sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ideias

Sabes o que eu acho Braz? Eu sei que tens ideias para Sines, que estão aliás por ai perdidas nos arquivos deste blog, disponíveis para que qualquer um as consulte e faça com elas o que bem entender. Não sei o que nos reserva o futuro, já o amanhã é difícil de prever, mas acho que não deves continuar a divulgar assim as coisas que idealizas. Eu não o faço, prometi a mesmo guardar para mim e para as pessoas da minha confiança as ideias que me surgem para Sines. É que há para ai pessoas limitadas, sem ideias e de horizontes ao alcance da própria mão e depois é o que se vê, o Braz diz que falta saboneteiras e eles, metem uma saboneteira, o Braz diz que se deve abrir a rua x e eles, abrem a rua ao povoléu. Quem fica com os louros sabemos bem quem são e, as ideias, essas, são a coisa mais valiosa que temos. Porque não guardá-las até que tenhas a certeza que jogarão a teu favor? É que há gente não merece melhor...

9 comentários:

Anónimo disse...

Ideias boas existem a um centavo cada uma. Implementá-las e lutar por elas é que dá trabalho.

Acho que tu (Bruno) não compreendes é mesmo nada, e pelo que escreveste mostras bem o teu caracter.

Mas como já tens idade, e não soubeste aprender até aqui, já deve ser tarde.

O Caranguejo!

Bruno Leal disse...

Caranguejo! Há quanto tempo! Pensava que o tínhamos perdido para a maré. Sr. caranguejo, acho que esta a levar as coisas demasiado a sério. Este post não deve ser levado assim tão a sério, apesar de não ter ponta de humor.
Descontraia-se sr. caranguejo! Estão uns dias tão bons.

Anónimo disse...

Entendo o Bruno como ninguém, o seu postéstá aà altuta dum comentário que acusava o Braz de não contribuir com ideias para sines.

Neste blog surgiram mais ideias para sines, que em todos os programas eleitorais juntos - inclusive todos os programas vieram aqui beber ideias e propostas. Algo que até à dat ninguém reconheceu.

Acho engraçado qiue quem critica este blogue por ser muito crito«ico, venham aqui fazer o mesmo.

Anónimo disse...

Felizmente concordo com muitas das ideias do Braz, e concordo que ele as divulgue sem medos. E sem pretender ter vantagens algumas para além de propôr o que acha correcto.

Não concordo, ou melhor, acho ridiculo o comentário do Bruno mas... que se há-de fazer. A cabecinha não dá para mais. Nem para a solidariedade nem para deixar de lado o espirito elistista que transparece nas suas mensagens. De facto não levei o post muito a sério, pois afinal creio que o autor é que se leva muito a sério.

Qualquer pessoa sabe que existem mais marés que marinheiros.

O Caranguejo!

Paulo disse...

Parece-me que grassa por aí muito cinismo.
Eu não sei o que fazes profissionalmente mas deixa-me dizer-te que neste momento os novos modelos de gestão prevêem a participação de todos os indivíduos, através de ideias suas, na vida das empresas. Cabendo à gestão/administração a sua discussão e possível implementação.
Transpondo para a sociedade civil, a veiculação de ideias deve ser incentivada cabendo aos, neste caso, autarcas, a sua implementação.
O que estás a dizer a dizer é que tens medo de dar ideias não vá alguém implementa-las e roubar-te o devido credito. Mais, incentivas à não participação fundamentada nesse mesmo medo. Esqueces-te que o mérito reside não só na ideia mas essencialmente na execução e implementação, sendo o binómio ideia/obra algo desejável.
Listar ideias para o município é facílimo, todos nós o fazemos quer nos cafés quer na rua. Uns fazem-no em blogs outros em sites, outros usam a rádio, outros ainda, em artigos de opinião nos jornais. Pretender ficar com os louros por isso é no mínimo hipócrita.
No post posterior a este Braz dixit:
“Como defensor acérrimo da participação cívica nas suas diversas formas, que desde sempre defendi (…)”
Tás a perceber?

Anónimo disse...

QQ dia dao o nome do Braz a uma rua qq por tao bons prestimos á populaçao...ou melhor ao povoleu!

Bruno Leal disse...

caranguejo e Paulo,

para que se saiba, sou também eu defensor da evolução da Democracia, para um sistema mais participativo. É algo aliás que ocupa grande parte dos meus pensamentos políticos, por isso compartilho esse sentimento com ambos.
Eu, sinceramente julgo que muitos ainda não entenderam que isto se trata de um blog, onde se expressam sentimentos momentâneos. Confesso que há situações em que aqui escrevo, duas ou três até agora, que depois releio e das quais não gosto e preferia não ter escrito. Esta julgo que foi a 3ª vez que isso aconteceu. Acho perfeitamente normal que isto aconteça e por isso, não me martirizo muito.
Para os senhores é um vitória, uma gota de água que fez transbordar o copo. Enfim...
Sobre o post em si, de facto penso que devemos participar no debate de ideias e que aliás toda a sociedade se deveria envolver nesse processo de discussão, no entanto, com certas pessoas apenas alguns valem a pena ser ouvidos, enquanto outros deverão ser censurados e prejudicados em tudo o que de bom tentam fazer. É essa a mentalidade da gente que nos governa e enquanto for assim, eu acho que temporariamente vale a pena jogar com as mesmas armas, apenas isso.

Anónimo disse...

Rapazola (Bruno), não te preocupes com vitórias, minha e do outro comentador Paulo não devem ser concerteza. A existir alguma deve ser a tua, se a souberes identificar.

A tua retórica cinismo/humildade não passa de isso mesmo.

O Caranguejo!

Paulo disse...

Bruno dixit:
” Para os senhores é um vitória, uma gota de água que fez transbordar o copo. Enfim...”

De todo. Nunca o poderia ver dessa forma. Quanto muito seria uma vitória contra a intransigência. Alem disso, reconhecer um erro só humaniza quem está desse lado, sendo revelador que quem escreve é um indivíduo e não uma personagem.
Só por isso tiro-te o meu chapéu.