sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril dividido

Entrei no 25 de Abril depois de ter passado pelo Largo do Carmo, onde decorria um baile comemorativo de tão nobre dia. Mais a cima, no Largo Camões mais uns cantares entoavam. Tudo gente amadora, que ali estava por iniciativa própria e por amor à liberdade. A assistir, pessoas de todas as idades distraiam-se das vozes desafinadas dos cantares com compras nas barraquinhas de associações sociais e comunitárias. No quartel do Carmo, decorria uma exposição que me pareceu ser de equipamentos militares, com um tanque como chamariz, cá fora, junto do Povo.
Não vi a apresentação de mais um candidato à Presidência da Câmara de Sines, desta vez com muita pena minha, mas vivi o 35º aniversário do 25 de Abril no sitio onde ele realmente aconteceu.
Sobre a candidatura de Idalino José, dirigindo-me apenas aos mais cépticos, apenas relembro um dos principios basilares da ciência e por consequência da própria evolução, a experimentação.

17 comentários:

A Águia Voadora disse...

Estás desculpado , por não teres vindo tu e o teu irmão , mas só desta vez, senão fossem gloriosos não os desculpava ..lolol.
Para a próxima espero-os por cá, ok!!

Anónimo disse...

se comentei em relaçao a grupos musicais escolhidos por a nossa autarquia para a comemoraçao do dia 25 de abril em sines, e que para mim me agrada de longe os escolhidos, por autarquias vizinhas, tambem acrescento hoje dia 25 de abril de 2009, que de facto hoje já muito pouco haverá para comemorar, apenas há que dizer á nova juventude que houve em tempos um dia chamado 25 de abril de 1974, que iluminou os portugueses, enchendo-os de esperança de liberdade de um futuro melhor, onde houvesse paz justiça, segurança,educaçao, seriedade, respeito e saúde para todos etc.Eu nesse dia tambem era muito jovem pois só tinha 15 anos, mas hoje e sempre neste dia, me lembro com muita saudade, toda a esperança e emoçao que senti nesse dia,partilhada por tantos portugueses, hoje 25 de abril de 2009,a nova juventude nao tem esperança no futuro e é escrava dos seus bens que adquire, como tal nao tem liberdade. E assim se perdeu a grande esperança do 25 de abril de 1974.

Anónimo disse...

Há e já agora esqueci-me de dizer BEM HAJA ESTE BLOGUE.
anonimo das 12:2

Anónimo disse...

alguém devia "olhar" para este blogue de forma séria. Uma caso de sucesso fulgurante. Um meio de divulgar informação ímpar.
Não sei como se pode reconher o mérito a um blogue de forma pública e instituicional, da minha parte faço o que compete a quem admira este trabalho, visito, comento e divulgo.

Parabéns à equipa da Estação.

Bruno Leal disse...

Anónimo das 12:02 PM, a esperança é a última a morrer e não podemos baixar os braços, se queremos um País justo, temos que lutar por isso. O 25 de Abril foi-nos oferecido, não partiu do Povo. Para mim, uma revolução não pode partir de uma elite, uma revolução tem que partir do Povo, não há outra hipótese.
Em relação às palavras elogiosas dirigidas a este blog, agradeço e faço-as minhas também, porque este blog é de todos nós.

forasteiro disse...

A cantiga é uma Arma...contra a burguesia!...(JMB)
Digo eu...A Cantiga Também é uma arma contra a asneira, o obscurantismo mas também contra quem não sabe o que diz e diz porque lhe disseram!

Marius Herminius disse...

“Sobre a candidatura de Idalino José, dirigindo-me apenas aos mais cépticos, apenas relembro um dos principios basilares da ciência e por consequência da própria evolução, a experimentação.”

Ai ai…
Vão começar a pensar que eu estou contra a candidatura de Idalino José mas não é verdade. Eu apenas comento – enquanto tal me for permitido – os textos deste blog que eu entenda que são dignos de reparos. E escrevo “dignos” porque há outros que são puro lixo.

Bruno Leal terminou o seu post com o parágrafo que inicia este comentário, no qual compara a candidatura de Idalino José com os (…) “principios basilares da ciência e por consequência da própria evolução, a experimentação”. Esta frase quer dizer o quê?
Bruno Leal consegue ver numa candidatura política tudo aquilo?
A ser verdade, Bruno Leal quase que coloca Idalino José no papel dos primatas, que após uma longa evolução em resultado de muita experimentação criaram os fundamentos da sabedoria humana.
Estou a interpretar bem a frase?
Temo que não, até porque eu sou céptico, muito céptico, mesmo.

