quinta-feira, 21 de maio de 2009

Será que isto é que é política??

Ponho-me a ler os posts colocados neste blog, desde que se começou a delinear as pessoas para pertencerem às listas dos diferentes partidos e agrupamentos, que vão concorrer à Câmara Municipal de Sines, e chego à conclusão que os debates entre os políticos são inexistentes.
Não deveriam estes Senhores preocupar-se mais com o desenvolvimento do município e menos com as acusações pessoais, de teor baixo e mesquinho?
É impressionante como o combate pessoal é levado ao extremo, e as possíveis soluções para os reais problemas de Sines são pura e simplesmente deixadas de lado!
Aqui fica um conselho aos Senhores candidatos: Dêem-nos razões para comentar as vossas boas ideias para o município, e gastem menos tempo a ofender-se mutuamente e a viver no passado. Preocupem-se sim com o futuro, pois é onde todos nós iremos passar o resto das nossas vidas!

9 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis
Esses são os politiqueiros que pouco mais sabem do que se guerrear e lutar pelo poder. O poder pelo poder. Não querem outra coisa. Quem inventou a politica fê-lo para que esta fosse uma ferramenta que ajudásse a resolver os problemas das pessoas, trocando ideias, pontos de vista, opiniões, etc. Não para combates pessoais, tipo luta de galos por um poleiro.
Não é por acaso que Sines está no estado em que está. Temos maus politicos e maus servidores da causa pública. Uns melhores do que outros, mas no geral pouco se aproveita. Por mim, rifava-os a todos.

REPUBLICANO E SOCIALISTA. disse...

Luis Maldonado,
De facto o debate de ideias quanto a possíveis soluções para o desenvolvimento de Sines ainda não apareceu neste blog, devendo, de facto, ser feito. Mas, primeiramente pelos candidatos, porque são estes que os cidadãos querem ouvir, neste caso, ler.
O tal combate pessoal levado ao extremo, como refere, tem-se limitado até agora, aos comentadores e, nem sempre, nos termos mais correctos.
Quanto aos candidatos, que tanto quanto aqui tenho lido, ainda se não pronunciaram, três já aceitaram o convite, em boa hora, feito pala administração do blog. Portanto vamos aguardar para ver o que cada um tem para propor e para responder. Até lá, não vejo do que os possamos acusar. Por isso, caro Luis Maldonado, acho que está a ser injusto para com todos os candidatos. Não é correcto já estar a julgar os candidatos por aquilo que eles ainda não disseram.
A isso chama-se reserva mental, o que, principalmente em democracia, não é nada saudável. Tenha calma, leia tudo o que eles escreverem com atenção e sem as tais reservas,e depois, então, faça os seus comentários como um verdadeiro democrata, que eu sei que é.
BOM FIM DE SEMANA.

Anónimo disse...

Premita discordar de si REPUBLICANO E SOCIALISTA.
Efectivamente já houve um candidato que apresentou algumas ideias para discussão.
Nomeadamente: Revitalização do mercado municipal. Novo rumo no relacionamento com as empresas que integram o complexo. Desistir por agora do complexo desportivo e em troca construção de um centro de saude.
São temas, que darão certamente, para que cada um de nós apresente os seus prós e contras. O problema é que foi mais relevante publicar os fait-divers em detrimento dos assuntos que nos interessam a todos.

Anónimo disse...

digam as coisas boas que o coelho fez e faz como médico e presidente vais ganhar

REPUBLICANO E SOCIALISTA disse...

