quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Zé da Câmara

Zé, nasceu num monte, criado sozinho pela mãe enquanto o pai andava na lavoura. O Zé, pai do Zé trabalhava a terra que lhe calhara em sorte, aquando da morte de Zé, seu pai, com afinco e engenho, num dessassossego tal que lhe permitiu desejar mais sorte para Zé, seu filho.
Assim depois da Escola Primária, mantida pela Câmara, aonde Zé chegava todos os dias em transporte assegurado pela Câmara, por decisão dos pais, seguiu-se a Escola na Cidade, apoiada pela Câmara e cujo transporte continuava a ser da Câmara.

Faces rosadas do pai, corpo roliço da mãe, voz esganiçada e efemininada da idade, Zé tornou-se alvo de chacota dos colegas, nesta coisas existe sempre um. Foi o desporto escolar promovido pela Câmara que salvou Zé, se na natação pouco saiu da beira da piscina, era na ginástica cujo clube era subsidiado pela Câmara, que Zé se destacou. O seu amor pela modalidade, dizem devia-se mais aos calções de lycra, do que propriamente ao desporto, boato que o timbre da sua voz ajudou a cimentar.

Preocupado com o tempo que estava afastado do rapaz, o peso da idade e o dessafogo económico, levou o pai do Zé a candidatar-se a um terreno cedido pela Câmara em direito de superfície, cujo projecto a câmara rapidamente aprovou. Vivendo na cidade, e porque a escola não era o seu forte, aconselhados pela professora das actividades extra-curriculares, paga pela câmara, Zé frequentou escola de música, Biblioteca, ateliê, teatro, grupos corais, tudo da Câmara. Mas o raio do moço, teimava em ser calceteiro.

E assim foi, 18 anos, aprendiz de calceteiro na Câmara Municipal. Depressa lhe passaou a vontade, arrependeu, destes meses herdaria para sempre, o apelido Câmara, - Zé da Câmara-, de tal modo odiava a herança, que anos mais tarde quando na Capital, alguém da terra o encontrava, em rápida e fugidias explicações aos seus colegas de Universidade, fazias breves e inconclusivas alusões de parentesco com os Da Câmara Pereira.


Afincou-se com ganas nos estudos e volvidos três anos, a sua vida mudou. Dizia que queria sair do armário, afirmação que os pais nunca entenderam, e rumou à universidade, com bolsa de estudo da Camara. Formou-se engenheiro e regressou, ingressando como estagiário na Câmara, passou para os quadros da Câmara, consegui, vá-se lá saber porquê um T1 a custos controlados, promovida pela Câmara. Um T1, porque teimou em ficar solteiro, fora casado e a habitação seria outra, dizia o pai. A mãe desgostosa por não conhecer netos, assim como quem não quer a coisa, falava-se maravilhas, todos os dias do novo pré-escolar da Câmara, por onde passava a caminho de casa após mais um dia de trabalho no refeitório da Câmara.

Nem o pai, nem a mãe viveram o suficiente, para conhecer a moradia do Sr. Zé da Câmara, em terreno comprado à Câmara. Fez-se velho na solidão de solteiro e na companhia de muitos amigos. Dinamizou a universidade sénior, iniciativa da Câmara, frequentou o Centro de dia da Câmara, e era presença assídua nos bailes, excursões e festas para a terceira idade, promovidos pela Câmara.

Quando chegou a sua hora, e se soube de testamento, sem se lhe conhecer parente próximo, nem distante, espicaçou-se a curiosidade da populaça. Chamados três dos amigos próximos, leram-se as poucas palavras do seu testamento:

“Por favor não permitam que fique em Câmara Ardente”

E assim, foi Zé da Casa de Velório da Câmara, a enterrar no Cemitério Municipal.

15 comentários:

Anónimo disse...

mais um bom texto, do dono da Estação. Vai-nos habituando mal, depois passamos a exigir uma dose diária de riso.

