segunda-feira, 20 de julho de 2009

Estudo coloca Sines em 11.º lugar no ranking da qualidade de vida

O “Indicador sintético de desenvolvimento económico e social ou de bem-estar dos municípios do continente português”, elaborado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior (UBI) sobre dados recolhidos em 2006, coloca Sines em 11.º lugar.
No estudo divulgado no ano passado (com dados relativos a 2004), Sines estava classificado em 20.º lugar, o que representa uma subida de nove posições nesta escala da qualidade de vida no nosso país.

Ranking de Portugal Continental
1. Lisboa
2. Albufeira
3. Oeiras
4. São João da Madeira
5. Porto
6. Constância
7. Cascais
8. Aveiro
9. Lagos
10. Coimbra
11. Sines
12. Alcochete
13. Portimão
14. Loulé
15. Alpiarça
16. Évora
17. Palmela
18. Faro
19. Crato
20. Lagoa

Para ler o estudo integral, clique aqui

20 comentários:

Anónimo disse...

Outro post que nunca poderia ter sido colocado pelo Sr. Antóniuo Bráz, tamanha é a imparcialidade.

Sines é o município de todo o Alentejo e todo o Distrito de Setúbal com melhor qualidade de Vida.

Também merecia aqui um post sobre a aprovação, pelo tribunal de contas, da candidatura que a Câmara de Sines fez ao PREDE e que vai permitir liquidar as dívidas aos fornecedores.

Anónimo disse...

Não devem ter tido em conta a qualidade do ar e da nossa água! Já para não falar de outos aspectos.

Anónimo disse...

Já que existem tanta gente a falar mal de Sines porque lhe convém politicamente, uma notícia boa para a nossa terra. Uma justa homenagem para o autor do Sinespodre!!!

efernandes disse...

Acho que seria importante saber quais os dados que foram recolhidos para a execussão do estudo e que parâmetros foram considerados.
Sem esses considerandos, é difícil exprimir uma opinião segura.

Anónimo disse...

Estimado,

Pode consultar no post o estudo propriamente dito, realizado pela Universidade da Beira Interior.
A avaliação foi efectuada pela mesma universidade, o que garante a imparcialidade do estudo.
Regozijo-me com a o post em questão, porque vai de encontro ao que sempre tenho defendido aqui no blog - Sines tem qualidade de vida e orgulho-me enquanto sineense, desse facto ser reconhecido por uma entidade independente.
Até poderia ser dedicado aos Srs. Bruno Leal e António Bráz.
Esta é para vocês.
Obrigado.

Anónimo disse...

Sines fica em 11º. , Santo André fica em 1º..
Isto, deve ser mais uma "encomenda" de alguém.
Faz-me lembrar as sondagens dos partidos politicos.

Estação de Sines disse...

Em relação a este assunto veja o post que publiquei a 05.02.

Um ranking que pretende medir a qualidade de vida, elaborado pela Universidade da Beira Interior coloca Sines na 20ª posição a nível nacional e em 1ª na Região do Alentejo.
É certo que o conceito "Qualidade de vida" é subjectivo, mas qualquer ranking que atribua a 1ª e 2ª posição a Lisboa e Albufeira, respectivamente, somente demonstra que os critérios utilizados não podem ser os mesmos que normalmente pensamos quando nos referimos a qualidade de vida.

Estação de Sines disse...

Também merecia aqui um post sobre a aprovação, pelo tribunal de contas, da candidatura que a Câmara de Sines fez ao PREDE e que vai permitir liquidar as dívidas aos fornecedores.

Se andasse antento existem pelos menos 3 post de minha autoria sobre o assunto. resumindo o Programa de Regularização Extraordinário de Dividas ao Estado, só tem uma coisa de bom, permitir que os fornecedores não sejam vitímas do atoleiro de dividas que manuel coelho criou na CMS, pois não resolve o problema do endividamento, limita-se a transformar a divida existente, com a agravante de alavancar a possibilidade de maior recurso a endividamento a fornecedores e aumentar o endividamento global.

Mas estamos reféns da situação calamitosa da gestão de Manuel Coelho. Como diz algures um anónimo isso da transparência não é impostante, importante é a ignorância e alguns irem safando-se

Anónimo disse...

se sines está em 11º lugar, quero ir prá ilha

Anónimo disse...

"Em termos teóricos as principais conclusões prendem-se com a ambiguidade e carácter
multifacetado que caracteriza o conceito de desenvolvimento económico e social ou até
de qualidade de vida no seu sentido mais amplo."

Este parágrafo resume o grau de confiança que este estudo merece.

O que é bom para o estudo é mau para os habitantes ou vice versa... mais uma vez falta aquilo que estes estudos NÃO fazem, Inquéritos reais e comparações reais.

com 1000 euros/mês em qual dos Concelhos deste país se viveria melhor? qual ofereceria melhores serviços básicos? e por diante.

falacioso.

Anónimo disse...

