segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Vida nova, problemas velhos

"Resolver os problemas de roturas na rede de distribuição de água e introduzir um sisitema de racionalização energética e de telegestão para diminuir as perdas de água na rede pública"

in, página 11 do Programa Eleitoral do Movimento SIM

____________

O abastecimento de água foi interrompido no Bairro dos Pescadores e arredores, devido a uma rotura numa conduta.



É urgente e fundamental fazer um levantamento das condições em que se encontras as condutas de água de Sines. Exceptuando as áreas urbanizadas mais recentemente, o abastecimento de água é feito em condutas de fibro-cimento com mais de 30 anos.



Não se trata apenas de uma questão de assegurar o normal e regular abastecimento de água, nem dos custos associados à inexistência de uma manutenção sistemática, mas de uma questão de saúde pública associada à utilização do fibro-cimento.






Não foi assunto que nenhum programa eleitoral se recordasse, mas registe-se o facto de Idalino José ter abordado este aspecto no debate público entre os candidatos, realizado nos BVS e recordado o facto: investimento que não se vê, não dá votos.

15 comentários:

Virgílio das águas disse...

É verdade tudo o que disseste neste post.
E se reparares com atenção na fotografia que aqui puseste, vês uma luz ao fundo do tubo do meio e se utilizares uma lupa vês ao centro dessa luz aquela face risonha do Coelho, a mesma que utilizou na campanha como que a dizer, primeiro tratei do depósito da água que é a parte visível da rede, aquela que dá votos e daqui a três anos e oito meses ponho a Marisa a tratar das condutas e a vitória está no papo, para ela que para ele já não será.
O depósito esteve dez anos a despencar calhaus, mas agora está lindo e embora não leve um litro de água sempre serve de referência de partida para os excursionistas do Coelho, o amianto que espere se quiser.

Anónimo disse...

Nunca vi tanta ignorancia sobre os comentários que se tecem, sobre a utilização do fibrocimento nas condutas de água Potável. É lamentável que o Sr. Engº Idalino venha para a Praça Publica a dizer que a utilização de condutas em fibrocimento devam ser substituidas por uma questão de saúde publica. Porquê Sr. Engº? poque usam amianto no seu fabrico?
Se não sabe informe-se, mas não induza em erro economistas e outros mais que nada sabem sobre a matéria, mas os Senhor sabe, e é responsável pelo que afirma tentando enganar a População com objectivos que todos conhecem. Não enganem o Povo, falem-lhe verdade.
Sr. Engº. Sobre a utilização das condutas de fibrocimento tome nota do seguinte, porque nunca é tarde para aprender:
No fibrocimento as fibras de amianto encontram-se intimamente ligadas ao cimento pelo que a sua libertação quer para a atmosfera, quer para a água é insignificante. Por isso, a U.S. Environmental Protection Agency (EPA) não crê que os tubos de fibrocimento devam ser substituídos ou que o seu uso deva ser reduzido.

No que se refere ao risco apresentado pelo amianto na água, a EPA determinou em 1991, que o "amianto não é classificado como carcinogéneo nos regulamentos da água porque a EPA determinou que ele é carcinogéneo somente quando inalado e não quando ingerido" .

Segundo posição tomada pela Organização Mundial de Saúde em 1981, e confirmada em 1993, "não há uma consistente evidência que a ingestão de amianto seja perigosa para a saúde, pelo que se concluiu não haver necessidade de se estabelecer um valor-guia para o amianto na água potável" .

Anónimo disse...

"Garantir a qualidade da água às populações.
Planificar a substituição das condutas de abastecimento de água, com a finalidade de erradicar os constantes problemas de rupturas."
Isto estava escrito num programa eleitoral.

Estação de Sines disse...

Ao anónimo das 10.48, fica aqui o meu agradecimento. Participações destas enriquecem este espaço e são o seu objectivo.
Quanto a mim confesso que deu um contributo importante para entender esta questão, que sempre tive como preocupante.

A questão da necessária manutenção sistemática e substituição progressiva continua em meu entender a ser importante agora por funcionalidade do sistema.

Mais uma vez grato pela participação.

Anónimo disse...

O outro é que dizia: O que está enterrado não se vê, logo não dá votos.É como os feirantes, não deixam cá o voto!

Bruno Leal disse...

Caro anónimo das 10:48 PM,

Como deve saber, os investigadores estão divididos no que diz respeito aos efeitos da ingestão de fibras de amianto. A lei, unicamente defende o que é mais confortável e menos dispendioso para o Estado, à falta de evidências. Mas daqui a alguns anos, concerteza chegar-se-á à conclusão de que afinal, os efeitos não são benéficos para a saúde humana e a sua nessa altura talvez mude.

Anónimo disse...

Sem dúvida que acho o debate do fibro-cimento interessante, mas acho mais interessante saber como é que o presidente da câmara e o seu movimento pretende resolver a questão do abastecimento da água. Ou será que durante 4 anos teremos que assistir a cortes consecutivos da água?

Ao anónimo das 10:48 faço as seguintes questões:
1- Também aprecem nos estudos dados que as tubagens feitas a 30 anos têm um carácter vitalício?
2- E para o facto de não serem vitalícios, uma vez que vai ter que haver um investimento por parte da câmara, n seria de louvar que se substituíssem o fibro-cimento por um material que se tenha a certeza que não irá prejudicar a saúde dos sinienses?

