segunda-feira, 25 de maio de 2009

A violência andou à solta

A violência da noite siniense é sobejamente conhecida e nos últimos anos fez mais pela decadência da vida nocturna de Sines que todos os outros factores juntos.
É uma violência que nem sempre se concretiza, mas está latente, na tensão, na provocação, especialmente com os que são de fora.

A violência voltou a andar à solta na última sexta-feira, sem policia, apenas bombeiros. Os primeiros não interessam a quem tem sempre saldo negativo com as autoridade, os segundos são
o ultimo recursos, em ajuste que se querem resolvidos entre os contentores, mas cujo ferimentos obrigam a desvendar o véu da violência.

O álcool e a droga, alimentam discussões, engrandecem ciumes, despertam ódios.
Mais que a violência choca, que esta se torne um espectáculo para os restante noctívagos, que assiste até esta se extinguir, pelo sangue, cansaço ou humilhação de uma das partes.

Falamos de gente empregada, integrada, com ambições e frustrações como todos nós, em que o discurso fácil da exclusão social não é argumento, em que está enraizada a violência como forma de afirmação e resolução de divergências.

No chão fica o sangue e nos corpos as cicatrizes, da certeza que a noite siniense carece de policiamento.

Depois dos decisores políticos, terem tido falta de visão, resta a autoridade, que terá que ser implacável, quando a violência apenas se resolve com violência.

48 comentários:

Anónimo disse...

òh bráz...

eu só confio nas minhas pernas para me afastar dos «salons» quando a porrada começa!

não é que tenha medo, mas...

nunca sei quando aparcerá por aí um «mais rápido» do que eu!

os outros ainda tinham um sherife. nós não temos nada!

Mariazinha disse...

Rixas e desacatos acontecem em todo o lado e em qualquer circunstância, especialmente nas noites onde existe alcóol e outros excessos. Outra coisa são situações com raizes mais profundas, onde a violência e os desacatos acontecem de forma sistemática para as quais contribuem a falta ou deficiente policiamento, o tráfico e o consumo de droga, o desemprego, a crescente degradação social, a delinquência, etc. Sines tem diversos problemas destes e julgo até que a situação geral tem vindo a piorar de há uns tempos a esta parte. Por exemplo eu não me atrevo a ir sozinha à zona histórica a partir de certa hora da noite.

carlitos disse...

Eles querem é malhar.

E de preferência quando estão em bando.

Sempre gostei de beber um copo à noite, mas há uns anos para cá, perdi o apetite.

NÃO ME SINTO EM CASA!

Anónimo disse...

Proponho a organização de um movimento civil "Seguros em Sines".

Se nos organizarmos podemos reivindicar e discutir com quem de direito as questões do policiamento, porque a problemática (Nacional) não é a Violência, é a falta de segurança!

Infelizmente o ser humano é naturalmente violento.

Bráz serviço publico era sair daqui um movimento civil para debater as questões da segurança, proponho que lances este desafio.

forasteiro disse...

...mas não haverá outra forma de conviver sem, depois de uns copos, andar à porrada?
Não será esta uma forma de estar na vida, bebendo uns copos, para descarregar as frustrações do dia a dia? Não será um problema de escola, de educação, de cidadania?
E a segurança dos cidadãos pacatos que desejam ser livres e divertirem-se onde fica? Nos quartéis ou nas esquinas das estradas fazendo a caça à multa?

Bruno Leal disse...

E no sábado andou a violência, essa danada, outra vez à solta. É o costume numa terra onde não se vê um único policia à noite.

Anónimo disse...

Peço desculpa mas em SINES não há policiamento à noite.

Anónimo disse...

Mas, onde decorreu toda essa violência ?

SINES disse...

A violência, sinónimo de frustração, má educação, álcool e drogas, infelizmente, fazem parte do quotidiano o pais e do reino de Sines. Vão longe as noites em que se convivia, em qualquer lugar e a qualquer hora. Os bares e os cafés eram coisas familiares e não colocavam em perigo os seus utilizadores.
Os tempos são outros e os nossos políticos para fazerem "obra", fomentam as festas do álcool e da droga, trazem os guedelhudos à cidade, promovem festas umas atrás das outras, iniciam a juventude para a boémia e para os caminhos da desgraça.
Os votos, a caça ao jovem que vota, é o caminho que o politico percorre com uma cerveja a servir de chamamento ao vício, à dependência.
VIVA OS POLITICOS DESTE PAIS E O POLITICO PRINCIPAL DAS FESTAS E FOGUETES DA CIDADE DE SINES.

