quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sines

Através da SinesTV, acabei agora de ver a inauguração da casa Vasco da Gama, mais propriamente o discurso do Presidente da Câmara seguido do discurso de Cavaco Silva.
De facto Sines, é naturalmente uma terra bonita, condenada a ser histórica como de facto é, banhada por um oceano de oportunidades em tons de azul do mar. Fresca (poluições à parte), soalheira, apetecível e misteriosa.
A primeira imagem que guardo de Sines, é a de estar em pé, na rua que desce para os antigos correios, com o mar a espreitar por entre a rua estreita lá em baixo, num final de tarde que me lembro de ter sido estranhamente confuso, mas que afinal de contas se revelou inesquecível.
A descoberta do mar a tempo inteiro foi reconfortante, para quem tinha recentemente perdido os amigos de infância, mas a descoberta de outros compensou há muito tamanha perda e abalo na minha infância. Sei que mudei para uma terra melhor, para uma terra com pessoas mais puras, para uma terra mais atractiva e hoje, sinto-me sineense ou siniense com muito orgulho.
Cavaco disse que Sines, tinha aceite desafios nos últimos anos, mas Sines nada aceitou até hoje, tudo lhe foi imposto por influências exteriores. Sines mudou, foi forçada a isso, mudou rápido demais, desordenadamente demais, numa construção sem quaisquer critérios urbanísticos ou arquitectónicos.
Nesta aliança de responsabilidades entre locais e nacionais, somos hoje de uma terra excessivamente associada à poluição, vista aos olhos de muitos, como um destino turístico insuficientemente atractivo. Com uma autarquia fechada a influências de qualquer Governo, vimo-nos durante muitos anos esquecidos pelos governantes nacionais.
Cavaco veio cá falar em nome de todos eles, para ele Sines está bem e recomenda-se. É uma cidade segura, com o centro histórico bem conservado, isenta de poluições excessivas, com excelentes infra-estruturas e fartura de zonas para a prática de desportos ao ar livre, bem como jardins e zonas de lazer à disposição da população.
Ao ouvir Cavaco diria que tudo está bem no reino dos sinetes, não fosse eu de Sines e diria que as contas públicas estão de boa saúde e as associações socio-culturais são apoiadas de forma justa.
Pode ser que o optimismo se pegue, pode ser que seja apenas qualquer coisa genética, talvez fosse mesmo um presságio do futuro vindouro, Cavaco já se sabe, nunca tem dúvidas e raramente se engana.
Talvez ele saiba que Sines é demasiado antiga e que já sofreu muitas mudanças forçadas, talvez ele saiba que Sines jamais se recusará a sair da história deste País, talvez ele pense como eu, que Sines será sempre Sines, apesar de tudo o que lhe possam fazer de mal.

6 comentários:

Anónimo disse...

SINES, terra de GRANDES HOMENS...

e grandes obras...

Anónimo disse...

Ó Sr. Bruno Leal poupe-nos ao seu cinismo, o seu contributo para este blog resume-se a nada, não há pachorra para a mesma conversa, para os seus pobres ensaios prosaico-poéticos e revivalistas, que apenas demostram o facto de ser tão imberbe e a sua sede de protagonismo.
Porque será que está sempre a malhar em Sines?
Terá objectivos? Quantos posts por semana são?
Quando não tiver nada de novo para dizer - fique calado.
Sines e os Sineenses agradecem.

Acrescento desde já que não tenho ambições politicas e que não pertenço a nenhum partido nem movimento, mas sou de Sines e não gosto de ver o nome da minha terra a ser sempre enxovalhado por este Sr. É por causa deste tipo de conduta e de pessoas que Sines não vai para a frente.

Bruno Leal disse...

Caro anónimo, aconselho-lhe o mesmo, que fique calado, quando nada tem para dizer.
Provavelmente ter-se-á sentido corajoso ao escrever essas palavras de raiva cega a mim dirigidas, provavelmente sentiu-se aliviado, melhor para si.
Tem de facto lógica o seu raciocínio distorcido, em que conclui que eu por criticar a incompetência de quem nos governa, serei o responsável, ou um dos responsáveis, por Sines não avançar. Bem, ao menos admite que Sines não avança e isso já abre uma porta para a sua própria descoberta interior.
Acredito que não entenda nada do que escrevo e acredito que isso o irrite, mas guarde o seu rancor só para si. Inspire fundo e expire em ritmo constante e vagaroso. Vai ver que ai sim se sente melhor.

Anónimo disse...

Sines foi e continua a ser uma cidade muito bonita e de boa gente. Se mudou, a culpa foi de Marcelo Caetano. Mas já imaginaram como seria Sines a viver só da pesca, do pequeno comércio e do turismo? Haveria muita pobreza como noutros tempos. É realmente necessário termos mais cuidado com o meio ambiente, mas também são importantes os postos de trabalho.

Anónimo disse...

Caro anónimo, aconselho-lhe o mesmo, que fique calado, quando nada tem para dizer.

Olhe Sr. Bruno Leal, não lhe tenho qualquer raiva, abomino é a estupidez que cada post seu representa, a inveja, o eterno disparate - a sério quando não tiver nada para dizer esteja calado.
Se lhe tivesse raiva cega, estive a seu lado neste fim de semana, imagine o trapinho ...
Raiva cega é o que o sr. tem por quem não é como você, tapado e ignorante raivoso, ainda por cima convencido, não sei de quê?
Entendo muito bem a mensagem de ódio que quer transmitir, e entristeço-me por ver um jovem respirar tanta raiva, tantó ódio, não sei bem ao quê?
Quando cresceres mentalmente, terás vergonha do chorilho de disparates que andaste aqui e em outros lados certamente, a ladrar.

Bruno Leal disse...

Caro anónimo cobardemente escondido, o que você pensa é diferente do que muita gente pensa em relação ao que eu escrevo. Felizmente são mais elogios do que as criticas. Criticas aliás são muito raras, mas pelo menos admiro-lhes a coragem ou a naturalidade, ao contrário de pessoas como o senhor que se calam e falam por trás. Sinceramente a si o meu desprezo.
E para sua informação só teria vergonha se não dissesse o que penso, como o senhor.