domingo, 25 de outubro de 2009

Nada mudou, nem o cheiro

Depois de um aviso na sexta-feira à noite, que faz temer o pior, eis a confirmação na noite de sábado. Passado o período eleitoral, regressou o mau cheiro, sempre de noite e quase sempre ao fim-de-semana. Um cheiro pestilento no odor e enojante no significado.

Penso no que pensarão os 3.300 eleitores de quem continua a prometer diálogo, medidas de controlo e motorização da poluição à mais de uma década. Talvez não sintam o cheiro, talvez estejam em alguma excursão, talvez fora de Sines a passar o fim-de-semana, talvez o seu médico lhes assegure que o cheiro não é nocivo, talvez a provecta idade já não lhes permita sentir odor algum, talvez estejam a estudar longe de Sines, talvez, talvez, talvez...

Entretanto fechamos as janelas, apanhamos as roupas dos estendais, olhamos para os nossos filhos e pensamos naqueles que partiram, talvez sem que "os cheiros" lhes tenham feito mal.

Nada mudou no poder local, a atitude passiva é a mesma, as promessas eternizam-se, o discurso mantêm-se. O período de graça existe para quem começa, não para quem continua. Nada mudou nem o cheiro.


Nota: a questão dos votantes em Manuel Coelho é intrigante, somente para quem não conhece Sines. Ninguém votou, todos criticam. Quando o vencedor tem maior absoluta, não é por medo, não pode ser por vergonha, é uma atitude de pura cobardia. Desprezo quem não assume as suas opções, admiro quem as defende. Votar no SIM, ou noutra opção, e defendê-lo convictamente é louvável, negar a opção tomada e ainda criticar quem se escolheu e quem o escolheu, é mesquinho, desprezível e cobarde.

14 comentários:

Anónimo disse...

CULPADOS--- EDP.REPSOL,PETROGAL E O FUMO AOS SÁBADOS HA TARDE
ELES DÃO MUITO DINHEIRO PARA O DESPORTO MAS EM CONTRAPARTIDA TEMOS QUE FICAR CALADOS E PAPAR COM O CHEIRO
SEMPRE OUVI DIZER QUE NINGUÉM DA NADA A NINGUÉM SEM INTERESSE

Anónimo disse...

A luta continua contra os agarrados ao poder! JCP

Anónimo disse...

Não gosto do Coelho porque nunca apreciei quem trai, mas sinceramente penso que este problema não pode ser resolvido pelo presidente, mas sim pelas firmas. Ele pode sim, é pressionar as mesmas a fazê-lo. Não vamos pensar, que, se o PS tivesse ganho resolvia o problema, isto é absurdo. Também não entendo porque é que as pessoas não assumem que votaram no homem.

Anónimo disse...

Apenas posso dizer que estou triste, só tenho pena de não conseguir sair já desta terra, terra que já muito amei mas que hoje, conforme está!: que me deculpem tá uma merda.

Anónimo disse...

O SR. Dr. MC nestas eleições locais, na sua campanha eleitoral, ofereceu o flanco de tal maneira à Petrogal e outros mecenas, que perdeu toda a capacidade moral e ética para pressionar as empresas de forma a reduzir as emissões poluentes.
É o que temos e que teremos que conviver, de preferência com uma luta firme na defesa dos interesses comuns.

Anónimo disse...

o Talvez seja importante dar a conhecer ou fazer lembrar, aos sinienses, alguns conceitos científicos, para que estes possam reflectir melhor sobre a qualidade do meio em que vivem. Já é tempo de fazer alguma coisa.
o Tendo em conta que estamos num meio onde a qualidade da água é duvidosa, a poluição atmosférica não só se vê como se cheira (cartão de boas vindas a quem entra em Sines) …
o Bioacumulação:
 Corresponde à soma sucessiva da incorporação de um poluente efectuada por via directa ou por via alimentar.
o Bioampliação:
 Causada pela acumulação de compostos tóxicos nos tecidos, mais grave para os consumidores de topo das cadeias alimentares, onde se registam os mais graves problemas de toxicidade – a concentração de certas substâncias aumenta de nível trófico para nível trófico, ao longo das cadeias alimentares, e afecta organismos que não foram directamente expostos.
 Um dos aspectos mais graves da bioacumulação e da bioampliação é o facto de não aparecerem sintomas até as concentrações no organismo serem suficientemente elevadas para causarem problemas graves de saúde.