Anónimo disse...

Se os ginásios de Sines estivessem abertos à noite...a rapaziada já tinha sítio onde descarreagar as neuras nocturnas,...
Naqueles sacos de treino dos lutadores...
Assim, não há nada aberto, a não ser bares, o pessoal bebe (...) e malham uns nos outros...
É questão de ocupar o tempo a fazer qualquer coisa, não é?...
Há mais alguma coisa para fazer à noite, em Sines?...
Parece que não...

Anónimo disse...

que triste terra esta! quem te viu e quem te vê, e ainda hà quem chame a isto evoluçao, para mim é exatamente o contrario de evoluçao, porque evoluçao e modernidade para mim significa haver melhores condiçoes de vida, e mais respeito uns pelos outros, nao só em casa como fora dela, no meu tempo tambem havia droga e alcool, havia convivio e toda a gente se misturava em qualquer rua de sines, sem qualquer receio ou problema de ser assaltado ,e a terra estava viva hoje está morta até que apareça alguém com olhos,cabeça, que olhe há sua volta, que tenha olfacto,ouvidos,sensiblidade e que tenha gosto por esta terra.

Anónimo disse...

A violência há muitos anos que anda à solta e há-de continuar a andar povo SINEENSE. Eleitores está na altura de analisar qual o partido que defende a segurança municipal. Sou do algarve e não tenho qualquer problema em andar na rua de noite, em Sines tenho pavor. E violência há em qualquer lado o problema é que não há policiamento neste concelho.
Realmente gostava que houvesse uma justificação tanto da autarquia como da própria polícia para sabe o porquê da não existencia de patrulhas nas ruas.

Anónimo disse...

Se não teem que fazer à noite, vão para o casão de carnaval e façam carros para o carnaval, assim estão ocupados e fazem alguma coisa útil para a Terra (Sines) e até podem beber umas cervejolas na mesma.

Anónimo disse...

"Os tempos são outros e os nossos políticos para fazerem "obra", fomentam as festas do álcool e da droga, trazem os guedelhudos à cidade, promovem festas umas atrás das outras, iniciam a juventude para a boémia e para os caminhos da desgraça."

este comentário é lamentavel!

Luis Maldonado disse...

Deveriam dar mais força à polícia em geral, acredito que actualmente eles pensem 2 vezes antes de agir, porque se têm o azar de aleijar algum(a) menino(a), estão bem feitos ao bife, é investigações, inquéritos, problemas e mais problemas, quando apenas se limitaram a fazer o seu trabalho.
A noite de Sines está a ficar descontrolada, é necessário agir e depressa, antes que se torne insustentável!

Anónimo disse...

como podem dizer que nao existe policia a noite se as multas de alcool acontecem todos os fins de semana eles adarem na rua ate andam é pena é ser a estragar a vida das pessoas que trabalham e nao das que nada fazem

Anónimo disse...

"Os tempos são outros e os nossos políticos para fazerem "obra", fomentam as festas do álcool e da droga, trazem os guedelhudos à cidade, promovem festas umas atrás das outras, iniciam a juventude para a boémia e para os caminhos da desgraça."

este comentário é lamentavel!

concordo plenamente é mesmo lamentavel e secalhar de um paizinho que o seu filho anda so a fazer estragos a noite

Unknown disse...

Deviam de se preocupar em saber quantos elementos tem o posto da GNR de Sines, dividam isso por quatro turnos, contem as folgas e vejam quantos sobram para fazer rondas.
A culpa é da falta de aposta numa politica nacional de segurança.
A GNR e a Policia são hoje uma força mal equipada, mal paga e com pouco elementos.
A culpa aqui é da politica nacional e não local.

Zé disse...

Sines sempre foi um local com violência, pelo menos, a partir da segunda metade dos anos 70. Nessa época, bem me recordo, não era incomum que a pancadaria que começava no café "À Coca", cujo dono aliás era uma criatura bem antipática, terminasse por entre socos, nódoas negras e roupas rasgadas no Largo dos Correios.

Anónimo disse...

