quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não

"Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não."


Excerto do Poema, Trovas ao Vento que Passa, de Manuel Alegre

Os eleitores de Sines, votaram livre, democrática e maioritariamente o candidato deste Movimento para a Câmara Municipal de Sines, através de sufrágio universal. Esta votação confere-lhe o direito e a obrigação de governar o Concelho de Sines.

Do mesmo modo, entenderam os eleitores eleger dois vereadores do Partido Socialista e um vereador da CDU. Ou seja escolheram ter um Presidente, uma maioria e também uma oposição. A legitimidade do poder é em tudo idêntica à da oposição. O respeito legal e institucional devido à quem ganhou, não é inferior a quem perdeu.

Ter a maioria não significa passar um cheque em branco a quem ganha. Se assim fosse muito provavelmente os eleitos manter-se-iam até ao limite da sua vontade, e as ditaduras perpetuariam-se.

Sem pretender menorizar a vitória de dimensão extraordinária de Manuel Coelho, recordo que obteve 44,88% dos votos, tendo os restantes partidos 55,12%, não sendo uma maioria matemática é uma maioria resultante do Método D'Hondt.

O que significa que a maioria dos eleitores não votou no Presidente eleito, o que repito não lhe retira nenhuma legitimidade para governar, mas significa que a maioria de quem votou não o escolheu para Presidente e que um número considerável de Sinienses abstendo-se não escolher o Presidente eleito, nem qualquer outro par governar Sines.

Dos 11.631 votos possíveis, Manuel Coelho teve a significativa votação de 3.300 votos ou seja 28,37% da população maior de 18 anos recenseada em Sines. Existe então 71,63% da população -sem contar com os menores de idade que também tem direito de opinião e que por sinal tantas vezes bastante válida - que votou vencido ou lhe foi indiferente o vencedor, que não se revê em quem foi eleito para nos governar.

Existe um direito de governação de quem ganhou, um direito de oposição de quem votou vencido e um direito de opinião de todos, vencidos e vencedores, votantes e abstencionistas.

Obviamente que reconheço a vitória de Manuel Coelho e do seu Movimento, mas não aceite que essa vitória signifique uma menorização da oposição ou do direito de opinião.

Por principio não defendo o unanimismo, e não aceito que as votações, resultem em maiorias relativas ou absoluta, pretendam impor o silêncio de quem com elas não concorde. Portanto perde tempo quem pretende, seja através de comentários neste blogue, seja de qualquer outra das formas usadas nestes dias, de pedir ou exigir o meu silêncio, justificando com o facto de quem votou maioritariamente em Manuel Coelho, ter opinião divergente da minha.

Devemos tirar as devidas ilações de todo o processo que conduziu aos resultados actuais, aprendamos a crescer na adversidade, com inteligência, paciência e respeito por quem não concorda.

Glória aos vencedores, honra aos vencidos. Sem nunca esquecer o poeta Manuel Alegre, homem sábios nestas lides, "Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não."

31 comentários:

Anónimo disse...

este post reporta sem duvida alguma o que se passou tambem em porto covo, ou seja, o PS ganhou com 48,71% dos votos mas os resultados das outras forças politicas todos somados, representam 49,17%. Isto significa que mais de metade da população de porto covo NÃO queria o Sr Luis Gil como presidente! e a maioria que obtiveram na assembleia, relembro - PS 4, SIM 2, CDU 1 - deve-se exclusivamente ao Método D'Hondt. Apenas para esclarecer alguns incultos....
Ass: Um Portocovense MUITO atento!

Anónimo disse...

Oportuno, eloquente, do melhor que vi por aqui. A este post é dificil acrescentar algo.

De facto, não somos obrigados ao carneirismo, o facto de não estarmos do lado da maioria da opinião, não nos impede de ter opinião, devemos isso, sim insisitir mais para que sejamos ouvidos.

Anónimo disse...

Este é um exercício brilhante para quem lida mal com a democracia. Nas eleições legislativas quem foi o vencedor? Foi a soma dos partidos que não ganharam o Governo (97 deputados para o PS 137 para a oposição)... Mas isto é o quê? Unanimismo, carneirismo, seguidismo era alguém ter ganho com 60% dos votos, de maneira à soma dos outros não ser superior ao total vencedor.

Pensem mas é em contribuir na medida das vossas possibilidades para um concelho próspero, moderno e digno.

E tomem lá os sais de fruto. Isso passa.

Anónimo disse...