Anónimo das 2:57 E outros.
Claro que permito que discorde de mim. Se o não fizesse não seria, concerteza, nem republicano, nem socialista e muito menos democrata.É da contradição, do debate de ideias e até do direito à indignação, quando disso for caso, que a democracia se alimenta. Mas, atenção, esta atitude não significa agressão verbal, insulto e muito menos guerra fraticida. Antes da formação da sociedade, os homens viviam em constante guerra uns contra os outros, fruto do próprio estado da natureza humana onde a solidão era o calabouço da alma.
Nesse estado, os indivíduos não tinham ligações uns com os outros, vivendo cada qual fechado na sua esfera de interesses que se resumia na própria sobrevivência e sempre em choque com os seus semelhantes. Esse tempo já passou há muito. Agora vivemos em sociedade organizada e felizmente num Estado que se quer DEMOCRÁTICO que deverá ter, de entre os seus princípios a PLURALIDADE e a PARTICIPAÇÃO POPULAR. E é aqui que está a origem e a razão do meu comentário, absolutamente discordante, do post do Luis Maldonado. Aceito perfeitamente que, como o sr. diz no seu comentário, já tenha havido um candidato que expôs algumas ideias dignas de suscitar a discussão. A falha é minha que as não li. Peço desculpa. Mas repare, foi um só candidato que julgo não agrediu ninguém e não insultou os outros.
Ora o retrato que o Luís Maldonado faz, talvez sem o pretender, não benificia em nada, antes pelo contrário, a imagem dos candidatos à nossa autarquia. E isto não é bom nem para eles nem para os potenciais eleitores. Estar constantemente a desacreditar os políticos, embora, desgraçadamente, alguns o mereçam, não ajuda a democracia e desincentiva ainda mais a participação dos cidadãos, pricipalmente dos jovens, na gestão da coisa pública. O ser político é um acto de cidadania, do qual, até inventarem outro qualquer modelo de vivência em sociedade, não podemos prescindir.
Já pensou como seria se ninguém aceitasse ser autarca, ser deputado ou ser membro de um qualquer governo ? Claro que esta pergunta não é só para si, ou, mais correctamente, nem é para si pois não vi no seu comentário qualquer menção caluniosa aos políticos, mas, olhe desculpe, como temos que poupar, aproveito e numa só viagem visito vários "apolíticos".
Não... Não sou político, se se entender como tal apenas o que exerce um cargo público. Mas, respeito-os a todos, enquanto o merecerem. Como adepto convicto da DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, aí sim.
Sou político, somos todos políticos !... SOU PELO PLURALISMO, PELA CIDADANIA E PELA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.
Desculpe «qualquer coisinha», não pretendi dar lições de nada a ninguém, limitei-me a aproveitar a oportunidade e o espaço que este Blog nos concede, e que desde já agradeço, para exercer dois dos direitos que a Democracia nos concede - O CONTRADITÓRIO E A INDIGNAÇÃO -
BEM HAJAM !

Marius Herminius disse...

O Sr. dito Republicano e Socialista escreveu isto: “Mas, atenção, esta atitude não significa agressão verbal, insulto e muito menos guerra fraticida”.

Agora reparem neste comentário, escrito pelo mesmo Sr. como resposta (?) a um comentário que eu fiz ao post “ A vantagem da incompetência”, no dia 12 de Maio:
REPUBLICANO E SOCIALISTA disse...
Sr. MARIUS HERMINIUS,
HOMINUM NODUS EST QUOD STULFI FIRMISSIMI,SAPIENTES INCERTISSIMI.
É verdade Sr. Herminius, a sua sapiencia, sobre todos os assuntos, é um espanto!
- OS IGNORANTES ESTÃO CHEIOS DE CERTEZAS E OS INTELIGENTES ESTÃO CHEIOS DE DÚVIDAS - Agora escolha o seu lugar.
Cumprimentos de um humilde ignorante.

Alguém – o dito Sr. Republicano incluído - me saberá dizer o que este comentário acrescentou ao meu ou ao post em questão?
Este comentário foi algo mais do que uma “agressão verbal” ?
Escreveu também isto: “Sou político, somos todos políticos !... SOU PELO PLURALISMO, PELA CIDADANIA E PELA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.”

Será mesmo? Ou é apenas quando lhe dá jeito?
É assim, Sr. dito Republicano e Socialista e também Democrata, pois então. Pela boca morre o peixe e o Sr. foi apanhado à mão.
Até à próxima, se não for antes…

P.S.: Sr. Republicano e Socialista e também (MUITO) Democrata, não tenha inveja do meu saber porque isso é muito feio.
Estude e leia muito. É a melhor forma de tentar ser como eu...

Saruga disse...

Pois eu não acredito nos politicos nem nesta alegada democracia. Que raio de democracia é esta que temos que falar aqui anónimamente, com medo de represálias (contra nós ou contra os nossos que dependam o seu sustento dos poderes politicos)?
Que democracia é esta onde são promovidos aqueles que são graxas ou têm cartão o politico certo em vez do mérito e das capacidades ?
E aqui em Sines temos N exemplos dessa democracia podre, fictícia e demagógica.
Não tenho respeito por político nenhum a nível nacional nem local. Acho que andam todos ao mesmo. E não me falem dos sacrificios dos politicos, da exposição pública, etc, porque se a politica fosse uma coisa ruim ninguém a queria. E candidatos não faltam, nem se conhece nenhum politico que tenha morrido à fome e orientado bem a sua vidinha, a vidinha dos amigos e a vidinha dos familiares.

REPUBLICANO E SOCIALISTA disse...

Sr. Marius Herminius,
NÃO TENHO TEMPO PARA LHE RESPONDER.
ESTOU A ESTUDAR.

Marius Herminius disse...

Sr. dito Republicano e Socialista e agora também Democrata

Não careço da sua resposta, que nada trará de novo, como é costume.
O facto de ter lido a minha resposta e de ter seguido o meu conselho – que para si é grátis! - já me deixa satisfeito.
Estude sim, e muito. Tenho a certeza de que todos ganharemos com isso.
Até mesmo o Sr., dito Republicano e Socialista e agora também Democrata.