quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sou arguido

Hoje fui, novamente, constituído arguido, com o correspondente termo de identidade e residência (conhecido TIR). Situação que não faz de mim, nem mais, nem menos "culpado", do que era antes.
Tive acesso aos termos da acusação, na qual não me revejo em absoluto, inclusivé acho alguns aspectos ridículos e patéticos, mas compreendo que decorrem de procedimentos jurídico-administrativos, que permitam enquadrar a queixa na moldura penal desejada.
A dada altura diz a acusação que o presidente da Autarquia se sente triste, abatido e desolado (cito de cor), com as declarações proferidas. Então deve andar profundamente deprimido com aquilo que ouve nas Assembleias Municipais.
Mas o mais hilariante é que a acusação diz que o Presidente Manuel Coelho é um "autarca modelo", conforme eu e o Pedro Ventura (companheiro de infortúnio, nesta acusação) sabemos.
Isto sim, é uma ofensa a mim.
Não me parece de todo possível chegar a um acordo-extrajudicial, pelo que teremos que discutir em tribunal, porque aceitei publicar um comentário que associava o nome do Presidente da Câmara ao termo "negociatas" e "favores pessoais".
Eu e as testemunhas, que nomear, fá-lo-emos, com a clara sensação de cumprir a nossa obrigação com a justiça e com a sociedade.

26 comentários:

Anónimo disse...

Grande caldeirada de Coelho à Braz !!!

Marius Herminius disse...

Caro António Braz

Uma vez mais me ponho ao seu dispor para aquilo que entender como necessário.

Cumprimentos.



P.S.: E por falar em “autarcas modelo” – e salvaguardando as devidas diferenças - o Sr. Dr. Isaltino Morais também o era, lembram-se?
Poisé...

Anónimo disse...

pois é "amigo" Brás, mais uma para te entalares.....como diz o ditado, não há fumo sem fogo! deus queira que se faça justiça e que o cozinhado deste blog, tenha uma vez por todas aquilo que merece!...

Mariazinha disse...

Deixo aqui o meu voto de solidariedade ao Dr. Braz, a quem Sines deve um grande contributo para o amadurecimento dos valores da Democracia, apesar de alguns ainda mostrarem ser dificil conviver num regime onde existe liberdade de expressão e de opinião, e que em muitas situações têm dois pesos e duas medidas consoante lhes der mais jeito. Na altura dos votos, em Outubro, não me irei esquecer destas queixas-crime e dos processos movidos contra o moderador deste blog.

Anónimo disse...

Este blog teve o condão de colocar a discutir a nossa realidade de uma maneira nunca vista anteriormente. Não sei se vai haver debates eleitorais promovidos pela Rádio Sines, mas o jornal Notícias de Sines está a ir por água abaixo.
Se o MC se sente ofendido, e julgo pelo que o Pedro Ventura é mais que lícito para se sentir, só tem que apresentar queixa. Ao Pedro e pelo meio ao Bráz apenas cabe provar a "acusação" de "negociatas" e "favores pessoais". Nisso estou de acordo com o MC. São acusações demasiado graves para serem feitas impunemente. É o mesmo de o acusar de ser corrupto ou algo do género sem ter provas. Eu não posso sair para a aí e dizer mal dos outros sem gratuitamente e sem arcar com as consequências. Compreendo-o que você está "entalado" entre um comentário que o Pedro fez e a sua publicação.
Isto dos processos por difamação só vem reforçar um sentimento que tenho. É que após as eleições municipais este blog irá acabar devido aos inúmeros processos judiciais que o fazem gastar dinheiro devido à sua culpa em publicar comentários ofensivos. E ainda vêm para aqui uns dizer que a Estação de Sines faz censura. Pudera, não são eles que vão à barra do tribunal. Isto faz-me propor uma campanha na Estação para o apoiar financeira e juridicamente para que não nos "tire" este prazer que é ler o blog.

L.DOM disse...

ao anónimo das 3:22 que não deve passar de mais um dos lacáios de serviço anti bras vai ter que aprender a pensar pela sua propria cabeça para não andar a fazer a vida toda de pombo correio e tambem pode se ir preparando porque como diz a mariazinha em outubro a resposta irá ser dada e se o menino\a tiver um tachinho ou estiver á espera de um o tiro irá lhe sair pela culatra, portanto bras continua porque são mais os que querem este espaço aberto para debate do que os que querem que ele desapareça

Anónimo disse...

Pelos visto o blog Estação incomoda alguns. É bom sinal e ao mesmo tempo é um bálsamo para combater a mordaça que certos caciques do burgo gostariam de espalhar por aqui. Força Braz! Não te deixes ir abaixo!

Tiago Canhoto disse...

