sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Esclarecimento Pessoal




Escrevo este post em jeito de esclarecimento pessoall, tanto sobre a minha colaboração e a forma como se deu o convite, bem como sobre aquilo que eu penso que a estação deverá ou deveria ser. A minha opinião, porém, deverá ser encarada como apenas isso, uma opinião de alguém que colabora, com posts ocasionais neste blog.

Depois de alguns comentários a posts da estação, tendo criado o meu blog há relativamente pouco tempo, surgiu um convite via e-mail para colaborar, da forma que achasse mais correcta, no blog a estaçãodesines.
Foi para mim uma honra tal convite, uma vez que via a estação como um potencial fórum de discussão dos problemas vários que afligem o nosso concelho. E por isso decidi aceitar o desafio, até porque nunca tive problemas em dizer o que penso, mesmo correndo o risco de pensar errado, até pelo afastamento das lides politico/partidárias locais. Mesmo sabendo isso, tenho tentado transmitir aquilo que penso sobre as coisas que eu acho que são um problema para Sines, mantendo-me sempre atento a alguns comentários muito ricos que surgem de quando em vez.

Devo referir que apenas cumprimentei o Braz algumas vezes, na condição de vizinho e se troquei algumas palavras com ele, para além dos cumprimentos, foi na condição de filho do casal de quem ele era amigo ou conhecido.

Esse foi também um dos factores que me levou a aceitar e a entusiasmar-me com o convite endereçado, uma vez que essa distância garantia a minha independência quer aos meus olhos, quer aos olhos de terceiros.

É possível que se perguntem, sobre o porquê de tal justificação ou esclarecimento nesta fase, uma vez que já escrevi mais posts sem qualquer esclarecimento prévio sobre o porquê da minha colaboração. Porém, o facto de se verificar um número crescente de comentários a posts da estação, para mim que sou leitor assíduo de alguns dos blogs mais relevantes e mais visionados a nível nacional, que nunca em caso algum registam o número de comentários aqui deixados a alguns posts, reforçou a minha vontade em clarificar tudo, até porque não gosto de tabus, nem secretismos de qualquer espécie.
Sinto que esse número de comentários, é benéfico para qualquer sociedade, seja ela, uma empresa, uma aldeia, uma cidade ou um País e por isso vejo hoje a estação como um local onde tudo pode e deve ser discutido abertamente, quer seja com anónimos, quer seja com aqueles que se identificam, até porque para mim são quase todos anónimos. Desde que não se entre por considerações pessoais e exclusivas da vida intima de cada um, que muito prezo e me reservo ao direito de guardar só para os que escolho e/ou para aqueles que me escolhem a mim. Julgo que neste ponto todos pensamos da mesma forma. Por isso, concordo com o Braz, quando admite censurar comentários, que no fundo apenas desviam o correcto sentido da benéfica discussão dos problemas.

Mas acho importante a resposta a visões diferentes das nossas e é por isso que muitas vezes respondo a algumas, até porque acho que isso é útil para a discussão dos problemas e que só assim, se consegue que cada vez mais pessoas se aproximem da discussão sobre o rumo, no fundo, da nossa vida.
Em Sines, assim como em muitos outros locais, isso é algo de que muita gente resolve afastar-se e um blog como a estação, contribui na aproximação dessas mesmas pessoas, outrora em silêncio.
Para mim, a estação de Sines deverá sempre ser vista, como um serviço útil e saudável para qualquer sociedade democrática, pois promove o diálogo e a interacção de ideias livres e individuais e por isso tão preciosas.

Sem comentários: