quarta-feira, 5 de agosto de 2009

mundo real


A nossa política é uma merda.
Não sei como será nos outros locais, mas aqui, em Portugal, particularmente em Sines, não passa dessa coisa, imprópria para consumo.
A culpa começa no povo e estende-se em todas as direcções, afectando governantes e por consequência toda a sociedade. Será um mal geneticamente nosso, essa capacidade de fechar os olhos e seguir em frente, como se nada fosse, como se roubar para comer, fosse mais grave que roubar por ganância. Somos particularmente tolerantes com crimes de corrupção, de tráfico de influências e compadrios, que ora nos roubam o dinheiro que tanto nos custa a ganhar, como viciam a Democracia.
Se a um 1ºMinistro convém o afastamento de alguém, ele acontece e nós, em silêncio.
Neste País, uma cidadã fugida da policia, por acaso autarca, chega do Brasil e não é detida como seria lógico, candidatando-se de seguida à Presidência, ganhando a eleição e mantendo-se por lá até hoje.
Um outro autarca, já em vésperas de eleições, é condenado por crimes que lesam gravemente o estado, no entanto, irá apresentar recurso, permitindo assim que se possa candidatar novamente à Presidência da sua Oeiras, o que no fundo representa um enorme desrespeito pela decisão daquele tribunal e uma contradição ao conceito de uma justiça igual para todos, que acredito que todos nós idealizemos.
Em Sines a coisa não foge a regra e analisando os comentários do Sr. Luís Filipe, supõe-se que existem reuniões com teor partidário ou pessoal, que se realizam no interior das instalações da Câmara Municipal, talvez mesmo no horário de trabalho, em que supostamente se deveria estar a trabalhar em prol dos cidadãos do Concelho.
Depois há o aspecto de como toda a política deste tipo de gente é levada a cabo, por entre comes e bebes, por entre sorrisos e piadas, para no fim, talvez excessivamente empolgado anunciar um novo candidato. Talvez não haja mal de maior em se discutir cargos públicos em jantares, talvez não venha grande mal ao mundo que alguém realize actividades paralelas no seu gabinete, enquanto deveria estar a trabalhar em função da causa pública, mas um mentiroso é um mentiroso.
Alguém está a mentir em toda esta história do Sr. Luís Filipe (Picalimas) e, esse alguém ou é o nosso actual Presidente da Câmara, ou o já referido Picalimas, que eu conheço há bastante tempo e da qual tenho uma boa imagem. Posso ser por isso suspeito, mas a mim, pessoalmente não me parece bem votar em alguém que seja mentiroso a este ponto, seja ele candidato à Câmara, seja ele candidato à junta.
Talvez por isso, se possa dizer que aqui, aconteceu um pouco de justiça, perdeu um que se deixou levar pelo sonho, esquecendo convicções antigas mas por certo presentes, ou então não passará de um difamador e, outro que ou está a mentir ou é vítima de uma cabala por parte de uma pessoa, que ao contrário do que pensam todos os que o conhecem, seria afinal capaz de tudo isto.
É a política que temos, esqueçam os ideais, se é que os tinham, esqueçam a honra e a palavra, estamos no mundo real.
A minha compreensão para quem conta a verdade, o meu repúdio para quem mente.

17 comentários:

Anónimo disse...

a politica nao é uma merda. o que é uma merda são blogues onde toda a gente diz disparates atrás de disparates e julga ter a maior das razoes. o pica limas perdeu a junta, nao por cabala como andam por ai a dizer, mas por nao estar verdadeiramente interessado em fazer servico publico. uma coisa é poleiro e festas e copos, outra coisa é trabalhar em prol da comunidade. nao queiram tapar o sol com a peneira e olhem-se ao espelho.

Anónimo disse...

Parabéns pelo post!

Que herança estamos a deixar aos nossos filhos?
Que tipo de pessoas serão no futuro, com exemplos deste género?
Por favor, pensem um pouco nisto...

Cumprimentos
Distraida

Filipe disse...

este Bruno Leal nao vale a pena só estraga este Blog, mais valia estar quieto... digo isto com bases em que faz vários tipos de acusações sem ter provas de nada... Sr. Bruno Leal faça um favor aos leitores deste blog: Saia!

Anónimo disse...

"A nossa política é uma merda."
É isso que está a acontecer, um pouco por todo o País.
Costumo dizer em privado que só deixa de ser Presidente de Câmara quem quiser. Eles têm tudo à disposição e claro as pessoas que os rodeiam não querem perder o lugar, logo influênciam os que estão por baixo com pequenas benesses e "a coisa compõe-se".
Há uns anos atrás dizia-se em tom de "gozo" que o Cascão não ganhou a Câmara de Santiago, porque os funcionários da Câmra votaram Proença. Se me pedirem provas eu não as tenho ( o voto é secreto), mas a dúvida manter-se-à eterna.
Sabe, o povo gosta de pão e circo e agora até gosta de música, seja pimba ou intelectual.
Só para terminar: Contaram-me esta semana um situação interessante:
A Câmara de Santiago abriu uma Delegação em Santo André para atendimento ( Tipo Correio Azul) com 3 funcionários Administrativos e pasme-se um Chefe de Divisão . A ser verdade aí estão os "doces" que se falam !

