segunda-feira, 23 de março de 2009

Câmara quer despejar clube

O Clube Desportivo e Recreativo de Porto Covo interpôs no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja uma providência cautelar para impedir a Câmara de Sines de avançar com a desocupação das instalações que o clube detém há mais de trinta anos.

Rui Dias Ferreira, presidente da direcção, entende que os 12 mil metros quadrados que o campo de futebol e pavilhão ocupam são pertença do clube desde 1975 e exige da edilidade uma alternativa. "O presidente da Câmara diz que isto precisa de ir tudo abaixo para dar lugar a um jardim, duas piscinas e vários courts de ténis e, em contrapartida, oferece-se para construir um pavilhão semelhante ao actual e um campo de futebol moderno", explicou. De acordo com a direcção do clube, a autarquia terá assumido o compromisso com um empreiteiro para a construção de um resort de cinco estrelas no local onde está implantado o terreno do clube, no centro da vila.

O presidente da autarquia, Manuel Coelho, acusa os dirigentes de lançarem "desconfiança e suspeição", garantindo "instalações para a direcção do clube, transporte grátis para os atletas no decorrer das obras e o usufruto do futuro pavilhão". O autarca considera "inaceitável" a posição da direcção do clube.



Correio da manhã

22 comentários:

Anónimo disse...

Ah ah ah ah, Sines e Coelho no seu melhor. Vamos embora Dr. Coelho, há que betonar o resto do concelho que ainda falta e acabar com o resto do Porto Covo que já era e a si e ao Pacheco devem a especulação imobiliária e a descaracterização que foi alvo nesta última década. Acabem o vosso trabalho e arrebentem com o resto, que já falta pouco. Resorts, mais casas nas falésias, courts de ténis, campos de golfe e já agora um grande centro comercial também.

Fundamental e o Acessório disse...

e a piscina atlantica... ter atenção a essa piscina uma promessa para cumprir antes dos 95 anos...

Anónimo disse...

Já se realizou a reunião que ficou aprovada na Assembleia do P. Covo?
Chegaram a algum entendimento?
Este anónimo das 7:33PM quer o quê?
Fazer um Resort,casas nas falésias,courts de ténis, campos de golfe e um centro comercial é acabar com o Porto Covo?
Oh meu amigo vá para a Serra e compre uma barraca e fique por lá para ninguém o incomodar, não gosta de desenvolvimento , tem bom remédio mude-se

Anónimo disse...

Se não fosse este desenvolvimento do que é que viviam as pessoas, nomeadamente os comerciantes, os que arrendam casas, quartos e tantos outros negócios que se vão proporcionando.
afinal o que querem?

Observador disse...

Estou inteiramente a favor do Clube Desportivo de Porto Covo quando exige condições idênticas ás que tem actualmente para entregar o espaço actual, estou também com ele quanto à forma a meu ver insensível como receberam a ordem de despejo, mas a bem da verdade sou obrigado a desmentir aquilo que foi colocado no Correio da Manhã sobre a construção de um Resort nos terrenos onde se encontra o Clube, o Plano de Urbanização de Porto Covo prevê para esse espaço que é de facto "publico" uma zona verde e nada mais será colocado sem que primeiro se altere esse Plano. Também a bem da verdade deve ser dito que o PU de Porto Covo esteve em discussão publica no Posto de Turismo de Porto Covo durante o período que a lei manda sem qualquer reclamação sobre esta zona verde. A bem da verdade também tenho de dizer como já afirmei nos lugares próprios que a culpa de todo este processo é de facto de quem de uma forma desleixada deixou por registar os lotes dados como garantia das infraestruturas do artº47.

Luis Gil Ex: Presidente da Junta de Freguesia de Porto Covo

Anónimo disse...

Sou um mero Turista em Porto Côvo, mas a ser verdade essa história dos courts de ténis, do jardim e das piscinas, considero uma mais valia para o local. Quando venho em alguns fins de semana para descansar já tenho pensado que a povoação ficava a ganhar se existisse um local de lazer com essa caracteristicas.E se existe o compromisso de fazer um campo novo porque não aproveitar e negociar com quem está disponivel. Parece-me que se existir compromisso formal, e até colocar relva no campo, criando balnearios mais modernos sem efectivamente cair em grandes custos. O Clube só ficaria a ganhar pois seria um chamariz até para clubes de fora que por vezes necessitam de um espaço para fazer pequenos estágios,e a gestão de um equipamento assim só beneficiava. Agora estarem agarrados a uma construção daquele tipo sem qualquer estética. Temos que evoluir e só acompanhando as as necessidades da sociedade é que é possivel. Porto Côvo não ficaria descaracterizado com uma construção pensada de raiz e com condições. Do que conheço daquilo, daqui a mais dia menos dia começa a dar despesa e depois não há direcção que aguente.
Não levem a mal esta opinião, mas temos exemplos na costa portuguesa, em como a requalificação é feita sem descaracterizar, nem perder a identidade.

