sábado, 24 de outubro de 2009

Os chicos-espertos...

CNE destaca aumento de «casos obscenos» na lista de queixas que recebeu

"Um dos casos que não foi enviado ao Ministério Público, adiantou este responsável, aconteceu no município de Sines onde o presidente da Câmara terá ido, no dia das eleições, para o átrio da escola onde decorria a votação apelando ao voto dos munícipes e distribuindo cópias de boletim de voto com uma cruz assinalada na sua candidatura.

«Quem me relatou esse caso de Sines foi a governadora civil. Mas, como o candidato se retirou entretanto do local, não houve forma de avançar com o processo», explicou Nuno Godinho de Matos."


Semanário Sol


"Outros casos são os que o porta-voz denomina de "sofisticada publicidade indirecta": com "eleições já marcadas, se assiste a uma invasão de cartazes sobre obra feita pelo autarca que se recandidata, isso é publicidade indirecta". "Mas não podemos fazer nada porque a lei não determina uma quantidade", afirma, adiantando que pretende propor à Comissão que, no seu relatório sobre as eleições, proponha uma alteração à lei eleitoral para vedar a possibilidade de publicidade indirecta nos 60 dias seguintes ao anúncio de eleições.

Outra das situações denunciadas pela CNE é o "luxo" dos boletins municipais que, embora com textos irrepreensíveis, e assim impunes perante a lei, têm uma qualidade de papel, imagem e grafismo que têm de ter implicado gastos enormes com dinheiros públicos e visam chamar a atenção do eleitor para o trabalho feito."

SIC Online

Mover-se nas franjas da legalidade é uma atitude típica portuguesa, valoriza-se quem se borrifa na ética, opera na fronteira da legalidade e ri-se do legislador. Valorosos aqueles que descobrem "buracos" na lei, ingénuos os que se limitam a cumpri-la. É o chico-espertismo em todo o esplendor. Não olhar a meios para atingir os fins, desde que legitimado pelo voto é a cada vez mais aceite politica do vale tudo.

Para quem apelou a uma campanha séria e limpa, baseada na apresentação e discussão de ideias e propostas, não está nada mal.

Tenho uma secreta esperança que a nova geração de políticos varra definitivamente este tipo de atitudes e que a história venha a colocar os seus autores no lugar que merecem: o exemplo do que não deve ser a forma de fazer politica.

24 comentários:

Anónimo disse...

Daqui por muitos anos, a história, não terá referências a estes factos, será simplesmente enumerado quem ganhou e a diferença com que ganhou. No presente, todos nós nos devemos sentir tristes por ter como presidente de câmara, alguém suspeito de não ter "jogado limpo". Em termos de justiça depreendesse que pouco haverá a fazer, em termos éticos e morais devemos repudiar a atitude do actual presidente, que a ser verdade os factos que lhe são imputados, não será pessoa em quem devemos confiar para gerir os destinos do nosso concelho. Se para ganhar uma eleição alguém recorre a estratagemas menos claros, dá-nos legitimidade para pensar que em muitas outras situações da gestão do municipio a sua atitude possa ser a mesma.
Lamentavelmente Sines é noticia pelos piores motivos.

Anónimo disse...

Acabem de uma vez por todas com as insinuações!
A vossa forma de fazer politica pela negativa levou a que pessoas que sempre votaram no PSD votassem agora no MC para impedir a vitória do PS. Na verdade, esse objectivo foi largamente alcançado.
É hora de assumir a derrota!
Debater ideias e acabar com a lavagem de roupa suja que este blogue promoveu durante as eleições. Mas que nas urnas vos correu mal. O povo é que decide e está decidido. Agora não sei se por 4 anos ou mais, tendo em conta a nº 2 da lista que venceu, uma forte candidata a presidente nas próxima eleições.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o comentador das 11,40h, excepto no que se refere ao 1º parágrafo:
Se assim continuar, e a lei não for alterada, no futuro não valerá apena, partidos e cidadãos, proporem-se como candidatos às autarquias e até fazer campanhas elitorais, "porque o chico-espertismo, em todo o seu esplendor não olha a meios para atinjir os fins, desde que legitimado pelo voto.É cada vez mais aceite o vale tudo". Por força da lei que determina a limitação de mandatos,estes políticos quando já não podem comcorrer, já deixam tudo preparado para familiares e amigos que os hão-de suceder.

