terça-feira, 10 de novembro de 2009

Derby acaba empatado 1-1

Rui Silva e Filipe Mariano capitães das equipas

Jogou-se Domingo, em Sines, o derby Vasco da Gama e União de Santiago, condições climatéricas, com o vento e a chuva a condicionarem por vezes a qualidade do jogo. O estádio municipal registou um bom número de adeptos apesar do mau tempo, longe dos fervorosos e emocionantes derbys do passado tanto nas bancadas como dentro das quatro linhas mas ainda assim muito boa assistência a comparar com os outros jogos disputados em Sines.

Separados por dois pontos apenas, ambas as equipas queríamos a vitória neste jogo, não apenas por ser um jogo especial dada a rivalidade mas também pelos objectivos a que os dois clubes têm para este campeonato. Vínhamos de uma derrota pesada no Zambujal e o União também de uma derrota, em casa frente ao Sesimbra, a nós só a vitória interessava pois jogávamos em casa e não poderíamos descolar dos lugares da frente do campeonato.

Este Vasco-União foi disputado com bastante fair play de ambas as equipas com o príncípio de respeitar sempre o adversário e a equipa de arbitragem. Entramos praticamente a ganhar, no primeiro minuto de jogo Idi aproveita bem um ressalto dentro da área do União após livre lateral e rematou sem hipóteses para Pinóia, melhor entrada em jogo era impossível. Com este golo poderíamos ter partido com outra confiança e estabilidade para o resto do jogo, mas o União acabou por reagir bem subindo mais a sua equipa até junto da nossa área, ganhando alguns cantos e livres laterais que acabariam por dar resultados, Tiago Santos bateu um livre lateral para a nossa área e com a ajuda do vento a bola acabou por entrar ao segundo poste, junto ao ângulo. Ao intervalo o jogo estava empatado a uma bola.

Na segunda parte penso que só o Vasco quis e fez por ganhar o jogo, com maior posse de bola e ataques constantes bem resolvidos pela defesa do União e pelo seu guarda-redes que para mim foi o melhor jogador em campo. Pinóia acabou mesmo por ser decisivo ao defender um penálti batido por Ismael e que segurou o ponto com que o União acabou o jogo além de três ou quatro defesas de nível mantendo a baliza do União segura. Já perto do final o União queixou-se de uma grande penálti que teria ficado por marcar a seu favor, do banco não consigo ver o lance pois estavam muitos jogadores dentro da nossa área, mas as várias opiniões que recolhi ficou mesmo penálti por marcar a favor do União por mão na bola de um defesa nosso.

Penso que o resultado acaba por ser justo apesar do maior domínio do Vasco na segunda parte, o União fez por merecer este empate.

6 comentários:

Anónimo disse...

Penso que estas a ser um pouco tendencioso ao dizeres que o vasco jogou muito mais na segunda parte, jogou o mesmo que a União tinha jogado na primeira, isto tudo devido ao vento, ou queres que uma equipa jogue tanto contra o vento como a favor?

Dou-te os meu parabens por assumires que foi penalty, apesar de seres jogador do vasco só te fica bem essa analise, coisa que muitos jornalistas nos diários desportivos não conseguem fazer( ver penaltys contra os clubes deles).

Quem sabe um dia não estás a comentar o nosso benfica na Benfica TV , precisam lá de alguem imparcial.

Adepto do União de Santiago que viu o jogo.

Anónimo disse...

Então e o prémio de jogo pago pelo Uniao de Santiago?

Anónimo disse...

A diferença é que o plantel do Vasco da Gama ainda joga mais uns 10 anos futebol, o plantel do Uniao ja estao no fim da linha, e o que ganharam ou jogaram com a idade destes miudos do Vasco???

Agora ainda se notou a expriencia, mas futebol muito pouco.

Anónimo disse...

Empatar em Sines com o Uniao é muito mau resultado, não por ser o derby mas por ser uma equipa tao fraca.

Para quem tem objectivos altissimos como Vasco empatar em casa com o União é mau.

Mas a qualidade dos miudos vai vir ao de cima, porque são bons e muito bem orientados! (mas mal presididos)

Anónimo disse...

Vasco jogou para ganhar, União para não perder, simples

Anónimo disse...

Se os meninos não ganharam o jogo... não houve prémio de jogo!! Mais poupa o Sr. Presidente Carlinhos! Força União!!