Como é que podem controlar a noite de sines, se a própria GNR tem medo,dos meninos do boné e nem só.
fazem festinhas e dizem-lhes calma amigos(medo) e os maus da fita são quem tem razão.
Mandem vir os HOMENS dos bastões para ver se a noite de sines não muda!

Anónimo disse...

"Os tempos são outros e os nossos políticos para fazerem "obra", fomentam as festas do álcool e da droga, trazem os guedelhudos à cidade, promovem festas umas atrás das outras, iniciam a juventude para a boémia e para os caminhos da desgraça."

este comentário é lamentavel!
diria que este comentário é um atentado à vida.
O bráz disse que não ia aceitar mais disparates ... pelos vistos aceita os que lhe interessa, e não sei como é que este lhe pode interessar, porque atenta à inteligência até do administrador do blog.

Este comentário é digno de uma santola, que tem aquela cena na cabeça ... lamento que Sines tenha pessoas assim.

Anónimo disse...

Seria importante ouvir as propostas dos diversos candidatos sobre o que pensam fazer sobre a insegurança que vivemos em Sines, ainda que estes problemas passem em boa parte pelo MAI. Até agora ainda não li uma linha de preocupações dos cndidatos nesta matéria.

Sempre em pé disse...

«Os tempos são outros e os nossos políticos para fazerem "obra", fomentam as festas do álcool e da droga, trazem os guedelhudos à cidade, promovem festas umas atrás das outras, iniciam a juventude para a boémia e para os caminhos da desgraça.
Os votos, a caça ao jovem que vota, é o caminho que o politico percorre com uma cerveja a servir de chamamento ao vício, à dependência.
VIVA OS POLITICOS DESTE PAIS E O POLITICO PRINCIPAL DAS FESTAS E FOGUETES DA CIDADE DE SINES.»

Sra Joana tenh um bocado de tacto, pense no que escreve.

Já agora isto não é censurado porque é contra quem o Bráz e alguns dos seus camaradas fomenta o ódio.

O ministro da Defesa que dê poder às autoridades para actuarem como deve ser, porrada em cima do lombo sejam menores ou maiores, que eles aprendiam.

Agora desculparem-se com politicos locais????????????????

Unknown disse...

Eu penso no que escrevo. Não retiro uma virgula ao que escrevi antes.
A culpa da falta de segurança é do MAI.
Nenhum candidato à autarquia de Sines tem condições para exigir mais elementos da GNR para Sines, nem isso é uma competencia sua.
O Ministro da Administração Interna é que tem esse poder.
Eu costumo sair à noite em Sines e pelo menos nos locais que frequento não encontro aquilo que aqui escreveram.
Em relação ao que escrevi sobre a falta de elementos e meios na GNR, é verdade porque conheço as situações de perto.
Cumprimentos

Bruno Leal disse...

Cara Joana, a CMS tem efectivamente responsabilidades no que diz respeito à GNR, pois ela deve servir de intercâmbio entre a população e o Governo. Quanto ao resto, ruas mal iluminadas, bares de alterne em pleno Centro histórico, ruas e casas degradadas que servem de abrigo a toxicodependentes e o abrir portas a todas as raças e etnias sem sustentabilidade, num rasgo de loucura eleitoral, resulta nisto, as pessoas têm medo de sair à noite em Sines. Para além disso, questiono o que será mais importante, operações STOP na caça à multa ou polícias a circular pela rua, mesmo que de carro? Ou a CMS também não tem influência neste aspecto? Se não tem, pergunto, porque é que durante o FMM não há operações STOP nem rusgas? De onde partem essas indicações?

Anónimo disse...

Bruno, durante o FMM há operações STOP. Já apanhei uma...

Anónimo disse...

Meus amigos deixem-se de rodeios, concordo plenamente o que diz o Bruno Leal, a culpa é da autarquia, pois é ela que concede a abertura das casas de alterne por todo lado, pois é ela que deixa a parte velha de Sines ficar no estado de degradação em que se encontra, pois é ela que tem o dever de iluminar as ruas de Sines( Sines precisa de luz não de ruas escuras sem movimento), etc, etc, etc...

Eles passam por lá mas só de dia ou então de carro quando veem de carro de jantares...