Antes do 25 de Abril, era assim: Ia-se votar (quem ia),e os presidentes ficavam uma vida no poder. Ao menos não se gastava dinheiro em campanhas.

Mas, esta vitória do mov. sim,não fica legitimada só pelos votos dos sinienes,mas tambémirá ser abençoada. Pois prepara-se uma grande excurção a Fátima em agradecimento pela vitória.
Formas diferentes de gastar o resto de dinheiro que sobrou da campanha.

Anónimo disse...

acabar com as insinuasções, aceitar que o importante é ganhar a qualquer custo.

transmita você essa atitude aos seus filhos ou netos. para mim prefiro perder com honradez que ganhar com vergonha.

Anónimo disse...

as pessoas que votam no psd, votam no mc nas autarquicas por interesse, por puro interesse e provavelmente aceitação distrrital do partido para o ps não ganhar.

ridiculo vê-los andar atrás do coelho e depois vem cá um dirigente nacional do psd e aparecm como grandes sociais-democartas.

certa está a vossa presidente: tudo pra rua. quam é psd é sempre psd

Anónimo disse...

Afinal a prova que nao passam duns chicos espertos e que ganharam as eleiçoes mas tudo esta na mesma!
Foi so fumaça e mentiras desçam as escadas da praia e vejam aquela vergonha (canas caidas muros sujos falta luz...Bonito)meu belo ÇHICO eIDALINO

Anónimo disse...

Ao anónimo das 8:44 AM, Outubro 25, 2009

Tenho pena de si,insinuações!
Foi só você que não viu!!!!
Você é como a avestruz?
O que foi que ele lhe prometeu?
Que mal o PS lhe fez?
Agora compreendo porque o PSD não passa de um partidozeco.
Passe bem e não se irrite, a sua sorte foi o PS ter ganho as legislativas.

Anónimo disse...

"acabar com as insinuasções, aceitar que o importante é ganhar a qualquer custo." (SIC)

E digo eu,
Não temos um bom governo mas há quem se governe.
E 'siga a festa' atrás deste virão outros carnavais.
É isto que torna este povo feliz e com espectativas de grande qualidade de vida.

Anónimo disse...

Oh anónimo das 8.44...arranje lá um dicionário e veja o significado de "insinuação", sff.
Estamos a falar de factos concretos, testemunhados e transmitidos à CNE conforme refere a notícia. Nesta campanha valeu de tudo, e nem sequer a ética parece ser um valor a preservar a ver por alguns candidatos. Sines perdeu muito nestas eleições, ao contrário do que alguns parecem querer fazer crer. E isso vai notar-se nos próximos anos. Penso que a população foi perfeitamente "manipulada" por uma campanha sem precedentes, sobretudo ao nível do Sim, e num eleitorado com as características do nosso tecido social, e as muitas dependências relativamente à edilidade, fizeram o resto. Ganhou o Sim, perdeu Sines! Pessoalmente não tenho grandes dúvidas disso e o futuro irá encarregar-se de o dizer.

Anónimo disse...

Que gente mesquinha que ronda por este blogue.
Em vez de insinuações e diria mesmo calúnias, alguém tem prova desse alegado assédio eleitoral à boca das urnas. Alguém tem fotos ou vídeo????? Provei ...
Quando fui votar tive oportunidade de cumprimentar o candidato MC que não me deu nenhum papel. E além o candidato do PS estava fazendo exactamente o mesmo. Nem dei pela diferença. ninguém estava a distribuir papeis.
Quanto ao PSD cabe-me dizer que sempre votei nele até estas eleiçoes. e dificilmente voltarei a votar em candidatos com o Custódio - um misto de ignorância e vaidade.

