
Foto site da CMS- Entrega da medalha de mérito municipal em 2008
Faleceu José Vilhena, natural de Sines, carpinteiro de profissão, obreiro do Carnaval desde o primeiro ano, famosos os seus versos no Enterro do Entrudo durante mais de 30 anos, fez parte da Comissão Administrativa da Câmara Municipal, exerceu funções de vereador, foi presidente da Delegação de Sines do Sindicato da Construção Civil, presidiu ainda à mesa da Assembleia Constitutiva da União dos Sindicatos e coordenou o seu primeiro secretariado, como autarca, foi ainda, eleito por quatro vezes para a Assembleia Municipal de Sines, uma vez como 1.º secretário, duas como presidente e uma como deputado de bancada, poeta, escritor, radialista, colaborador de vários jornais e revistas, foi-lhe atribuída a medalha de mérito municipal em 2008.
O Zé Vilhena foi tudo isto e muito mais, foi pai, avô, amigo, apaixonado da liberdade, amante de Sines e das suas gentes, homem de convicções, determinado e humilde.
De si e da sua obra, outros falaram melhor que eu. Apesar de desde miúdo saber que era o Zé Vilhena, só nos tornámos conhecidos na Assembleia Municipal, principalmente depois de um episódio ocorrido entre nós.
Não me recordo do que se discutia, lembro apenas que o Zé Vilhena, terá comentado na sequência de uma intervenção de minha autoria, que eu era demasiado novo para me lembrar ou conhecer - não recordo o quê. Na primeira oportunidade respondo-lhe que ele era demasiado velho para entender o que eu dizia - que também não recordo o que era. Hoje penso que ele teria razão e eu não, nunca lho disse, mas também nunca falámos nisto os dois.
Curiosamente este episódio que poderia afastar-nos, serviu para aproximar-nos, certamente porque o Zé Vilhena sabia que eu era muito novo.
Quando nos encontrávamos falava sempre com um entusiasmo quase juvenil, dos seus escritos e dos seus programas na rádio, tinha uma memória prodigiosa e repleta de histórias da nossa terra.
Com a morte do Zé Vilhena, morreu um "Homem Bom" de Sines.
Ver Biografia
15 comentários:
Na sua pequena dimensão foi um GRANDE HOMEM e UM BOM HOMEM.
Descansa em PAZ
Fica bem ao blog Estação de Sines esta pequena homenagem a um grande homem que infelizmente a doença o traiu de uma forma brutal.
Um Homem com H maiusculo, lutador pelo associativismo, pela democracia, um poeta, etc, etc...
Descansa em Paz Zé
VIVA O ZÉ VILHENA SEMPRE! VIVA A LIBERDADE!
M.Lança
São Homens como JOSÉ VILHENA, de quem era amigo, vertical e Honesto, que fazem a diferença. Sem nunca deixar de dizer aquilo que tinha que ser dito, defendendo os seus pontos de vista, fazia-o no entanto com educação que vai por ai rareando.
Creio que foi ele o autor da frase, "SINES É PARA AMAR". Em sua homenagem amemos Sines como ele AMOU, e SINES será diferente. Bem precisa.
M. Lança
Os meus sentimentos a toda a familia por quem tenho grande amizade. Tive a felicidade de conhecer o José Vilhena, grande homem!!
Abraço á familia Vilhena.
Amigo "JOSÉ VILHENA", ficas para sempre na minha memória.
Fazes parte da história de SINES...tal como outros Grandes SINEENSES que já partiram...
Lutámos em campos diferentes, mas nunca deixámos que isso mexesse com a nossa amizade e respeito.
Um abraço!
Carlos Malafaia
Os meus sentimentos a toda a familia.
Foi sempre um grande Homem e um grande Amigo.
Ficará na minha memória para sempre.
Descansa em Paz.
Manel
um Bom Homem-um sonhador.um homem de esquerda-daquela raça que está em extinção-
Eu sou Socialsta mas sempre fui muito amigo do Zé,gostava de ficar falando dos livros dele,gostava de vêr aquele geito de criança grande...um homem Bom - O exemplo de que era ser comunista,não o exemplo desta espécie de esquerda que por aí anda a fazer muito boa gente ter vergonha do que vê.
Gostei de ser amigo deste camarada,
nunca lho disse mas com ele aprendi que sendo eu socialista tinha quase tudo em comum com aquele bom comunista.
descansa em paz meu amigo.
Este post é uma justa homenagem a um Homem com:
convicções, justo, leal, honesto.
Dele sempre sabiamos se era da equipa ou adversário, mas sempre com honestidade e respeito, e quase sempre com amizade.
Na política local sempre foi diplomata e gerador de consensos, coisa que vai faltando.
Em sua honra espero que os políticos actuais sejam capazes de seguir o exemplo.
Bom Homem, descansa em Paz.
Um Homem de ideais de esquerda, com uma visão para a vida inovadora. Sabia ouvir, sabia discutir, e fundamentalmente sabia aceitar os pontos de vista dos seus amigos. Quando se diz que na politica não existe amizades, aqui está um exemplo que prova o contrário; mas porque a sua natureza era pura e sincera.
Bem haja colega Vilhena
Conheci o Zè Vulhena logo a seguir ao 25 de Abril.
Militamos em campos opostos, mas o respeito que tinhamos um pelo outro e a amizade que formamos era superior aos nossos desencontros de ideias.
Descansa em Paz Zé.
Um amigo.
foi-se o homem mas não se foi as memórias, e não são poucas as que este Homem e amigo da terra deixou para todos nós e para mim que tive a felicidade de privár com este ilústre amigo . obrigado Zé Vilhena
Leonél Domingos
Para aqueles que aqui gostam de verter o veneno dos seus maus figados ou da sua azia, próprios da sua pequenez. Não façam loas fúnebres, sigam o exemplo de um Homem e para a próxima que tiverem azia, mau estar lembrem-se dele. Zè vilhena simplesmente um grande Homem.
O Zé Vilhena foi autor da celébre frase "25 de Abril Sempre" e "Sines é para Amar", julgo também ser dele.
O Zé de facto faz parte de uma maneira de ser e viver Sines e as suas memórias, que o tempo e as circusntâncias vão apagando, o Zé partiu mas fica a sua memória, um certo bairrismo, temperado por uma maneira de estar na vida solidária, humana, amiga, tolerante com a diferença, espirito aberto.
O Zé Vilhena faz parte de uma "casta" de homens que tanta vezes me interrogo, se tivessem nascido hoje? com a possibilidade de estudar, cultivar o seu conhecimento sem as preocupações do sustento, sem os constrangimentos da distância e do acesso ao conhecimento, que existiram no seu tempo, até onde teria chegado o Zé Vilhena?
O lado positivo é que de facto o Mundo e Portugal evoluiram, em muitos aspectos, no bom sentido, e forma pessoas com o Zé Vilhena que contribuiram para estas mundanças.
PARA AMAR SINES E NÃO SÓ...
O tributo devido a um homem bom.
À sua família os sentimentos solidários.
A Direcção
Enviar um comentário