Ele.....só precisa de luz até ao Cais da Estação para ir encher o papo......

pitchauba disse...

frequento a noite sineense e digo sem problemas nenhuns, que a violencia que ocorre frequentemente nas ruas de Sines deriva 70% de imigrantes, e naturalmente ocorre quase sempre nos mesmos locais. Os jovens como eu que saiem à noite em Sines sabem-no tão bem quanto eu.

Filhos de Sines e amantes da terra não são causadores de disturbios e sabem receber bem as pessoas.

Anónimo disse...

nesta terra é preso por ter gato é preso cão .por ter primeiro queixam-se que a noite em Sines está morta fazem festas para juventude estão a por-lhes vícios é a educação que têm em casa os meus filho vão a essas festas e não chegam a casa bêbados nem andam em desacatos é o espelho que ás vezes vêm em casa
mão culpem é o presidente da câmara por se preocupar em tentar pôr diversão em Sines enquanto estão cá não andam nas estradas a conduzirem com excesso de álcool terem acidentes e ficarem invalidos para o resto da vida

Anónimo disse...

Não quero acusar a autarquia da falta de policiamento na área urbana de Sines.
Penso que isso é da responsabilidade do MAI, como a Joana já aqui escreveu.
Mas como é que o MAI define o número de polícias/guardas para cada localidade?
É pelo número de habitantes?
É pela área do espaço urbano?
É pelos desacatos/infracções ocorridas?
No caso de Sines, estará o MAI bem informado da real situação?
Será que o MAI pensa que Sines já tem muito policiamento?
Pois é, mas muitos são da Brigada Fiscal, que tem outras funções...
A quem compete fazer chegar ao MAI a real situação e os receios da nossa população?...
Quem souber que responda...

Anónimo disse...

agora são mais da brigada fiscal pois a pesca também da bom dinheiro em multas

Anónimo disse...

Uma coisa são as responsabilidades directas do MAI outra são as responsabilidades da CMS, que tem que pugnar pela defesa dos interesses de todos nós, onde se inclui a nossa segurança. A CMS tem o dever e a obrigação de se preocupar também nessa matéria e fazer mais do que tem feito.

Anónimo disse...

Quantos dos comentadores deste blog habitam no centro histórico?
Se calhar nenhum.
Os apartamentos da rua poeta aleixo são mais apetecives não é?
Eu habito no centro histórico, e devo dizer que é um local bastante calmo especialmente durante semana.
Nunca tive problemas nem vi assaltos nem cenas de pancadaria.
Sou jovem e habito o centro histórico há alguns anos, se muitos jovens fizessem com eu, o nosso Centro Histórico estaria certamente melhor.
A culpa também é vossa, assumam-na.
O Sr. Bruno Leal nem mora em Sines e anda para aí a opinar acerca de tudo, investe em Sines, compra uma casa no centro histórico

Bruno Leal disse...

Por trabalhar em Lisboa, vivendo numa casa arrendada que partilho com amigos meus também de Sines, não posso opinar sobre o Centro Histórico? Isso não me parece muito lógico. Fui convidado para escrever neste blog, precisamente por não viver em Sines, se acha mal, não leia o que eu escrevo, é tão fácil quanto isso. Quanto a investir em Sines, eu também gostava, mas não tenho dinheiro, por isso é que quando vou a Sines ao fim-de-semana "abanco" na casa dos papás.
Quanto ao tema que se está a debater, sobre o qual diz que nunca viu cenas de pancadaria, nem assaltos, das duas uma, ou está a mentir ou é muito distraído, é que eu, que nem vivo em Sines, e que quando aí estou nem fico no Centro Histórico, já vi inúmeras vezes, e é algo aliás usual e comum por essa zona.

Estação de Sines disse...

"Quantos dos comentadores deste blog habitam no centro histórico?
Se calhar nenhum."

E depois não podemos falar acerca do assunto? quem não é presidente da Camara, tambám não pode falar deste?

"Os apartamentos da rua poeta aleixo são mais apetecives não é?"

Apetecíveis? pelo menos no que toca a custos sim. Para comprar e recuperar um casa com a mesma área na zona hiostórica, terá que gastar bem mais dinheiro.


"Eu habito no centro histórico, e devo dizer que é um local bastante calmo especialmente durante semana."

Concordo, direi até calmo demais, está deserto, e a manter-se a situação actual, ainda ficará mais calmo.

