segunda-feira, 23 de março de 2009

Quinzena da juventude de Sines



Durante estes dias em Sines, festeja-se a quinzena da juventude.
Sábado decorreu, numa enorme tenda no castelo, a audição da escola da música seguida da actuação do Dj Mike Stellar.
Habituado e conformado em vir a Sines sem que nada de significativo aconteça, fui este fim-de-semana com as expectativas elevadas.
À tarde passei pelo ponto de encontro e pela casa da juventude, onde pude folhear a revista visão e mais uma outra revista à disposição dos jovens. Para quem não conhece, devo dizer que se trata de um espaço muito bem decorado, convidativo, fresco e leve, no local certo de Sines.
À noite a audição foi um sucesso, estando a plateia bem composta até ao final da audição, o que se verificou por volta da meia-noite, altura em que a tenda ficou vazia possibilitando a retirada das cadeiras que obstruíam a pista de dança para a actuação do Dj.
No entanto, o espaço revelou-se grande demais. não tendo estado mais do que 50 pessoas na tenda.
Num evento grátis, com um Dj de relativa qualidade no panorama nacional, num espaço idílico como o castelo de Sines, a juventude não comparece.
Muitos preferiram ficar no mesmo sitio, que frequentam durante toda a semana, não tentando sequer experimentar algo diferente, mas a grande maioria nem sequer saiu à rua.
Esta questão da falta de adesão dos jovens aos eventos que se organizam, á algo que deve ser analisado e pensado em conjunto, pois é algo que não tem uma explicação lógica e sinceramente é algo que me entristece como Siniense.
No próximo fim-de-semana não vou poder estar em Sines, mas gostava muito de ver e ouvir os portugueses X-Whife, que espero que tenham uma plateia digna da qualidade que lhes é reconhecida. Também para aqueles que organizam este tipo de eventos, por muitas discordâncias que possamos ter, será também um reconhecimento merecido.
Se acuso os jovens e menos jovens, de alheamento face à vida politica, também os critico por alheamento em relação à cultura e à diversão que estes eventos proporcionam, porque sem nós, sem os jovens, estas coisas não funcionam e apenas servem para desmotivar os poucos que pretendem animar as hostes.
Saiam à rua! Não tenham medo!

11 comentários:

Anónimo disse...

A insegurança, droga e violência, e a descaracterização social de sines, muito contibuiu para este estado de coisas

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo com o Bruno.
A Câmara de Sines (as pessoas que a gerem) podem ter todos os defeitos, mas que outra Autarquia aqui da zona proporciona experiências desta qualidade aos seus jovens?
Nesta Quinzena da Juventude de Sines, é possível ter música e música de qualidade (O Bruno não referiu mas o concerto de Noiserv foi muito bom, embora estivessem umas trinta pessoas a assistir enquanto o Largo do Ponto estava cheio), workshops, actividades desportivas, momentos de convívio, etc.
Agora podem ir ao site da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e vejam o programa da Quinzena da Juventude. Já agora vejam também os músicos contratados para a SantiAgro...
É o que as pessoas gostam? E não é dever das nossas Autarquias cultivar as suas gentes? É impossível gostar de uma coisa sem a conhecer...
Talvez a par de Sines a nível cultural, no nosso Alentejo Litoral esteja Odemira...
E eu não sei se é a «A insegurança, droga e violência, e a descaracterização social de sines, que muito contibuiu para este estado de coisas»!!
Acho que é mesmo a falta de cultura dos jovens, das pessoas, o comodismo!

Anónimo disse...

Esta questão da falta de adesão dos jovens aos eventos que se organizam, á algo que deve ser analisado e pensado em conjunto, pois é algo que não tem uma explicação lógica e sinceramente é algo que me entristece como Siniense.

Pois é a CMS já alguma vez se sentou a uma mesa com os jovens de SINES e lhes perguntou quais as suas preferencias musicais?
Não!!
Temos de levar com as preferências musicais do organizador dos eventos, e depois dá em fracasso.A CMS tem de gastar o dinheiro dos contribuintes em coisas do agrado generalizado da população.Escutem os jovens ,eles sabem o que querem.

Anónimo disse...