Não estou a desculpar o Dr. Coelho, mas uma coisa é certa, todas as câmaras do país estão endividadas e algumas delas sem que haja justificação para tal. O Dr.Coelho fez muito por Sines e ponto final. Mas espero que não ganhe as próximas eleições. Nós temos um melhor candidato, um candidato experiente, amigo da sua terra e que eu ia jurar que foi o braço direito do outro senhor. Vamos todos votar Chico. Com toda a roubalheira que anda por aí é urgente escolher pessoas honestas. Só espero que o Chico não acabe com o FMM, com as tasquinhas e que reabra a feira porque os sineenses merecem algum divertimento e permite que Sines seja ainda mais conhecido a nível nacional e não só. Fiquei contente com o 11º lugar no ranking, isto deve-se, penso eu, ao enorme desemprego que assola o país.

Anónimo disse...

Quanto ao lugar na classificação pela qualidade de vida, espero que fiquemos em primeiro lugar brevemente, pois pelo que já vi nas tasquinhas vamos viver como nas mais conceituadas metrópoles do mundo, a estimar pelos conceitos apreguados.
Espero que, depois do FMM e das despesas com publicidade aos conceitos, ainda reste algum dinheiro do PREDE para pagar aos fornecedores de bens essenciais para o funcionamento da Câmara.

Anónimo disse...

A CMS devia ter vergonha em colocar esta noticia no seu site e omitir a da CTOC que diz que sines é das autarquias mais endividadas do país.

Depois de tanta areia para os olhos, diremos basta, quando chegar a hora.

Anónimo disse...

Peço desculpa por me desviar do tema ranking da qualidade de vida mas parece pertinente a minha duvida;
O dinheiro do PREDE já estará disponivel?
Se já estiver disponivel, já iniciaram o pagamento das dividas aos fornecedores?
É que as festas pagam-se adintadamente, é a pronto.
Pronto, já fiz as perguntas.

União de Sindicatos - SINES disse...

MAs o que é QUALIDADE DE VIDA para os Portugueses em geral e para os Sinienses em particular?
Não há qualidade de vida sem trabalho e salário dignos, não há qualidade de vida sem Saúde,Educação, Segurança e principalmente Perspectivas de futuro.
Se estes conceitos estiverem preenchidos então sim, há qualidade de vida.

Anónimo disse...

Sines é dos poucos concelhos do país que não se pode queixar de falta de trabalho. Além de ter muitas empresas espalhadas pelo complexo que dão muitos empregos a muita gente que simplesmente ficou sentada à espera deles ainda há outras actividades que são esquecidas como a construção civil e a pesca, que os sinienses como é óbvio rejeitam, querem apenas um lugarito numa qualquer empresa e ter um ordenado bem acima da média do resto do país numa zona onde o custo de vida não é de todo dos mais caros, por isso se há coisa que me irrita ver em sines são as paredes com o belo slogan "Sinienses querem trabalho!". Então se quiserem
eu posso arranjar e muitos porque não faltam restaurantes, barcos de pescas, obras... Deviam olhar para o resto do país e de facto ver o que a falta de emprego.

É claro que de facto a qualidade do ar, da água e algumas infraestruturas são más ou inexistentes, mas o nível médio em sines (remuneração/custo de vida) é sem dúvido dos melhores do país.

Anónimo disse...

Estou como aquele grafite colocado na passagem superior ( ponte do comboio) no pinhal dos ouriços : SINIENSES QUEREM TRABALHO E AR PURO.

efernandes disse...

Há já um sineense pelo menos pretende demonstrá-lo por escrito, embora anonimamente,que está feliz,com o seu nível de vida e custo de vida.

Que bom se os restantes mais de 15 mil (residentes, não contando com a envolvente de Santiago)pudessem dizer o mesmo!

Anónimo disse...

óptimo para os sinienses,é que os comunistas enquanto o são, governam bem, e tudo fazem para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.
Voto CDU e não me interessa quem é o candidato. Enquanto não aparecer outro partido com os mesmos valores, honestidade e competência, não mudarei. Os comunistas gerem bem as câmaras. Preocupam-se com os mais desfavorecidos; não são vaidosos e manientos; São humildes e vivem para proporcionar bem estar aos outros e não para si próprios.A pior coisa que podia acontecer aos sinienses era o PS ganhar a câmara. Já imaginaram se tivessem a mesma actuação do governo central? Pôr sinienses contra sinienses; Armarem-se em donos dos trabalhadores; Arranjar estratégias para retirar direitos aos mesmos, alegando que têm muitas regalias, mas depois não beneficiar os que têm menos. Ou seja, pôr todos de tanga. Este PS tal como está, é do piorio, eu duvido que depois das eleições se volte a ouvir falar daquele senhor "engenheiro" que destruiu o país e o partido. O grave é que tudo isto aconteceu com o apoio dos seus seguidores.

Anónimo disse...

Eu estou contente?! Eu sou siniense mas não vivo em sines, apenas visito aos fds e férias, mas até vir trabalhar para fora sempre vivi em sines e o que vos falta é comprar com o resto do país. Se acham que os ordenados são baixos e o custo de vida é alto é porque não conhecem a realidade do país. E de facto eu sou dos que apontam muitas falhas em sines, principalmente culturais e de lazer, mas em termos económicos os sinienses não podem mesmo queixar-se.