sexta-feira, 24 de abril de 2009

Apresentação de Idalino José


A apresentação de Idalino José pautou-se pela eficácia e profissionalismo, o PS deixou claro que aposta forte nestas autárquicas e Sines não é excepção.

Com figuras nacionais de relevo e em número considerável a apoiarem o candidato de Sines, estes pecaram por falar demais do PS - nomeadamente Vítor Ramalho, presidente da Federação de Setúbal - e menos de Sines, este é um erro recorrente das figuras nacionais que insistiram em fazer campanha ao PS, numa Esplanada Alentejana cheia de socialistas e menos em apelar aos simpatizantes e indecisos que normalmente decidem as eleições e querem saber o que Idalino José e o PS farão pela sua terra e não o que o PS fará pelo país - essas são outras eleições.

Depois dos discursos mornos de Miranda Calha e Vítor Ramalho, o discurso da Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, que antecedeu o de Idalino José, teve o condão de empolgar os presente, pela vitalidade e, finalmente, um discurso mais centrado em Sines. Cometeu a gaffe de acusar a CDU de ter dificuldade em lidar com a modernidade, quando na plateia se encontrava o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, que ainda este mês esteve presente na assinatura do protocolo do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa com a CMS, onde afirmou: "o protocolo vai colocar o munícipio de Sines na 1ª linha de um serviço de qualidade, desmaterializado, e permitir uma relação mais próxima com os cidadãos, ainda mais transparente, factor essencial para a confiança dos investidores". Mas aqui já a plateia estava embalados pelas palmas e ninguém se terá apercebido e, provavelmente, muitos nem saberiam.

Dos discursos dos dirigentes nacionais, chamou-me a atenção 2 aspectos:
- várias referências a António Guterres e nem por uma vez a José Sócrates. Não sei se fará parte da estratégia nacional para as autárquicas ou se estávamos perante representantes de uma "sensibilidade" socialista. Espero que seja a segunda, mas o tempo esclarecerá.

- a ausência de referências de todos os oradores à poluição no nosso concelho, lacuna que Idalino José resolveria e da melhor forma.

Por fim a apoteose da noite, apresentação multimédia do candidato e da sua vida e o seu discurso de apresentação, que se traduziu numa surpresa bastante positiva.

Num discurso bem elaborado, "varreu"num timming correcto, de forma incisiva e coerente, os problemas principais de Sines, as soluções preconizadas e a estratégia para alcançá-las, ignorando os adversários, não por desprezo mas pela confiança que deposita no futuro e na resolução do problemas do passado.

Conheço o Idalino há vários anos, acompanhei-o durante meses numa candidatura, em 4 anos de assembleia municipal e mais quatro anos de vereação e este é o "melhor" Idalino de sempre. Sereno, tranquilo, confiante e muito determinado.
Acredito que basta a esta candidatura assegurar o eleitorado que Idalino José e Luís Gil obtiveram na sua última candidatura, o que não parece difícil pois a "família socialista" acorreu em massa e demonstrou-se unida em torno do líder, para alcançar a vitória.

Contudo, sei as eleições ainda vão longe, que existem muitos imponderáveis e que o PS Sines é feito de muitos pormenores, e é nos pormenores que está o Diabo. A constituição das listas e a campanha podem decidir tudo, por muito pouco...votos.

17 comentários:

Anónimo disse...

O candidato está apresentado, e foi muito bem apresentado, eu estive lá!
Agora venha a apresentação dos restantes elementos para nós (Sineenses) nos decidirmos.
Porque eu não voto só para o Presidente, eu voto para quem eu gostaria de ver a "gerir" a câmara...e aí é uma equipe, não é só um.

Anónimo disse...

Não tenho votado PS mas fui assistir à apresentação do Idalino.

Fiquei desiludido. Falou-se pouco de Sines e dos seus reais problemas e as ideias apresentadas nâo têm nada de novo.

Na plateia pouca gente e os que estiveram eram claramente elementos do PS.

O futuro não pode começar num Partido que só acordou para Sines há um mês, por mais "show off" que apresente.

Anónimo disse...

concordo contigo, quanto a votar idalino, mas emrelação ao PS estão um tanto ou quanto ridiculo.

os boys todos de camisa branca e gravata vermelha;

existiam alguns boys que estava irrequietos, a quererem mostar-se a toda a força, não paravam quietos, o boy (***) vestido a boy, andava numa roda viva para que o vissem como se aquilo fosse dele. pobre rapaz, era parvo, agora é parvo e vaidoso. tirem-lhe a cunha e vaza o balão

depois o beija-mão aos senhores de Lisboa, a politica é triste.

depois muita gente da APS, tava lá as chefas e convêm aparecer

Espero que o Idalino siga um conselho do Miranda Calha: independentes para as listas

Anónimo disse...

braz,

gostei de te ver. este é o local onde pertences. ouvi muitos de nós comentar que deviamos estar na tua apresentação, aquele é o teu lugar por natureza.

Anónimo disse...

Idalino desiludiu-me neste mandato. Quem devia estar no lugar dele, eras tu braz. Não percebo porque é que a rádio Sines não dá a notícia da apresentação do Idalino.

amorais disse...

