quinta-feira, 19 de março de 2009

Maus ares


Desde o fim da tarde que o perfume do que muitos apelidam de modernidade, voltou a empestar Sines.

Porque sou daqueles que sabem ser possível existir desenvolvimento, nomeadamente industrial, sem índices de poluição que ponham em causa a saúde pública e a qualidade de vida, também sei que exige investimento e fiscalização, digna desse nome. Se hoje para muitos indústria é sinónimo de poluição é porque a isso nos habituaram.

Mas como "A Câmara Municipal de Sines anunciou em 08.02.2006, a realização de um estudo sobre os efeitos da poluição na saúde da população, denominado Sistema de Gestão Integrada da Saúde e Ambiente (GISA), devemos manter-nos tranquilos que isto está a ser monitorizado e logo, logo, os que sobreviverem, poderão descobrir, para grande surpresa de alguns responsáveis, que afinal os cheiros pestilentos - apenas uma parte da poluição - afinal fazem mal.
(1) foto propositadamente tendenciosa, em contraponto às fotos institucionais que as empresas apresentam sobre ângulos que mostram a verdejante paisagem, o límpido azul do céu e as gaivotas a debicar junto à espuma das ondas.
(2) a foto não pretende ilustrar a única responsável pela poluição atmosférica do Complexo Industrial de Sines.

13 comentários:

Anónimo disse...

A titulo informativo, não sei quem tirou a foto, mas a mesma é tendenciosa e passo a explicar, aquele areal sempre foi daquela côr devido á erosão provocado pelo mar nas rochas aí existentes, eu em miudo ia para ali para a praia enquanto os meus pais iam aos ouriços, ou à pesca.
Com isto não digo que não haja poluição até digo mais se a foto fosse tirada da zona da provença justificava-se mais,pois deve ser um sitio bastante castigado pelo pó do carvão.

Anónimo disse...

estou completamente de acordo com a chamada de atençao para o gravissimo problema desta contante pluiçao que insiste em pairar por cima de todos nos ,e que tao pouco os nossos politicos falam,talvez nao lhes interese,faz de conta que nao sei o que se passa , a saude nao e importante para sines. BEM HAJA A QUEM FALE DESTES PROBLEMAS ,e que nao se cale .OBRIGADO

Anónimo disse...

A unica coisa boa nisto,(poderá ser um pensamento sádico-não digo o contrário) é que estes ares pestilentos também estão ser inalados pelas fossas nasais dos nossos politicos locais!Quer se queira ou não eles também levam com isto tudo em cima...só se têm filtros que ajudem....se calhar até têm e é por isso que vivem tão despreocupados!

Anónimo disse...

Se os nossos politicos locais fossem pessoas diferentes,preocupavam-se com este estado de coisas,como não são vão fazendo que nada disto tem interesse-enfim são os politicos que temos...e se calhar que merecemos!

Anónimo disse...

Viva o Chico que vai parar com isto tudo. Tem é que criar empregos na Câmara para o pessoal que fica desempregado, arranja-lhes um barquito para ir pescar ou um armazém na ZIL 2 com casa do guarda para guardar as alfaces da agricultura.

Anónimo disse...

Mais vergonhoso do que a poluição é o silencio ensurdecedor dos candidatos e politicos de Sines ao longo destes anos todos. Porque todos comem das empresas, e assim já dá para ver que eles andam à cata é de cantante e dos interesses dos partidos e estão-se a borrifar para a nossa saúde. Cambada...

Anónimo disse...

com o mal das outras cidades ou concelhos podemos bem mas isto está poluido por todo o lado.
se não é a petrogal, é a repsol se formos para norte é a portucel e por aí fora, infelizmente temos que gramar isto e ir vivendo.

Anónimo disse...

alguém disse, neste lugar solitário onde a vaidade se acaba, que Sines é

«A CAGADEIRA DA EUROPA»

Anónimo disse...

Alguém disse um verdade SINES É A CAGADEIRA DA EUROPA e porque???? Porque os nossos politicos, perferem encher as suas contas bancarias ,ter bons carros, boas vivendas fora e dentro de sines boas vidas e não pensam na saude e bem estar dos sinienses .E temos nós um médico como presidente!!!!
Isto é um jogo de interesses em que se lixa e o povo.

Anónimo disse...

Com tanta poluição e com tão pouco controle , o que fazem os sinienses contra isto?

Como dizia o outro :"Falam ,falam, mas não os vejo a fazer nada. Fico chateado!"

SINES disse...

Não percebi o porquê da fotografia da central de Sines, pois se estamos a falar de mau cheiro, não será da central que ele vem. Já trabalhei em varias fábricas do complexo de Sines e posso afirmar que o cheiro a que se refere este artigo vem da PETROGAL.
Para quem não sabe ou tem a memória curta ou adocicada, a Petrogal é a empresa onde o actual presidente da câmara MANUEL COELHO, trabalhou vários anos como médico. Este amigo do povo sempre se orientou bem, trabalhava no Petrogal, no seu consultório do 1º de Maio e no Centro de saúde de Sines, temos portanto aqui um herói, uma amigo dos mais necessitados, penso até que só lhe falta lavar os pés e coloca-lo num altar, aqui há SANTO….. aqui há SANTO ….
A Petrogal faz o que quer em Sines, porque tem como presidente da câmara um funcionário ou ex-funcionário e porque de uma forma inteligente, todos os anos, vai dando rebuçados às instituições locais, como forma de pagar o silêncio e parar com qualquer tipo de manifestações.
Quem será que vai patrocinar a campanha do Manuel Coelho!!?? De uma coisa tenho a certeza, eu não sou, o resto logo vamos ver e estar atentos ao que se vai passar.

Anónimo disse...

Em breve esta paisagem (da foto) será com areia mais clarinha...já alguém se interrogou porque é que a PSA está a descarregar camions e camions de areia para o mar?...
Em breve deixará de haver caramujos, lapas, ouriços, polvos, etc...no larido de vale pincel e arredores...
Sines cada vez mais descaracterizado...

Anónimo disse...

Meus amigos já alguém deus plo cheiro horrivel que se respira hoje em Sines´!!!!Afinal o que se passa? Vamos morrer todos !!!Já muita gente se queixa com dores de cabeça.....