segunda-feira, 20 de julho de 2009

FMM



Sou suspeito. Vejo o FMM como um espírito e não apenas como um mero festival. Um espírito que mudou a imagem de Sines aos olhos do restante Portugal, principalmente entre os mais jovens, pelos quais é visto unanimemente, como um dos grandes festivais de verão.
Há coisas que não têm preço, coisas impossíveis de avaliar materialmente num curto prazo de tempo, visões diriam alguns, acasos dirão outros.
Tudo tem de facto a ver com a imagem e com a simbologia que este festival transmite, desde a sua ligação ao planeta Terra, passando pela abertura de mente a que nos obriga, mostra a muitos milhares, uma Sines que recebe bem, uma Sines descomplexada e pouco dada a preconceitos, numa eterna comunicação com o oceano que se estende a seus pés.
A frase "Sines terra de descobertas", numa alusão clara à época mais aventureira de Portugal, estimula-nos a interagir com os outros, a abrir os olhos para o Mundo, a contemplar a arte de países remotos, provindas de tradições tão diferentes daquelas a que estamos habituados.
Simbologias e sentimentos à parte, que isto do meu último dia de FMM 09 ter sido Domingo ainda custa, o nosso Músicas do Mundo é hoje o festival da moda, o most fashionable festival deste nosso País à beira mar plantado.
Poderá ser apenas uma moda que espero que não venha a descaracterizar o espírito do evento, mas que poderá torná-lo demasiado comercial. A forma de controlar este processo de crescimento, não será porventura fácil,talvez nem seja possível fazê-lo. Deveremos apenas continuar a apostar na diferença, na surpresa, na descoberta de novas sensações, evitando ceder a números mais favoráveis,ou mais aliciantes.
O festival começou da melhor forma e, depois das criticas ao ritmo do último FMM, este parece querer compensar o que possa ter faltado o ano passado, com Porto Covo cheio e o comércio a beneficiar em muito com todo esse aparato.
Longa vida ao espirito das descobertas!

9 comentários:

ssms disse...

Falando particulamente de Porto-Covo, pois vivi la imensos anos, penso que foi muito bom terem metido um fim de semana de FMM lá, pois as pessoas de lá vivem,muitas delas, do turismo, do dinheiro que arrecadam no verão, e vendo os turistas cada vez mais afastados devido a crise, o FMM só veio renascer para os moradores e comerciantes de lá...claro que sines tambem nao é excepção, somos apanhados por uma onda de culturas, diferentes paises, que querem vir ver o FMM e passar uns bons dias no castelo e na praia, claro que para cá,para os comerciantes tambem é bom,e nesta altura, toda a "ajuda" é bem vinda.

Patrícia B. disse...

Soube óptimamente comprar um bilhete para o desconhecido e nas três noites de concertos em Porto Côvo ter de lá saído satisfeita e surpreendida com esse mesmo desconhecido!
É um Festival aventureiro até no simples acto de comprar bilhetes! ;)
E muita gente vi à porta durante algum tempo especados a olhar para a 'TV', que logo se aventuraram em comprar e entrar! Outros que a todo o custo tentavam arranjar um bilhete de saída de alguém que não tornava a entrar.

Uma festa! (que ainda não acabou, mas que Porto Covo já fez e muito bem!)

Anónimo disse...

o investimento efectuado neste festival somente no porto covo, resolveria muitos problemas numa terra que continua esquecida pelo poder local.

Concordo com a sua análise, trocamos o imediato - as nossas necessidades reais, imediatas e quiça comezinhas - por um amanhã que canta, assente numa imagem de modernidade que projectamos, mas que não corresponde à realidade do nosso dia-a-dia.

o FMM é uma cedência de dias ao gosto e prazer de alguns, a troca do sacrificio de muitos ao longo de todo o ano.

lamento mas é a minha opinião, muito gostava de disfrutar deste magnifico FMM 09, sabendo que tanto problemas da minha terra, não aguardam solução por falta de dinheiro.

De que adianta andar de BMW, transmitindo uma imagem de odernidade e depois passar fome em casa?

Bruno Leal disse...

É verdade caro anónimo, mas depois de já termos comprado o nosso BMW, que tantos desejam ter, para quê dispensá-lo se ele não for a principal causa das nossas dificuldades?
Cortemos noutras coisas, há tantas em que podemos poupar,mas não mexam no FMM. Este é um apelo emotivo aos futuros governantes locais.

Bruno Leal disse...

Mas concordo com o Braz, quando se queixa de não conhecermos os números deste festival, talvez assim os Sinienses lhe dessem mais valor.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Bruno Leal. Não acabem com o FMM, Já é demasiado conhecido e elogiado por pessoas de todo o país. É um orgulho para nós sinienses ter um evento destes. Mesmo que não dê lucro, atrai turistas para esta zona que muita gente desconhecia. Algumas pessoas mais antiquadas têm tendência a criticar, principalmente por causa dos desacatos e da droga, mas a verdade é que estas situações são normais onde há grandes multidões.

Luis Maldonado disse...

O FMM Sines edita mais uma vez em 2009 uma compilação do evento. O disco duplo começa com o hino “Diaspora”, do grupo britânico The Ukrainians, e termina com outro hino, desta vez vegetariano, da autoria de Lee Perry. Pode ser adquirido na Loja FMM (junto à entrada do palco de Porto Covo e no largo junto ao Castelo).

Anónimo disse...

Passei só para mais uma vez dizer ao Bruno Leal que esteve 5 estrelas neste Post!!! Continua a escrever para nos lermos!!!

Força xuxas!!

PS:já nem posso imaginar o verão sem o FMM!!!Temos varias maneiras de poupar!! mas isso não me cabe a min dizer!!!

Estação de Sines disse...

caro anónimo, quanto à questão do registo de patentes, não posso publicar nada, pois de tudo o que ouvi, nada de concreto tenho. Se pretender poderá enviar-me mais informação, via comentários ou mail