quarta-feira, 18 de março de 2009

A Máquina Eleitoral

Entre várias dúvidas com que convivo, existe uma que regressa de sempre em época de eleiçõs.
Sou da opinião que os Presidentes de Câmara que se recandidatam ao cargo deviam estar impedidos de fazer inaugurações ou iniciativas de carácter não regular, no limite deveriam abdicar do cargo durante um período, de por exemplo, de 6 meses que antecedem as eleições. Se no campo das ideias é defensável, reconheço que na prática colocaria muitas autarquias em gestão corrente - principalmente as excessivamente dependentes da figura do chefe centralizador -, prejudicando as populações e as localidades, quer das iniciativas das autarquias, quer do desempenho dos seus presidentes.

Deste modo resta-nos acreditar no bom-senso e sentido ético de cada recandidato, ou seja o passado mostra-nos que nos resta muito pouco, para além de mantermos a clarividência e o discernimento entre o que é a normal e natural posição privilegiada de um presidente que se recandidata, do que é o aproveitamento desta posição e dos recursos e meios da autarquia para a sua campanha.
Devemos distinguir o que é acção politica do candidato e denunciar o que é prática eleitoral do presidente.


Em Sines os partidos sobrevalorizam a capacidade de mobilização do PCP e a eficácia da sua máquina eleitoral, confundindo-a com a máquina "autárquica". As próximas eleições, entre outros aspectos, esclarecerão onde acaba uma e começa a outra.

27 comentários:

Anónimo disse...

O xico representa muito para os sinienses, não esquecemos a sua luta conta o gabinete da àrea de Sines (GAS) que roubou as terras e os bens dos sinienses, que lutou contra as grandes empresas poluidoras, que lutou pelõs pescadores (greve verde).
Enquanto este comunista popular lutava, onde andava o camarada Coelho, comunista burguês.
Foram tempos de luta, como são os de hoje, se o camarada coelho estivesse no poder ainda estava a negociar contrapartida com o GAS e os poderes, vendendo sines em troca de alguns tostões para fazer auditórios e se calhar uma orquestra.
Não por acaso a sua postura de comunista pseudo-intelectual nunca enganou muitos de nós, onde esteve nas grandes lutas deste concelho, escondido atrás do estettóscopio a fazer a "campanha" como disse na televisão. É verdade, mas era a sua campanha, não a nossa "luta".
O pior comunista não é o que tem dúvidas porque aqui já ninguém come crianças ao pequeno almoço, o pior comunista é o traidor, porque se traiu a si próprio.

Em outubro, camarada, Sines dar-te-á uma grande lição.

Anónimo disse...

Se MC se tivesse candidatado contra o Guinote pelo PSD tinha ganho, claro que não? como independente, muito menos? se fosse candidato pelo PS? também não.

Então porque não devolve a camara a quem lutou por elas e em quem os eleitores depositaram confiança - a CDU. Precisamente porque sem ela, não teria a minima hipótese de ganhar.

Anónimo disse...

Amigos, as pessoas de Sines são Sineenses e não Sinienses. Está meio mundo a ver-nos, escrevam correctamente.... Peço desculpa pelo desabafo. Estou ancioso por estas eleições mas acho que vamos ter surpresas

Anónimo disse...

O comentário do anónimo das 10h54 mostra bem porque é que as autarquias comunistas são cada vez menos no país. A mentalidade e o discurso são os mesmos de há 30 anos atrás e já não convencem ninguém.

Anónimo disse...

Coelho convidou o PS, o PCP e o PSD para discursarem no dia internacional da mulher e na semana da juventude. Gostei dos discursos de Carlos Silva,Albino Roque e de Micael Raposo. Um verdadeiro democrata este coelho.

Manifesto Caramujo disse...

"Se MC se tivesse candidatado contra o Guinote pelo PSD tinha ganho, claro que não? como independente, muito menos? se fosse candidato pelo PS? também não."

também se pode ver por outra perspectiva:
Será que se a CDU ganharia se tivesse concorrido esse ano contra o Guinote, sem M. Coelho?

Anónimo disse...

OBVIAMENTE!

Anónimo disse...

Em Outubro vocês vão ver.
Ainda não viram que estão em extinção?
Chiça ,que levam tempo a perceber.
Os Grilos do Palma Soares vão se matar um ao outro é nós vamos rir

Anónimo disse...

Pois é.... já que se fala nos expropriados, o camarada Chico quando assinou os Protocolos com o extinto Gás (+- 1990), poderia ter negociado a devolução dos mesmos aos antigos proproetários que como era do seu conhecimento colocaram acções em Tribunal para os reaver. Mas não fez silêncio e alargou a ZIL para dar terrenos a quem bem entendeu. Nestas lutas dos Gás, e outras dos camaradas, o Sr. Burguês (porque há mais burgueses do que aquele que aqui se fala), secalhar não apareceu pois deveria de andar representar o partido algures na India, Malásia; Tailândia, tudo destinos para gente pobre...
è a vidinha de pedreiro....

Anónimo disse...

