quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Eles ainda andam por aí


Não sou da geração obrigada a gritava em uníssono "Quem manda? Quem manda? Quem manda? Salazar! Salazar! Salazar!", a ingressar na mocidade portuguesa, a idolatrar os "mandantes", a baixar a cabeça aos terra-tenentes, a acomodar-se ao destino, a cantar os parabéns às "senhoras" da terra em troca de doces.

Mas conheci - e reconheço-, resquícios desta realidade, que ainda hoje subsistem. Onde antes morava o ditador hoje habita o cacique, a coacção substituiu o medo assumido, onde campeava a reverência medra agora a bajulice. A obrigação e a imposição da vassalagem de outrora, é hoje "voluntariamente insinuada", com o seu quê de patético e de ridículo. Eles ainda andam por aí.

6 comentários:

Anónimo disse...

quem enfia este barrete? penso que sei.

Anónimo disse...

Ao estado a que isto está a chegar! Começa a ser preocupante...será que iremos assistir ao nascimento de uma nova... "Don't cry for me Argentina
The truth is..." triste, muito triste...

Anónimo disse...

E o pior é que há por aí bajuladores mesmo sem que tal lhes seja imposto ou insinuado. E gravitam por aí como a poeira nos anéis de Saturno.

Anónimo disse...

Mas é claro que eles andam por aí! E estão por todo o lado, nomeadamente, perseguindo os poucos portugueses que trabalham. Há dúvidas? Muita gente sente isso. Com excessão dos seus seguidores que são loucos, como ele. Lembram-se do Hitler? Também teve muitos seguidores, e para quê?
Caracteristicas dos seus seguidores: Bons tachos; vigiam todos os passos dos que trabalham; Novas Oportunidades; rendimentos mínimos (iguais às reformas dos que trabalharam toda a vida), para os jovens não trabalharem; Quase um ano de férias para as licenças de parto; abonos, ou lá o que é, para os fetos; contas poupança para quem ainda não nasceu; Profissinais do ensino comprados, a bom preço, para avaliar os seus iguais; e muito mais que não vale a pena referir porque basta ter um mínimo de inteligência para ver o que se passa. É claro, que alguém têm de pagar tudo isto. E quem é? ... Mas temos o que merecemos! Na verdade, não merecemos melhor.

Anónimo disse...

A quem o diz meu caro.
O simples acto de escrevermos sob anonimato, quer dizer muitas vezes que a actividade profissional poderá ser afectada, caso de profissionais liberais que no seu dia a dia precisam de procurar trabalho e por vezes se dizem o que lhe vai na alma, são "cortados".
Este situação verifica-se, principalmente nas pequenas cidades onde toda a gente se conhece.

Anónimo disse...

eu não lhe presto vassalagem nenhuma quem ele arranja tachos que lhe lamba as botas