quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Autarquias.org

Reportar, ver, partilhar ou debater problemas do seu Município

Com o autarquias.org os cidadãos podem alertar os municípios para as mais variadas situações, desde de Lixos na via pública, postes de iluminação que não o funcionam, buracos na via pública, equipamento danificado, problemas nos abastecimentos, ou outros tipos de problemas, que muitas das vezes as Câmaras Municipais não tem conhecimento.
Os cidadãos podem acompanhar as respostas das autarquias aos alertas apresentados por outros cidadãos, como também participarem nesses mesmos alertas adicionando comentários.
O autarquias.org permite também a criação de debates por cidadãos que pretendem discutir assuntos que lhes pareçam pertinentes com outros cidadãos e com o próprio município ou questionar a autarquia sobre um assunto do interesse de todo o município, como também a abertura de petições.
Experimente.
www.autarquias.org

3 comentários:

Marius Herminius disse...

Sendo as próprias eleições uma forma de tentar convencer os cidadãos – leia-se eleitores - de que são eles que de facto decidem sobre os destinos do seu país ou da sua autarquia, é natural que em tempos pré eleitorais surja alguém a acenar-lhes com mais uma possibilidade de intervenção cívica. Vai daí, o eleitor sente-se importante porque lhe pedem – uma vez mais - a sua opinião e começa a contactar todos os organismos que dizem querer dar voz à sua voz.
E ele, o eleitor que também se sente cidadão, escreve; opina; sugere isto e mais aquilo, no pressuposto de que - quem está do outro lado – dará às suas palavras o justo valor que elas terão.
Entretanto, os eleitos tomaram posse e os votos dos eleitores – que passaram a ser meros cidadãos – só voltarão a ser necessários daí a uns 4 anos e a sua opinião, que antes valia ouro – leia-se votos - agora só serve para encher os serviços camarários ou outros, podendo até dar origem a comentários do género “mais um a chatear-me a cabeça” ou “esta pensa que não tenho mais que fazer senão aturá-la”.
E tudo volta à realidade, em que o cidadão – leia-se contribuinte – medita nas promessas que lhe fizeram mas que ninguém cumpre e jura que nas próximas eleições já não votará porque “eles são todos iguais e só querem é tacho”.
Esta situação é recorrente e ajuda a explicar o porquê do aumento contínuo e galopante da abstenção.
…mas eu concordo com estas iniciativas, com certeza, na esperança de que este meu texto se venha a tornar num exercício de pura ficção.

Anónimo disse...

TANTOMAR --- MARIUS HERMINIUS disse muito bem ELES QUEREM É TACHO

Celeritas Caesaris disse...

Um abraço Sr. Marius Herminius, você deixou o post perdido para lá do horizonte, embora acredite que quem o fez foi com a melhor das intenções.
Realidade mais real que aquela que o senhor expôs, não há.
Porque todas estas realidades que antecedem eleições, são realidades virtuais.
Bem haja.