Patético esse texto ..... passou os limites do ridiculo. Realmente há sapos que custam a engulir, ou adaptando, existem Coelhos dificeis de engulir. Conta os votos como quiseres, poem em questão todo o processo eleitoral, tudo isso demonstra uma atitude muito pouco democratica. A realidade é que não interessa a forma como fazes as contas, ou distribuis os mandatos, o Movimento SIM teria sempre a maioria, os abstencionistas nunca contaram para estas contas, mas ainda que contassem, o Movimento SIM teria a maioria de mandatos atribuidos (tendo em conta que todos os mandatos atribuitos aos abstencionistas nao seriam ocupados por ninguem, uma vez que nao teriam candidatos). Podes até fazer as contas com a Populaçao inteira de Portugal, ou mesmo com a Populaçao Mundial, ainda assim, o Movimento SIM continuaria a ter a maioria dos mandatos atribuidos. A realidade é que a proporção dos votos é de 1 para o PS e 1.45 para o Movimento SIM. Eu até achava bem que os votos (ou não votos) dos abstencionistas contassem, e esses andatos não seriam atribuidos a nenhum Movimento ou Partido, mas nesse caso, o Movimento SIM não teria nenhuma oposição dentro da Câmara, pois os menos de 20% dos votos ao PS nao chegaria para ser atribuido nenhum mandato.
Patético, desta vez caiste no ridiculo.

Saudações Cordiais
PV

Anónimo disse...

Como diz o POETA "HÁ sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não"

Grande HOMEM MANUEL ALEGRE, GRANDE REVULSIONÁRIO E ANTI-FASCISTA.

Tudo isto para dizer,(ou ficar à espera) o que é que Manuel Coelho vai fazer aos funcionários COMUNISTAS, que estão na Câmara.

Sim porque Ele gritava pelos corredores que quando fosse reeleito, corria com eles da Câmara.

Haja respeito por quem trabalha, e

"Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não"

Vamos estar atentos aos paços do concelho e a todos os edificios, porque as promessas de emprego são tantas que certamente tem que correr com alguns funcionários e talvez a promessa se cumpra.

até breve

Estação de Sines disse...

Sabia desde logo que este posts era dado a intrepertações diversas, sendo uma delas a mais errada: não contesto a legitimidade de Manuel Coelho governar em maioria a autarquia, quem não entendo foi porque não quis, afirmo-o 2 vezes. Não pretendo menorizar, nem relativizar a vitória, nem a sua dimensão, também o digo 2 vezes pelo menos.

PRETENDO AFIRMAR QUE INDEPENDENTEMENTE DA VITÓRIA E DA SUA DIMENSÃO, SUBSISTE O DIREITO À OPINIÃO E À CONTESTAÇÃO.
DIREITO INALIENÁVEL, POR MUITO QUE ALGUNS ASSIM NÃO PRETENDAM.
UMA MINORIA COM RAZÃO, NÃO DEIXA DE TER RAZÃO, OU PELO MENOS O DEIREITO DE DEFENDÊ-LA COMO TAL.
SERÁ DIFICIL ENTEDER A MENSAGEM DO POST? MUITO, ATÉ DEMAIS, PARA QUEM NÃO PRETENDE DISCUTI-LA.

Estação de Sines disse...

Lamento anónimo PV, que não tenha capacidade ou interesse de interpretar um post destes, quase, quase linear.

Pastor atento disse...

Muito havia para dizer sobre este post...mas volta-se sempre á historia do ovo e da galinha...quem perdeu perdeu e quem ganhou foi quem o povo QUE VOTOU escolheu!!!

e como sou atento, ja reparei que o SIM ja retirou a propaganda eleitoral das ruas...a CDU tirou os outdoors grandes e os outros mantem-se todos!

Luis Maldonado disse...

Não será bem mais importante tentar entender porque raio não vão as pessoas votar??
Se não querem escolher, depois não se venham queixar que escolhem por elas.
Quanto à legitimidade do vencedor, nem sequer se tem que pôr em causa, é o justo vencedor, quer haja pessoas a favor ou contra!

Anónimo disse...

O IDALINO acaba de lançar um novo partido


PARTIDO DO SOL - PS

Anónimo disse...

ao anónimo (a) das 5.25, não se preocupe com a gestão que o MC vai fazer do pessoal, e preocupe-se antes em trabalhar pois é para isso que lhe pagam....

Anónimo disse...

Resite????? o que é????

Anónimo disse...

Sou leitor (a) assíduo (a) deste blog, já o comentei várias vezes das quais sai prejudicado (a) depois de o fazer, é esse mesmo o motivo pelo qual não me identifico. . . Que eu saiba estamos num país que temos liberdade, mas enfim. . .

