quarta-feira, 29 de abril de 2009

Entrevista candidato CDU - Jornal Litoral Alentejano

O Jornal Litoral Alentejano, na sua edição 185, com data de 1 de Maio, publica uma reportagem com o candidato da CDU, à Câmara Municipal de Sines.

Francisco do Ó revela que mantêm intactas as suas características de acutilância, que fazem dele uma velha raposa politica. Deixa recados e afirmações, entre o subtilmente evidente, e evidências subtis num jogo de fácil alcance para todos e de profundidade apenas para alguns.

Mantém a tónica na ligação à terra, ao passado e às pessoas, que a CDU promoverá e defenderá, agora como no passado, não fala no PS, como se a luta fosse apenas com Manuel Coelho, deixa subentendido que Manuel Coelho poderia não ser o candidato da CDU do mesmo modo que afirma, que após sair do PCP poderia continuar a ser o candidato independente da CDU, tudo estava por decidir até à constituição do Movimento SIM. E assume categoricamente, a convicção que este Movimento esgotar-se-á num mandato, ou seja com a candidatura de Manuel Coelho.

____________..._____________________

Frases Soltas, de Francisco do Ó, ao Alentejo Litoral, em entrevista realizada dia 3 de Abril de 2009.

"Faz falta retomar a moralidade política."

“O Dr. Manuel Coelho afirma que tem hoje projectos para 20/25 anos. Não é verdade. É uma falsidade porque daqui a 4 anos ele terá que se ir embora por imposição da lei e toda a gente sabe disso, e ele também.”

"Numa situação normal não seria eu – obviamente – o candidato da CDU e do PCP. Aliás, a CDU iria discutir este ano quem seria o candidato".

"Nesta altura tenho a ideia de que existe uma confusão instalada. Quem votou sempre, na CDU, nesta altura é capaz de não saber bem o que há- de fazer."

"Vai ser uma campanha de projectos. Não será uma campanha de hostilidades. E por ser uma campanha de projectos, o Dr. Manuel Coelho vai ter para oferecer um mandato de 4 anos. Não terá mais para oferecer. Extingue-se assim o seu projecto, se é que há um projecto. O Dr. Manuel Coelho não tem nenhum projecto futuro que possa oferecer à população."

"A diferença existente entre as duas candidaturas são: Uma a 4 anos, que não vai a lado nenhum neste processo de crise, em que não vai ter seguramente dinheiro para quaisquer realizações, basta para isso, saber a situação financeira da Câmara Municipal que não tem dinheiro para investir e a candidatura da CDU, assente em projectos."

"Não há dúvida que falta seriedade na política. O facto dos partidos políticos dizerem que querem seriedade e tentarem fazer um esforço no sentido de não quererem pessoas que pelo seu comportamento terão que ser afastadas, mas depois, socorrerem-se das listas de cidadãos independentes que, ao concorrerem continuam a ter por detrás, as tais malas de dinheiro que empresários levam para os gabinetes, e são esses que pagam as campanhas
."

5 comentários:

A.M.D. disse...

Existem aqui algumas afirmações contraditórias e inconsistências, que o Xico Pacheco terá depois que esclarecer, caso contrário terá a sua credibilidade e sensatez em sério risco. Vou apenas cingir-me a uma, ou seja quando diz que o Dr. Coelho não vai fazer nada, porque a câmara está endivididada, não tem dinheiro para realizações, etc, etc, ao passe que a candidatura da CDU é uma candidatura de projectos. Então se a câmara não tem dinheiro, está fortemente endividada,onde é que a CDU vai depois buscar o dinheiro para executar os projectos? Sinceramente, fiquei confuso. A não ser que estejamos a falar apenas de projectos e não de projectos para materializar. Mas de projectos e promessas estamos nós fartos. O que nós queremos é obra feita e não apenas prometida. Já estou farto, por exemplo, da bandeira "centro histórico" que é repetidamente hasteada sempre que há eleições, mas depois vão passando os anos e só ouvimos falar de projectos, delimitações da área a intervir, inquéritos porta a porta, etc e tal e nada surge feito no terreno. Quem diz isso, diz outras matérias que se arrastam no tempo e não passam de promessas e ideias projectadas. Com todo o respeito que me merece o Xico Pacheco, penso que esta sua candidatura é uma enorme asneira e o maior equivoco da sua vida. Teve todas as condições para sair da política com dignidade, com inteligência mas creio que vai sair destas eleições muito chamuscado. Há alturas da vida em que é preciso saber dizer não. E era o que penso que Xico Pacheco devia ter dito ao PCP.

