segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sines a duas velocidades

Já visitei alguns países de terceiro mundo, com as suas características assimetrias sociais, que permitem boas fotos aos turistas, a megalomania paredes-meias com a tentativa de se perpetuarem leva a que os dirigentes erijam obras de fazer inveja a qualquer pais desenvolvido, sugando os recursos necessário a um nível de vida digno ao resto da população, colocando aquilo que é de todos ao dispor de uma elite.

Lembrei-me de tudo isto hoje quando entrei em Sines pela Avenida Vasco da Gama, fechada ao trânsito, com uns gradeados e umas faixas mal amanhadas, faço a subida, do lado direito uns taipais, que ameaçam desmontarem-se a todo o momento e que sustem parte da falésia, entro no Largo João de Deus de calçada e terra batida, o edifício da CMS por pintar, depois Largo do IOS com um estacionamento (?) delimitado por uns blocos de cimento desalinhados, viro à esquerda, Rua Luís de Camões, entro na zona histórica, com uma calçada verdadeiramente única, suja, abandonada e maltratada, cruzo a Rua Cândido dos Reis, Largo da Atalaia, seguem os Penedos da Índia esburacados, entulho nas ruelas, calçada levantada, saio em direcção ao Mercado Municipal degradado, Avenida General Humberto Delgado, com faixas separada por uns pilaretes horríveis, sem sinalização horizontal, eis que um cartaz a anunciar uma programação luxuosa e cara - demasiado cara - no CAS, frequentada por uma ou duas centenas de sinienses, talvez menos.

O FMM, o CAS e a sua programação, a Escola de Artes, o Museu-Casa de Vasco da Gama, independentemente do seu valor, tem um denominador comum: o gosto pessoal do Sr. Manuel Coelho, pseudo-intelectual, elitista, burguês, e pretenso Educador do Povo.

Será isto que Sines deseja e pretende, é isto prioritário? Pouco importa que os Sinienses gostem ou aprendam (???) a gostar do mesmo do Sr. Manuel Coelho, pela lógica democrática de alguns, votaram é porque querem, sem contestação.

24 comentários:

Anónimo disse...

Um dos teus melhores posts. Obras faraónicas e desprezo pelas pequenas coisas que tanta falta fazem a quem vive em Sines.
segundo os resultados das 3 ultimas eleições parece que a maioria da população concorda com a politica de investimentos do MC.

Anónimo disse...

Dificilmente estaria mais de acordo com este post que revela uma realidade com que nos deparamos todos os dias. O consulado de M. Coelho é um pouco isto. Ou seja um pequeno conjunto de obras megalómanas a par de problemas que se arrastam no tempo ad eternum, que com uma gestão mais racional dos dinheiros do município há muito que teriam sido erradicados. Tudo isto faz de Sines um concelho desequilibrado, algo coxo, com a agravante do endividamento que se agrava de ano para ano. Tudo fruto de uma visão e de uma estratégia de gestão do concelho pouco realista e demasiado ostensiva. Por estas e por outras é que fácilmente se consegue ver que M. Coelho a continuar sentado na cadeira principal dos paços do concelho vai levar Sines para um buraco sem fundo e com um preço muito alto a pagar pelas próximas gerações. Aguardemos então que os restantes candidatos mostrem mais objectividade e realismo nas suas propostas por forma a que constituam alternativas válidas e não mais do mesmo.

Paulo disse...

É por postagens destas que o candidato Manuel Coelho tomou a posição que tomou em relação o teu convite.
Concordando na integra com a totalidade do 2º paragrafo também não posso deixar de de concordar que qualquer interpelação ao candidato neste Blog estaria potencialmente ferida de parcialidade. Quando mais não fosse, por mais posts com este teor.

Por Sines Sempre disse...

Com as criticas do Braz a tudo o que fáz Manuel Coelho rapidamente se entende o ódio que este sr. tem. Isto não é uma preocupação com Sines mas sim uma questão pessoal.

Saruga disse...

Assino por baixo do post do Braz. Só não vê quem não quer ou é cego voluntáriamente. Com Manuel Coelho Sines será um concelho eternamente adiado.

Anónimo disse...

Coelhitos...
Parece que não teem consciência da realidade...
Então não querem que "aqui" ou noutro lugar qualquer se possa dar opinião sobre o que cada "um de nós" acha que está mal na nossa terra?
Por acaso não querem que se acuse quem achamos que é o culpado da situação em que está a nossa terra?
Meus amigos...
Acordem para a vida...
Não andamos cá de olhos fechados... Nem deixamos que nos atirem areia para os olhos...
Vá lá coelhitos...