“Dos 11.631 votos possíveis, Manuel Coelho teve a significativa votação de 3.300 votos ou seja 28,37% da população maior de 18 anos recenseada em Sines. Existe então 71,63% da população -sem contar com os menores de idade que também tem direito de opinião e que por sinal tantas vezes bastante válida - que votou vencido ou lhe foi indiferente o vencedor, que não se revê em quem foi eleito para nos governar.”


Sou menor e interesso-me por estas coisas . . . LOL Não gosto e nunca gostei do nosso presidente! (não sou o único (a) ).

Anónimo disse...

Braz:
Estou consigo e sou daqueles que comunga a mesma ideia do Manel Alegre , Há SEMPRE AKGUÉM QUE RESISTE, HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE DIZ NÃO".
A Luta Continua.
25 de Abril Sempre.

Anónimo disse...

Estão preocupados com o Idalino?
Não se preocupem...tem o futuro assegurado...veem aí as nomeações do Governo para os administradores das empresas públicas...Bem melhor que Presidente de Câmara...e com mais mordomias...

Anónimo disse...

Sr(a) Mi_ggy,
quando reportei dados concretos acerca da votação de porto covo, nao quis nem quero tirar qualquer merito nem legitimidade do Sr. Luis Gil em ter ganho as eleiçoes e por conseguinte ir governar os destinos da junta nos proximos 4 anos. Quis referir-me a questão e á forma como sao atribuidos os mandatos na assembleia de freguesia para esclarecer algumas pessoas que insistem em afirmar coisas e posições que desconhecem. e tambem digo e repito que de facto mais de metade da população votante nao quis o Sr referido acima como presidente e isso é um facto indesmentivel. em relação á identificação gostaria de saber em que pais está registado o nome como se identifica.
passe bem
Portocovense MUITO atento!!!

amorais disse...

Se o presidente eleito quizer ter uma política diferente daquela que tem realizado oferece aos vereadores da oposição pelouros com significado para que todos trabalhem em prol da sua terra agora que já não tem o apoio da rede do partido a nível nacional convem criar outras ligações para que não fique isolado no seu cantinho e transforme Sines numa aldeia dos gauleses de Obelix e Asterix.Até porque é previsivel que o partido do governo volte a ter maioria absoluta dentro de 2 anos.Como diria um conhecido comentador político da minha área com 1m.55 a política é a arte de saber ver mais longe e não ceder á urgência do imediato e há mais vida no futuro para além da derrota política do presente.

Anónimo disse...

Na Margem

Na margem. Há sempre uma margem. Na margem ou à margem ... na margem de folha escrevemos as nossas notas, na margem sul, à margem da lei, os rios tem duas margens. Na margem, ou à margem de qualquer coisa. Ernest Hemingway escreveu um livro entitulado "Na outra margem por entre as árvores", existe até a poesia na margem. No poema A Trova do Vento que Passa, Manuel Alegre diz numa quadra "Vi meu poema na margem / dos rios que correm pró mar / como quem ama a viagem / mas têm sempre de ficar". Os abstencionistas ficam a margem das eleições, o teu texto ficou a margem da Democracia, geralmente as oposições ficam à margem das politicas adoptadas.
Há sempre uma margem qualquer.
Manuel Alegre disse que o poema fica na margem, consequentemente fica para trás, quem avança é o rio que apesar de ter rápidos, curvas e contra curvas, ás vezes até cascatas não para, avança sempre. Espero sinceramente que em Sines, a oposição salte para o rio, e que todos juntos possam fazer Sines avançar, que ninguem fique na margem, ou à margem. Estás a focar o teu blogue muito nas eleições, e em guerras partidárias, deixando-o à margem dos reais problemas de Sines, pior ainda, à margem do debate das soluções possiveis.
Eu não me interesso muito por politica, não tenho filição partidária, tenho as minhas ideias e os meus ideiais, mas tudo isso à margem das politiquices.
É esta a opinião que queria dar ao Sr. Brás, o criador deste blogue, deixemo-nos de assuntos marginais e saltemos para o rio, que se discuta os problemas, que se proponha prováveis soluções.
Ponham e parte as politiquices, remem todos para o mesmo lado, todos juntos podemos fazer alguma coisa por Sines.

Saudações Cordiais
PV

miguel disse...

Respondendo ao primeiro anónimo (porqe será que as pessoas não assumem a sua indentidade), se todos pensássemos assim, quase ninguém governaria neste país (veja em qts das 308 CM's, algum partido teve mais de 50% dos votos.

