sábado, 17 de outubro de 2009

Substância sobre a forma

Existem afirmações, palavras, frases, que ditas soltas ou enroladas em discursos bem preparados ou mal amanhados, vão crescendo e transformam-se em ideias feitas, ganhando a força de certezas.
Por vezes a realidade apressa a desmascará-las, outras esbarram na objectividade fria da matemática.
Os ideológos do Movimento SIM, apresentaram-no como um Movimento de cidadãos, apregoando que pela primeira vez cidadãos que não participavam na politica estavam agora activamente envolvidos. Com a publicação dos resultados oficiais, constata-se que dos 13 elementos eleitos para o executivo e assembleia municipais, cinco são estreantes nestas lides, precisamente os mesmo que o PS, caso tivesse o mesmo número de eleitos.
O PS, um partido com história e tradição nacional e local, sempre acusado de legitimas dificuldades de renovação, apresenta o mesmo número de novos actores políticos que um Movimento de cidadãos, que supostamente deveria respirar e transpirar renovação. Isto não é política, é matemática.
Neste Movimento a substância impôs se à forma. É na forma um Movimento de Cidadãos, na substância um conjunto de políticos que mudaram de ares.
Como defensor acérrimo da participação cívica nas suas diversas formas, que desde sempre defendi, e apesar de ser público e notório que não gosto do seu líder e mentor, espero que o SIM se afirme como um verdadeiro movimento de cidadãos apartidário e participativo na vida e gestão da Cidade e não se tenha esgotado como um instrumento de acesso ao poder. Está nas mãos dos seus elementos demonstrar que os Movimentos de Cidadãos tem um espaço próprio e importante no espectro politico.
Doutro modo ficarão para a história apenas como um grupo de amigos que elegeu um Presidente e outros políticos repetentes.

23 comentários:

M.Lança disse...

Sou como toda a gente sabe um defensor acérrimo da participação civica das pessoas quer atarvés dos partidos e agora como novidade um movimento.
O exercicio de cidadania não se esgota nos partidos como até aqui e é cada vez mais importante. As pessoas devem participar, algumas desconhecem mesmo que podem nas assembleias municipais por exemplo apresentar questões, e sujestões ao executivo. Desta forma contribuem objectivamente e civicamente para que Sines seja melhor. O facto de a nova Ass. Municipal aparecer em parte renovada, é positivo. Espero com espectativa o seu trabalho, até porque tem uma maioria diferente do executivo, espero que de acordo com o seu próprio estatuto tenha uma palavra a dizer naquilo que mais importante pode acontecer em Sines, espero muito desta renovada Assembleia Municipal.
M.Lança

Anónimo disse...

aqui continua-se a denegrir quem ganhou IRRA!

Se os teus amigos do PS limpassem as ruas da propaganda eleitoiral, como os cidadaos do SIM fizeram, é que tinham juizo!

Anónimo disse...

Que falem!... dos "Fracos não resa a história" critiquem!...as criticas são sempre construtivas quer no bom quer no mau!... só é valorizado quem realmente tem Valor, e o Dr. Manuel Coelho nunca influenciou os seus apoiantes,nem tão pouco a população de Sines fez simplesmente o que qualquer BOM candidato fez!...O Dr.Manuel Coelho é um LIDER e os LIDER'S seguem-se!... Deixem o HOMEM trabalhar e demonstrar o que sempre foi. Não Tem Obras FEITAS? os maiores "cegos " são realmente aqueles que não querem ver. Xiça...

Anónimo disse...

..."O Dr.Manuel Coelho é um LIDER e os LIDER'S seguem-se!..."

HITLER também foi um GRANDE líder...e foi SEGUIDO por milhões de "seguidores"...viu-se o que fez...

Anónimo disse...

Ó Braz! estás a ficar com vistas curtas? então um movimento de cidadãos esgota-se nos eleitos dos orgãos de poder Autarquico? E os soldados não contam?. Para um bom lider descurar as bases é mesmo grave, olhar só para o seu umbigo ainda pior. Já pensaste se não terá sido exactamente o que acabei de dizer que o PS, nunca conseguiu afirmar-se em Sines? As rosas são para oferecer sempre e não só nas campanhas eleitorais.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 4:38,

Na sexta feira de manhã, vi placard´s eleitorais do SIM junto ao armazém da CMS, foram levantados por funcionários da CMS com farda do SIM, ou cidadãos do SIM simultaneamente funcionários e em viaturas da CMS durante o horário de trabalho? Espero esclarecimento que retire qualquer dúvida.

Anónimo disse...

Se os carros e pessoal da camara limpassem a propaganda dos partidos como o fizeram do mov. Sim aí sim tinham feito um óptimo trabalho

Anónimo disse...

Nâo é a camara que tem que limpar a cidade das propagandas mas se o faz para o seu movimento, nomeadamente os placares mais pequenos e outro material tambem poderia faze-lo com os outros.

Cumprimentos

Estação de Sines disse...