Anónimo disse...

Sr. Gil, de quem foi a culpa por não se registar?
Muita coisa se teria evitado se o processo tivesse sido convenientemente acompanhado.
Pois é.
Um Municipe

Anónimo disse...

O luis gil, que admiro pelo seu trabalho como autarca e pela forma assumida como participa neste blogue, anda para meu desconsolo assediado por manuel Coelho. Digo-lhe, o que sei, o espaço público- jardim, ficará dentro de um pseudo-condominio, que para aceder terá que passar por um portão, criando a ideia de se tratar de um propriedade privada, dissuadindo quem o quiser frequentar.

Depois quanto ao PU, saberá melhor que eu que uma coisa é a aprovação na globalidade, outras são as particularidade e alterações ao projecto. Veja o que se passa na Santa Catarina em Sines.

Quanto ao art.º 47, a culpa é da CDU, onde por acaso Manuel Coelho era deputado Municipal.

Gil faça um favor ao Porto Covo, não se candidate pelo Movimento SIM, não se deixe instrumentalizar por manuel coelho, nós não merecemos.

GIL - Candidato independente pelo PS.

Anónimo disse...

Tenham tino, nessas cabeças e não acusem um homem que muito deu a Porto Côvo.
Tentem saber efectivamente se é assim, e não anem a vender a banha da cobra aos municipes.
lembram-se, no inicio de Fevereiro diziam que MC ia ser candidato pelo PS. E agora, é caso para dizer que a montanha pariu uma galinha que gosta de cacarejar a seu bom gosto, pois não foi nada disso que aconteceu. Qual é a prx. mentira?

Anónimo disse...

mero turista de porto covo, concordo consigo, o porto covo deve ter factores diferenciadores para aumentar a qualidade de vida e as possibilidade de lazer, agora isto terá um preço que temos que decidir se não é demasiado alto. 4.000 camas, muito betão, e vai-se a qualidade de vida por mais campos de ténis e relvados que façam.

Anónimo disse...

Luis Gil pelo movimento SIM ?
Amigo Luis por favor tenha pena de nós, sou seu amigo e considero-o não caia numa dessas.

Observador disse...

Ao anónimo das 11.05, devo lembrar que nunca ninguém combateu ou combaterá pelos interesses de Porto Covo como eu o fiz sempre com a verdade contra o Presidente Manuel Coelho!
Defendermo-nos com mentiras não nos difnificará, com a verdade ninguém nos retirará os nossos espaços.
Quanto ao alegado assédio do Movimento SIM não se deixe o amigo levar e descanse, descanse bem!! porque o Luis Gil nunca será visto numa candidatura desse Movimento nem que as suas galinhas criem dentes.

Luis Gil

Anónimo disse...

Tem razão o anónimo das 11.05,quando diz " Veja o que se passa em Santa Catarina em Sines". Cuidado gente de Porto Covo, Sta. Catarina começou por ser um loteamento de luxo, de vivendas à volta da velha casa emblemática de Sta. Catarina; depois no mesmo sítio já aparece um prédio alto de 4 ou 5 pisos (são tantos que nem sei); a seguir ardeu a dita casa emblemática; no seu lugar aparecem dois lotes para venda; entretanto ocupa-se a falésia com várias casas; onde ficaram os espaços verdes deste loteamento? Nem na falésia os deixaram! Portanto, cuidado com as promessas, vejam se em Porto Covo atrás do PU de que o Sr. Gil fala, os vendedores dos loteamentos não fazem o mesmo...TUDO É POSSÍVEL E TODOS OS CUIDADADOS SÃO POUCOS.

Anónimo disse...

Em Porto Covo faz falta campos de ténis, piscinas, campos de futebol, ou seja, zonas de lazer senão qualquer dia não temos turismo, pois então o que querem que faça o pessoal depois da praia? Tudo para os copos é? Não acham que já é altura do pessoal ter onde tratar do físico, sem ser estragá-lo com a droga? Já chega de dizer mal, mesmo quando se vê que se deve dizer bem. Pensem bem antes de escrever, não se sirvam de tudo e de nada, só para dizer mal do MC, se não perdem a razão.