E governos, só teríamos 1 ou 2 do Professor Cavaco Silva (penso que uma das maiorias foi acima dos 50%).

Houve uma candidata do PS em Cascais que escreveu isso num cartaz (Quem manda em Cascais, é aabstenção, não o Capucho que só teve 22% do total de votos). E a revista Visão e bem, perante tal demagogia, elegeu estes como os piores cartazes de todo o país.

Ou pensa que MC tem menos legitimidade para governar Sines porque teve menos de 50%? O povo votou, conferiu-lhe uma maioria absoluta em termos de mandatos eleitos e durante 4 anos terá toda a legimitidade popular para exercer o cargo. Se fossemos pela demagogia barata de que 57% não queria MC para presidente e que ele assim não teria legitimidade para tal, o país e as autarquias ficavam ingovernáveis.

Devemos estar MUITO atentos, mas também devemos ter esforços redobrados para não entrarmos numa demogogia que não leva a lado nenhum.

Miguel disse...

Caro Portocovense MUITO atento,

Com efeito, antes do seu comentário, já havia, por mail, solicitado ao Brás que alterasse a identificação do mesmo, uma vez que por lapso meu, havia posto a identificação da minha conta do Twitter.

Daí hoje ter aparecido o mesmo, com nova data e user.

Não porque houvesse qualquer problema com a utilização do nome, quer lhe agrade, quer não, mas apenas para permitir a identificação e cruzamento com os comentários anteriores postos por mim.

Anónimo disse...

ao anonimo(a) das 10,34

trabalho, trabalho e preocupado(a) tb, não estou no teu role, porque deves estar bem encostada(o) e bem reclassifica(o)

mas fica(O) deescansado(0), que logo se vai ver, deixa- o assentar arraiais.

E já agora eu trabalho, por isso fico à espera!

KX disse...

Viva Manuel Coelho!!
A vitoria é pa calar certa gentinha que nao tem nada pa fazer!!!
HEHEHE VIVA SIM
SIM SEMPRE!!!!!

Anónimo disse...

Só me vou resumir a um simples ancontecimento pos e durante as eleições, será que é premitido por lei que a x metros da Assembleia de voto (a escola nr1) é permitido cartazes dos partidos?

Eu Penso que não ainda mais a camara devia de ter os retirado e não retirou? Não retirou como colocou dois disas anes das eleições a bandeirola do sim focado para as mesas de voto.

Gastaria de ver uma Audituria aos dinheiro da Camara e que isso fosse publico...

Funcionaria e Sineense

Anónimo disse...

carissima funcionária está a referir-se aquele cartaz vermelho em frente à escola?

se SIM então é mais uma prova em como a CMS foi isenta pois o cartaz era do BE.

Sabe fica mal não saber ganhar assim como fica não saber perder.

Cumprimentos colega

Anónimo disse...

Bráz como cidadão e eleitor de Sines estou mesmo decepcionado consigo, e passo a explicar, penso que fica mal dizer que quem votou no Movimento SIM são os burros, tachistas e opurtunistas, é triste chegar a essa conclusão, mais, uma pessoa como o Sr que tem aspirações politicas, olhe que o povo que vota não esquece.

Eu sou dos que votou no Engº Idalino e já dei os parabens aos vencedores, fizeram uma campanha limpa e com humildade ao contrário do PS, até no dia da festa as comomerações foram simples ao contrário do PS que já tinha tudo preparado.

A humildade é muito importante e a sua conversa em ofender tudo e todos os que votaram no vencedor só faz com que daqui a 4 anos percam outra vez.

Os eleitores de SINES querem RESPEITO e o Sr devia pensar duas vezes antes de escrever algumas coisas.

Sou de SINES e tenho orgulho disso...

Bruno Leal disse...

KX,

Eu tento não responder a provocações, mas a essa não consigo. Essa vitória de que fala, foi consequência de haver muita gente na autarquia sem nada para fazer. Os que estão cá fora, trabalham,os que estão lá dentro têm tempo para fazer campanha. Tanto eles como os que não arranjam emprego e querem um tachinho para raspar...

Estação de Sines disse...