«Escutem os Jovens, eles sabem o que querem»

Veja-se o exemplo da Câmara Municipal de Grândola: Deu oportunidade aos seus munícipes (principalmente, aos jovens) de votarem na banda que gostariam de ver e ouvir em Grândola. Quem ganhou? JUST GIRLS!!

Independentemente, do valor musical das raparigas, ponho esta questão:
Os jovens (maioria)sabem o que querem ou sabem aquilo que lhes é transmitido a tordo e a direito pelos meios de Comunicação Social?

É claro que há jovens com atitude e pensamento crítico (embora não conheça muitos) mas a maioria anda dopada com o artificialismo com que é bombardeado através de MTV's, Net, Novelas, etc etc

Anónimo disse...

Este das 9:31PM já estou a ver que deve de ser um daqueles que tem uma cultura musical que gosta do que ninguém gosta e depois os outros são pimbas e etc,etc ele é que é o smart, oh meu amigo cada um gosta do que gosta e não tem de gostar do que você acha que é bom , é bom para si mas não é bom para mim nem para a maioria.

Veja-se o exemplo da Câmara Municipal de Grândola: Deu oportunidade aos seus munícipes (principalmente, aos jovens) de votarem na banda que gostariam de ver e ouvir em Grândola. Quem ganhou? JUST GIRLS!!
Se ganhou as JUST GIRLS é porque os jovens querem ouvi-las e ponto final até podia ser o Zé Cabra.

blackbabdula disse...

O problema destes eventos estarem vazios é porque os jovens, so sos jovens nao, mas a populaçao em geral que não estao abertos a novas coisas, estagnaram completamente...quando nao à nada queixam-se , mas quando se faz ninguem aparece, sao sempre os mesmos que la estao.
quanto `droga, violencia sempre existiu, as pessoas é que nao tinham medo e saiam a noite o que fazia com que nao se notasse.
saiam a rua a festa somos nos que a fazemos

Anónimo disse...

* X-Wife, Bruno.

Olá a todos,
Antes de mais tenho a dizer que há jovens e jovens... não se pode generalizar. O grande problema na nova geração de jovens, para mim são as repentinas evoluções tecnologicas, passo a citar: playstations, x-box entre outros aparelhos viciantes que não fazem dispersar.

Pelos comentários que vejo... a falarem tanto do ponto e do largo Bocage... parece q só se fecharem o ponto é q as pessoas se deslocam ate ao castelo não?!

A qualidade dos cartazes por esta altura (Quinzena da Juventude) tem sido de grande nível, sem duvida. No ano passado foi brutal mesmo com o vento que se fazia sentir por estas bandas....

Quanto a este fim-de-semana que vem, espera-se uma enorme adesão devido não só à grande presença dos X-Wife, como dos Vicious Five que por sinal são um grande grupo que também proporciona bons espectáculos dentro do mesmo género musical, mas também pelo facto de haver pela primeira vez um jantar focado especificamente só para os jovens do concelho.

Mostrem que a Juventude também tem força. Apareçam todos, jovens e menos jovens porque a noite promete ser de grande nível!

Cumprimentos a todos

Bruno Leal disse...

Obrigado pela correcção. Coloquei o link e mesmo assim escrevi mal... É o que dá postar à pressa.

Anónimo disse...

Neste blog ainda temos gente que não ve só a direito ....
Perguntem aos jovens de Sines o que querem ver e ouvir ,aquilo que a malta da camara que organiza os eventos gosta, não significa que seja do gosto dos jovens de sines porque sera que joao pedro pais ,Tony Carreira e outros vão a santiago e grandola e a sines os grupos sao todos marados.Caros amigos pensem nas pessoas não nos vossos gostos pessoais aquilo que para os SR e Srª da camara e pimba para os outros não é !!!!Depois queixam se que não há ninguem nos eventos mas a verdade e que vão de Sines e até fazem excursoes ao pavilhão Altantico para ver o Tony Carreira.

Bruno Leal disse...

Sines deve continuar a fazer o que tem feito ns últimos anos, promover a cultura.
Isso exclui à partida o Tony Carreira e afins...

Anónimo disse...

O das 9:31PM não é um daqueles. É UMA! Se é daquelas ou não a mim pouco me importa o tipo de catalogação.

Bruno... =;)