Reafirmo que nada me move contra qualquer candidatura de Sines, em particular a de Idalino José.

Anónimo disse...

Ao Forasteiro, só te digo que mais uma vez te denuncias-te, com essa frase"A cantiga é uma Arma..." os bloger's não percebem a tua chamada de atenção mas eu fui lá assistir á sessão e percebo muito bem o que queres dizer.
1º devias era de ter vergonha do discurso que preferiram na Assembleia Municipal na sessão solene,em homenagem aos 35 anos do 25 de Abril ,simplesmente vergonhoso, mas não me admiro ,aquilo é mais forte que vocês , não conseguem falar do 25 de Abril tinham de meter a kassete da desgraçadinha, metam na cabeça vocês estão em extinção.Para os user's ficarem a saber na AM os unicos partidos que falaram no 25 de Abril foram ,Os Verdes , PS, PSD e o Dr. MC só 50% porque também não se conteve e teve de fazer campanha.
Esta chamada de atenção do forasteiro é sobre uma parte de discurso do Idalino hoje na AM.O discurso da CDU e do convidado militar , uma autentica tristeza , mas é ao que já nos habituaram, sempre a falar na desgraçadinha ,de construtivo nada só bota abaixo.
O Dr. MC fez um breve historial da saúde desde o 25 de Abril até agora com alguns dados estatiscos e demonstrou que está muito melhor(isso sabemos nós) do que estava sem sombra de duvidas, de seguida veio a CDU e o militar e disseram precisamente o contrário que a saúde está de rastos e que o culpado é o PS e blá,blá.....

ai se fosse eu que mandasse......

nuno lopes disse...

O 25 de Abril serviu para alguns do partido comunista encher os bolsos à custa da classe operária.

Vejam o caso do Chico Pacheco... até um hotel comprou...


nota do admnistrador do blog: o seu comentário foi em parte eliminado, pois dele consta uma acusação, que me parece ser de corrupção e que carece de fundamentação para ser publicável.
Certo da sua compreensão, estou ao seu dispor via mail.

Marius Herminius disse...

Quando eu referi que havia comentários que eram puro lixo, sabia o que estava dizer.
Basta ler o que por aqui vai.
A minha (nossa) sorte é que este LIXO não tem cheiro.

Anónimo disse...

A sessão solene comemorativa do 25 Abril ficou bastante aquem daquilo que era esperado, não não estou a referir-me aquilo que era mais apetecido um outro episódio da guerra Chico/Coelho.
Mas ficou aquem daquilo que esperava porque? Porque os intervenientes falaram sobretudo do pais e pouco de Sines. Sines esteve fora dos discursos salvo uma ou outra referençia.
Do Acáçio (ind. CDU)veio um discurso normal com referençias ao país muitas, a Sines poucas.
Da Helena Sales (Verdes) esperava mais mas foi no mesmo sentido.
Pela CDU e talvez para dar visiblidade a candidata á Camara 2ª
na lista ao que consta já não é o Albino falou Fernanda Moura, que atacou o governo e de Sines pouco ou nada falou.
Pelo PS falou o candidato á camara que por ser do Ps não atacou o governo como é obvio mas de Sines falou mas pouco e devia te-lo feito, afinal propou-se ganhar a cãmara. Assim não vai lá.
Pelo PSD Micael Raposo, outro candidato ainda não anunçiado publicamente mas que teve para mim
o discurso mais equilibrado de todos e o mais curto.
Manuel Coelho que se recandidata falou repetindo-se e nada de novo.
Aparece depois um convidado um sr tenente militar de Abril apresentado pelo Chico, e que foi portador de uma menssagem de ataque serrado ao governo, quando devia ter falado do que foi para que foi feito o 25 Abril. Uma lástima mais valia por o meu amigo Quaresma a falar.
Por fim falou o Sr. Presidente da AM. Francico Pacheco candidato pela CDU á Camara, que falou de improviso, destacando e apelando á participação dos municipes na vida politica, que até está certo e eu apoio e pouco mais. Em resumo de Sines falou-se pouco, os senhores candidatos e eram 4 podiam ter falado mais sobre Sines do que foi feito mas sobretudo daquilo que se prometeu anos e anos a fio e nada foi feito. Uma oportunidade perdida. Viva o 25 Abril.
Até já.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12:35 AM, Abril 26, 2009.
Essa cabeça é dura que nem uma pedra!
1º- Garanto-lhe com 100% de certeza, que o Forasteiro não esteve na Sessão solene da Assembleia Municipal evocativa do 25 de Abril.
2º - A sua análise dos diversos discursos, é reveladora de um ouvido selectivo, mas muito tendencioso, ou em alternativa poderei deduzir que existem da sua parte algumas limitações em compreender o que ouve.
3º Se tivesse sido rigoroso, teria dito que todos os partidos tinham evocado o 25 de Abril. Assim como o deputado independente. Dentro da sua própria prespectiva. Podendo cada um de nós concordar ou não da forma como o fizeram. Esses foram alguns dos factores que Abril nos trouxe: Liberdade de expressão e de opinião!
Deveria ter dito que o discurso do Idalino José, assim como o do Micael, foram dois bons discursos, tendo em conta as suas correntes ideologicas, e que ambos, ainda que em graus diferentes, aproveitaram para fazer campanha. Sem que este facto seja negativo, e estivesse a mais nos seus discursos.(caro anonimo, possivelmente as suas limitações são impeditivas de chegar a este ponto)
Depois poderia ter referido que quer o deputado independente Acacio, quer a Drª Helena Sales, tiveram dois discursos, "????". O primeiro dentro daquilo que lhe é habitual, hoje já ninguém recorda o que ele disse, com excepção do final que foi um passar de pano nos sapatos do MC. Vá lá saber-se o porquê? A segunda, baseou o seu discurso na linha do seu partido, Os Verdes, acrescentando~lhe no final a mensagem sublimar pró MC. Vá lá saber-se o porquê?
A CDU fez o discurso que todos estavam á espera que fizesse. Daí não compreender a sua indignação.
O discurso do convidado dispenso-me de comentar.
A diferênça para anos anteriores foi efectivamente o discurso do MC.
Na ansia de mostrar a diferença, e dentro daquilo que lhe é habitual em termos politicos, elefante em loja de cristais, fez um discurso mesclado de dejá vu, demagogia e asneira. Só lamento é que ele não o faça noutros locais, onde fosse mais audivel pela população de Sines. Concordamos numa coisa, mais de 50% do discurso do MC foi campanha.
E só falta falar da postura do Presidente da AM. 5 estrelas!( descontando o atraso do inicio da sessão)
Possivelmente deve ser isso que lhe doi!
Assina: Aquele que NÃO É O FORASTEIRO.

