segunda-feira, 25 de maio de 2009

a ver os outros: Sines...terra de marinheiros e de Vasco da Gama


Sines, Domingo, dia 24 de Maio de 2009, 15.03 min.

Temperatura 24 º, vento 12 nós, mar calmo.

Não se vê uma unica embarcação.

A remos, a motor, à vela!

Sines, terra de marinheiros.

Berço de Vasco da Gama.

Porto de intrépidos pescadores.

Não nos parece e é uma imagem triste de um mar vazio!

Blogue Alentejo Litoral

20 comentários:

Anónimo disse...

Esta é uma excelente matéria para ouvir os nossos candidatos autárquicos. O que pode e deve fazer a autarquia para potenciar a sua relação com o mar, do ponto de vista das actividades tradicionais ligadas ao mar nomeadamente a pesca, no turismo, no lazer, etc, e fazer um melhor aproveitamento do vulto histórico e do seu filho mais conhecido que é Vasco da Gama. Penso, pessoalmente, que tem sido feito muito pouco para o que era desejável, e que Sines deve obter mais proveitos destas suas enormes valias.

Anónimo disse...

Isso é que foi pontaria...
É uma situação que só deve acontecer de 100 em 100 anos...
Não haver um barco no mar...
E por ser tão raro, mereceu destaque...
Se houvesse mais dinheiro de certeza que haveriam barcos no mar...

Anónimo disse...

E o clube nautico existe para quê?
Só para se estar na esplanada do Chico a beber uma fresquinha?? De quem é a responsabilidade? Da direcção do clube, da autarquia ou dos cidadãos em geral? É pena que numa terra com as condições que esta tem, não haja uma escola de vela como deve ser e que o clube nautico esteja praticamente ao abandono.

Anónimo disse...

Bom vamos lá com calma. Se se reparar bem estão dois navios atracados e um fundeado, e só se vê para um lado.
Agora estou de acordo comoanónimo das 10:17, e pasmo com a
falta de visão em não aproveitar a imagem de Vasco da Gama e tudo o que dai poderia ganhar-se para Sines. Relacionar Sines com Vasco da Gama só traria vantagens para a nossa terra. Lagos por exemplo faz com o Infante Dom Henrique o que Sines não faz com VASCO DA GAMA, e eu pensso que Vasco da Gama tem a nivel global um lugar de destaque muito diferente.
Vamos esperar que os candidatos á câmara tenham e certamente que tem uma opinião acerca deste importante assunto.

Anónimo disse...

Pois, pois ... mais uma vez a autarquia os candidatos e os futuros candidatos, só podia ser.

Ninguém se lembra que a "nossa/vossa" querida APS, subdimencionou a marina de Sines, acantonou a nossa praia com mais um molhe e fez o porto minimal de recreio de Sines, ainda por cima, e pelo que sei, cobra taxas exorbitantes pela sua utilização.
Para a relação com o mar ser fomentada, deveria ter sido contruída uma marina a sério, uma vez que de Lagos a Troia não existe mais nada, e com o molhe para o lado sul, tendo assim possibilidade de crescimento.
Também consta que o "nosso" eng.º idalino tem responsabilidades nesse processo, homem de grande pequena visão que quer dirigir o futuro do concelho de Sines.
Assim não.
A autarquia até tem feito umas coisas, como o apoio à etapa do campeonato europeu ou mundial de windsurf, à cerca de 2/3 semanas uma etapa do campeonato de hobie cat (catamarã)...
O que será o Eng.º Idalino tem a dizer sobre isso.

Anónimo disse...

Sines é uma cidade peculiar em alguns aspectos. Em Lisboa ou na margem sul existem diversos clubes de vela onde os pais pagam bastante caro para os filhos praticarem a modalidade e ainda têm que comprar os equipamentos (que são caros). O CNS abre cursos de vela gratuitos no Verão e não existe uma unica inscrição. ( A malta esta toda na esgrima em Porto Covo).
Já agora aproveito para divulgar um evento que teve lugar recentemente em Sines e que passou ao lado de muita gente.

www.sinescat.com/

Anónimo disse...

Sines não pode ter apenas uma relação estritamente comercial com o mar e o porto. Têm que existir laços mais fortes do ponto de vista social, cultural, desportivo e turistico com este importante recurso endógeno da cidade e do concelho. E aqui entra a autarquia como primeira entidade com responsabilidades e com um importante papel a desempenhar nesse sentido. Vasco da Gama era para ser a principal bandeira e imagem de marca de Sines, e sob o seu nome muitas iniciativas podem ser desenvolvidas que levem o nome de Sines por esse país e europa fora. Agora para isso é preciso haver na câmara gente capaz e interessada, que não me parece ser o caso do actual executivo. Ademais, até agora não me recordo sequer de ter lido uma linha sobre o que pensam e as ideias dos diversos candidatos para potenciar os elementos mar e Vasco da Gama em prol do desenvolvimento do concelho e da cidade de Sines. Nem uma linha! A casa Vasco da Gama, convenhamos, é um flop. Não tem ponta por onde se pegue. Com o dinheiro que se enterrou ali, havia condições para se ter feito um projecto tecnicamente mais evoluido e apurado. Mais parece um museu dos inícios do século passado, sem um fio condutor, entremeado com novas tecnologias mal desenhadas resultando num projecto confuso e pouco digno da importância de Vasco da Gama.

Anónimo disse...

Isso é que foi pontaria...
É uma situação que só deve acontecer de 100 em 100 anos...

Claro vê lá se o Bráz postou uma foto da regata sines Hobie cat ... com a baia cheia de embarcações, não lhe interessa ... depois fala em isenção.
Tretas!

Anónimo disse...

