segunda-feira, 29 de junho de 2009

Correio dos Leitores - Comunicado do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul sobre as Comemorações do Dia do Pescador-Ano 2009‏

"Caro Braz,venho por este meio enviar-te um comunicado do sindicato dos pescadores sobre as comemorações do Dia do Pescador em que mais uma vez fica demonstrado a personalidade das pessoas que estão á frente do nosso Concelho. Queria dizer que nem sou sindicalista nem sou pescador (sou é filho de pescador e siniense) e que este comunicado foi distribuído em Sines (pelo menos no Bairro Marítimo) na semana a seguir às ditas comemorações onde estive presente, assim como os adversários políticos (Idalino e João Custódio) do actual Presidente. Passo a citar:

AOS PESCADORES DE SINES
COMUNICADO SOBRE AS COMEMORAÇÕES DO DIA DO PESCADOR - ANO 2009

Habitualmente a Câmara Municipal de Sines organiza e promove as Comemorações do Dia do Pescador. Assim aconteceu mais uma vez. Facto que registamos com elevado apreço.

Para a organização e promoção deste evento a Câmara de Sines rodela-se de alguns colaboradores, nomeadamente, os Pescadores de Sines, a Associação de Armadores da Pesca Artesanal e do Cerco da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, a Mútua dos Pescadores e o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul.

Em todas as Comemorações o Senhor Presidente da Câmara, para além da deferência que tem para com os colaboradores, sempre nos tem convidado a usar da palavra não só para saudar os nossos camaradas pescadores e seus familiares, mas também para falar dos problemas resultantes da crise com que o sector da pesca se defronta.

Este ano contrariamente ao habitual o Sindicato viu-se privado de dirigir algumas palavras aos presentes, particularmente, aos pescadores de Sines e suas famílias. Poder-se-á dizer que nenhum dos outros colaboradores usou da palavra o que é verdade. O que ficamos sem saber é se os outros colaboradores não quiseram usar da palavra para com isso dar ao Senhor Presidente argumentos para contestar que nós usássemos da palavra.

Um facto evidente é que o Senhor Ferreira da Costa, durante o período em que decorria o almoço, nos veio dizer que nós iríamos fazer uma intervenção. Mas para surpresa nossa, um pouco mais tarde, quando menos se esperava a Senhora D....... veio informar-nos, pedindo-nos desculpa por isso, que foi decidido que só iria usar da palavra o Senhor Presidente. Ficámos boquiabertos.

Com afirmações do género daquelas que o Senhor Presidente foi proferindo durante o seu discurso, tais como, «SÓ com protestos não vamos a lado nenhum, SÓ desgastam»», ou como a de que «as pessoas vieram aqui para se divertirem e não para ouvirem pesados discursos», ia ficando cada vez mais perceptível que o Sindicato não iria mesmo usar da palavra. O que efectivamente aconteceu.

O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul considera este incidente gravemente lamentável, configurando mesmo uma grave falta de ética.

Viva os Pescadores de Sines e suas famílias.

Pelo Sindicato Sines, Junho 2009"

enviado por leitor devidamente identificado

12 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que sei, foram os representantes da Mútua dos Pescadores, Sr. João Lopes, e da Associação de Armadores, Sr.ª Filipa Faria, a sugerir ao Presidente da CMS que só falasse ele em nome de todas as entidades parceiras, dado que se tratava de um almoço convívio e de uma festa, onde tradicionalme4nte as pessoas têm pouca paciêncoa para discursos e dado que o evento se realizava em dois espaços diferentes.

Importa ainda dizer que o discurso do Sr. do Sindicato tinha aproximadamente 30 páginas.

Anónimo disse...

Andando e aprendendo. O homem tenta controlar tudo. Sabe que as pessoas não têm acesso aos bancos do poder e como agora quer vencer a todo o custo, zás....corta.
Só espero que "o tiro lhe saia pela culatra".

Anónimo disse...

Então e os "Mariscadores" colectados nas Finanças e pagantes de impostos, registados na Docapesca, não são "gente do mar"?
Não são convidados para o "almoço convívio" da comunidade piscatória?...
Ou é obrigatório ser sócio de algum sindicato?...

O SINIEENSE disse...

Eu penso que tudo agora é alvo de criticas a Manuel Coelho,mas esquecem ,que foi a CDU que o colocou na Camara e agora já não presta ???? Os Sinieenses não são burros como vocês pensam.

Anónimo disse...

é de lamentar estas situações,falarem sem saber,o discurso tinha apenas duas paginas... Tristeza

Anónimo disse...

Há pois é,

Elegemos o dono do momento...