forasteiro disse...

Ao Anónimo das 12:35 AM, Abril 26, 2009.

Concordando em Absoluto com o outro anónimo das 8:02 PM, Abril 26, 2009. Reafirmo o que foi dito:
Você é mesmo limitado de vistas, de orelhas e até de nariz, porque dos outros sentidos, enfim nem vale a pena.
Acrescento que a sua visão, se é que tem alguma, é mesmo obtusa, considerando um ãngulo quase raso. Não v~e mesmo nada à sua frente porque os seus fantasmas não deixam.
E que tal você mudar de ideias e comprar uns alforges para transportar coisas úteis? Ah, veja lá se precisa dumas palas novas, haja paciência!

PS: Apenas mais uma nota curta. Se eu me denunciar, qual é o problema?
Uma segunda nota só para chatear:
Há diferenças profundas de sentido entre a palavra-denuncias-te que você escreveu e a palavra denunciaste-te.
É que a cantiga também é uma arma, contra a estupidez.

Bruno Leal disse...

ó Marius Herminius, perdoo-lhe apenas por não ser de Sines. O que eu queria dizer é que andamos desde que há democracia a levar com gente muito má e que agora, se calhar até há bem mais tempo, é tempo de experimentar algo novo, dai a experimentação. Compreendeu agora?
Cumprimentos,

Bruno Leal

forasteiro disse...

ó Marius Herminius, será que essa gente muito má que o outro fala se estende à geral ou será apenas ao seu particular?
É que isto de atirar uns "pregos" para o ar sem a força necessária, nem sempre se espetam no tecto!

Marius Herminius disse...

Bruno Leal

Eu entendi, agora. Mas peço-lhe que aceite que não é, para mim, fácil concluir o que agora me explica. Por outro lado, o Bruno acha que ao fim de 35 anos de Democracia ainda estamos em (a) tempo de experimentações? Olhe que o tempo não pára e há problemas que já deviam ter sido resolvidos ontem…

Cumprimentos



Forasteiro

Isso terá que perguntar ao “outro”.
No meu caso, penso ter-lhe respondido.
Quanto aos pregos, e bem pior do que não se espetarem no tecto, é que eles retornam e podem espetar-se na cabeça de quem os atirou…
Eu escrevi “pior”? Peço desculpa.
Queria escrever “melhor”, muito melhor!

Anónimo disse...

VIVA O 25 de ABRIL!!!!!!!!!!!!!