Anónimo disse...

Então o Sr. Presidente da Câmara não é também o Chefe máximo da Protecção Civil Municipal?

Eu nem sei quais são as competências da Protecção Civil Municipal...
Penso que só existe no papel porque é obrigatório por Lei...

Faz falta um post sobre o que é a PCM...para todos sabermos o que é e as competencias que tem...e já agora quem são...

Anónimo disse...

Conselho: fazer denúncia ao Ministério Público pela prática de crimes ambientais. Sugerir logo algumas diligências de prova, que às vezes os senhores delegados têm pouca imaginação: inidicação das datas das emissões, indicação dos possíveis culpados, solicitação dos registos das empresas em causa relativos às actividades dos dias em que há emissões, solicitação às empresas dos nomes dos empregados de serviço nas datas respectivas, inquirição destes empregados, etc. O etc deixo para os colegas comentadores que trabalham nessas empresas- que vivam em Sines ou nos arredores e cujas famílias estejam tb sujeitas ao que se passou novamente na madrugada de segunda-feira- nos indicarem. E sugiro desde já que o PS, mesmo na oposição camarária, comece a mostrar serviço, e tome nas mãos este assunto.Tavez que daqui a 4 anos as coisas então lhe corram de feição...
MPDAguiar

Anónimo disse...

A luta continua contra os agarrados ao poder! JCP

Agarrado/a ao poder estavas tu ... mas agora continua a lutar ... nem tu sabes pelo quê.

Anónimo disse...

Continuo a pensar que quem escreve estes textos ou é "burro " ou julga que os outros o são. Nada mudou, não entendo, querem confundir o povo mas o povo provou que não se deixa enganar. É certo que a grande equipa do SIM é a mesma que se encontra em final de mandato e pronta para começar outro sem as pressões e tendências partidárias, mas par quem não sabe tudo tem a obrigatoriedade da lei, ou seja após as eleições tem cerca de 20 dias para tomar posse, posteriormente é que se faz atribuição de pelouros e aí arregaçar mangas e trabalhar.
Por isso não digam que nada mudou, porque ainda nem começou.

Anónimo disse...

Tava tao agarrado ao poder que o Coelho quando traiu os comunistas nao soube colocar o lugar à disposição... nao sei pelo que luto? olha amigo... contra as politiquices do "nosso" presidente (eleito pelos interesseiros e lambe-botas)que vem denegrindo esta terra dos sinienses!! JCP

Anónimo disse...

Ele também é um lambe botas, não admira que esteja rodeado deles. Aparece de vez em quando na TV, com o seu amiguinho Sócrates. Ainda vai parar à Assembleia da República, ou a gestor de uma grande empresa, é só fazer uns favorzinhos ao amigo. Neste país a competência e o profissionalismo não valem nada. Basta ter um cartãozinho do partido e já está! Um bruto tacho! Que se lixe se o país anda para trás, eles já têm tachos para toda a família e amigos. A carteira já está bem recheada e o futuro assegurado. Mas,a seguir ao futebol, fado e novelas, é disto que o português gosta.

Anónimo disse...

Tava tao agarrado ao poder que o Coelho quando traiu os comunistas nao soube colocar o lugar à disposição... nao sei pelo que luto? olha amigo... contra as politiquices do "nosso" presidente (eleito pelos interesseiros e lambe-botas)que vem denegrindo esta terra dos sinienses!! JCP


Lugar à disposição para quem? Para o Albino?
O MC foi eleito pelo PCP ... agora foi eleito como independente, não são evidências suficientes.

Amigo JCP, se realmente queres trabalhar, gostas de desafios, gostas de Sines, se tens mais de 18 anos ... alista-te no SIM.

Anónimo disse...

Tens adrenalina de sobra então alista-te no SIM, somos especialistas em actividades radicais. Trabalhamos no arame sem vara estabilizadora.