Fique o anónimo a saber que eu, e de certeza muito boa gente não votou no simbolo que aparece no boletim de voto, mas no candidato.
Mas se acham que foi a CDU que ganhou, porque é que andam tão criteriosos com o candidato. Até podia ser o Zé da esquina, se é a CDU que ganha e não o candidato.
Uma vez que pensam assim durmam descansados e não gastem os vossos neuronios a escrever mal do Coelho, nem dos outros candidatos. Para os camaradas já são favas contadas... só que atenção o pessoal não vai fazer operações a CUBA, com pena.. mas não nada cego.!!!
Viva o Coelho e todos os outros que sejam contra a CDU...Invejosos.

Anónimo disse...

Como alguém disse Valha-me Deus!!!
Mudem a retorica a estes comunistas (pensam eles, enquanto brincam á politica), e se quiserem até promete-se fazer um abaixo assinado ao vosso Comité para remeter prospectos mais actuais para lerem nos sofazinhos da sede. è sempre a mesma conversa.
"Devolvam o poder", esta frase tem servido para tudo, para atacar o Governo e até para atacar um cidadão que bateu com a porta. Esse deve ter recebido os prospectos mais actualizados e leu sozinho, logo abriu os olhos.Ainda bem.
Não se aprende nada. O que verifico é que os que se intitulam camaradas é que vêm sempre com a mesma lenga lenga e retorica.Pensava que os almoços do partido serviam para discutir ideias, mas vejo que não. Cada vez que há um vêm de lá piores...
Já agora, é verdade que comiam as criancinhas? É que o primeiro anónimo vem dizer "...que aqui já ninguém como crianças ao pequeno almoço...", antes comiam? fica a duvida!!

Anónimo disse...

Siniense ou sineense estão ambas corectas, ou corretas, o que nunca estará certo é ancioso, mas sim ansioso.

Anónimo disse...

Quem durante anos ostracizou a oposição, ter essa abertura - noemal em democracia - agora tem um nome meu filho: hipocrisia. Mas logo, logo o verdadeiro MC vai revelar-se, as máscaras caiaram em breve e o seu mau feitio explodirá, começou em porto covo.

Anónimo disse...

A CDU ganhava sempre nesse anos com ou sem manuel coelho, como no ano seguinte. nem com o idalino, o braz, a céu e o vinagre o PS ganhou. Em Sines quem ganha é a CDU, e o manuel coleho vai percebendo isso a cada dia que passa, fogem-lhe os apoios que contava, restam-lhe os dissidentes e alguns funcionários, mais uns intelctualóides, ele está a sentir isso, a pressão está a subir.
Se fossem hoje as eleições manuel coelho até poderia ganhar, daqui a 3 meses, já é uma relaidade dificil e na hora da verdade, não terá hipótese.

Anónimo disse...

vou pedir o favor de os meus camaradas não escreverem mais nada pois só estão a enterrar a nossa candidatura, quando mais escrevem mais enterram o nosso partido. camaradas temos muito trabalho pela frente.
VAMOS ORGANIZAR UMA NOVA GREVE VERDE

Anónimo disse...

VERDE, não pá, que essa agora, os burros comem-na.

Viva o PCP

Anónimo disse...

JUNTA A TUA À NOSSA VOZ, AVANTE CAMARADAS.

vamos ter um grande jantar de apresentação dos cabeças de listas e do elenco para o executivo.

vamos ter surpresas, quando verem caem de costas, as eleições estão ganhas.

Anónimo disse...

Porra, desculpem lá o desabafo. Tanta conversa e ainda não vi nada.O pessoal vai cair de costas é de tanto esperar... nomes nem ve-los... só suposições!!! Ou á muita fartura de candidatos ou as demissões estão a cair em flecha e tem que se fretar alguns autocarros para trazer candidatos e renovar as listas.
Já agora, vão aproveitar os papeis da ultima campanha e colar ás novas fotos por cima?
Há gente que ainda vai lá estar que agradece pois as ruguitas já são muitas, e com os ultimos acontecimentos agravaram. consta-se que a procura de tinta para o cabelo subiu em poucos dias.todos querem estar novos para não dar mais má impressão!!
Tem que se conter nas despesas de campanha...

amorais disse...

A campanha negra em Sines já começou.O comité da máquina vermelha composta por elementos há muito sinalizados corre todos os locais públicos a espalhar a mensagem tasca a tasca praça a praça bairro a bairro com principal incidência na Lota difamando espalhando boatos incrementando a delação tendo como vítima principal o senhor resineiro poupando por enquanto o homem da lagoa.Deixá-los fazer o seu trabalho sujo porque lá para Outubro eles vão ter a paga de tudo aquilo que dizem da boca para fora.Deus é grande e pela boca morre o peixe chegou a hora de castigar estes vermelhos que não interessam a ninguém a não ser á sua própria família política pois eles comportam-se como se o poder fosse pertença natural e exclusiva dos seus corregionários lembrando a cosa nostra.Escrevo isto porque já não tenho idade para ter medo para além de ter presenciado em áfrica o fuzilamento de amigos em nome da ideologia defendida por estes camaradas.Mas isso foram tempos que felizmente já não voltam mais a acontecer.As balas matam mas as palavras matam muito mais e espero que estas façam muitos estragos na terra dos Caramujos.

