quarta-feira, 27 de maio de 2009

Coisas do passado...a que só acrescento uma linha: As moscas são as mesmas o "lugar" é que mudou de sítio.

CARTA ABERTA
AO EXMO.SRºPRESIDENTE
DA CÂMARA MUNICIPAL DE SINES

Como Sineense, não natural, mas radicado desde 1978 e empresário do ramo da restauração, desde 1991, de momento com estabelecimento aberto na rua pedonal (a única) da Zona Histórica de Sines, venho por este meio mostrar o meu maior desacordo em relação aos moldes e local, como mais uma vez se irá realizar, a MOSTRA GASTRONÓMICA “SINES,ALENTEJO À MESA”-X EDIÇÃO e apresentar uma alternativa.

A realidade da situação do comércio em Sines no geral, ronda as “ruas da amargura”, talvez com maior incidência no comércio localizado na Zona Histórica de Sines. Os diversos factores que conduziram a esta situação são certamente do seu conhecimento, não valendo a pena enumerá-los agora.

As anteriores Mostras Gastronómicas foram sempre consideradas um “enorme sucesso” o que não questiono mas pergunto:

-Independentemente do seu número, qual a origem das pessoas que afluem às “Mostras”?
Donde vêm? …Dos Concelhos vizinhos?…De todo o País?... Ou a grande maioria é de Sines?...
-Porquê insistir no mesmo local para a realização do evento? As condições de trabalho não são as ideais e, conforme o próprio regulamento assume, o acesso para o transporte de material é difícil,

A alternativa que proponho passa pela realização do evento na Zona Histórica de Sines com o mesmo espírito e regras do Regulamento da Mostra Gastronómica, sendo que:

-Os estabelecimentos da Zona trabalhariam nos seus próprios locais, seriam devidamente sinalizados e publicitados e obrigavam-se a cumprir o Regulamento.

-Os estabelecimentos fora da Zona Histórica utilizariam o espaço do Castelo de Sines após serem criadas as infra-estruturas necessárias e exigidas por lei, para a montagem dos stands que agora são utilizados. Estas infra-estruturas poderiam ser definitivas e serviriam para outros eventos que se realizam no mesmo local.

Penso que seria um passo importantíssimo para a tão falada Revitalização da Zona Histórica de Sines que tarda a chegar e que, para alguns, infelizmente, já não chegará a tempo.
Sempre ao seu dispor e pelo melhor para Sines.

Sines,23 de Maio,2005

Sou,
José Pedro de Faria Quintela Lucas
B.I-nº 2353954 – Eleitor nº 10339

5 meses depois, a resposta da CMS

Exmo. Sr.
A Câmara Municipal de Sines vem pelo presente agradecer as sugestões apresentadas por V. Exa., em Maio deste ano, quando foi divulgado pelos restaurantes o regulamento da X Mostra Gastronómica, relativamente às quais se fará uma reflexão atenta, considerando os Planos de Actividades para ospróximos anos.

Com os melhores cumprimentos.

Carmem Francisco
Adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Sines
13/10/2005


nota: a chamada de atenção para o espaço de tempo entre a carta aberta e resposta da autarquia, são da autoria do administrador do blogue.

13 comentários:

Anónimo disse...

Grande ideia, fazer o festival de gastronomia em espaço(s) da zona histórica e revitalizar a mesma...
É pena a ideia não ter surgido do executivo autarquico...
Surgindo de outra "cabeça", morre na casca...
Por muito boa que seja, só vinga se fôr de alguém dentro da máquina...
Se não fôr...

Anónimo disse...

As tasquinhas era uma boa ideia se fossem inseridas num projecto mais vasto de revitalização e animação da zona histórica, que sabemos estar como está. Naturalmente que a zona histórica carece de uma intervenção profunda, do ponto de vista urbanístico e de imagem, e seria na sequência disso que há que definir projectos para a revitalizar, dar vida, etc. E dar vida à zona histórica é dotá-la de eventos ao longo do ano, como as tasquinhas, animação do castelo, uma feira medieval, mostras de gastronomia e de doçaria conventual, etc, etc. A zona histórica carece de planificação, e de projectos de reabilitação e de revitalização. Oxalá destas eleições surjam ideias concretas para esta importante parte da cidade, que definha e morre um pouco todos os dias.

Anónimo disse...

Ainda não conhecem o plano para a intervenção e recuperação do Centro Histórico?
Pois informo-os que foi efectuada pela Autarquia uma candidatura ao Qren para a regeneração urbana.