"Nunca tive problemas nem vi assaltos nem cenas de pancadaria."

Mas quem disse que os assaltos ou as agressões tem que ser no centro histórico? Contudo, curiosamente as ultimas vezes que assisti a agressões sempre na zona histórica.

Anónimo disse...

se calhar estás fechado em casa de janelas corridas e moras nmas das casas grandes do centro histórico.

esta sexta, agessão junto ao CCEN;
à uns meses, agressão com arma branca, na rua candido dos reis
agressão com faca branca à porta do castelo

à quinze dias 3 viaturas assaltadas no estacionamento atrás do castelo.


Chega ou quer que continue?

Infoeme-se nos BVS, pois metade nem a policia sabe, quanto mais você.

Anónimo disse...

Para quem fala sem saber, deviam se inteirar dos factos.
pois a "policia" chegou mesmo algum tempo antes dos bombeiros e esteve lá. eu vi...
é facil falar e apontar o dedo, mas a grande maioria só sabe apontar o dedo à "policia", se apontasse ao espelho também ai via um culpado.
Se cada um fizesse a sua parte e apontar aos culpados...mas enfim dá muito trabalho, perde-se tempo em tribunal, não se quer chatisses, ninguém vê nada...até chegar o momento que esse "ninguém" também precisa de alguém que tenha visto alguma coisa.

Anónimo disse...

Concordo, direi até calmo demais, está deserto, e a manter-se a situação actual, ainda ficará mais calmo.

Pois se as pessoas continuarem a habitar na periferia, e não investirem no centro histórico, como é o teu caso, vai continuar assim, desabitado, e depois são as leis do mercado, sem procura não há oferta, não há minimercado de bairro ... comércio em geral.
Não será assim?
O que eu quero dizer é que todos temos as nossas responsabilidades, pelo abandono do C.Histórico de Sines.
Eu fiz a minha parte à 5 anos e tu o que fizeste Bráz? Ardina digital da desgraça ... nada como sempre.

Anónimo disse...

se calhar estás fechado em casa de janelas corridas e moras nmas das casas grandes do centro histórico.

Sim moro na maior casa do centro histórico e tenho guarda costas privativo, carro com vidros fumados (porque não fumo)e um helicóptro pousado na cobertura pois nunca sei quando vou ter de fugir.

Deves ser frustrado por não ser bófia de certeza, ou então pertences à brigada estatistica do levantamento da violência do C Histórico.

Anónimo disse...

Quanto a investir em Sines, eu também gostava, mas não tenho dinheiro, por isso é que quando vou a Sines ao fim-de-semana "abanco" na casa dos papás.

Bruno não te conheço mas mesmo assim, desejo-te muita sorte, saúde e trabalho para que possas ganhar dinheiro e investir em Sines, de preferência no C. Histórico e depois poderes constactar que se vive calmamente no C.Histórico.
QQ dia convido-te para ires lá a casa beber um ice tea e desfrutares de um fim de tarde no C.Histórico, garanto-te que não há melhor.
A questão do policiamento é outra história.
Apenas quis que conhecessem o visão de uma pessoa que vive no c histórico, mas desculpem lá qq coisita, por não concordar com a imagem que aqui tentam pintar.
Não voto em Sines

Estação de Sines disse...

A sua solução parece-me peregrina.
De facto não sei como os urbanistas e arquitectos do mundo inteiro ainda não pensaram nessa solução, compremos casa no centro histórico e o problema fica resolvido.

Não lhe parece que a questão não se resolve com tanta facilidade?

Senão porque motivo as pessoas compravam casas na periferia em vez de recuperar casas no centro histórico?

Será que estão todas tontas, e você certo?

Posso confessar-lhe que há minha parte, estive disposto a trocar a comodidade da garagem, para estacionar o carro nem sei onde, no centro histórico, talvez na cave do CAS, mas os preços que pediam para venda das casas eram proibitivos, considerando a necessária recuperação.

Mas congratulo-me que goste tanto do centro histórico e de preferência calmo como diz, quando no mundo inteiro se tenta povoar e encher os centros históricos de pessoas, movimentos, actividade, pois é lá que está a história e é lá que se deve sentir o pulsar de uma terra.

Mas pronto, essa não é a sua opinião, prefere o centro histórico calmo.

