quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

É mais a FAME que o proveito


A autarquia de Sines criou um fundo de apoio às PME's, denominado FAME (Fundo de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas de Sines), em parceria com o BES, a LISGARANTE, a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e o IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação.

O fundo tem um valor de 125 mil euros, sendo a comparticipação da autarquia para a sua constituição de 25 mil euros.
A concretização dos apoios às empresas processa-se através de um subsídio reembolsável, para financiar projectos de investimentos de PME's, com uma taxa de juro baixa (???) e com um período para o pagamento integral do empréstimo entre 3 a 6 anos, contando com um ano de carência de capital.

A preocupação e apoio da autarquia às PME´s, é na precisa dimensão da sua participação, € 25.000. Excepto o significado politico, em ano eleitoral, da iniciativa e da exclusão da Associação de Empresários de Sines (porque motivo a autarquia insiste em excluir as instituições de Sines?), pouco mais restará.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois foi por essas e por outras, que se assistiu a uma conferência de imprensa, onde tudo o que foi dito, foi para esconder a verdade. Atentem nas posições ultimamente assumidas pela câmara e começarão a entender os porquês.

Anónimo disse...

Não pertencendo a nenhuma cor política, como tal, não posso deixar de comentar esta notícia acreditando que quem o fez não tem mínimo conhecimento da realidade que vivemos… acho que a iniciativa da câmara é de louvar, pois demonstra a preocupação com tecido empresarial.
Quanto ao valor disponibilizado acho que ninguém disse que não poderia ser reforçado, assim haja iniciativa do meio empresarial…
Por ultima não posso deixar de criticar…certamente que quem escreveu não sabe a história deste Fundo se não, imagino que não tivesse feito o comentário que aqui apresentou…
O FAME nasceu no ano 2000 criado pela ADRAL com o intuito de apoiar Micro e pequenas empresas, considerando-se uma boa prática foi alargado a nível nacional em 2006.
É resultado de uma parceria publico privado e vai muito para além das guerras politicas que aqui são apresentadas…
Este conceito está a ser implementado de norte a sul por câmaras de todos os quadrantes políticos… será que não era mais importante dar os parabéns à entidade que o criou, sendo esta do Alentejo?!? E que tal incentivar as empresa a usar esta ferramenta? Será que ter acesso a crédito com um prazo alargado, que pode ir até 6 anos e uma taxa de juro que ronda os 3,5% não é uma vantagem?! Desafio os micro empresários a fazer uma simulação para um credito e a comparar as condições…
Este produto não é a solução de todos os problemas, mas é seguramente mais uma possibilidade, como tal, e para os que pouco fazem para além de criticar, deixo apenas uma pergunta, o que é que o Sr. já fez para ajudar a combater a crise?!