2009.04.03. A CÂMARA Municipal de Sines e um conjunto de parceiros locais apresentaram em Março uma candidatura ao Eixo 2 - Desenvolvimento Urbano - Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana do QREN 2007-2013. Num montante de 10 milhões de euros, co-financiados pelo FEDER em 55%, o projecto tem como áreas de intervenção a zona histórica de Sines, a falésia e a Avenida Vasco da Gama.
Na frente marítima, as principais obras físicas previstas na candidatura são o tratamento da falésia entre a descida da lota e a Rua João de Deus, a recuperação do Jardim das Escadinhas da Praia e a reabilitação da Av. Vasco da Gama (novos pavimentos, passagem de duas faixas para um faixa com duas vias, preparação da avenida para receber equipamentos para a restauração, lazer, feiras, eventos, etc.).


Na zona histórica, está programada a recuperação para fins culturais, turísticos e de lazer de vários edifícios nucleares (entre os quais, o Centro Recreativo Sineense) e intervenções nos pavimentos das ruas e espaços públicos estruturantes (Largo João de Deus, Praça Tomás Ribeiro, Largo dos Penedos da Índia, Largo Poeta Bocage, Largo do Muro da Praia, Rua Cândido dos Reis, Rua Teófilo Braga, Rua Miguel Bombarda, Rua Sacadura Cabral, etc.). Um elevador, com fins turísticos e de incremento da mobilidade, fará a ligação entre o topo da falésia e a Avenida Vasco da Gama.


O projecto terá ainda uma componente cultural, com um programa de animação específico, e uma componente de valorização comercial da zona histórica.


A concretização da candidatura beneficiou já dos trabalhos preliminares do Plano de Pormenor de Salvaguarda da Zona Histórica e teve o apoio técnico da empresa Augusto Mateus e Associados.


É só consultar http://www.sines.pt/PT/Actualidade/noticias/Paginas/ZonahistoricaeavenidacandidatadosaRegeneracaoUrbana.aspx

Será que isto responde aos vossos desejos? Afinal estamos no bom caminho ...
Bem à medida deste post, obviamente que a serguir dirão, isto já deveria ter sido feito 10 anos atrás e blá blá bl´´a.

Aplaudo estas excelente medida que poderá e deverá responder aos nossos anseios.

Acho que o Sr. Lucas não participou nisto. (mas não tenho a certeza).

A Lobo disse...

Uma excelente ideia defendida desde sempre e com a razão e conhecimento que lhe assiste. do autor da carta visto ter vasta e diversificada experiencia no sector.
Mas mesmo que um dia se realize tal evento no sitio proposto, não sei se será suficiente e a tempo de fazer alguma coisa pelo moribundo "centro histórico" de Sines.
Dou os parabéns aos corajosos, quando vejo algum novo negócio a abrir nessa zona.
Para a complexidade, extensão e resposta da camara, acho que a demora de 5 meses ainda foi pouco!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Tudo isto apenas vem reforçar:

Existem vários locais (não apenas um...), todos eles melhores do que o escolhido por uma minoria.

Existem gostos para tudo, por isso devemos pacificamente aceitar que existem pessoas que acham muito bem onde está, porque se assim não fosse não estaria todos estes anos.

Mas é um erro, escolhido, repito por uma minoria, que infelizmente continua a repetir-se.

O que pode ser feito para alterar?

Alberto disse...

A Sra. D. Carmem Francisco teve o desplante de responder 5 meses depois, ou seja, depois de encerrarem as tasquinhas e não informa o porquê da opção Marginal. Vai analisar, é do tipo, não telefone que nós telefonamos...
Realmente o Lucas, que percebe mais do tema do que a D. Carmem, que certamente já comeu numa das suas casas, merecia um pouco mais de respeito, pois nos restaurantes que teve fez mais por Sines e pela gastronomia local do que a sra. em causa alguma vez fará.
A culpa desta falta de respeito pelo cidadão e gozo constantes não é do Dr. Coelho e "sus muchachas" a culpa é do país, portanto de nós todos, que pactuamos com estas farsas eleitorais e que de 4 em 4 anos vamos lá votar em nome dum suposto dever civico, iludidos em promessas de pessoas, independentemente da cor politica, que pretendem proveito próprio.
Infelizmente caminhamos para uma situação de descontentamento e revolta social nunca vista, nem antes do 25 de Abril, pois nessa altura não havia a consciência social que há agora. As pessoas são desonestas em palavras e actos, a impunidade reina. Deviamos sentir um pouco de vergonha porque "eles" não foram para a cadeira do poder sózinhos, levámo-los ao colo.