Anónimo disse...

Fantástico post,em duas palavras define o líder do sim

Anónimo disse...

O candidato Coelho tem a desvantagem de estar no poder e nessa medida é mais escrutinado do que os restantes. Mas estou convencida de que se fosse outro, incluindo do PS, e os interesses de Sines estivessem a ser mal acautelados, o administrador do blog não deixaria de o dizer, tal como ao longo dos últimos meses criticou aqui o trabalho da comissão concelhia do PS de Sines.

Anónimo disse...

Tal como o Paulo,
eu também concordo com o 2º parágrafo.

Não posso concordar é com a condição do Post ser parcial.
O Post retrata a realidade dos factos, toda a situação descrita é da responsabilidade do actual presidente e não quero crer que este só assuma a paternidade das grandes obras, o desleixo a que a cidade chegou é da total responsabilidade da Gestão M.Coelho com a preciosa ajuda do Albino e da Assembleia Municipal.

Podiam e deviam ter feito mais e melhor pela nossa Cidade e nossas Gentes.

Anónimo disse...

Pois é, Sines tem potencial pena ñ ser aproveitado adequadamente. Só espero que ñ deitem o castelo abaixo (lol). Srs. candidatos não se esqueças de colocar passadeiras, lombas, semáforos ou o que quer que seja junto a escolas e infantários. Tenho meus filhos no infantário Capuchinho Vermelho, situado na rua Judice Fialho, proximo de uma ponte/lomba, onde os automobilistas não têm sinalização de aproximação de escola e circulam a uma velocidade ñ apropriada para o local. Parabens pelo posts.

Um esclarecido disse...

Conhecendo como se conhece o MC é angraçado ler isto no "SIM", passo acitar "O encontro servirá para a recolha de sugestões, ideias e contributos para a construção do programa eleitoral do Movimento SIM e para a definição das estratégias e acções de campanha a desenvolver nos próximos meses."
Digam lá se não é estar a brincar com as pessoas , autoritário como é , agora quer ouvir as pessoas?
Nós já o conhecemos muito bem e sabemos como trabalha.A mim não me engana eu voto PS

Anónimo disse...

Em complemento do Post,

A Av. da Vasco da Gama já está interdita para a montagem da estrutura "ex-turtura" e "futur-turtura" para as tasquinhas que se irão realizar
daqui a mês e meio
e que irão permanecer montadas até a fim de Agosto.
Daqui ressaltam dois aspectos:
1- O local e a duração das festas na avenida (1,5 meses). Responsabilidade política.
2- A duração da montagem daquela estrutura temporária demasiado longa (1,5 meses). Responsabilidade técnica.

A acumulação destes factos reflecte a péssima gestão global do Município.

Estação de Sines disse...

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sines, só participa e responde, em espaços que não lhe façam criticas.

Parece ser esta a opinião que legitima a sua não participação, no entender de alguns visitantes.

Muito bem, olhem para as perguntas e depois digam-me de que forma é que posso ser parcial.

Anónimo disse...

eu so espero que ganhe o PS, pois assim ja podem criticar a esquerda e a direita. porque o trabalho por sines deve continuar igual e assim secalhar alguns meninos também se vão calar a pois é

Anónimo disse...

Sr Bras como cidadão Sineense não deve ser isento da sua opinião mas deve ter atenção à forma como faz certos comentários, por vezes é "agressivo" na forma como argumenta os posts. Parabens pelo vosso trabalho, ao menos aqui vê-se que há trabalho em equipa.
Já agora, as tastinhas até são fixes mas é necessário ocupar as 2 faixas de rodagem? Não haverá outra solução? E será necessário 1/5 mês pra montar a estrutura?

forasteiro disse...

se o ps ganhasse algum dia em sines, transferir-se-ia para cá o tipo de política de faz de conta e enganadora que existe a nível nacional.

José Leal disse...

A descrição feita de Sines é muito real, e demonstra a falta de visão e total desleixo da Autarquia Sineense. Faltou no texto, entre tantas outras coisas, referir a dificiente ou nula iluminação pública, que aliada á ausência de policiamento origina e fomenta crescimento do crime.