Este senhor está completamente desenquadrado com os seus proprios principios...

Digam lá, uma rutura com o PCP requer este tipo de atitudes...

Então tá como o Socrates, só vê comunistas por todo o lado...

Não sou do PCP, mas com atitudes destas mais valia quando ele lá estava...

volta Chico e a CDU...

Anónimo disse...

Deixo as minhas dúvidas/perguntas:

- Porque permitem que estas situações ocorram?

- Por respeito?

- Por medo?

- E se alguém tomasse alguma atitude contrária, teria apoio?

- Só após o ocorrido aperceberam-se que foram "fintados"?

- Vale tudo?

A Mixugita

SINES disse...

Votar na prepotencia, na arrogancia, na mediocridade, na baixeza, na falata de principios, educação e parolice saloia, é o mesmo que votar naquele que enganou todos comunistas de Sines.
Querem continuar no escuro e no faz de conta
Querem??
Então votem no Peixão do MC
M de mauzinho C de Calimero

filho de um pescador de sines disse...

O primeiro comentário descreve na perfeição o cenário, visto estar tão bem informado.Então acha normal a Mutua(companhia de seguros) e Associação de Armadores(patrões)decidirem ser o sr.Presidente(grande defensor dos pescadores sinienses)a dar uma palavrinha aos pescadores e suas familias e não empatar muito as pessoas porque elas querem é comer,beber e dançar.
E importa ainda dizer que a Associação de Armadores não me parece que seja uma entidade muito credivel para defender os pescadores da terra.

nota: comentário removido parcialmente.

homem-novo-sines.blogspot.com disse...

Sou natural de Sines e filho de pescador, sou igualmente originário do Bairro Marítimo, pelo que me identifico claramente com o comentário publicado neste blog.
Concordo na plénitude com o conteúdo do comunicado emitido pelo sindicato, no entanto este não me pareceu o único acontecimento digno de registo, num dia que deveria servir de unificação, confraternização, solidariedade e fraternidade entre a comunidade piscatória da nossa terra!
Espelho puro do fenómeno da globalização (por outras palavras, da exploração proletária, da repressão de poucos sobre as liberdades de muitos, do materialismo virtual e decadência humana)é a atitude dos grandes senhores/armadores que estão cada vez mais afastados de uma órbita à qual já pertenceram, renegam as suas origens, parece que esquecem os terrenos que pisaram, cospem no prato onde comeram, falham a quem nunca lhes falhou! Não vi os grandes senhores à mesa com o simples pescador, não vi o debate de ideias que normalmente antecedia o manjar, não vi a exposição de homenagem ao Pescador, não vi aquilo que Interessa Mais!
Mas...vi muitos que têm um interesse por de mais! A quem a campanha interessa mais, a quem os pescadores interessam mais, a quem Sines interessa mais!
Tal como referi no meu blog www.homem-novo-sines.blogspot.com Sines não interessa mais, Sines é importante de mais! Assim como os pescadores são importantes de mais, tal como os seus direitos e reinvidicações!
Enfim...nos próximos meses assistiremos a autênticas romarias à ribeira, pintadas com todas as cores político-partidárias...mas em Outubro acaba! Depois assiste-se a novo calvário de 4 anos, durante os quais até o barulho das gaivotas em manhã de faina incomoda mais os interesses de alguns em deterimento da representação e unificação de forças em nome dos direitos de muitos pescadores!

Pescadores de Sines merecem:
-Melhores Condições de Trabalho;
-Rendimento Mínimo Garantido;
-Formação;
-Unidade;
-Respeito.

Viva os Pescadores de Sines e as suas Famílias!

Anónimo disse...

Com todo o respeito pelos pescadores, acho muito bem que só tenha falado o Presidente da CMS, já agora quem era o representante dos pescadores, seria o não menos educado Espadinha com um texto escrito pelo democrata Francisco Pacheco?
Na última assembleia municipal ouvi esse Sr F. Pacheco dizer que sempre ouviu a população eu posso afirmar É MENTIRA.

Força para os pescadores, não se deixem levar por politico comudistas.

filho de um pescador de Sines disse...

Obrigado homem-novo-sines.blogspot.com por ter feito um comentário tão realista da situação dos pescadores em geral e dos pescadores de Sines em particular e acaba por complementar a parte do meu comentário que foi removido(com alguma razão visto estar alguns processos em tribunal).Só queria dizer que o unico que conseguiu ainda fazer uma pequena homenagem aos pescadores sinienses em geral foi o artista convidado que deixou os organizadores da festa com um sorriso bem amarelo.Grande Jorge!