Já agora aproveito para divulgar um evento que teve lugar recentemente em Sines e que passou ao lado de muita gente.

www.sinescat.com/

Deixa lá caro anónimo, deviam estar todos escondidos em casa com medo de serem assaltados na praia Vasco da Gama, ou então agarrados ao computador a dizer mal do Coelho, do Idalino, do Xico Pacheco e CIA.
Enfim é o que temos.

Anónimo disse...

Meus caros,

Se ampliarem a imagem, podem ver bem lá ao fundo, no pontal, o Bráz, estático, magoado, doce olhar perdido no horizonte, com as suas lágrimas a aportarem nas cálidas e cristalinas águas da baia de Sines, saudoso e na ansia de ver um barquinho passar, mesmo que à zinga ...

Estação de Sines disse...

"Claro vê lá se o Bráz postou uma foto da regata sines Hobie cat ... com a baia cheia de embarcações, não lhe interessa ... depois fala em isenção."

Caro anónimo,
publico aquilo que me enviam, como pode ver o post não é mau, apenas reproduzi um post de outro blogue.

Em relação à regata, o CNS que mande as fotos, como a Academia de ginástica e o Vasco da Gama, que serão seguramente publicadas.

Anónimo disse...

Caro anónimo,
publico aquilo que me enviam, como pode ver o post não é mau, apenas reproduzi um post de outro blogue.

Caro Bráz,
Como um cidadão informado gestor de um blog deveria aceder a outros blogs ou sites como www.sinescat.com, e aí encontrar bastantes fotografias que possam ilustrar eventos como o Sinescat.
Ou fica a aguardar apenas aquilo que lhe enviam e lhe serve os seus intentos?
Informe-se, aquilo que por sua vocação natural sabe fazer!
Se apela ao serviço publico recomendo-lhe pesquise e não se dê ao ridiculo.

Anónimo disse...

O SinesCat foi co-organizado e patrocinado pela CMS e a informação esteve amplamente divulga e difundida no site municipal, bem como no site do evento.

O Braz só não falou aqui neste evento porque não quis, porque isso não serve a sua estratégia de atacar Manuel Coelho e tudo o que autarquia faz.

Tendo em conta a mesma estratégia, nunca lhe interessou divulgar aqui vários eventos de nível promovidos pela CMS, como a Feira do Ambiente, curiosamente também alvo de destaque no mesmo blogue onde o Braz retirou este post.

Também não lhe interessou referir que as quatro captações de água municipais estão reabertas,por não existirem indícios de contaminação, como noticiou hoje a Rádio Sines-

Fiona disse...

Que grande falta de vista que este pessoal parece ter.
Então os barquinhos que por ali estão fundeados,são o quê?

O mar nunca por nunca é triste,com barcos ou sem eles, é sempre o nosso mar,e não coloquem politica em tudo porque já está e enjoar.

Passem bem e vão dar uma voltinha de barco, porque na nossa linda baía há muitos barquinhos,não sejam mauzinhos.

Ilha disse...

Quem tirou esta fotografia,não quiz que os barcos que lá estão aparecessem,porque eles estão lá...tanto no lado da marina como no lado da Doca Pesca.

Que queiram levar isto para outro lado, percebe-se, mas não se façam de cegos.

Anónimo disse...

Concordemos todos que a marina é pequena para o numero de embarcações que requisitam o seu uso.
Porquê?...
Falta de "visão" de quem a projectou e construiu.
Não será por falta de espaço.
Além da posição do Molhe da Marina, que veio ajudar a fechar a baía e consequentemente a dificultar a renovaçao da água da praia Vasco da Gama.
A água á poluída pelos barcos de pesca de um lado e pelos da marina por outro.
Com a posição dos molhes, a água no verão não se renova...
Resultado: água da praia poluída
Têem dúvidas? Comparem os resultados das análises de inverno com as de verão...
Isto tudo pelo erro de construção do molhe da marina...

amorais disse...

Sines podia ser a Roterdão do Alentejo se os empresários desta terra tivessem vistas largas e recuperassem a zona histórica de Sines como uma "Red Ligth District" uma zona em que o alcool e o pecado andassem de mãos dadas para satisfação e prazer dos milhares de marinheiros que nos visitam cheios de sede e fome de mulher.Atrás destes clientes viriam gente das terras do interior "mainland" atraídas pelo pela existência de uma zona livre onde o pecado e os excessos andassem á solta pois não há vício maior que o sexo e o alcool para quem dele é privado meses a fio a navegar pelos sete mares e chega a terra e conhece uma lolita qualquer que lhe enche as medidas com conversas da treta.Sines como terra do pecado tinha pernas para andar pois experiência não lhe falta escondida dentro de portas.Os candidatos pensem nisso e transformem esta terra num centro internacional do pecado com uma vida noturna e diurna cheia de recompensas luxuriantes para quem a quizesse desfrutar.

forasteiro disse...

...meteste-te com eles Braz e, aí estão eles a "morder-te"
Aguenta-te agora!
tenho pena, muita pena que assim seja!

Anónimo disse...

Eu ficava mais feliz se não visse os dois navios atracados. Se encontrasse em actividade os barcos de pesca, desportos nauticos, uma marina como deve ser, fragatas, entre outras coisas. O turismo não existe em Sines mas o cheiro a gas existe. Acordem pra vida de uma vez por todas Sineenses senão pode ser tarde.

Anónimo disse...

A baia e o porto de Sines têm um enorme potencial turistico que não tem sido aproveitado. O sr Manuel Coelho é que anda cego ou não tem capacidade para tirar partido disso. O seu ego anda entretido com as obras do regime, para ele se eternizar, e pouco cartão passa às excelentes potencialidades de Sines.