terça-feira, 23 de junho de 2009

Sines, Terra de Boatos

boato [ bo.a.to ] substantivo masculino ( Do latim: boatu ):
1. notícia que corre publicamente, mas não confirmada;
2. rumores;
3. atoarda;

Talvez devido ao excesso de horas livres durante o dia, na maioria das vezes 66% do total das 24 diárias, a proliferação de boatos e rumores de todas as espécies emerge em Sines.
Por tudo e por nada, o cidadão comum inventa, aumenta ou transfigura histórias que, ao contrário do que se costuma dizer, nem sempre tem uma "pontinha de verdade".
Ultimamente, e talvez por razões da Crise, os boatos da existência de uma infindável lista de compradores do Complexo Petroquímico da Repsol Polímeros em Sines, têm surgido que nem cogumelos. Mas atenção, há cogumelos venenosos, que ao ingerir, podem ter repercussões dramáticas.
Na maioria dos casos, e estava mesmo capaz de afirmar que em todos eles, o surgir do boato apenas contribui para a degradação do bem estar social no seio de uma empresa, família, município, país, ou mesmo de um grupo de amigos. Os boatos nascem quase sempre de uma pretensa verdade, que alguém gostaria de ver realizada, mas não para melhorar seja o que for, apenas e só para poder gritar bem alto "EU TINHA RAZÃO!!".
No caso específico da Repsol, já correm boatos sobre o pretenso interesse na compra do site pela Galp Energia, Sonangol, BP & ENI, empresas chinesas, etc.
Vejamos: Se a Repsol está com problemas financeiros, se a empresa está a pensar ir para Lay-Off (tudo boatos), então porque RAIO haviam as outras empresas de a querer adquirir?? Para terem prejuízo?? Caramba, é como somar 2+2... Será que nem sempre o resultado é 4??
Oscar Wilde disse "Sempre que um homem faz uma coisa completamente idiota, é sempre com a mais nobre das intenções". Acho que este perfil se encaixa na perfeição nas pessoas que inventam histórias só para passar o tempo, sem pensar nas consequências a terceiros e, por vezes, a ele mesmo!
Para todos aqueles que perdem tempo precioso a inventar boatos, fica aqui uma chamada de atenção: Vão trabalhar, fazer algo de útil para a sociedade!!

6 comentários:

Anónimo disse...

ois deste encerramento a repsol, nunca mais vai voltar a ser tal como a conheciamos.

os boatos são irmãos gemeos da ilusão

Anónimo disse...

há boatos e ...boatos!

o boato vem muitas vezes das «verdades» vertidas nos jornais por repórteres pagos a peso de ouro para dizer apenas o que convém a este ou aquele lobby. a maior parte das vezes dizem assim: "... fontes próximas do presidente informaram...”, sacudindo assim a água do capote.
basta recordar os tempos em que o nosso primeiro andou por Sines de pá na mão garantindo que ali nasceria um pólo petroquímico de elevado gabarito - dando emprego a muita gente – para nos apercebermos que afinal tudo aquilo não passou de uma atoarda, isto é, um boato!
por mor dessas atoardas «oficiais» é que nós, o povo, nos refugiamos nos blogs na esperança de saber um pouco mais do que aquilo que diariamente nos deitam nos telejornais e noutros órgãos de informação considerados fidedignos.

pessoal e estatisticamente falando, direi que entre os boatos espalhados pela imprensa paga pelo consumidor e a estacaodesines.blogspot, tenho encontrado mais «verdades» na segunda do que na primeira fonte.

mas nestas coisas, como noutras que seria penoso enumerar, costuma dizer-se que “… cada um come do que gosta!”.

Unknown disse...

Quando queres vender um carro, pode ser por já te dar prejuizos a mais e queres vende-lo, quem vai comprá-lo nao tem que saber das tuas despesas. Isto é só um exemplo.

Anónimo disse...

a crise faz c k td desvalorize, as casas por exemplo desvalorizaram imenso, o mm acontece c o complexo, mas kuando a economia voltar ao normal vai td voltar aos valores normais, ou seja e a melhor altura pa s investir, kem comprar o complexo agr da ki a 10 anos vai ganhar €, por isso ate axu k esse rumores tem alguma razao d ser, mas continuam a n passar disso, rumores...

efernandes disse...

Prá mentira ser segura
e atingir profundidade
Tem que trazer à mistura
Qualquer coisa de verdade
(Antonio Aleixo)

Anónimo disse...

Boatos, que por vezes até são verdades, tal como neste caso...Parece que pusestes a pata na possa…o Lay-off está confirmado só falta confirmar a venda ou até mesmo o encerramento “o que não deve estar para longe” segundo os boatos que andam por ai.