Pois é gerir um câmara municipal não é bem a mesma coisa que gerir uma empresa de eventos, calculem que tem destas coisas, abastecimentos de água… puff

Anónimo disse...

Caro Braz, no seguimento das explicações dadas pelo anónimo das 10:48 PM, Outubro 19, 2009 ficamos melhor elucidados na questão dos efeitos na saude publica da utilização das condutas de fibrocimento. Como o Bruno refere, possivelmente daqui por uns anos chegaremos á conclusão que efectivamente o seu uso não será benéfico, mas à luz dos conhecimentos actuais teremos que considerar como aceitavel a sua utilização.
Falta agora rectificar a outra questão apontada no teu post:"Não foi assunto que nenhum programa eleitoral se recordasse,..."
Efectivamente este assunto, abastecimento de agua, fazia parte do programa eleitoral de uma força politica. Não foi só o Eng. Idalino a aborda-lo, se bem que de uma forma demagogica, se levar-mos em linha de conta as explicações do anonimo.

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 11h20m.
Quanto á duração do fibrocimento utilizado na fabricação de tubagens de água, deixo-lhe a seguinte explicação:
Actualmente, uma das principais aplicações do fibrocimento são os tubos. Resistentes à corrosão, ferrugem, agentes químicos e biológicos, às termitas e aos movimentos do solo, os tubos de fibrocimento empregam-se em redes de irrigação, transporte de águas, eliminação de águas residuais, sistemas de ventilação, ar condicionado e cabos eléctricos. De um manuseamento relativamente leve, os tubos de fibrocimento podem unir-se por meio de juntas flexíveis. Como não se formam depósitos calcáreos nem de nenhum outro tipo, a superfície interior está sempre lisa e isso permite garantir o caudal das águas durante o período de serviço que pode ser de mais de 50 anos. Com o conhecimento actual que existe sobre esta matéria, está provado cientificamente que este tipo de material não é perigoso para a saude, no entanto se um dia mais tarde for provado o contrário, naturalmente teremos de mudar. Afinal só quem nã muda são os Burros.

Anónimo disse...

posto isto resta explicar porque as tubagens do concelho de sines, com cerca de 30 anos rebentam constantemente?

ah pois é... disse...

sabrá por ventura que sines é a terra de todo o distrito com mais incidente de interrupção de abastecimento de água? saberá que hoje existem muitas mais solução, em termos de manuseamento, prevenção bacteriana, etc que o fibro-cimento progressivamente abandonado?
saberá que a aplaicação da termografia e dos elementos finitos permitem antecipar com bastante antecedência as rupturas?

se não sabe informe-se, pois por muito que saibamos existe sempre alguém que sabe mais que nós.

Anónimo disse...

"posto isto resta explicar porque as tubagens do concelho de sines, com cerca de 30 anos rebentam constantemente?"

A cidade cresceu em perimetro e em altura, logo para levar agua a um 4º andar de um prédio na perifria da cidade tem que se aumentar a pressão na rede ( visto os predios não terem bombas de pressurização de agua potavel. Uma rede que foi dimensionada para uma determinada pressão à 30 anos está hoje perfeitamente desactualizada.

Por outro lado não convém ao pessoal do sector de aguas que "matem o bichinho". Será que ja alguem reparou que a maioria das fugas acontece ao fim de semana ?

C.B. disse...

Ao anónimo das 10:48.
Em primeiro lugar devia dar a cara porque o assunto é sério.
Depois defender-se com a EPA e com o que ela diz é curto, porque aqui á uns anos tudo o que era telhado de escola e pavilhão por razões economicas e de celeridade em construir era tudo em fibrocimento. Agora tal material e proibido e há até uma norma da CEE que obriga á sua retirada.Isto é verdade como sabe.
Por outro lado afirmar que respirar particulas é cancerigeno é verdade, mas disolvidas na água segundo a EPA não é problema é arriscado faze-lo.
Não tenha opiniões tão absolutas pode estar enganado.
C.B.

Anónimo disse...

A pressão da água em Sines aumentou desde quando?
O depósito dos chãos subiu de nível foi?
A CMSines colocou bombas (hidropressores) para aumentar a pressão na rede foi?
Claro que não.
Bem vistas as coisas os tubos estão a chegar ao fim de vida cá com uma bisga que se o MC não mandar substituir os canos de fibrocimento, ainda vai ter que justificar à pressa que a culpa é do G.A.Sines .

Não se esqueçam que quando há uma roptura o tratamento dado aos canos, com o partir e rectificar para reparar liberta quantidades enormes de fibras de fibrocimento e infiltram-se razoáveis quantidades de terra, e que alguem as vai beber pois a rede não tem descargas de linha para limpar os canos. Depois venham dizer que isto não faz mal, o azar pode calhar a qualquer um.

carlos andré disse...

Segundo a OMS :

"não há que ter receio da água transportada por este tipo de condutas. O nosso organismo não pode absorver quaisquer fibras de amianto, por via estomacal ou intestinal. Estas fibras (se existirem na água) são completamente expelidas pelo tubo digestivo."

"O amianto é perigoso por inalação, não porque seja tóxico, mas porque certas fibras se podem fixar nos pulmões, originando uma doença designada de silicose."

Mas uma coisa é certa, hoje em dia já há materiais muito mais resistentes e de melhor qualidade.