quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Petição Anti-Corrupção




Foi ontem lançada, por vários eurodeputados, de vários partidos e nacionalidades, uma petição anti-corrupção . Eu já assinei, assinem vocês também! Perdem apenas alguns segundos ao clicar aqui.
Com esta petição, pretende-se uma legislação europeia preventiva e criminalizante da corrupção, bem como mecanismos que possam actuar tanto no espaço da UE, como na relação da UE com Países terceiros.

5 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente estou de acordo como Forasteiro já há lei façam-na cumprir tenham tomates

Bruno Leal disse...

Meus caros, não, não há lei que combata a corrupção efectivamente. As leis que temos são insuficientes, João Cravinho, na altura deputado do PS, isto no 2º ano de Governação Sócrates, tentou que a sua bancada, com maioria absoluta, fizesse aprovar um pacote anti-corrupção. Resultado? Sócrates disse que o levantamento do sigilo bancário não era aceitável e mandou o nosso amigo Cravinho para Bruxelas, para deputado europeu.
Não se enganem com as nossas leis, elas são evasivas e defendem os corruptos.

Anónimo disse...

Não será a minha assinatura que fará qualquer diferença. NÃO ASSINO!
Ao não assinar, não quero dizer que estou de acordo com a corrupção ou que apoio qualquer tipo de compadrio.
Acho apenas que já existe lei nacional e internacional contra a corrupção.
O que é preciso é que os diferentes poderes cumpram as suas obrigações ao punirem quem se corrompe ou faz corromper duma forma exemplar.
Em Portugal, o orgão de soberania "TRIBUNAL" tem poder por si só para impedir e desmotivar a corrupção. Se não o faz, o que nós cidadãos podemos fazer? Penalizar o poder político obviamente, uma vez que o poder que detêm os tribunais não é formalizado pelo povo.

Anónimo disse...

Se todos pensarem assim, ninguém assina. É como com o voto, pensam que não é um voto que faz a diferença e não vão votar.
É verdade que falta uma lei mais eficaz, mas também acredito que num mundo globalizado esse combate tem que ser realizado a nível internacional (assim uma legislaçaõ europeia será o primeiro passo), porque a circulação de capitais é global e não não as leis de um país suficientes para combater a corrupção.
Só uma nota: O Cravinho está em Londre no Banco Europeu de Investimento!
LR

Bruno Leal disse...

Obrigado pela informação LR, realmente era a noção que tinha... De qualquer forma o importante é que criou antipatias dentro da sua bancada parlamentar com esse pacote de medidas que tentou implementar. Mas está correcto em tudo o que referiu e concordo consigo.