Ó Braz! estás a ficar com vistas curtas? então um movimento de cidadãos esgota-se nos eleitos dos orgãos de poder Autarquico? E os soldados não contam?.
____________

A melhor resposta que lhe posso dar é repetir parte do meu texto:

Como defensor acérrimo da participação cívica (...), espero que o SIM se afirme como um verdadeiro movimento de cidadãos apartidário e participativo na vida e gestão da Cidade e não se tenha esgotado como um instrumento de acesso ao poder. Está nas mãos dos seus elementos demonstrar que os Movimentos de Cidadãos tem um espaço próprio e importante no espectro politico.

Anónimo disse...

Que comparação Caramba!..O Hitler Um Lider!... só se for para o leitor... se está a par da sua história de certo saberá que foi mais um Ditador!O que é bem diferente!para mim a sua obervação é mais esta "O coelho e a espingarda" para bom entendedor meia palavra basta. não vale a pena, o SIM ganhou porque foi sem sombra de dúvidas, o que o povo de Sines achou por bem, para a sua Cidade.

Anónimo disse...

Hitler foi um líder, obviamente que sim. mas também e acima de tudo um diatdor. mas antes de ser ditador foi eleito, e com garndes votações.

a sua ignorância sobre história é enorme. do mesmo modo que estaline, saddam, fidel, ect, são líderes, condutores de multidões.

Anónimo disse...

sou apoiante dp SIM desde o início, é a minha primeira participação na política. faço-o como sidadão que pretende participar nas decisões da sua comunidade. entendo o alcance deste texto, sabermos se quem elegemos sabe distinguir entre um movimento de cidadãos e um partido politico. o tempo dirá, e depois daqui a 4 anos teremos eleições.

Anónimo disse...

Ninguém acha abusivo chamar hitler a alguém, mesmo quando não se gosta dele?
Isso não deveria ser retirado?
Eu acho que sim, pois se fosse comigo, possivelmente tomava providências.

Anónimo disse...

Não sou apoiante do Sim mas talvez vá passear
estão a fzer inscrições de uma excursão a Fátima, na camara, paga pela autarquia.
Pagamento de promessa dos seus apoiantes mas, como o apoio nem sempre está na testa das pessoas toca a inscrever e ir passear.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Ao anónimo das 3:43,
Aqui ao que eu entendo ninguem chamou Hitler a ninguém,
o que li foi um apoiante do SIM escrever
"O Dr.Manuel Coelho é um LIDER e os LIDER'S seguem-se!..."
depois alguem chamou a tenção que Hitler, entre outros, também foi eleito democráticamente, foi um Lider e acabou como ditador.
Penso que alguém apenas chamou a atenção que os Lider´s não são para seguir cegamente. Devem ser sempre escrutinados digo eu.

Anónimo disse...

"... então um movimento de cidadãos esgota-se nos eleitos dos orgãos de poder Autarquico? E os soldados não contam?. "
No caso que nos interessa, o movimento SIM, lamento desiludi-lo: Não, não contam! Os soldados, neste caso, são tipo as fraldas descartaveis, usam-se e deitam-se fora.
E o Braz está a ser benevolo ao por a hipotese de que é possivel o sim vir a ser um genuino movimento de cidadãos. Não só a forma como nasceu não o permite, como o conjunto de pessoas, que não só o MC, que estiveram na sua genese não o irão permitir.

Anónimo disse...

eramos para ir a pé a Fátima, mas como temos que levar o comer das festas da rua das amarguras, vai ter que ser num autocarro.
Para sua informação eu paguei, e só vou se as sras idosas e muito crentes do PCP FOREM

Anónimo disse...

eu também paguei para ir mas não levo nada que amargue a traz de mim mais me faltava ir com comunas rancorosos a tiracolo até era pecado

Anónimo disse...

Caro anónimo das 12.23 AM de 18/10/2009, lamento desapontàlo, mas permita-me que o desminta públicamente:Não^foram as viaturas da C. M. S. nem seus fucionários que retiraram os pendões e outros meios informativos do MOV.SIM, mas sim pessoas empenhadas e motivadas para este projecto com as suas próprias viaturas.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 9:45,

tem a certeza???
absoluta???

Olhe que não!!!
Olhe que não!!!

Há quem tenha visto com os olhinhos que a terra há-de comer.

Anónimo disse...

ao anonimo das 9h47 você sofre de Albinite Aguda, vê maldade e coisas que não aconteceram...

Anónimo disse...

eu como siniense que sou acho que a quem de direito compete que notifique os comunistas a retirarem os pendures que se encontram nos postes ao longo da avenida é uma vergonha essa gente não tem vergonha ainda pensam que têm moral para alar de alguma coisa

Anónimo disse...

inveja mata olha devia ser bonito o sr. eng. a retirar cartazes era mais outra humilhação acham que aquela espécie de gentalha aguentava mais uma eu até nunca mais o vi se calhar deu a sola SINES agradece