quinta-feira, 28 de maio de 2009

Investimento em Sines anunciado pelo Governo está em risco

Está em risco um dos grandes investimentos anunciados pelo Governo para Sines, no valor de 400 milhões de euros.

O grupo La Seda lançou uma nova fábrica no complexo petroquímico, mas agora está em grandes dificuldades e os bancos, incluindo a Caixa Geral de Depósitos, estão a atrasar o financiamento.

A construção de uma grande fábrica de produtos derivados do petróleo para embalagem foi anunciada várias vezes. José Sócrates e Manuel de Pinho assinalaram a colocação da primeira pedra no local.

O Estado português entrava com 100 milhões de euros, entre apoios directos e benefícios fiscais. A própria Caixa Geral de Depósitos tem 7 por cento do consórcio português criado para este projecto
e lidera o conjunto de bancos que vão emprestar a maior parte do dinheiro.

Mas entretanto, o grupo promotor, La Seda, está em grandes dificuldades por causa da crise. O grupo está a ser reestruturado em Espanha com a ajuda do Deutsche Bank e não terá o dinheiro necessário para investir em Portugal.

A SIC apurou que o ministro da Economia e o próprio Primeiro-Ministro estão a tentar encontrar uma solução que salve o projecto. A própria CGD garante que o projecto tem viabilidade, mas para já, grande parte do financiamento em regime de “project finance”, está atrasado.

As estruturas metálicas para a fábrica já foram importadas e estão no porto de Sines. Centenas de trabalhadores aguardam que o problema seja desbloqueado para continuar a montagem da fábrica.


SIC Online, 27.05.2009

1 comentário:

Anónimo disse...

amigo bráz,

esse projecto nunca teve pés para andar. a situação dramatica da lsb não é consequência da crise financeira mas sim da péssima gestão técnica levada a cabo pelo grupo.

manuel matos gil teria de facto conquistado a europa se TIVESSE GENERAIS À SUA ALTURA. ora à sua volta só vegetam céguinhos da terceira geração que, contudo, tiveram a força suficiente para arrastar a nossa cgd para esta triste situação.