terça-feira, 28 de abril de 2009

Encontre as diferenças


"Em Vila Nova de Santo André abriu uma loja para ajudar famílias carenciadas. Chama-se loja, mas não vende nem compra nada. A Ana's é uma Loja Social que abriu há uma semana para ajudar as famílias carenciadas, com roupa, calçado e acessórios

A Loja Social está instalada no posto de divulgação cultural, cedido pela Junta de Freguesia de Vila Nova de Santo André, temporariamente. Segundo relata uma das voluntárias "fui ter com a Segurança Social para me ajudar no encaminhamento das pessoas, o que aceitaram. Eu corri as instituições sociais aqui existentes, a Santa Casa da Misericórdia de Sines, de Santiago do Cacém, a Casa do Povo... Onde havia serviços sociais eu contactei e deixei uma ficha para me encaminharem as pessoas». Feitos os contactos, foi «meter mãos à obra». Espero que a Câmara me arranje um espaço condigno», conclui, depois de afirmar que já foi contactada pelo município de Santiago do Cacém, que em "princípio" vai «arranjar um espaço permanente» para a Loja Social. As famílias carenciadas de Amares, Ferreira do Alentejo, Batalha, Fundão, Setúbal e Lisboa contam já com esse apoio, iniciativas que partem de várias instituições, desde bombeiros a autarquias, instituições de solidariedade social ou ligas de amigos."

ver Semanário Sol e Diário de Notícias


Em Sines, à semelhança das localidades referidas na notícia do Semanário Sol, também a Cáritas Paroquial de Sines, desde longa data, procede à entrega e distribuição de alimentos, roupa e por vezes mobiliário.

Com o início da construção das novas instalações, instalámos a creche e o pré-escolar num espaço arrendado e contactámos a autarquia, solicitando a disponibilidade provisória de instalações para armazenagem e distribuição de alimentos e roupa a famílias carenciadas, de forma gratuita.

Esperámos pela resposta até ao dia em que tivemos de abandonar as nossas instalações e conseguimos in extremis que um particular cede-se gratuitamente um espaço, num rés-de-chão da zona histórica, com os respectivos constrangimentos, nomeadamente no acesso de viaturas para abastecimento.

Existe na história relatada no Sol um pormenor que faz toda a diferença: "já foi contactada". Por cá contactamos e pedimos, por lá é a autarquia que identifica as dificuldade e propõe soluções. Mas é o que temos e aquilo com que podemos contar.

Lá como cá, é um trabalho feito por voluntário, gratuito e solidário. Mas que há diferenças, há.

3 comentários:

luis araújo disse...

é bom conhecermos a realidade de outros locais, para podermos fazer comparações, partilhar experiências e conhecimentos. este é um caso flagrante.
primeiro ao contrário de sines, a população sempre teve mais iniciativa de organização civica, veja-se os a comissão de utentes.
Sines tem mais instituições e colectividades, mas mais dependentes do poder local.
é uma questão sociologica interessante, que terá na sua origem, a origem - desculpem a redundancia - das populações.
parabéns às cidadãs que dessinteressadamente levaram a cabo esta iniciativa, passando das palavras aos actos.

Anónimo disse...

Existem mais diferenças...

Se te disponibilizares para fazer voluntariado em Sines, isso não é possível.

Têm receio que alguém tire o "pombal"...ou talvez o protagonismo.

forasteiro disse...

que texto tão desamanhado! Estou surpreendido não com a iniciativa mas com o texto (pela negativa)