Anónimo disse...

centro histórico em sines?

existe sim um aglomerado de casas mais ou menos velhas, calçada tipo montanha-russa, má iluminação, comércio só a tasca do pinheiro, e saber até quando, e pouco mais.

Por acaso conhecem os CH do pais, com hotéis de charme, palacetes recuperados, ruas limpas e arranjadas, museus, esplanadas, mas isto é tudo coisas da burguesia.

Anónimo disse...

Qual o problema de haverem bares na zona historica de Sines?
Refiro-me aos bares de "meninas", que alguem aparece aqui a criticar...
Pois é "amigo"...sou solteiro e frequentador desses bares.
Se os não houvesse, se calhar, andaria por aí de olho nalguma mulher, que provavelmente até poderia ser "casada" com algum dos "mal dizentes"...
Que chatice...Gostar de mulheres...
Que problemas têem aqueles bares?
Para quem lá não vai, não tem nenhuns...(a não ser alguma inveja...rsrsrs)

Anónimo disse...

Caro estação de sines,

O que é a calma para si não é a mesma calma para mim de certeza, como é que você quer movimento no centro histórico se não há oferta de qualidade?
O que quero transmitir é que o povoamento dos CHistóricos passa pela iniciativa privada em primeira mão, no que respeita à recuperação de casas de habitação como de comércio.
Sejamos francos e sérios, conhece alguma loja/café/bar ... comércio em geral de qualidade no CHistórico de Sines?
Explique-me! Em termos de qualidade onde está a pastelaria vela de ouro e o café baia? (apenas dos bolos e caracois) porque os estabelecimentos por si valem pouco ou nada (mobiliário, decoração, esplanada, atendimento ...) ainda por cima em locais previligiados.
Na rua de acesso pedonal que comercio de qualidade? (bagatelle, pop king, parfois, agência de viagens pouco mais).
Depois os bares, o que há? NADA.
Já se questionou porque é que o Bar Petisqueira está sempre cheio? (nos tempos em que comecei a vir para Sines penso que era o café aujusto) - Simples porque tem clientes que se identificam com aquele espaço.
Desça a antiga rua do cinema, e volte atrás... bem atrás, que comercio de qualidade ali existiu?
Lembro-me da Arca, sótão da avó e pouco mais.
Abriu a garrafeira, ao lado do café Coca, com qualidade e diferente o que lhe aconteceu?
Eu faço compras na cooperativa, que por sinal já teve melhores dias, porque havia pessoas.

Mas pronto, essa não é a sua opinião, prefere o centro histórico calmo.

Como vê não tente manipular o meu comentário e não se faça de surdo, porque sou um defensor acérrimo do povoameto dos CH - por isso faça a sua parte, que eu já fiz e muitos outros estão a tentar fazê-lo.
Não acuse passe à acção, se não quer comprar uma casa, abra um bar, dinamize, uma loja, não deixe tudo nas mãos dos outros.
Se calhar a sua familia ainda tem no Chistórico algum prédio em ruinas ...

Anónimo disse...

Por acaso conhecem os CH do pais, com hotéis de charme, palacetes recuperados, ruas limpas e arranjadas, museus, esplanadas, mas isto é tudo coisas da burguesia.

Concordo plenamente, só tenho pena de não ter dinheiro para comprar aquele palacete amarelo ou a antiga Sacristia Bar, para fazer uma/duas pousadas de charme.
Bóra aí fazer uma sociedade?
Ou como muitos dizem terá de ser a Autarquia a fazer as pousadas de charme?

Anónimo disse...

Não lhe parece que a questão não se resolve com tanta facilidade?

Já agora gostaria de lhe solicitar humildemente a sua opinião para a recuperação do Chistórico.
Qual é a sua proposta?
Terá alguma? Não creio.

Anónimo disse...

2:54 AM, Maio 28, 2009

EHEHEHHEH

Sines é uma terra de moralistas e beatos encapuçados ... para irem às meninas, vão fora.
TAmbém não vejo mal a existência de bares de meninas, que existam e quem quer que vá lá.

Anónimo disse...

Se calhar a sua familia ainda tem no Chistórico algum prédio em ruinas ...

Boa ideia!

Vou já para a Conservatória pesquisar os imóveis degradados que o Bráz tem em Sines.
Vamos ver ...