Bráz como cidadão e eleitor de Sines estou mesmo decepcionado consigo, e passo a explicar, penso que fica mal dizer que quem votou no Movimento SIM são os burros, tachistas e opurtunistas, é triste chegar a essa conclusão, mais, uma pessoa como o Sr que tem aspirações politicas, olhe que o povo que vota não esquece.
____________________

O seu comentário ofende-me e entristece-me.
Ofende-me na medida que nunca, em parte alguma, leu ou ouviu da minha parte as consideraçãoes que refere-se sobre os apoiantes do Movimento SIM. Mais nunca ouviu referir-me em termos depreciativos relativamente ao Movimento SIM. Aliás penso que um Movimento de cidadãos não merecia um dinossauro politico como Manuel Coelho, mas a minha opinião em relação a Manuel Coelho e ao seu passado politico não é extensível ao Movimento SIM.

Entristece-me a forma mesquinha, ridicula e mal intencional, com que mente.

Existirão no Movimento SIM burros, tachistas e oportunistas, e outras coisas piores, como existem no PS, no PSD, no BE, na CDU, na minha e na sua rua. Existem infelizmente em todo o lado. Agora essas não são seguramente as características que distinguem os apoiantes do Movimento SIM. Penso sinceramente que a característica mais comum será a Esperança, no poder que elegeram.

Entendo a sua intenção de decidir por mim as minhas intenções políticas, provavelmente entroncam na primeira questão, a mentira torpe.

lamento mas não atingiu o seu objectivo, mas vá tentando, que isto nunca se sabe.

PS SEMPRE disse...

Caro Bráz
Realmente é um crime dizer que não disse aquilo, porque não pensa em agir judicialmente contra a pessoa anonima que escreveu aquele texto.
terá dito ou não?
o anonimo tera testemunhas ou não?
terá sido num dos seus momentos de delirio que lhe saiu esse desabafo?
veja lá que um dos presentes até queria arranjar assinaturas dos comerciantes se não fosse feito nada.

e o Sr impavido e sereno mantinha a sua conversa contra tudo e todos aqueles que tinham votado no SIM.

Volto a dizer-lhe eu VOTEI NO IDALINO JOSÉ e não gosto de perder, mas daí a fazer figuras dessas não.

Anónimo disse...

A liberdade de uns começa onde acaba a de outros... é difícil explicar opiniões, ideologias... é difícil transpô-las para um universo que queremos, mas que podemos não saber ou conseguir atingir... Ser eleito é bem diferente de ser promovido. Parece-me, e eu que nem sou de Sines nem voto em Sines, que falta gente válida, isenta, e com vontade de trabalhar... discutam-se cores partidárias, influências de voto à porta das urnas (que existiram),métodos de calculo... a verdadeira campanha começa hoje, com dedicação, esforço e visão.
Comecem hoje a vossa campanha, apresentem hoje a v/ disponibilidade e vontade de colaborar... acabem as guerras das esquerdas e direitas, contribuam para que no próximo acto eleitoral consigam conquistar a população, reduzindo a abstenção, e construindo em Sines como toda esta vossa energia, uma cidade desenvolvida.
Já não existem nem reis nem ditadores, e continua do lado do povo o direito à escolha!
Ninguém ganhou, e todos vão perder se continuarem com este espírito e ideologia.
Ao Dr. Braz, pessoa com capacidades e talentos reconhecidos, lanço um desafio que gostava que assumisse aqui publicamente:
Mostre ao Sineenses que tem mais do que demagogia, vontade de publicar criticas destrutivas, e publicidades brejeiras, apresentando activamente à discussão e conhecimento temas de interesse municipal com soluções, ideias e contributos directos à melhoria da qualidade de vida nessa cidade.
Sines agradece!

HuGuiTu disse...

com toda a delicadeza que lhe peço, não leve a mal as minhas próximas, e poucas, palavras. Este foi o Post mais estupido que já alguma vez vi aqui postado. Acho que consegue fazer muito melhor em vez de continuar a bater na mesma tecla, que por sinal só mostra que continua com uma azia descomunal. O que lá vai lá vai e há que seguir em frente em vez de voce prório cair em desgraça.

Anónimo disse...

Se enganado não estou, em Porto Covo, o último eleito para a Assembleia de Freguesia, pelo PS, foi só por um voto a mais que o PSD...foi por muito pouco, muito pouco mesmo...
O último do PS foi eleito com 67 votos e o PSD teve 66...
Às vezes por um voto se ganha e por um voto se perde...
Isto é uma prova de que todas as pessoas devem ir votar, para dar força aos partidos que apoiam, não devem ficar em casa à espera que os outros acabem por resolver o que a todos compete fazer...
Hoje, alguns PSDs de Porto Covo torcem a orelha por não terem ido votar...agora é tarde, meus amigos...
A VOSSA falta deu a maioria aos outros...