sábado, 25 de abril de 2009

O Povo é quem mais "ordenha"

Numa noite fria de Abril comemorou-se um cada vez mais anacrónico dia 25 de outros tempos. Sines terra sem tradição de grandes festas comemorativas do 25 de Abril, em ano de sanha eleitoral, carregou a festa para a Avenida. Entre alguns tímidos cantares de Abril a antecederem um grupo espanhol, cuja relação com o 25 de Abril é semelhante a um porco-espinho com uma cebola, o candidato Manuel Coelho esgrimiu o seu habitual e repetido discurso, no palco que a exposição pública de Presidente da autarquia lhe confere, e representa o seu principal trunfo eleitoral. Segui-se um fogo de artficio mais aplaudido que o seu discurso.

Com homenagens ao que foi e representou o 25 de Abril de 74 e lições de história deste quilate, não estranho que um grupo de adolescentes cantassem com toda a convicção do Mundo, um Grândola Vila Morena, onde o povo é quem mais “ordenha”.

10 comentários:

LUIS PARREIRA LOBO disse...

Meu Camarada e Amigo

Revejo tudo e redigo
meu camarada e amigo.
Meu irmão suando pão
sem casa mas com razão.
Revejo e redigo
meu camarada e amigo

As canções que trago prenhas
de ternura pelos outros
saem das minhas entranhas
como um rebanho de potros.
Tudo vai roendo a erva
daninha que me entrelaça:
canção não pode ser serva
homem não pode ser caça
e a poesia tem de ser
como um cavalo que passa.

É por dentro desta selva
desta raiva deste grito
desta toada que vem
dos pulmões do infinito
que em todos vejo ninguém
revejo tudo e redigo:
Meu camarada e amigo.

Sei bem as mós que moendo
pouco a pouco trituraram
os ossos que estão doendo
àqueles que não falaram.

Calculo até os moinhos
puxados a ódio e sal
que a par dos monstros marinhos
vão movendo Portugal
— mas um poeta só fala
por sofrimento total!

Por isso calo e sobejo
eu que só tenho o que fiz
dando tudo mas à toa:
Amigos no Alentejo
alguns que estão em Paris
muitos que são de Lisboa.
Aonde me não revejo
é que eu sofro o meu país.

Ary dos Santos, in 'Resumo'

Anónimo disse...

O povo é mas é quem mais é ordenhado...
E até ao osso!

Bruno Leal disse...

Realmente, ouvir-se cantar espanhol no dia 25 de Abril é no minimo bizarro...

Anónimo disse...

Foi muito mau ter uma espanhola em Sines na noite do 25 de Abril, podia mos ter uma avenida com o dobro ou mais publico, mas como se compreende muitos foram para Grandola, Odemira e Santiago.
Caro Presidente o povo de Sines prefere outro tipo de musica!!!!
Exemplo:XUTOS E PONTAPES,DWEASEL,e muitos outros até os pimbas á pessoal que gosta Tony Carreira,José Cid ,Agata ,Mónica Sintra.Se quer ganhar as eleições aposte também nesta música sem .

Sineiro disse...

Ainda bem que o Coelho mostrou quem é!
Um individuo que para as comemorações do nosso 25 de Abril escolhe pessoal de Espanha mostra bem o que ele gosta dos Sineenses--
Ainda bem que as cidades próximas têem à frente destes movimentos outro tipo de sensibilidades---Poe estas e por outras é que este não vai ocupar a tal cadeira a que ele já pensa que é sua.

Viva o 25 de Abril!

Tenho vergonha de ter este Presidente na nossa Câmara!

Anónimo disse...

No dia que se comemora a liberdade, mais uma vez assistimos a uma comemoração cada vez mais decadente de ano para ano. Será que ninguém vê que o povo de Sines não gosta deste tipo de cultura? Porque não existe diversidade na cultura que se pratica em Sines? Eu enquanto sineesnse digo que esta cultura me envergonha... Quando cheguei a Santiago do Cacém para ver os Delfins, deparei-me com um recinto cheio de gente de Sines.
É triste cada que a nossa terra esteja a cair em tamanha decadência cultural.

O bocas... disse...

É mesmo por não ser o povo quem mais ordenha , que já está na calha o novo director da escola d'artes,são os tais compromissos(toma lá dá cá) para se arranjar apoio o pior é se não ganham em Outubro ...á pois é....

Deixem o mocinho no "banco" é melhor começar a entrar aos pouco no jogo, não folego para entrar logo na equipa principal em jogos dificeis, tem de se ambientar....lol

Anónimo disse...

Sr. Presidente foi o principio do seu FIM.

Marius Herminius disse...

Aos que criticam o Presidente por ter chamado uma espanhola para cantar no "25 de Abril", peço-lhes que pensem no seguinte:
E se o Presidente quis dar-lhes um sinal para que aprendam a falar Castelhano?
Não é por nada, mas eles, os espanhóis, já estiveram mais longe e o 1º de Dezembro ainda vem longe, se é que alguma vez chegará…

Anónimo disse...

SIM fui ver e não gostei da srª que cantou na avenida. Ai SIM?
Claro que SIM não fui á bola com ela.E porque? Porque SIM não havia outra contora ou cantor? SIM claro que SIM por iso SIMceramente a escolha tá mal, tá mal porque SIM pronto asSIM não vai lá o SIM asSIM só lá vai o NÃO.
O fogo SIM, foi bom, asSIM tá bem tudo o resto foi asSIM asSIM.
Um adepto do SIM para baixo.