domingo, 8 de fevereiro de 2009

Correio dos Leitores - Pacatez Siniense

Boa tarde,

Naturalmente não tens conhecimento deste caso, no dia 5-2-2009 por volta das 17.16 h na bateria do Castelo um individuo estranho à nossa terra na presença de umas miúdas ( 4 e um rapaz) com idades compreendias 13 e 15 anos + ou - , baixou as calças e começou a masturbar-se em frente ás miúdas, estas chamaram-nos para vermos o que se estava a passar ( grupo de naturais de Sines que costumamos nos encontrar todas as tardes na bateria), prontamente telefonei para a GNR, a contar o que se estava a passar e vieram + ou – rápido, 10 minutos, o que bastou para o individuo se ausentar do local, é natural que se tenha apercebido que eu estava a telefonar. A GNR esteve a falar connosco , demos-lhes as referências do individuo e foram tentar apanhá-lo o que não sei se conseguiram.
É um individuo novo, 30 e poucos anos, corpulento , alto, barba por fazer,cabelo grande preto e na altura vestia calças de ganga e um casaco de fazenda aos xadrez preto e branco com forro de lã por dentro.
Já andava naquela zona á 3 ou 4 dias segundo testemunhos de outras pessoas , mas ninguém o conhece como residente em Sines.
Se entenderes publicar tudo bem, acho que se deve avisar a população, pois um individuo destes é perigoso e se fez aquilo em pleno dia , é bem capaz de fazer pior se tiver oportunidade para isso, fiquei sem saber se a GNR o apanhou.

Cumprimentos
Recebido via mail, por visitante devidamente identificado

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que não vale continuarmos a esconder o Sol com a peneira e temos que ser exigentes civicamente. Sines está uma lástima em muitos aspectos, é uma terra mal estruturada do ponto de vista urbanistico, toda a zona histórica é uma vergonha, as pessoas de noite têm medo de andar livremente por ali, e se nós formos só vemos pessoas de estilo de vida muito duvidoso. Digo: se eu fosse turista, fugia de Sines a 7 pés. Ora agora vamos lá a ver bem quem é que deixou Sines chegar a este ponto? E andam os partidos a esgatanharem-se para ver quem é que consegue seduzir o Dr. Coelho depois do estado a que ele deixou chegar Sines? Eh pá, tenham dó e não sejam mais masoquistas!

Anónimo disse...

Não poderia estar mais de acordo com este user, quem deixou SINES chegar a este ponto de vista urbanistico?
A resposta é fácil , a gestão autárquica da CDU.
Conseguem desmentir?
Atrevam-se.
Saiam de casa e vão dar uma voltinha pela zona história e vejam com olhos de ver o estado em que está a falésia e zonas envolventes ,uma autêntica lixeira e logo na zona mais visitada da cidade.Porque não fecham a zona do castelo( bateria) fora das horas normais, á semelhança do que acontece na maioria dos monumentos históricos nacionais?Seria uma forma dissuasora dos grupos de "marginais"que se juntam ali á noite.

Anónimo disse...

Este anónimo tem toda a razão. Ainda sou do tempo em que se namorava nos jardins então bem tratados das escadas da praia.
era uma zona tranquila Sines era diferente a zona histórica era mais habitada enfim o tempo era outro.
De qualquer maneira Sines é Sines e como alguem disse era para AMAR no entanto esta camarilha que nos tem governado cá no burgo tem graves responsabilidades quanto ao grave estado de abandono a que Sines chegou. Veja-se a zona histórica uma lástima onde qualquer obra leva anos a ser despachada na camara, as ruas miseravelmente conservadas etc etc. Dias atrás ouvi na rádio uma entrevista com MC dizendo que queria acabar a obra iniciada, mas qual obra só se for o centro de artes que ainda tem muito por acabar, autentico sugadouro de dinheiro municipal sem fim á vista. É essa obra que quer acabar?
E as outras aquelas de que Sines carece? Aguas esgotos estradas sinalização ? Essas não contam, será que por estarem na mão daquela especie de vereador que ficou no partido mas está com o MC?
Tenham vergonha e tratem de Sines. Serão capazes? Já sei que não são. RUA SEUS BANDALHOS RUA.
Serão corridos com os próximos votos já ningém acredita em voçes.
Até logo.

Anónimo disse...

As politicas urbanas erradas encontram na casa da falésia o seu símbolo máximo que vai perdurar no tempo como a marca mais visível da era Manuel Coelho (isto se entretanto não vier por aí um Polis que a deite abaixo e indemnize os donos princepescamente). Relativamente ao centro histórico, penso que pouco mais há a dizer. Está lá tudo bem à vista, e isso ninguém consegue desmentir. Gastam-se ou enterraram-se milhões no centro de artes, na casa Vasco da Gama (Sines e Vasco da Gama estão lá muito maltratados pelo amadorismo do museu, etc), enquanto o centro histórico oferece um quadro quase miserável onde poucos se atrevem a ir sobretudo à noite, para não falar na imagem urbana degradante que está à vista de todos e que prejudica a imagem da cidade perante as pessoas que nos visitam. Se o Manuel Coelho deixa alguma coisa positiva, deixa igualmente uma factura pesada para os próximos executivos resolverem, naquilo que ainda pode ter solução.