Al disse...

A nossa politica é uma merda, porque as pessoas são uma merda. Todos falam de Sines, todos usam o nome de Sines, mas quantos se interessam verdadeiramente por Sines? Polo industrial, todos prometem grandes projetos que nunca passarão disso mesmo, por motivos de propaganda. Se as pessoas não se interessam verdadeiramente pela terra nem por quem cá mora, porque não vão para o "Portugal dos Pequeninos" brincar? O que pensar quando os partidos colocam como candidatos pessoas que não têm nada a ver com a região? A politica deve ser levada com humor, negro. Isaltinos e Fátimas levam-nos a pensar se a justiça funciona correctamente e não são um bando de "brinca na areia". Então o homem é proibido de se candidatar, mas como apresenta recurso, já pode fazê-lo? Então, mas brincamos? Nunca poderemos alguma vez levar este país a sério se temos leis terceiro mundistas. A D. Fátima que gosta tanto de se pavonear, fugiu porquê? E quem a deixou fugir?
A culpa é de quem faz as leis, esses é que são os verdadeiros culpados. Quem as aprova, isso é outro filme.

Anónimo disse...

a situação do pica limas é mentira eu estive no jantar e ninguém lhe disse que ia ser candidato à junta, apenas se falou em pessoas para pertencer às listas e ele mostrou-se disponivel, NUNCA NINGUÉM lhe disse que era o candidato à PRESIDENCIA da JUNTA.

a cdu e o be têm aproveitado bem esta situação, será desespero...

Anónimo disse...

Tenha tento Bruno Leal.
Escreva menos. Dirá,certamente menos asneiras, como é o caso deste seu post.

Para esse pseudo candidato Picalimas, ganhe juízo pois já tem idade para isso.

Lembre-se de outros tempos,já lá vão uns anos, mas a situação foi semelhante.

Anónimo disse...

Aí estão os comentários de quem defende a mentira...e a falsidade...
Quem está no poder "pensa" que pode fazer tudo e espezinhar quem quer, porque a seguir tem sempre uns "seguidores" que hão-de espalhar a notícia que o culpado foi o "espezinhado" porque esse é que é o mentiroso...
Mas o POVO de SINES já não vai atrás destes profetas da hipocrisia...
Felipe, quem te conhece sabe que tens toda a razão neste enredo...
O "trabalho em prol da comunidade" que eles apregoam é pôr a Junta só a passar atestados e mais nada...
Esvaziá-la de funções consignadas na Lei, deixar de entregar o dinheiro que vem do Governo...enfim, quem está atento vê o que se passa...

Anónimo disse...

Já vi que o que escrevo não vos agrada. Por isso continuarei a escrever. Já que não aceitaram as propostas de Avenida Picalimas e de Largo Picalimas, que tal Azinhaga Picalimas? Já era bom, ou se calhar acham que ainda é muito?

Gostava só de ter um tratamento igual aos meus homónimos...

Anónimo das horas incertas

Anónimo disse...

O problema do sr. Filipe, é que na nossa sociedade em geral, acreditamos mais depressa nas mentiras que nas verdades;
SE O PICALIMAS ABRISSE A BOCA PARA CONTAR ALGUMAS DAS VERDADES QUE SE PASSARAM HÁ BUÉ ANOS,,,, já não cuspiam tanto, pois teriam que abrir guarda-chuva...e mais... muito mais, o homem devia escrever as suas memórias...pois memória de elefante tem ele, dava pano para mangas!
Sr. Filipe, nunca se arrependa de ser UM VERDADEIRO SINIENSE, SEM MEDO, denuncie sempre que possível aquilo que muitos sentem vontade de denunciar, mas não têm a sua coragem.... inclusivé eu própria...

Cumprimentos
Distraída

Anónimo disse...

A política é uma ciência, ou se preferirem uma arte... não a confundam com maus políticos...

Distraída

Anónimo disse...

Este país está "doente" e é realmente uma "merda": Se o nosso sistema judicial não permitisse tantos recursos e a Justiça fosse mais célere, alguns casos de corrupção noticiados originariam penas pesadas o nunca aconteceu e que desconfio nunca acontecerá. Seriam precisos mais meios para investigar e julgar em tempo útil esses casos. Lembremo-nos do caso Madoff que foi investigado, julgado e teve condenação em cerca de seis meses. Por cá os infindáveis recursos que o nosso sistema judicial permite, que apenas favorecem os ricos, com meios para os explorar, é o suficiente para paralisar a justiça e assim a única pena que atinge esta gente rica e poderosa será o facto de terem que gastar um pouco da fortuna acumulada sabe-se lá como para pagar a bons advogados que explorando todos as possibilidades do sistema judicial permitem manter os suspeitos em liberdade durante anos, lustros, décadas até que morram os lesados e o crime se esfume na memória dos tempos. Poderemos concluir que assim a justiça não é igual para todos, o que também é injusto e talvez até inconstitucional.