Anónimo disse...

Irão sempre surgir problemas onde quer que as tasquinhas estajam... Acho que a politica por vezes nos faz esquecer das coisas realmente boas que a vida nos proporciona... Vamos desfrutar das Tasquinhas onde elas estão, e se outro partido ganhar logo mudam de sítio... Concordam???

José Pedro Lucas disse...

Coisas do passado...a que só acrescento uma linha: As moscas são as mesmas o "lugar" é que mudou de sítio.

P.S.(Post-Scriptum)-Informo que não tenho por hábito falar com anónimos e que não abdicarei desse princípio.

Com todos que se identifiquem terei o maior prazer em dialogar.

José Pedro Lucas

Anónimo disse...

Segui o conselho do anónimo das 2:26 e li a respectiva noticia da candidatura ao tal plano de 10 milhoes de euros e mais uma vez constato que há muita gente na Camara e que aqui fazem comentarios nao conhece Sines.Na referida noticia fala de "...tratamento da falésia entre a descida da lota e a Rua João de Deus..."e eu pergunto será que o Forte do Revelim e edificios envolventes(antigos armazens dos pescadores),a zona onde antes era o tunel que dava acesso á lota,a zona da varanda do oceano nao pertencem a Sines?Esta zona de Sines nao tem História?
P.S.-Reablilitaçao da Av.Vasco da Gama e das escadinhas esta dá vontade de rir.Deve ser para o sr.200 milhoes quando estiver reformado poder contemplar a obra que fez sentado na varanda de sua casa(vai sonhando!)

A Lobo disse...

Meu caro J Pedro Lucas , já referi num post qualquer num blogue qualquer isso mesmo.
A quantidade de anónimos !!!!!!!!!!!!!
Do género "sou totalmente contra" ou "não concordo com isto ou aquilo" assinado ANÒNIMO.
È uma falta de qualquer principio e ainda pior, falta de coragem.
Um outro anónimo referia as consequencias e retaliações por parte da autarquia p.ex., de quem se referisse de forma desfavorável.
Passou o GAZ e o 25 A , mas o obscurantismo parece que continua.
Escreverei sempre com uma identidade. a minha e escreverei sempre o que achar por bem sobre a MINHA TERRA - Sines , coisa que muitos falam e não são.
Tentarei não responder nem comentar a cobardia.

nuno espada disse...

"estou mais que decidido em votar xico pacheco".
Leio todos os dias comentarios neste blogue,fico admirado com a incompetencia da maior parte das pessoas que os assinam;
1º- pessoas que se acham com alguma cultura deixam na de ter quando optam por candidatos como idalino e coelho,isto porque, ou são cegos ou ñ estão minimamente interessados em ajudar Sines.
2º-tenho optado por todos os dias passear e conversar com os sineenses, os que oiço e ñ têm sido poucos, são todos pro xico,uns por amizade, outros por convicção politica ,mas a grande maioria refere que é o unico candidato com inteligencia,capacidade e com amor por a terra e pelos sineenses. isto tudo faz com que o nosso xico seja o presidente nas proximas eleiçoes.
Não tenho duvidas do que estou a afirmar...sendo presidente como espero, vai fazer com que a nossa cidade seja outra vez "a cidade dos sineenses" (***)

comentário removido parcialmente

Bruno Leal disse...

Sr. Nuno Espada, responda-me sinceramente, acha que o Sr. Francisco Pacheco fez um bom trabalho nos anos que esteve à frente da Autarquia? O que fez ele de relevante? Bom, muitos dizem que lutou contra a implantação das Industrias em Sines, talvez seja verdade, mas o que é certo é que falhou. Muitos dirão bem, era uma luta que não poderia ganhar, a mim parece-me de bom senso evitarmos lutas que sabemos que iremos perder, mas parece-me um acto de loucura perder tempo com uma luta que está perdida à nascença, empurrando Sines para a estagnação.
Será um bom escritor? Talvez, nunca li um livro dele, mas Presidente de Câmara já provou há muito não ser o que precisamos.

sempre em pe disse...

Tenho que dar a razão ao Bruno Leal em relação à resposta ao Sr Nuno Espada.
Deixo uma pergunta:

O QUE É QUE O SR FRANCISCO PACHECO FEZ ENQUANTO PRESIDENTE DA CAMARA?

NO SEGUIMENTO O QUE É QUE FEZ O Nº DOIS DA CANDIDATURA DO XICO ANTIGO VICE PRESIDENTE DA CAMARA?