segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Bebamos antes cerveja

Não sei se sou eu que sou demasiado sensível, mas o cheiro a lixívia da água da Rede Pública em Sines, é-me insuportável.
Tentei informar-me no site da Câmara Municipal, sobre a qualidade da água que agora nos é fornecida pela Empresa Águas de Santo André, no entanto, como o previsto, nada encontrei, a não ser a já antiga informação sobre o porquê dessa mesma alteração no abastecimento. Tentei então, no site da empresa Águas de Portugal em que depois acedi à Águas de Santo André saber algo sobre as características da água que abastece Sines, mas sem sucesso.
Confesso que ainda não tive tempo de solicitar esclarecimentos sobre os motivos de tão inusitado cheiro, mas irei nos próximos dias enviar um pedido de esclarecimento para a Câmara Municipal de Sines, para a Águas de Portugal e para a Águas de Santo André no sentido de tentar perceber o porquê de podermos dispensar sabão e champô, enquanto lavamos as mãos ou tomamos banho.
Quando obtiver algum tipo de resposta, publicarei ,aqui na Estação o seu conteúdo, porque julgo tratar-se de uma questão de Saúde Pública.
Uma vez que me foi concedido o privilégio de poder colaborar em tão ilustre blog Siniense (já me rendi ao Siniense em detrimento do Sineense), em que a discussão de ideias é permitida sem medos nem receios de qualquer espécie, será provável que alguém mais informado me explique o porquê de para além do pontual cheiro a gás, termos agora que sofrer sempre que abrimos as nossas torneiras em busca de água limpa e inodora, caso isso aconteça eu agradeço.
No entanto é Carnaval e que eu saiba pelo menos durante estes dias, é mais importante a boa qualidade da cerveja do que a da água e ainda por cima da torneira.
As saudades que eu já tinha de ver Sines iluminada por este sol que durante tanto tempo as malditas nuvens nos roubaram.
Divirtam-se e bom Carnaval!

17 comentários:

Anónimo disse...

O cheiro a lexívia não é mais do que o cloro dissolvido. Aliás, a lexívia é um óptimo desinfectante que se colocarmos algumas gotas na água poderemos estar seguros da sua pureza bacteriológica. Se não cheirar a lexívia, ou não foi adicionado cloro ou o mesmo tem um teor bastante baixo (embora admitamos que acima dos valores legais). Este cheiro é um garante que a água que consumimos não apresenta agentes patogénicos de consequências mortais. O cheirar a lexívia significa ainda que continuamos a receber água de Santo André e não dos nossos furos.

Anónimo disse...

Porque a água inodora, insípida e incolor só a destilada!!!

Anónimo disse...

Sr. Bruno Leal, que idade tem? É mesmo muito jovem, não? Porque que eu saiba a água em Sines sempre soube e cheirou mal e como se vê pelo comentário anterior, se calhar, ainda bem. Porque será que só agora, altura de eleições, é que se começa a dizer mal de tudo e de todos? Isto é que já começa a cheirar mal; pergunte ao dono do blog ao Braz, porque não o denunciou, em devida altura, durante os quatro anos em que foi vereador da Câmara, pelo Partido Socialista? Será que nessa altura a água sabia bem?!...

Anónimo disse...

Já no seu comunicado de 22 de Dezembro de 2008, a autarquia explicava que "Em resultado do fornecimento a partir de Santo André, serão sentidas alterações no odor normal da água, que não correspondem a alterações da qualidade".

Ou seja, a água tem um odor diferente em resultado do tratamento que a AdSA lhe confere, sem que essa diferença de odor signifique alterações na qualidade.

Pelo que se percebe pelas informações no site da autarquia, duas das quatro captações de água municipais continuam suspensas,o que significa que a AdSA estará a fornecer água a Sines para compensar a falta dessas duas captações, e daí as alterações no odor da água.

Se tivesse lido bem as informações disponíveis sobre a questão, talvez o autor deste post pudesse ter percebido isto.

Anónimo disse...

Não acho grave aquilo que escreve porque todos temos direito à dúvida. O que é grave é utilizar o blog para levantar suspeitas e ainda por cima ignorantes. Ou não acha que a delegada de saúde já não tinha intervido? Acha que ela não está ao corrente do que se passa? Não acha que as autoridades de saude não fazem elas próprias o controle de qualidade da água que consumimos para além das análise da câmara que são enviadas às autoridades competentes? Acha que a distribuição de água é assim tão leviana? Este blog está a entrar por caminhos muito políticos. Uma coisa é provocar a discussão com a abordagem a questões pertinentes outra é ser uma lança política. Talvez seja influência dos tempos que vivemos em Sines.

Estação de Sines disse...

Então expique-nos lá porque somente casulamente se detectou hidrocarbonetos na água? Há quanto tempo isso sucedia? As análises efectuadas não faziam (fazem) o despite aos hidrocarbonetos, quando existem furos junto a unidades industriais? Poquê manter os furos?

Bruno Leal disse...

Julgo então que todos aqueles que escreveram, lançando acusações sobre a suspeita que levantei sobre a qualidade da água em Sines, bebem de consciência tranquila água da torneira. Se acham natural que a água cheire a lixívia digam-me em que mais localidades para além de Sines ela tem este cheiro. É que eu, que normalmente bebo água da torneira em todos os locais onde vou, nunca senti tal cheiro.
E por favor não me acusem de levantar suspeitas, nem de fazer algum tipo de campanha politica, pois apenas me limito a transmitir factos e o facto é que a água cheira a lixívia e que isso não acontece em mais nenhum lado que eu conheça. Estes são os factos. Se quisesse levantar suspeitas tinha falado sobre histórias de gatos mortos e sobre o porquê de durante 1 mês, com suspeitas de contaminação, a população de Sines ter bebido água provavelmente contaminada.
Mas se vos sabe bem água a saber a lixívia quem sou eu para criticar.
Neste blog falo por mim e por mais ninguém e assim irei continuar a fazer até me ser permitido.