Espero que o povo de Sines votante acorra em massa ás urnas para apoiar uma candidatura de um filho da terra que muito tem feito por ela com obra feita á vista de todos na magnífica marginal de Sines praia Vasco da Gama Lota porto de pesca marina etc..Um candidato credível sério e inimigo do desperdício com um projecto de melhorar qualificar humanizar o futuro para que as pessoas que vivem nesta bela cidade peninsular de Sines digam que valeu a pena mudar com confiança e serenidade o rumo desta barca mal governada empenhada e desclassificada pelos pilotos da CDU que representam o que de pior foi feito no passado autárquico.Idalino José é a mudança com confiança num futuro melhor para todos sinienses especialmente para os idosos as crianças e os mais desfavorecidos desta terra.Por isso é que apoio esta mudança desde 1982 e finalmente estamos á porta de tempos novos em Sines assim o povo soberano o queira lá para meados de Outubro.

Anónimo disse...

Não votando em Sines mas estando muito ligado e muito próximo,gostaria de sabe se este blogue, que demontra globalmente muita qualidade, vai passar a ser um blogue "não oficial" do Idalino José e do PS?
Se assim for,deixarei de passar por aqui,porque se tanto se apregoa a independência, também este local assim deveria ser!

Observador disse...

Como seria de esperar estive presente na aprentaçao de Idalino José e concordo inteiramente com a analise feita. De louvar o profissionalismo e a qualidade que denuncia trabalho cuidadoso. Sendo Independente intervenções para mim só a do candidato que esteve ao seu melhor nivel, falhou no meu entender ao não se ter referido nem uma vez a Porto Covo e a grande importancia que tem para o Concelho de Sines em termos turísticos, deve ter sido para compensar o discurso de outro candidato seu adversário numa outra apresentação pois cada vez que falou de Sines acrescentou (e Porto Covo).
Força Idalino
Luis Gil

Anónimo disse...

a determinada altura fez lembrar o jovem Mário Soares

só faltou aparecee o almeida santos e o pcp é que é o partido dos velhos

Estação de Sines disse...

Caro anónimo este blogue jamais será o blogue oficial ou não oficial de nenhuma força politica ou candidato.
Se um dia me candidatar, pertencer a alguma lista ou apoiar oficialmente um candidato, deixarei de partcipar neste espaço, passando a ser apenas mais um visitante.

Claro que quem emite a sua opinião nunca é isento, mas pode e de ser honesto, coerente e fundamentado e isso continuará a encontar aqui na Estação. Continue por cá e comprovará.

Estação de Sines disse...

Gil,
tens razão para além da poluição, omitiram Porto Covo, a tua foi e continua a ser grande.
Sines não se pode queixar do centralismo de Lisboa e da predominância do Norte do Distrito e depois utilizar a mesma receita caseira.

Quanto mim, confesso, que apesar de me aperceber do facto de Manuel Coelho referir exaustivamente Porto Covo (conforme post publicado), dos dirigentes nacionais socialistas se "esquecerem" do tema poiluição e de José Sócrates, não me apercebi da omissão a Porto Covo.

Ao Porto Covo, aqui ficam as minhas desculpas.

Anónimo disse...

Penso que a candidatura do Idalino peca por ser tardia.´
Toda a gente em Sines sabia que hà algum tempo que o Coelho andava de candeias às avessas com os camaradas, o que veio a resultar na "zanga".
Será a altura da mudança, já que vai haver uma divisão de votos e o Coelho anda a encher o peito que com duas penadas ganha a eleições, esquecendo-se que o Xico ainda tem alguma força.
É altura do Idalino correr a pé todos os lugares onde existem os verdadeiros votantes e apelar à mudança, que apesar da dispersão de votos, o Coelho tem sempre a máquina da Câmara por trás dele.
É agora ou então são precisos mais alguns anos !

Anónimo disse...

Se o bras não tivesse saido, a oposição neste 4 anos teria sido outra, hoje era o candidato natural do partido, e eram favas contadas. e mais sem a sinecuras dos "senhores de lisboa".
Porque se reconheço que o idalino é bom, falta-lh e alguma eloquência e carisma, que o braz traria, e depois a independência que o bras tem em relação ao partido, o idalino e muitos dos camaradas não tem.

contudo ganharemos, foi bom ter-te de volta, gostei de te ver e principalmente falar contigo.

um abraço e não me esqueço da aposta

Anónimo disse...

Mascarenhas será o n.º 2.

Boa escolha, não dividirá o partido.

desta erraste braz, não será o batalha.

Anónimo disse...

A candidatura do Idalino não apresentou nada de novo, os presentes além de poucos curiosos estava a malta do partido e os directores e colegas da APS.Este candidato não convense ninguem e se o 2º se confirmar o Batalha então nem um vereador consegue colocar na Camara.

Anónimo disse...

Discurso fraquinho e vazio em ideias.

Se na últma década, maior parte dela com Idalino José à frente da concelhia, o PS Sines nem capacidade teve para ser oposição, como pode agora querer aspirar a ser poder com as mesmas pessoas e mesma ausência de ideias, ainda por cima em tempos tão conturbados.

Anónimo disse...

Anónimo das 9:55 AM, Abril 24, 2009

""Na plateia pouca gente e os que estiveram eram claramente elementos do PS.""

És um GRANDE ALDRABÃO , e ainda por cima ceguinho.

Anónimo das 12:05 PM, Abril 24, 2009

É um favor que fazes ao blog não vires cá, por favor faz-nos esse favor.

A observação do Luis Gil , muito oportuna foi uma falha que não se vai repetir, fica garantido.

Uma ENORME satisfação a presença do Braz,é ali o teu lugar.