? por acaso o PS apresenta uma lista para a assembleia municipal de uma forma inocente? olhe que não, pois o que se passou no dia 03-11-2009 na assembleia foi escandaloso pois as forças politicas MENOS votadas nao respeitaram os resultados e muito menos a força politica mais votada! foi perfeitamente visivel o "acordo" efectuado pelo PS e CDU não com o objectivo de eleger o Sr. Batalha, mas apenas e só para votar contra o movimento SIM. e isto não é democracia! Democracia é o que se passou na Assembelia da Republica em que o Dr Jaime Gama militante do Partido Socialista ( PS ), eleito Presidente dessa mesma assembleia com 204 votos e com 24 votos brancos. E o PS nao tem a maioria na respectiva assembleia, mas os partidos souberam respeitar a vontade e os resultados das eleiçoes. o que quero dizer com isto é que na assembleia em Sines, os partidos deveriam respeitar e aceitar o candidato eleito pelo movimento Sim para presidente e depois teriam 4 anos para fazerem uma oposição seria e democratica, com ou sem acordos politicos, pois foi essa a vontade do Povo Sineense, isto é MOVIMENTO SIM na presidencia mas sem maioria! mas enfim é aquilo que temos e salvo qualquer situação que se passe nos proximos tempos, teremos que viver com ela. uma palavra para a "actuação" do presidente de assembelia cessante: DEPLORÁVEL!
CUMPRIMENTOS
JR

Anónimo disse...

Não entendo este pessoal! Foi cometida alguma ilegalidade na eleição para a mesa da AM?
Que eu saiba há uma lei que rege esses actos e que prevê que qualquer um dos eleitos possa ser membro da mesa desde que os seus pares estejam de acordo. Não foi isso que aconteceu?
Tenham "tento" nos comentários, ou antes contibuem a dizer baboseiras, pois assim sempre me vou rindo um pouco. Bem hajam, Sim.

Anónimo disse...

Ao Sr. anónimo das 10h51 quero dizer que consulte a lei ref á eleição do presidente para Assembleia da República e ao mesmo tempo para as Assembleias Municipais, aí tem a resposta para a sua indignação( se souber interpretar e quiser compreender).

Anónimo disse...

Estavam mal habituados, lá se vai a prepotência total. Agora vamos ver uma realidade diferente.
Força Batalha!!!

Anónimo disse...

caro anonimo das 12:29 PM, Novembro 05, 2009, quero dizer-lhe que nao se trata de ter sido cometida uma ilegalidade ou algo do genero na assembleia, apenas as pessoas nao souberam respeitar a vontade do povo em relação ao vencer, ou seja á lista mais votada. e disso nao há menor duvida! quero tambem lhe dizer que o ps e o sr Batalha nao foram eleitos por direito proprio em funcção dos resultados obtidos no passado dia 11 de outubro. e tambem lhe quero dizer que se houvesse coerencia e respeito, repito respeito por esses resultados, o presidente da mesa da assembleia tinha que ser do SIM. ou já se esqueceu que o nosso primeiro ministro eleito pelo PS, tambem nao tem a maioria absoluta e mais de metade dos portugueses votou contra o mesmo. abra o olho!!! e nao se esqueça que ri por ultimo, ri melhor....

MLança disse...

A resposta a esta questão dei-a directamente ao Blog do SIM, por isso não vou repetir aqui quem quizer pode consultar o referido Blog. De qualquer maneira tendo emconta o caracter do orgão Ass.Municipal vários partidos podem juntar-se num ou noutro sentido, e já agora se o SIM tivesse chegado a acordo com outros e formado uma maioria?
Caia o carmo e a trindade?
A democracia é isto mesmo,espero é uma AM actuante e responssavel na defesa dos intereses dos sineenses
TODOS.
MLança

Anónimo disse...

Façam uma "petição" para mudar a Lei.
Peçam para que, a partir de agora a Lei diga que o Presidente da Mesa da Assembleia Municipal seja directamente o cabeça de lista do partido mais votado.
Enquanto a Lei não disser isso temos que nos reger pela Lei que temos. E a Lei que temos diz que o referido Presidente será VOTADO pelos Srs Deputados Municipais...
Ora isso quer dizer que é o que foi feito na Assembleia Municipal de Sines, como o terá sido por todo o resto do País...
Funcionou uma das regras da Democracia...foi cumprida a Lei...
Se há quem assim não ache...queixe-se a quem de direito...
Ou então, como dizem os padres nos casamentos, cale-se de vez...