Bruno Leal disse...

"O cheiro a lexívia não é mais do que o cloro dissolvido. Aliás, a lexívia é um óptimo desinfectante que se colocarmos algumas gotas na água poderemos estar seguros da sua pureza bacteriológica."
Tem conhecimento dos efeitos que provoca o excesso de cloro?

"Sr. Bruno Leal, que idade tem? É mesmo muito jovem, não? "
Tenho 29 anos para esclarecimento da típica curiosidade provinciana.

"Ou seja, a água tem um odor diferente em resultado do tratamento que a AdSA lhe confere, sem que essa diferença de odor signifique alterações na qualidade."
Que tratamento é esse? É isso que vou tentar apurar, bem como o porquê de tal tratamento.

"Ou não acha que a delegada de saúde já não tinha intervido? Acha que ela não está ao corrente do que se passa? Não acha que as autoridades de saude não fazem elas próprias o controle de qualidade da água que consumimos para além das análise da câmara que são enviadas às autoridades competentes? Acha que a distribuição de água é assim tão leviana?"
Quer mesmo que lhe responda a estas perguntas?
Acha que a qualidade do ar em Sines está dentro dos parâmetros aceitáveis? Tem a certeza? O que é que faz mais vezes por dia? Respirar ou beber água?

Às vezes gostava de ser ignorante para viver sem preocupações...

Anónimo disse...

Com muito menos trabalho, Bruno, terias perguntado a todos esses Doutoresengenheirosquímicos, porque é que não há uma única água engarrafada, daquelas que pagamos a peso de ouro em Sines,(porque não conseguimos tragar a nossa, que serve quando muito para lavar as ratas e os timbaldes), que tenham os cheiros e sabores referidos.
Porque a água (bebível, digo eu) terá sempre que ser, inodora, insípida e incolor, quer estas altas individualidades queiram ou não.
Digo-vos eu que já bebi o dobro da água que o Bruno bebeu, e olhem que ele já não bebeu muito pouca, a avaliar pelas idades.
Brindemos. Tchim, tchim.

Anónimo disse...

Aguenta-te!

Anónimo disse...

Os "coelhitos" andam muito activos. E um pouco agressivos. Porque será?

Anónimo disse...

É pena que qdo se procura diskutir alguma coisa interessante à alguem a levar as coisas para a politika.

Anónimo disse...

Um esclarecimento ao Blocomaníaco. Eu não tenho canudo mas sei uma coisa. A água engarrafada não pode legalmente ter aditivos (cloro e afins).

blackbabdula disse...

Uma coisa é certa...Ja andei por diversas cidades, bebi de diversas torneiras e so em Sines é que a agua tem um cheiro desagradavel a lixivia.Pode estar potavel, mas sera boa para beber?

Anónimo disse...

Quando, de tempos a tempos, o pessoal em Sines anda todo com diarreia e invade as urgências hospitalares o diagnóstico é sempre o mesmo,uma virose !!!
pois...

Anónimo disse...

Análises da Qualidade da Água

Estava difícil de encontrar mas aqui estão:

http://www.sines.pt/PT/Viver/servicosurbanos/agua/analisesagua/Paginas/default.aspx

Anónimo disse...

“O QUE É UMA ÁGUA COM QUALIDADE

Uma água para consumo humano de boa qualidade caracteriza-se por não pôr em risco a saúde pública, ser agradável ao paladar e à vista dos consumidores e não causar a deterioração ou destruição das diferentes partes do sistema de abastecimento.

Além da água que sai da torneira, as análises permitem avaliar o próprio sistema, pois os parâmetros escolhidos determinam se eventuais problemas se registam na origem da água, no tratamento utilizado ou mesmo com o tipo de tubagens e canalizações usadas.”
Copiado do link indicado pelo Sr. Nogueira.

Pois é Sr. Nogueira, lá fui com uma paciência de Jo ao link indicado por V. Excelência e depois de uma breve leitura encontrei o acima descrito, para além de um monte de análises em que se encontra tudo normal, mesmo no período em que andava tudo assanhado por estas bandas porque não se podia acender um isqueiro junto de qualquer torneira a pingar, lembra-se?.
Atão mas, “ser agradável ao paladar”. Não me diga Sr. Nogueira que em Sines vivem 11.999 de despaladarados maldizentes, que só dizem mal da sua água e compram a peso de ouro a engarrafada e que o único detentor em Sines de um paladar requintado, é o meu amigo (passo o termo).
Atão e, “á vista dos consumidores”, esta está demais!. O “amigo” já reparou na cara que fazem os pagantes na hora de olhar a factura que lhes envia mensalmente, com três meses de atraso e que mesmo com esse atraso todo, os rouba indecentemente com impostos de Saneamento e RSU sem fazer qualquer tipo de escalões de consumo, como não se vê em mais lado nenhum.
E ainda, “ não causar a deterioração ou destruição das diferentes partes do sistema de abastecimento”. Porra!. Pare de ouvir a Fafá de Belem, saia do gabinete e venha ver a malta a atravessar a avenida junto ao Mercado (a que alguns chamam Municipal) de galochas de borracha, e noutros sítios que o “amigo” bem conhece.
Anda deveras distraído “amigo” Nogueira ouça o povo, ele tem sempre razão e diga com ele “ Desta água não beberei”, porque até para lavar as partes pudibundas ela provoca prurido, coisa que nunca percebi, porque a avaliar pela factura, deveria provocar orgasmo.