Por outro lado, não concordo na totalidade com a crítica feita à organização do FMM e da execução do CAS (não querendo entrar por aspectos Arquitectónicos...), pois sou da opinião que a cultura é um dos pontos fundamentais ao desenvolvimento de uma cidade e de um País, sendo esta também um modo de fomentar o turismo.

No fundo, o mal dos Países do Terceiro Mundo não são as obras megalómanas, mas sim a cegueira que essas obras causam nos seus Responsáveis, que julgam que com "Circo" conseguem fazer o povo esquecer do que os rodeia. Muitas das situações abordadas neste post poderiam ser resolvidas com custos diminutos, apenas bastando vontade, determinação e puxar um pouco pela cabeça, mas para certas pessoas isso é tão difícil...

Anónimo disse...

Sines podia estar muito melhor se em vez das obras de regime que Manuel Coelho tem feito, tivesse usado esses milhões para resolver muitos dos problemas focados neste artigo. E aí sim, podiamos ser hoje um concelho com um desenvolvimento harmonioso, equilibrado, e urbanisticamente muito interessante. Mas basta olhar para a casa da falésia, esse símbolo máximo da insensatez, e tão altaneiro e arrogante como quem a aprovou, para concluir que o movimento SIM apenas servirá para dar continuidade à obra do coveiro de Sines, que dá pelo nome de Manuel Coelho.

Anónimo disse...

...interessante notar a matéria que mobiliza os intelectuais de sines...

Anónimo disse...

Bráz sugiro que publiques o programa do FMM (http://www.sines.pt/pt/Paginas/default.aspx) de excelente qualidade como tem sido apanágio.
Depois pudemos discutir e trocar ideias acerca do mesmo.

Seria um bom post ou não?

caramujo disse...

Falando em velocidades e qo mesmo tempo em tasquinhas--pergunto: porque razão o Presidente não corta já os acessos a Sines a partir da rotunda do Zé Albino a que vai pare S.André?
E já agora corta também os acessos na Zona do terminal XX1 qundo se vem de S. Torpes?

Porque assim os visitantes não andam perdidos e às voltas em Sines devido às exuberantes tasquinhas e vão de seguida para os arredores, não entram em Sines, vão para outrs paragens que de certeza não têm um Presidente com uma visão tão curta como este.

O que ele com estas medidas pretende é que Sines comece a desaparecer dos mapas,nesta ordem de ideias ele mantém ainda,mesmo que diga que não,mantém sim as ideias absoletas do P.C.P.

SINES disse...

Obras do Manuel Coelho??
Estamos a falar de que pais e cidade?
Tirando a "aberração" do chamado centro de artes, colocado no lugar em que está. bonito mesmo, grande enquadramento arquitectónico, não hajam dúvidas que o homem percebe da "poda", a musica e os foguetes, toda a obra foi financiada pelo governo central.
Mesmo a festa que só trás piolhosos e mal cheirosos à cidade é financiada pela Petrogal.

Anónimo disse...

O estado a que o Município chegou é de tal forma que, ...

tal como alerta o anónimo das 2:00 PM

...os "intelectuais de Sines" optam pela sabedoria Popular, ou seja têm os pés na Terra;

1º satisfação do conforto básico, "mesa, cama e roupa lavada"...

2º pensamentos mais profundos para satisfação de necessidades secundárias ficam para segundo plano.

Neste momento o grande objectivo é destituir do poder os responsáveis pelo estado de desleixo a que o Município chegou e devolver o gosto de viver em Sines. E é obra para um mandato inteiro ou mais. Daqui a 4 anos podemos então intelectualizar um pouco mais sobre os vectores a desenvolver.

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com este retrato da nossa cidade. E verdade que esta e a visao real de quem diariamente aqui circula, vive ou se recreia.
O que me entristece e a forma como a autarquia tem sido gerida ao longo dos anos, desde o 25 de Abril. Na realidade Sines tem sido vitima da pessima gestao e falta de visao dos que a tem governado. Lamento, mas penso que os interesses partidarios e a dependencia economica de alguns lobies estao a vista de todos. E altura de fazer um balanco desta gestao autarquica e de responsabilizar quem de direito pelo crescente endividamento desta autarquia, que apenas com duas freguesias, e apesar do forte apoio economico das empresas nela sediadas, nao tem parado de aumentar a sua divida. Fazer obra SIM, mas e preciso pagar e nao hipotecar o futuro. Urge a mudanca!teningl