quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O que faz falta é avisar a malta

A CDU resolveu apresentar queixa contra o Presidente da Autarquia e Candidato do Movimento SIM, invocando o "uso abusivo de meios técnicos, humanos e financeiros da Câmara Municipal em benefício da campanha eleitoral do movimento independente de cidadãos liderado pelo autarca".

Onde começa a utilização ilegítima dos meios públicos numa campanha? Excepto casos evidentes, a maioria das vezes será o bom senso a determinar, qualidade que como sabemos não abunda nos nossos políticos.

Quando um presidente se recandidata, o acto de inaugurar, anunciar projectos ou obras, são fruto da sua actividade de edil ou recai na esfera da campanha eleitoral? è como autarca dizem os apoiantes, é pura campanha, berram os restantes.

Sempre assim foi e muito provavelmente continuará. Não por acaso, defendi aqui neste espaço que os recandidatos autárquicos deveriam suspender funções algum tempo antes do acto eleitoral. Sairia penalizada a população que o elegeu, mas saí mais ainda quando utiliza meios públicos em campanha e ganha vantagem eleitoral, deturpando as regras democráticas.

Terá Manuel Coelho ultrapassado a tal linha que o bom senso aconselha? Sou de opinião que sim. Sendo um dos casos mais flagrante, e que oportunamente denunciei, o folheto da Semana Europeia da Mobilidade, onde depois da apresentação e do programa da referida semana, segue-se um pequeno texto com elogios ao desempenho do autarca e os seus projectos para o futuro.

Surtirá a queixa da CDU, que nos habitou em anteriores campanhas à mesma promiscuidade entre a figura do Presidente e do candidato, algum efeito concreto? Não creio, mas tem um efeito prático e imediato. Criou um facto politica em que demonstrou a coragem que tantas vezes tem faltado a outras candidaturas, nomeadamente em anos anteriores.

1 comentário:

Anónimo disse...

os comunistas têm cá um medo nem dormem coitados vão fazer queixinhas acabou-se a mama vão trabalhar malandros os cartazes mais parece o anuncio do museu de história