Anónimo disse...

Não voto Coelho, não voto Chico Pacheco, e não voto Guinote. Isto à esquerda, porque à direita ainda menos. Ou aparece outra candidatura independente que se limite a pensar em Sines e na população, que projecte e desenvolva o concelho para os desafios deste novo milénio, que aposte no que temos de melhor e reduza a factura ambiental que já estamos a pagar através da nossa saúde ou tão cedo não vou a votos.

Anónimo disse...

A máquina eleitoral precisa de um pouco de óleo,como os candidatos,está enferrujada... Eu durante este mês ainda não consegui ouvir o que todos esperamos: que o pessoal vai lutar para que Sines vá em frente -que se vão deixar de politiquices e tentar construir um futuro risonho para quem aqui vive-que se vão começar a preocupar com os idosos,que são cada vez mais e estão entregues a si próprios sem apoios sociais-que vão começar a resolver o problema da insegurança nesta terra...Quando eu e muitos ouvir-mos planos sobre estes assuntos,talvez nos dirijamos às salas de voto-caso contrário ...vai haver muita gente que passa perto e não entra porque pensa...isto não muda...não vai valer a pena! PENSEM BEM nisto tudo...

Anónimo disse...

O anónimo das 10:54PM Março 18,2009
devia aqui explicar o que é que o Chico fez aos terrenos e casas expropriados que o GAS deu á câmara.
Sabe o que fez esse "grande lutador pelos interesses de Sines?".
Fez a venda dos terrenos e das casas e não os devolveu aos seus legitimos donos os tais, expropriados que tanto disse defender. Este anónimo não foi expropriado nem a sua familia senão não falava assim, é por isso ignorante nesta matéria.
O outro que veio a seguir MC fez o mesmo, ou seja ainda hoje se vendem terrenos dados pelo Gas á câmara, e todo esse dinheiro serve para alimentar o autentico servedouro de dinheiro em que se transformou esta Câmara. É MENTIRA?
Este anónimo está a fazer a campanha NEGRA pelo CHIQINHO ta-se mesmo a ver.
Até Logo

Anónimo disse...

é verdade vende terrenos que são da cms, terrenos esses que não foram entregues por alguém aos donos, mas além de os vender fá-lo dentro da lei não os oferece aos amigos da altura.
como é o caso da zil em que transformou uma zona de industria num local de armanzéns e agora o Coelho que regularize,
o chiquinho que fique em casa sossegado e deixe o Albino ir como candidato, uma pessoa competente, organizada, que rema para a frente tipo titanic e bom a dar entrevistas na rádio ou jornal local, e ainda proponho o helder a nº2 pois também é um excelente orador.

Anónimo disse...

Coelho e Chico é tudo o mesmo o futuro de Sines passa por gente jovem ex: Albino Roque, Nuno Mascarenhas,Rui Penas ,Marisa Santos, Felipe Raposo e muitos outros, Sines tem muitos jovens com talento e cheios de vontade de fazer pla terra.

Anónimo disse...

Aleluia o PCP/CDU vai perder finalmente a camara de Sines. Para quem? Para os outros que deixaram de ser PC á pouco tempo. Uma coisa que me está a preocupar é ver aquela especie de vereador o Nogueirita, alinhado atrás do Manuel Coelho na apresentação da candidatura, e reparem na foto todos alinhadinhos de braçinhos cruzados á boa maneira comunista.
Compreendo que é preciso transmitir uma imagem de força, mas tinha que ser assim?, igual aos outros? Bem sei que a saida foi á dias poucos dias e os hábitos de anos não se perdem de um dia para o outro. Sejam diferentes. Vão ver que o Chiquinho vai aparecer doutro modo vai inovar vão estar todos alinhados mas sentados. Vai uma aposta?
Até já.

Anónimo disse...

Por falar em Máquina eleitoral, como sou leigo na coisa, nunca disto tinha ouvido falar, gostaria que me dessem/facultassem uma informação. O que é a "Celúla", o que é que o partido designa disto. Será uma maneira camuflada de Pide? talvez.... mas na TV, não é isto que vejo, e que o Sr. Jerónimo apregoa, será que ele sabe do que se passa por estas paragens? Parece-me ser uma pessoa séria demais para alimentar as tácticas desordenadas e desorientadas destes Camarrradas.
Ass.
Um curioso

Anónimo disse...

O curioso, escusa de colocar questões ao Camaradas, sobre esse assunto pois quem realmente lhe poderia dar uma explicação, e satisfazer a curiosidade ainda não tem acesso nem sabe mexer na NET.
Os novatos não sabem o significado da coisa, dizem para eles empregarem essa expressão e eles pensam que é uma grande coisa estar na "Celula", vá ao dicionário, é a unica ajuda que lhe posso dar pois sou também leigo na coisa.
Os novatos só sabem o que é tacho, tachinho, ordenado, emprego fácil, dar um jeito, essas coisas.... enfim essas coisas mundanas.