sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sines assinalou Dia Mundial da terra com sacos de pano

A Câmara Municipal de Sines (CMS) assinalou o Dia Mundial da Terra, com a distribuição gratuita de sacos de pano à população, sensibilizando-a para a redução do consumo de sacos de plástico. Os sacos de pano foram distribuídos junto dos seguintes locais: Lidl, Mini-Preço, Pingo doce, Intermaché e supermercados Litoral na zona industrial, Av. Marquês de Pombal e Av. António Aleixo. A actividade contou com a participação de vários alunos e professores do ensino secundário, que se quiseram associar à iniciativa no âmbito do estudo das alterações climáticas.
Esta foi uma iniciativa de pequeno aparato social, mas de grande importância ambiental, pois tudo aquilo que se poder fazer para melhorar o ambiente, é sempre de louvar.

2 comentários:

amorais disse...

O lixo que aparece arrojado á costa pode ter vindo das linhas de água para o mar mas é de desconfiar quando se veem inúmeras embalagens de óleo para os motores marítimos que são utilizados pelos barcos de pesca costeira local.A consciência ambiental dos pescadores não deve ser muito elevada porque para muitos o mar é um mero caixote do lixo para todo o tipo de desperdícios como sacos de plástico redes velhas e naças que continuam a matar peixes sem parar até se desfazerem.Os navios que arribam ao porto de Sines tem regras muito apertadas em relação aos resíduos e descarregam tudo para terra porque se o fizerem para o mar tem multas muito pesadas.Quantos barcos de pesca tem caixote de lixo a bordo para descarregar os resíduos para terra?Quem devia controlar essa situação é a polícia marítima o que desconheço que aconteça.Os sacos de plástico matam principalmente tartarugas marinhas que se alimentam de alforrecas que confundem com os sacos de plástico e enchendo o estomago com eles morrem áfome porque o plástico não serve alimento a estas criaturas marinhas.Aliás as pessoas que jogam sacos de plástico para o mar deviam ser severamente penalizadas com multas pesadas.É do próprio interesse daqueles que vivem dos produtos do mar contribuir para a sua maior protecção ambiental.Arranjem uma equipa de mergulhadores para limpar o fundo do mar na lota e na marina e logo vem a diferença de resíduos nestes locais.Boas pescas para todos desde que não sejam produtos de origem artificial como sacos de plástico botas velhas bidões de óleo marítimo e outros que tais.

Anónimo disse...

Também há alguns pescadores lúdicos, nas praias e nas rochas, que deixam lixo nos locais de pesca (sacos,embalagens de isco,caixas de minhocas vazias,garrafas,pacotes de sumos e garrafas de água vazias,etc...)
Os locais de estacionamento dos pescadores deviam ter caixotes de lixo, e placas a incentivar a que aí colocassem os lixos...
É necessária uma grande campanha de educação ambiental virada para esta actividade...