Anónimo disse...

não se trata de dizer mal, o que está em causa é que o porto covo desde há muito que merece tudo o que lhe prometem agora. Mas se hoje promete é para a população deixar encher o porto covo de betão.
Então ao fim de mais de 30 anos de democracia é preciso 4000 mil camas para se poder fazer um campo de ténis e uns ajrdins?
então o centro civico que nos prometeram. Não somos tolos, devemos exigir o pavilhão e outras estruturas sem ser necessário querem dá-la como contrapartida, a autarquia age como um especulador imobiliário. Não no porto covo. Muita tinta, e espero que só isso, há-de correr.

Anónimo disse...

Concordo com comentador das 12.40 de 24 de Março,podemos não concordar em tudo com o MC e eu falo á vontade, não faço parte de nenhum partido, penso o melhor para Sines e Porto Côvo por nasci aqui e vivo aqui.
Porto Côvo necessita de espaços de lazer e iniciativas sem ser só copos nos bares do largo isso só é bom para quem enchem os bolsos a pala das bubedeiras dos outro.Nesta terra de turismo, além da praia nada se faz, pensem em alternativas para ocupar o pessoal se não qualquer dia o Porto Côvo passa de moda !!!!!

Observador disse...

Anónimo disse...
Sr. Gil, de quem foi a culpa por não se registar?
Muita coisa se teria evitado se o processo tivesse sido convenientemente acompanhado!!!

Não se está a referir a mim nesta sua critica, estive na Junta de Freguesia nos mandatos 1985/89 e 1997/2005 o Artº47 é do mandato 89/93 e quando voltei à Junta em 1997 o alvará do artº47 já estava cassado pela CM por imcumprimento do urbanizador, como vê não posso ser culpado disso.
Cumprimentos Luis Gil

Anónimo disse...

O Luis Gil não dorme.......grande Gil

1 abraço

Anónimo disse...

O actual presidente da junta tem segredos que podia partilhar, ou não, e assim ficariamos a saber algo mais sobre esta encenação, clube camara.É preciso relembrar que este sr. presidente pró CDU durante todo este mandato, e para prova-lo é só ver as suas votações na A.M., sempre pela CDU contra o PS de que se diz independente e provavelmente agora pró MC, fez um mau mandato não sendo por isso credor de grande confiança. Cada vez que o via votar a favor da CDU lembrava-me sempre do Luis Gil e das suas posições pró Porto Covo na defesa da sua terra exigindo tudo a que tinha direito, e bem. A resposta que tinha de MC era ser duramente e malcriadamente tratado em plena AM e reuniões com a CM nem ve-las.
Em conclusão mais fez Luis Gil por Porto Covo do que qualquer outro, por isso tenho confiança que o
amigo Luis vá novamente ajudar Porto Covo como autarca.
ONDE?
ESPEREMOS.
Um ABRAÇO

Anónimo disse...

É triste mas é a verdade. Sinto que muita gente em Porto Covo tem um sentimento de afastamento em relação a Sines, como se não tivessem orgulho em pertencer a este concelho. Sines e Porto Covo são e devem ser um só: um só concelho onde as pessoas se ajudam mutuamente e resolvem de forma concertada os seus problemas.

Veja-se a titulo de exemplo a questão do campo de futebol. O presidente da autarquia de Sines sugeriu como solução provisória a equipa de futebol do Clube Desportivo de Porto Cvo treinar na cidade de Sines, enquanto as novas instalações em Porto Covo não estiverem prontas. O clube não aceitou, mesmo que isso signifique treinar apenas a 15 kms de distância das actuais instalações.

Agora pergunto eu: quantos não são os clubes que diariamente percorrem dezenas de kms desde a sua sede até ao campo de treinos? São às centenas, sendo esta situação aiunda mais visível nos maiores centros urbanos.

Todos os sineenses, de Sines ou de Porto Covo, devem estar unidos. Sines e Porto Covo complementam-se e são mais fortes juntos.

Anónimo disse...

mas afinal toda agente está a falar de Porto Covo agora?onde estavam quando o PU estava em debate público?gostava de saber porque é que não apareceram a levantar todas as questões se afinal agora tudo está mal?mas o pessoal de Porto Covo não teve tempo para se pronunciar?eu estive na assembleia na escola primária e mal tive espaço para me sentar.Parece-me que há muita gente a falar de POrto Covo que se calhar nunca lá foi..já percebi:o que interessa é dizer mal de tudo para se tornaremimportantes pois doutra maneira não chegam lá...

Anónimo disse...

Os meus parabéns ao comentador das 10:00 de 24 de Março.
Finalmente alguém disse umas verdades, as pessoas tem que ser unidas e não estar a criar divisões entre Sines e Porto Covo afinal a união faz a força. Se todos juntos tentar mos encontrar soluções e deixar mos de cada um olhar para o seu próprio umbigo, talves assim se consiga fazer melhor por Porto Covo.
Até já !!!