Marius Herminius disse...

"Faz falta retomar a moralidade política”, diz Francisco do Ó.
Eu, se fosse eleitor em Sines, exigiria que o Sr. Francisco do Ó me explicasse bem esta frase e a razão por que a diz. Acho que seria um excelente começo de campanha eleitoral, tranquilizar os votantes sobre a transparência e seriedade do candidato.

Mais diz que "Numa situação normal não seria eu – obviamente – o candidato da CDU e do PCP. Aliás, a CDU iria discutir este ano quem seria o candidato".
Que a situação pode ser anormal, essa eu aceito. Mas depois diz que “a CDU iria discutir este ano quem seria o candidato”.
Mas…A CDU discutiu ou o candidato? Se não discutiu, foi por falta de tempo? Mas se era este ano…

Depois parece que um projecto para 4 anos é pouco. Se os eleitos fizessem aquilo que cumprem logo veríamos se era pouco.
Por outro lado, também acho um exagero falar em projectos para 20/25 anos. É que, quando chegasse aos 10 ou 12 anos de mandato – se tal fosse possível – o presidente já se teria esquecido daquilo que tinha prometido…

Isto promete.

Anónimo disse...

Xico do Ó, afinal não está , aparentemente, arrumado.
Para já entrou bem, pelo menos por este texto, que obriga os eleitores mais conservadores pelo seu partido a pensar duas vezes.
Vão ser umas eleições muitos animadas e o Idalino tem aqui, se conseguir transmitir a mensagem, uma boa hipotese de assumir a presidência. Se cair no erro de dizer mal do Coelho e do Xico, pode arrumar "as botas" e deixar de pensar na Câmara.

Marius Herminius disse...

Volto a este tema porque há um dado novo, que entronca em algumas das afirmações de Francisco do Ó.
Como devem saber, TODOS os partidos concordaram em aumentar 55 (CINQUENTA E CINCO!) vezes os montantes que cada partido pode receber em dinheiro vivo.
Ou seja, se antes poderiam receber 4500 euros, agora poderão receber 247500 euros, em numerário e sem controlo algum!
A lei até poderá ser absurda, mas o facto de ter sido alterada em tempo recorde para que abranja os próximos actos eleitorais e pelos interessados, que são os partidos políticos, não deixa de ser um sinal muito preocupante.

Agora sim, já entendo as preocupações (?) de Francisco do Ó quando clamava pela moralidade política e mostrava preocupação pelas “malas de dinheiro”. O problema, Sr. candidato da CDU, é que o PCP também aprovou esta alteração, que envergonha todos aqueles que insistem em exigir moralidade, política e cívica!

Foi você que falou em combater a corrupção?
Ou prefere dizer que “os partidos políticos lavam mais branco?”.


Com mais este prego na urna, às próximas eleições já pouco falta para serem um funeral de boas intenções.

Anónimo disse...

Não foi este senhor que disse que não queria mais industrias em SINES?...
Porquê? Porque isso significa mais trabalho? Mais gente em SINES?
Mais potenciais "não" votantes na CDU?
Foi esta "ideia" que governou SINES durante dezenas de anos...
Foi esta "mente" que "atrasou" SINES durante dezenas de anos...
É este "senhor" que quer continuar a não deixar SINES crescer???...