A culpa é nossa porque não somos capazes de desatar o "nó górdeo" que nos prende ao PS e PSD, partidos há demasiado tempo ligados ao poder que já não têm capacidade de regeneração e resolver o problema de forma honesta. Ambos reconhecem que é preciso fazer alguma coisa mas nunca é a hora oportuna: É preciso reduzir o nº de recursos possíveis, simplificar as leis, dotar de meios a investigação e Tribunais e aumentar as penas efectivas em vez da sua redução como tem acontecido ultimamente.

Concordo que não se pode condenar antecipadamente quem quer que seja antes do resultado do recurso final, mas, sem cortar a possibilidade de recurso, um condenado é um condenado e a partir daí o esse estatuto deveria impedir o exercício de funções públicas mesmo considerando a existência de recurso. Mais: A apreciação do recurso deveria ter prioridade máxima e implicar o aumento da pena em caso de confirmação, porque é frequentemente usado apenas como expediente para adiar o seu cumprimento.

Zé da Burra o Alentejano

Barafundas disse...

Este Post é verdadeiro, senão vejamos:
Isaltino Morais;
Disse em tribunal quem o dinheiro, muito dinheiro em malas no seu gabinete eram "sobras de campanha"
gostava de ver numerário cheira-lo
acaricia-lo enfim por a mão na massa. Afinal o tribunal enganou-se? Não me parece, e vai a votos.
Fátima Felgueiras;
Este post não aguentaria o resumo dos acontecimentos em que esta senhora está metida. É tudo mentira? Porque foi para o Brasil?
Vai a votos.
Valemtim Loureiro;
Também é tudo mentira?
Vai a votos.
Avelino Ferreira Torres;
Também é tudo mentira?
Vai a votos.
Afinal foram presos? Não vão a votos!
A politica não é uma MERDA,mas deixar que tudo continue na mesma depois de condenados, virem para a praça publica mesmo á saida do tribunal, filmados e em directo para todo o pais ver, ali a poucos metros da sala onde foram julgados dizer mal da própria justiça, ameaçando juizes, magistrados, mostrando indefença pela condenação é duro ver para o cidadão comum, porque por muito menos se é preso neste pais. Medina Carreira disse á pouco tempo. Num pais onde roubar uma galinha para se comer é-se preso, e no mesmo pais onde roubar um aviário inteiro não se é preso, tá tudo dito.
Estes casos graves para a democraçia, para a sua credebilidade deviam merecer mais atenção dos grandes partidos com leis capazes de não permitir isto,
mas será que estão interessados?
Para fechar.A proposta de João Cravinho da lei anti corrupção foi retirada pelo PS porque? Reflitam.

Sobre o Pica Limas será noutra capitulo, misturar o meu Pica Limas com esta cáfila era perigoso para o rapaz, a não ser com a Fátima Felgueiras emfim prá idade que tem e pelo aspecto com se apresenta em julgamento, um homem não é de ferro... .
Barafundas.

Um amigo do PICA LIMAS disse...

Só falo do meu LUIS-PICA LIMAS:
Querido amigo,
Enfim em Sines na nossa querida e amada terra sou confrontado com o comunicado, publico em papel A4 num café, onde o meu querido amigo
tece as considerações que julga necessarias mas não suficientes para esclarecer TODA A VERDADE, acerca do convite/desconvite para seres cabeça de lista a junta de fregusia por um tal SIM que não sei o que é. Não tenho estado cá. Até parece o programa da SIC.
E digo não suficientes porque me constou haver um desmentido daquele movimento independente SIM
e outro teu mais elaborado e mais preciso.Não te tenho por mentiroso
por isso acho que deviria ser feito mais qualquer coisa para defenitivamente esclarecer este embroglio, em que te metestes ou meteram.
Lembrei-me por isso de criar o MIA-PL ou seja MOVIMENTO INDEPENDENTE APOIO-PICA LIMAS. Este movimento teria sede numa casa da Câmara como qualquer movimento, marcava-se uma reunião com o Sr. Dr. para tratar do assunto.
Isto não pode é ficar assim, em aguas de bacalhau, temos que saber TODA A VERDADE. O movimento terá pernas para andar, dependendo dos apoios e inscrições que aqui no blogue se forem constatando.
Viva o MIA-PL a verdade acima de tudo.
Um Amigo

Anónimo disse...

O povo português é que é uma merda porque vota sempre na mesma merda.Os dois partidos do costume estão cheios de vicios, já combinam as roubalheiras um com o outro.Defendem-se uns aos outros e inventam leis para se protegerem. Vamos mudar isto. Vamos votar em partidos diferentes e experimentar novas politicas. Isto assim não é democracia, os tachos vão sempre para os mesmos.

Anónimo disse...

"A política é uma ciência, ou se preferirem uma arte... não a confundam com maus políticos..."
by Distraída

A politica é uma ciência, agora arte nunca acreditei.
Só se for a arte de aldrabrar o próximo.
Procuram-se politicos honestos !
Quantos são, quantos são!

Anónimo disse...

TANTOMAR ------ A politica é uma arte de enganar e o povo quer é bjs ahahahahahahahah