Anónimo disse...

caso não tenha reparado, não se trata de riso, mas de coisas bem mais seria - o dominio que a CMS exerce sobre as nossas vidas. Ah, pois é.

Anónimo disse...

O que há mais por aí são Zés e Maria da Câmara. Excelente texto! Venham mais.

Ana

Anónimo disse...

Parabéns braz, pelo texto. Não te conheciamos essa veia criativa, querem ver que ainda vamos ter um romancista em Sines? Jeito já vimos que tens!

Bruno Leal disse...

Este é um problema sério! Mas de que forma quebrar esta bola de neve? Em quase todas as câmaras isto acontece, mas principalmente naquelas em que permanece demasiado tempo o mesmo partido. Se calhar seria por ai... Se calhar não basta limitar a pessoa, mas sim o partido. Será que melhoraria? é óbvio que depois não se poderia fazer como se faz no governo, em que saem uns e entram outros. Mas quando os maus exemplos vêm constantemente de cima, tudo se torna mais complicado...

Anónimo disse...

mariazinha, leia mais abaixo as coelhinhas, texto de grande sucesso na nossa terra e um outro sobre o centro histórico, não tão bem consefguido, mas também muito bom.
Eu penso que o autor, é onde se sente mais à vontade, na prosa ficção, com alguma, muita, ironoa, negra.

Anónimo disse...

ROTFL, Excenete momento de humor! Será!? Qualquer semelhança deste relato com factos reais, ou das suas personagens com personagens da vida real é pura coincidência.

Anónimo disse...

Parabéns pelo texto, é esta a nossa realidade. Pena que nem todos são os "Zés da Câmara".

Anónimo disse...

uma primeira concequencia das zangas cdu, o grupo folião promovido pela casa da juventude foi cancelado. Os artesãos de sines, feudo da cdu, não perdoam a marisa, responsável juventude e casa da juventude

Anónimo disse...

se a "desterrada" é quem penso, tinha tanto, tanto para contar.

Anónimo disse...

Meus amigos não digam disparates o grupo folião da casa da juventude já tinha sido cancelado antes por falta de participantes,pois é á pouco quem queira trabalhar quanto a Associação de Artesaões eu sei que continua a colaborar na folia desta cidade apoiando o GRUPO FOLIÃO SEMPRE EM FESTA...Pensem bem antes de escreverem o que não sabem nestes blogues ....

Anónimo disse...

Disparates e mais disparates apoiar uma Siniense inteligente é a melhor opção para Sines, não critiquem a Marisa uma filha da terra que teve a coragem de deixar o partido .FORÇA MARISA

Anónimo disse...

A ser verdade este virar de costas dos artesãos, é pena. Não se devem misturar águas. Mas para mentes menos iluminadas foi a solução encontrada... fica para registo. Parece-me que dependem integralmente de quem estão a virar costas.... até para o telefone.Ou têm bons lucros com os trabalhinhos...

Anónimo disse...

Sim senhor assim é que é. Ao ler o artigo só me lembrava de uma pessoa mas enfim o tempo dirá sem sombras de duvidas se era ou não quem eu penssava. É que esta desunião vai trazer muito azeite a tona das aguas agitadas que por ai andam revoltas. Vamos assistir a ajustes de contas pessoais vamos saber coisas insuspeitas de pessoas de que só conhecemos uma infima parte. E atencão esses Zés, Marias,(...) Manueis ou outros que agora não me ocorrem vão dar que falar escrevam ai na agenda e aguardemos. A revolução está em marcha... .
Boa noite, até logo.

Anónimo disse...

Não sejam injustos!!!!!! é triste sines uma cidade tão pequena com mentes tão invejosas só ficam bem com o mal dos outros .
Não estou na politica nem sou amiga intima da Marisa mas sou realista e tenho a certeza que pessoas como ela são a melhor solução para Sines ...É jovem inteligente e filha da terra.