Anónimo disse...

Caros srs, parece que quem comenta a questão da assembleia no dia 03 de Novembro de 2009 ainda não percebeu realmente o que se passou. Eu que sou apoiante do Sim e que votei Sim e que estive presente nesse mesmo dia na dita assembleia, aceito com democracia o resultado obtido e a consequente eleição do Sr. Batalha. Aliás convêm referir que se fosse ilegal o referido Sr. não teria tomado posse. O que não me parece correcto e penso que é pertinente é o simples facto de a CDU, e os outros partidos que perderam as eleições não terem apresentado um lista ou candidato na assembleia, optando por se juntarem á lista apresentada pelo PS demonstrando falta de carácter e respeito pelo vitoria do Movimento Sim nas eleições do dia 11 de Outubro ultimo. É de lamentar a "união" da oposição para poderem ter algum protagonismo quando não o conseguiram nas urnas no dia 11 de Outubro. Mas enfim é o "sistema" que temos e nada pode ser feito para voltar atrás perante esses factos. Só espero que na altura das decisões não exista indecisos como aconteceu na primeira votação e que façam um bom trabalho em prol de Sines e Porto Covo. Passem Bem. J.P.

Anónimo disse...

Gostava de ver um comentário do Braz sobre a operação da PJ denominada "Face Oculta" cujo um dos arguidos é o Sr. Contradanças do PS de Sines...
Cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

Porque tanto alarido do "Sim" estão com medo de serem Fiscalizados?Haverá algo que se passou e não querem ser apanhados?
"Quem não deve não teme",por isso aceitem o jogo da democracia.Ou andaram a enganar a quem vos votou?....que felizmente não fui eu....Deixem de se lamentar e serem os coitadinhos pois se trabalharem com honestidade e simplicidade para o povo de Sines mais tarde ou mais cedo ´serão reconhecidos.

Anónimo disse...

1º - O que estava em discussão era a eleição do presidente da AM.
2º - O interesse maior era encontrar uma solução que melhor defende-se os interesses dos Sinienses.
3º - Os "negócios" propostos pelo movimento ás outras forças politicas (não a todas) foram por estas rejeitadas.
4º - Todas as propostas eleitorais das forças da oposição, divergem em muito das que foram efectuadas pelo movimento.
5º - A votação para a AM espelha a vontade dos sinienses quanto ao numero de deputados que cada força/partido deve ter.
6º- A soma dos votos dos partidos da oposição é maior do que a obtida pelo movimento.
7º - O presidente da AM foi eleito com os votos dos deputados que representam os partidos da oposição.
8º - A actual presidência da AM está consentanea com sentido de voto dos sinienses para este orgão.

O PS, a CDU, o PSD e o BE estiveram bem ao fazerem esta leitura.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 9.36
É vergonhoso o PS ter de se juntar com a CDU para conseguir alguma coisa? Mas é vergonhoso porquê? Não entendo. Desde quando é que a CDU deve ser motivo de vergonha? Pense bem quais são os partidos que em portugal, nos causam cada vez mais vergonha. Sim, eu adoro o nosso país, mas às vezes sinto vergonha de ser português. Neste país, infelizmente, os valores andam todos invertidos. Despreza-
-se quem lutou por nós e quem quer o nosso bem e adora-se quem trai, quem prevarica, quem engana, quem mente e quem rouba. Enquanto nos identificarmos com gentinha assim, não vamos a lado nenhum. Já o outro dizia: " O que esperar de um povo, cuja história começou com uma guerra entre mãe e filho?"

Anónimo disse...

Ao anónimo das 9.36

Pois fique sabendo que o seu voto na cdu não seria certamente bem vindo. Coma lá o seu coelhinho de preferência à caçador e delicie-se para sempre.
Atenção que eu não sou CDU, mas sinto raiva de pessoas falsas, que de um momento para o outro viram a casaca sem que ninguém entenda porquê. Não suporto ouvir pessoas, sejam de que partido forem, criticarem severamente o que antes defendiam com unhas e dentes. Imagine se eu, que sempre fui Sportinguista, de um momento para o outro, começasse a criticar o Sporting e a elogiar o Benfica. Todos pensavam que enlouqueci. É o que penso de pessoas como você. Entendido? Falso, traidor, interesseiro, tachista...