Anónimo disse...

Quanto ao PS ganhar as legislativas só tenho a dizer uma coisa vamos ver até quando dura ?
Venha o novo presidente do PSD - Marcelo Rebelo de Sousa.

já quanto ao PSD local - a comissão e a dr.ª Célia Bandeira deviam demitir-se todos em bloco. Que resultados humilhantes para o Custódio!

Anónimo disse...

Francisco do Ó - chegou a hora da reforma
Idalino - tantas derrotas para o PS, é melhor dar o lugar a outro - quem sabe o Batalha, o Braz ou o Machado
MC- Presidente mais 4 anos (16 ao todo), quem sabe futuro presidente da assembleia municipal2m 2013 com a Marisa a presidente
Guinote - trocou o PS pela BE mas saiu-se mal, aliás mto mal
Custódio - Pior resultado do PSD,nem todos nascem para a política.

Anónimo disse...

Reportei à CNE que voce os acusa de insinuações e calúnias, se quiserem vejam o IP e depois explique-se.

Ou pensam que a impunidade dura sempre. Estes coelhitos, até já a CNE faz insinuações e claúnias. Sois tão tritses e patéticos.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 9:39 PM, Outubro 25, 2009

Claro que a si não lhe deu nenhum papel você há muito que estava ganho por ele e pelo que vejo sabe ler e escrever, agora se você não soubesse ler , pode ter a certeza que era um sério candidato a levar um papelinho mágico.Não se faça passar por aquilo que você não é "ignorante", você e todos nós sabemos que o que se passou foi verdade, ou será que é você que nos está a querer passar um atestado de incompetência, deixe-se disso já tem idade para não acreditar nos glutões.

Anónimo disse...

Já que falam no "Siga a festa"...já repararam que ainda ninguem está a trabalhar no casão de carnaval?
Porque será?
Não há material?
Não há pessoal?
Não há chave do casão?
Ou não há carnaval? (já acabaram também com o carnaval?)

Cá para mim, parece-me que se preparam para entregar o carnaval à câmara...
Eles falam,falam,falam,falam...mas depois...

Quem souber o que se passa que diga qualquer coisa ao "povo" que tanto tem trabalhado nesta festa do "povo de Sines", feita pelo POVO e para o POVO de SINES...

Anónimo disse...

As eleições autárquicas ainda duram aqui na estação de SINES, há malta de dificil digestão.

Anónimo disse...

ora aqui está uma boa oportunidade para poder dar a minha opiniao. de facto o Movimento Sim e a sua equipa tudo fez para ganhar as eleiçoes e pelos vistos de forma legal. E tudo fez como: boas listas, bom programa eleitoral, boa campanha nas ruas, bons eventos ( jantares, encontros jovens e mulheres, entre outros ). possivelmente e falando da pessoa do Manuel Coelho, quando abordavam as pessoas na rua, pedia o voto no movimento sim como seria obvio. ou tinha que ser diferente??? acho que todos fizeram o mesmo, todos pediram as pessoas para votarem nas suas candidaturas.....só que nao quer assumir a derrota é que inventa e levanta suspeitas onde elas nao existem....mas quero deixar aqui uma(S) historia(S) interessente passada com a minha avó que tem 80 anos e que no espaço de 2 dias foi abordada por tres dos candidatos á camara: IDALINO, FRANCISCO PACHECO E MANUEL COELHO - discurso Idalino: "vamos continuar a fazer escurções, passeios e eventos para os idosos.......votar em mim é no partido da mão....." - discurso do Francisco Pacheco: "....votar CDU é o mesmo que votar no Manuel Coelho......vamos fazer escurçoes, etc, etc...." Discurso Manuel Coelho: " votar em mim é votar no Movimento SIM, no ultimo quadrado do boletim de voto...." .... e o Dr Manuel Coelho deu um pequeno papel onde aparecia o local onde aparecia "COMO VOTAR MANUEL COELHO"....ISTO PARA VOS DIZER QUE TODOS FAZEM O MESMO, QUE TODOS PEDEM VOTOS, QUE TODOS PROMETEM.....E A MINHA AVÓ NAO SABE LER...ADVINHEM EM QUEM VOTOU....PASSEM BEM

Anónimo disse...

