quinta-feira, 23 de abril de 2009

Declaração de Voto


Fui convidado e estive presente na apresentação do candidato do partido socialista à presidência da Câmara Municipal de Sines, Idalino José.

Da mesma forma, estarei presente na apresentação dos candidatos do PSD e da CDU, se para tal for convidado, mas por motivos diferentes, em comum apenas o facto de ter muitos amigos e alguns inimigos em todos os partidos.

na apresentação do PSD estarei por uma questão de incentivo ao candidato e aos dirigentes, pela coragem e determinação que é necessário para enfrentar uma luta politica num meio pequeno, sabendo-se à partida derrotado.

Na apresentação da CDU estarei por uma questão de admiração por alguns dos seus elementos, apesar do oceano de diferenças que nos separa, mas principalmente pela admiração e divida de gratidão ao Francisco do Ó e a muitos dos elementos do PCP, pela luta desigual que travaram em defesa de Sines, das suas gentes e tradições na década de 70 e 80, do séc XX, contra o poder central e o seu braço "armado", o GAS.

Na apresentação do PS estive porque votarei Idalino José. E esta é uma subtileza que significa muito. Sempre fui socialista, não por crença ou seguidismo mas por identificação e ideologia.
Conheço a génese do socialismo e do partido socialista, conheço a história da sua fundação e a sua história recente, - conhecimentos que aconselho vivamente a muitos socialistas -, por isso sou socialista.

Pela natureza da minha convicção e da minha personalidade sempre que achei que o partido ou os seus dirigentes, não agiam de acordo com o socialismo, disse-o frontalmente, no local próprio e publicamente, por para mim transparência só tem um significado.

O que significa que o meu sentido de voto, em nada alterará a minha atitude critica sobre aquilo que nos rodeia. Não sou fanático, nem ingénuo, nem cultivo uma atitude de interesses que me impeçam de dizer aquilo que penso. É certo que ao longo da vida nem sempre foi a melhor opção, mas só aqueles que pensam e agem assim sabem que a sensação de liberdade e de independência é ímpar e compensam, largamente, tudo aquilo que se perde por não se ser cínico e hipócrita, num sociedade que ampara e premeia a subserviência, o silêncio e as sombras.

Tenho o defeito e a virtude de acreditar em pessoas e duvidar de organizações - em que se tornaram os partidos -, por isso a subtileza de votar no Idalino e ter muitas reservas no actual PS de José Sócrates.

11 comentários:

Anónimo disse...

Já somos dois...

Anónimo disse...

fabulosa exposição. parabéns

Anónimo disse...

braz, nao foste a do movimento sim,porque?
já que vaz a todas.

Marius Herminius disse...

Eu não conheço António Braz e muito menos conheço Idalino José e também não voto em Sines, por razões que já aqui tornei públicas. Se faço este comentário, tal deve-se ao facto de eu ver neste post um exemplo de clareza de ideias e também de propósitos.
Podemos não concordar com as opções políticas de António Braz, mas ninguém poderá dizer que as desconhecia.
É um exemplo a seguir, este, ainda que eu não condene quem não tenha coragem para tanto.

Estação de Sines disse...

Não fui à apresentação do Movimento SIM, por razões objectivas:
- tenho a convicção que não seria bem vindo;
- mantenho divergências com o líder do movimento que actualmente extravassam a esfera politica;
- a minha presença iria precisamente contra aquilo que detesto na vida em geral, e na politica em particular - cinismo e hipocrisia. Se estive na apresentação de Idalino porque votarei nele , estarei (se convidado) na de Micael e do PSD pela coragem que lhe reconheço e aos dirigentes do partido e na de Francisco do Ó, pelo reconhecimento do seu trabalho e gratidão da defesa de Sines nas décadas de 70 e 80, no Movimento SIM não vejo nenhuma razão para estar presente, apesar de reconhecer que também neste Movimento existem pessoas capazes e competentes e ideias válidas, muito mal estaríamos se assim não fosse.

E como na vida, assim como na politica não faço fretes, não estive presente.

Anónimo disse...

É desta que o PS tem a oportunidade de conquistar a autarquia de Sines. De nos tirar deste buraco onde só existe gente que não tem nada para dar e mergulharam esta terra no caos.
Força Idalino apresenta uma lista capaz de varrer de vez com CDU e SIM, porque são a mesma coisa.

Viva o PS

Anónimo disse...

Mais um voto para o Idalino, sabia que não me desiludias , grande Braz

Anónimo disse...

Afinal neste blogue também há censura. Fiz um comentário que o Braz não gostou e ele não publicou.

forasteiro disse...

Ao Anónimo das 8:27 PM, Abril 24, 2009:

Mas qual ps nos vai tirar do buraco?
Só se for um ps que desconheço e aí peço desculpa pela minha ignorância!

Estação de Sines disse...

não me recordo do comentário, mas repita lá.

Quanto a cnsura, não existe, mas bom senso, algum.

Anónimo disse...

AQUI NÃO HÁ CENSURA HÁ LAPIS AZUL