Quem n deve n teme. Estamos ctg ;)

Abraço

Anónimo disse...

TANTOMAR ------ Força BRAZ numca te cales VIVA A LIBERDADE

Anónimo disse...

Isto é deveras preocupante!

O Presidente MC,parece que não habita no planeta terra.
Recordemos as notícias, escrita e falada, acerca do nosso 1º ministro há uns meses atraz!
E já agora, o que poderá acontecer, quando em plena campanha eleitoral, alguém manifestar desacordo com as propostas do candidato MC, e mandar algum imporpério? Irá o candidato MC, fazer queixa ao Ministério Público, e consequente processo em tribunal! Ou será que vamos ter um candidato amofinado, ofendido,abatido e desolado porque os sinienses não reconhecem o seu trabalho e mandam impropérios. Ora Presidente MC, deixe de ser queixinhas, discutir politica e problemas da autarquia não é a mesma coisa que oferecer jantares e lanches ao povão em que todos estão de acordo consigo.
O Presidente MC, percisa de saber conviver com o contraditório ouvir, dar a cara em público defendendo-se contrapondo! De contrário está a agir da mesma forma daqueles a quem acusou de utilizarem uma politíca de persiguição!

Casimiro Baltazar da Conceição disse...

De facto já tinha notado que o presidente da Autarquia andava triste, abatido e desolado, sem querer conversar com ninguém e muito menos com os que lhe fazem frente de uma forma ou doutra, mas nunca me ocorreu que fosse por causa deste blogue.
Até no fogo de artifício do FMM se notou que o homem já não é o mesmo, mandou menos cinco foguetes e meio do que no ano passado, se calhar está a guardá-los para os atar ás costas em Outubro, espero que tenham combustível suficiente para atravessar o Atlântico.

ESTAÇÃO DE SINES SEMPRE.

efernandes disse...

Mantenho o que disse antes...

Estação de Sines disse...

Existe uma questão essencial em tudo isto.
Este blogue para além da opinião pessoal e do carácer informativo, ao permitir os comentários da população, faz eco do seu pulsar e sentir.

No caso em apreço o comentário está devidamente identificado, corresponde a uma "ideia" que sendo certa ou errada, reflectirá a opinião de alguns, seja qual for a intrepertação que se possa dar aos termos "negociata" e "favores pessoais".

Uma certeza fica, futuramente muito daquilo que se tem dito será devidamente escrutinado, e muitos teremos de ir a tribunal. Porque ofendidos, triste, abalados, já nos sentimos todos tantas vezes, e sem sermos figuras públicas, eleitas e sujeita à opinião popular.

Mas isto será uma "batalha" muito para lá de Outubro, em que me caberá explicar porque aceitei publicar o comentário e porque acho que não é ofensivo e/ou verdadeiro.

Até lá continuaremos atentos, informados e participativos, porque não desperdiçamos a herança da democracia.

Anónimo disse...

absolutamente incrivel, é só o que sinto depois de 4 anos na assembleia municical a ouvir as maiores ofensas, e agora isto.

a esta queixa, deveriam todos os que que foram ofendidos, ao longo das assembleias municipais, apresentar queixa.

Anónimo disse...

Esta história do "Autarca Modelo", já cheira mal.
Depois das "caldeiradas" da Fatinha de Felgueiras do Tininho de Oeiras até ao Valentão de Gondomar, devia de ser banida do léxico politico.
Por esta banalização da vida pública e com o devido respeito penso que o ZéZé Camarinha passaria a autarca modelo.
Que homem da vida pública é este tal Sr. Manuel Coelho que se amedronta com um simples Blog!

Anónimo disse...

Ofendidos deviamos nós estar todos pelos níveis elevadíssimos em que este executivo deixou chegar a autarquia, e deviam existir mecanismos que levássem à responsabilização e penalização deste tipo de gestão. Ofendidos deviamos nós estar pelo licenciamento de obras como o famoso mamarracho na falésia, que é patético nos dias de hoje. Penso que alguns e especialmente os autores destes processos-crime têm valorizado excessivamente alguns comentários no Estação de Sines, e isso normalmente tem efeito contrário e perverso. Se não tivessem ligado ao assunto, já ninguém falaria nisso. Assim, caso a novela se prolongue, não tenho dúvidas que esta situação tem reflexos negativos na imagem do candito e consequentemente nas urnas de voto.

Anónimo disse...

Eu não gosto de tribunais, penso que é um sentimento comum a todos, mas que às vezes são aqui proferidas acusações graves e não só a Manuel Coelho, isso é verdade.

todos sabem a tua preferência politica, as tuas simpatias por uns e outros, mas o blog é público e quanto a mim é onde pecas em publicar tudo o que é contra quem tu não gostas e evitas quando são da tua simpatia.