Espero bem Sr.Bráz que este comentário seja visivel, que as criticas não sejam só para alguns.
Será que podemos culpar o Dr. Manuel Coelho?????
Que eu saiba os cheiros sempre existiram, temos um presidente que é médico respira o mesmo ar que nós todos dias.Uma doença grave pode acontecer a qualquer um.
Será que Dr. Manuel Coelho não está já a resolver estas questões.
Tenho a certeza que se fosse o Eng. Idalino o presidente seria pior mora em Sto.Andre e a verdade é que há por ai muitos sr.e sra empresas que poluiem que nem moram em Sines e vão todos os dias para Lisboa pois ganham bem e tem motorista a espera.A merda cheiramos nós e os luxos com os nossos impostos e para os outros.

FOLIÃO disse...

Caro anónimo das 3.30 com todo o repeito que tenho plo amigos do Carnaval acho que o Sr.ou é burro ou fala mal porque não tem mais nada para fazer, ou então é também daqueles que ainda não engoliu a derrota e vitória do Sim.
Está enganado o atleier do Carnaval já esta a funcionar á muito tempo, falta de material não há se no lugar de andar por ai a dizer mal ajuda se esta festa do povo tenho a certeza que seria melhor.
Quando ao acabar o Carnaval também esta enganado em 2010 temos Carnaval e SIGA A FESTA .....

Anónimo disse...

Normalmente (quando era á borla) era comunicado á população que podiam começar a trabalhar agora é de outra maneira ,é só para alguns
que fazem daquilo a sua profissão.
Pelo menos que o façam bem feito
e não como que ás escondidas de todos os outros.
VIVA O CARNAVAL

Anónimo disse...

Penso que não é de bom tom chamar de BURROS áaos sineenses que é coisa que não são
pois "Siga a festa" não vieram descobrir a pólvora e fica-lhes muito mal chamarem burros aos poucos que ainda aí trabalham ou pretendam faze-lo
Pois não é só com espertos (não inteligentes) que as coisas se fazem

Anónimo disse...

Cheira-me a "folião" dirigente da "siga a festa"...
Casão aberto?
Então perdeu aqui uma boa oportunidade de comunicar aos "BURROS", quais os dias e o horário que o casão está aberto.
É que ainda há "BURROS" que gostam do carnaval e querem trabalhar para que o mesmo não acabe...e continue como festa do "POVO"...
Já agora não confunda POVO com a "sua (folião) política"...
Para "si", parece que se confunde e se mistura..."engolir derrotas e vitórias" com o trabalho do carnaval...se assim é passe bem e faça um carnaval à SIM, à sua vontade, não há-de faltar pessoal, pelo menos 3300...quero ver...

Anuncie alto e bom som (talvez na rádio Sines) que já abriu o casão e que há lá trabalho para os "BURROS"...

FOLIÃO disse...

Mas alguém aqui chamou burro aos Sinieenses ou aos obreiros do Carnaval esta gente nem ler sabe IRRA ......a resposta é só para o comentário das 3.30m do dia 26 de Outubro para alguém que não sabe o que diz....Apenas inventa!!!
Seja útil faça alguma coisa!!!!

Anónimo disse...

Folião
não se irrite isso não é próprio de gente que gosta de folia mas sim de gente que não gosta de ser contrariada
Aceite criticas boas e más

Bom carnaval