Anónimo disse...

Não consigo perceber a razão de tanta luta para que M.C.fique novamente à frente dos destinos desta terra.Sines chegou a este ponto degradado sómente com a ajuda dos dirigentes comunistas.O dinheiro público gasto em festarolas de encher a vista, deveria ser gasto sim mas na reparação e conservação da zona histórica.Mas não na cabeça mal pensante destes ditos iluminados é melhor gastar em foguetes e romarias do que no que se torna necessário para o bem estar do pessoal da terra.A porcaria existente nas ruas.perto dos edificios,junto aos jardins,perto das praias,enfim a porcaria existente nesta terra ninguém consegue vêr-começando nos encarregados dos diversos sectores-acabando no Vereador com nome de árvore-um vereador que só está na Câmara para receber o seu belissimo ordenado e demais mordomias.Se não forem as vereadoras que agora lá estão a tentarem equilibrar aqueles desvarios, não se vai chegar a lado nenhum-Sines não vai passar disto-uma agonia anunciada...

Anónimo disse...

Quem habitualmente frequenta museus neste país e pela europa fora, olha para o museu de sines e não tem dúvidas em classificá-lo como péssimo. Ao nível da legendagem das peças, da iluminação, do mau aproveitamento do espaço, etc. Pelos custos que foram divulgados, a memória de Vasco da Gama e da terra justificavam um projecto com outro fôlego. Isso é um exemplo da falta ou ausências de políticas culturais e identitárias efectivas que levantem o nome de Sines com o que de melhor tem. O núcleo urbano histórico é outro caso paradigmático que se tem arrastado no tempo e ainda vai demorar muito até que se apresente de cara e corpo lavado, mas primeiro ainda vamos ter intervenções de fachada, que é o mais fácil de fazer e para inglês ver. Tenho grandes dúvidas se daqui a 5, 6, 7 anos o núcleo histórico está requalificado com as obras de fundo que carece.

Anónimo disse...

SÓ UMA QUESTÃO:
AS CASAS NA ZONA HISTÓRICA SÃO TODAS DA CAMARA?
OU OS SEUS DONOS DEIXARAM-NAS DEGRADAR-SE DE UMA FORMA PREPOSITADA À ESPERA QUE ALGUÉM LHE FAÇA AS OBRAS?
COMO NÃO SOU DE SINES GOSTAVA DE UMA EXPLICAÇÃO.

Anónimo disse...

Um conselho aos Srs. vereadores , de vez enquando passem ou deem uma voltinha pela zona histórica, principalmente ao Sr.vereador "Faz de conta".
Os encarregados dos serviços de limpeza estão assim tão ocupados que não tenham tempo para fazer uma fiscalização na zona?
Ou passam de costas e a assobiar para o ar e não vem o óbvio, o que toda a gente vê.
É vergonhoso o estado a que chega em alguns dias a zona histórica da cidade,falta de limpeza, casas degradadas,circulação de
pessoas duvidosas, drogados, zona do Castelo= WC ,etc,etc.
Ao menos a autarquia devia exigir à GNR que passasse mais vezes na zona.Quando anda em Sines uma patrulha da GNR com cães nota-se logo uma baixa de movimentação de toxicodependentes na zona histórica, porque será?Não gostam de cães?Só não sei é a periocidade com que essas patrulhas cá vêm, aparecem de vez enquando,não será possivel a autarquia pedir que essas patrulhas nos visitem com mais assiduidade.

Anónimo disse...

Um dos principais cartões de visita de Sines - o centro histórico -, tem sido desprezado durante décadas a fio por aqueles que tinham a obrigação de o valorizar e potenciar. São décadas, caros conterrâneos, de abandono e desprezo. Há anos que se andamos com projectos, com delimitações, etc, e agora vão para a fase dos inquéritos porta a porta numa altura em que já foram desperdiçadas oportunidades claras de candidaturas a fundos comunitários que teriam permitido regenerar todo este importante sector da cidade. Doi muito a quem nasceu e cresceu ali, ver o seu estado e sobretudo ver o tipo de pessoas que a partir de certa hora por ali vagueiam. Tantos exemplos que existem no país, e até no Alentejo, onde as câmaras comparticipam obras exteriores nos centros históricos. Há programas nacionais (REHABITA, RECRIA, etc) que têm passado ao lado de Sines, por pura inércia desta câmara que tem apostado em fazer obras de regime, bem ao jeito do Estado Novo, e que ao mesmo tempo ignora o principal cartão de visita da cidade. Por favor, não me venham entregar propaganda e pedir-me para votar em Coelhos, chicos do ó, albinos e outros da mesma estirpe porque se há coisa que me revolta é ver o estado a que chegou o local onde nasci e cresci. Por culpa desses senhores!