Opinião:
ou acabas com a difamação a todos ou publicas todos. eu voto na primeira

Anónimo disse...

Eu ando "triste" e "abatido" com o que a actual gestão autárquica transformou a minha terra SINES, onde nasci, vivi, vivo, hei-de morrer e ser enterrado...

Vou mover um processo contra o Sr. Dr. Manuel Coelho...como causador da minha tristeza...

Estação de Sines disse...

às vezes são aqui proferidas acusações graves e não só a Manuel Coelho, isso é verdade.

todos sabem a tua preferência politica, as tuas simpatias por uns e outros, mas o blog é público e quanto a mim é onde pecas em publicar tudo o que é contra quem tu não gostas e evitas quando são da tua simpatia.

Opinião:
ou acabas com a difamação a todos ou publicas todos.
_____________

primeiro é importante diferenciar acusações graves de difamações, e as duas de criticas ou opiniões.

Depois o blogue não é propriamente público, cabendo-me a mim publicar o que entendo, daí também ser eu que tenmho que responder por aquilo queé aqui publicado, seja de minha lavra ou não.

Anónimo disse...

Oh Dona Mariazinha ... então não acha que acusar alguém de "negociatas" e favorecimentos não é suficientemente grave?

Se fosse consigo ou com os seus, evidentemente a sua opinião seria outra, a sua e a dos sapadores do novo club "Ódio ao Manel".

Assim se vê como esta gente molda as suas opiniões e principios à sua conviniência pessoal.

Também estou ao dispor para testemunhar.

Obrigado.

Anónimo disse...

Imaginem o 1º Ministro a levantar processos juduciais a quem o difama, é preciso ter arcaboiço para aguentar senão tem , faça-nos um favor Sr. Presidente demita-se.
Este e outros processos com este teor de acusação ñ tem trambelho absolutamente nenhum.
É por haver processos destes que os tribunais estão entupidos e a justiça não anda.

Anónimo disse...

negociata, presupõe negócio duvidoso, pouco claro. E depois quem não tem dúvidas, será que não existem negócios na CMS que levantam dúvias legitimas. Seria a única no País.

Tenha juízo e distingam dúvidas de acusações, por acaso o comentário acusa alguém? não. apenas levanta dúvidas e depois?

assim se gastam recursos da autarquia e dos tribunais. é o país que temos.

A.M.F. disse...

Arquivamento. Absolvição. Ou desistências dos processos por acordo extra-judicial. Não vejo que sejam casos para condenações, nem que acarretem grandes prejuízos para o demandante. Parece-me sim, que o prejuízo mais significativo virá dos reflexos da intenção ou seja das queixas-crime apresentadas, perante a opinião pública de Sines especialmente em período eleitoral. É mau para a imagem do candidato. Confere-lhe uma imagem de autoritarismo, arrogância, de dureza excessiva, o que contrabalança com a imagem de proximidade, tolerância, e de uma figura francamente popular que é tanto necessária em tempo de eleições. O timming destes processos não podia ser pior.
Enfim, é a vida.
Coragem António Braz, e muita força para enfrentar esta situação que vai ver não irá dar em nada a não ser os incómodos habituais nestas circunstâncias.

Uma admiradora disse...

Sr Braz, o senhor é das pessoas mais corajosas que Sines tem hoje em dia e só por isso tem a minha admiração e respeito. Não o conheço pessoalmente, só de vista, mas para mim é um grande siniense e faziam cá falta mais pessoas como o senhor. Muitos parabens pela sua coragem e determinação.

Anónimo disse...

TANTOMAR ----- vais ser condenado a ter que ir ha festa do avante todos os dias ahahahahahahahahahahah

Anónimo disse...

Pelo resumo dos comentários " Sou arguido",faço daqui um apelo ao Sr Presidente da C.M. Sines, candidato do mov. Sim.

Pondere, e mande retirar a queixa apresentada contra o blog Estação de Sines, e seu administrador,por várias razões:
Por uma questão de exercício de liberdade de expressão que a democracia nos concedeu.
Cometem-se excessos é certo, mas a democracia é isso mesmo, viver em tolerância, uns com os outros. Depois o Sr, que há tantos anos anda nestas lides públicas e politicas nunca cometeu nenhum desses excessos?

Não deixe que fique no ar a suspeição que o Sr, utiliza os seus colaboradores e o gabinete Jurídico da autarquia que o Sr, lidera para mandar calar as vozes inconvenientes.

Depois, Sr Presidente,vá para a campanha eleitoral, em igualdade de circunstâncias, com os outros candidatos,discutindo os problemas da nossa cidade e dos sinienses, e prepare-se, que vai ouvir muitas mais! Precisamos deste espaço e o Sr. também.