domingo, 18 de outubro de 2009

No Alentejo, comunidade testará 'aldeia solar' durante um ano - Projecto Tamera



Uma aldeia solar experimental construída em pleno Alentejo, sul de Portugal, com protótipos alimentados pelo calor do sol, projectada para a auto-suficiência energética de 50 pessoas, vai ser testada durante um ano por uma comunidade de pesquisa para a paz.

Quem avança alguns quilómetros por uma estrada de terra batida, próxima de Colos (Odemira), depois de passar por dezenas de sobreiros e de ovelhas pastando, está longe de imaginar que, um pouco mais à frente, numa propriedade com mais de 150 hectares, por entre hortas e casas de taipa dispersas, encontra o campo de testes de uma aldeia solar.

O projecto é da comunidade de Tamera, instalada no Monte Cerro, próximo de Colos, que quer provar que, sem recorrer a combustíveis fósseis ou poluentes, é perfeitamente possível bombear água, produzir e cozinhar alimentos, aquecer e iluminar as casas.

Notícia completa em Agência Lusa

2 comentários:

Anónimo disse...

Aplaudo esta excelente iniciativa. Será uma prova de que não temos que ser dependentes do petróleo, e ainda poderemos ajudar o planeta! Parabéns pelo artigo Braz.

Pedro Carabineiro

Anónimo disse...

Deculpem o engano. Parabéns pelo artigo Tiago Canhoto.

Pedro Carabineiro