Hoje, dia 8 de Janeiro, enquanto a maior parte de Sines dormia, assisti à maior nuvem de poluição, - negra, espessa e enorme, - que vi até este dia, como uma seta apontada a Sines. Mesmo ao fim de tantos anos, ainda me conseguiu supreender, não apenas pela visão dantesca, mas também pelo cheiro intenso. Depois, só o silêncio. De todos.
Fotos enviadas por João Silva, via mail, com o seguinte comentário: "Felizmente que o Presidente da Camara Municipal de Sines, médico de profissão, assegura que a poluição atmosférica do Complexo Industrial de Sines, não prejudica a saúde de quem habita nesta região. E nós acreditamos. Espero que a Repsol patrocine o que falta do Complexo Desportivo."
7 comentários:
Não se passa nada. Tudo fixe, o pessoal responsável gosta destas pedradas de vez em quando. Anda tudo drogado, e todos gostam pelos vistos. Quando dispararem os cancros em Sines, já vai ser tarde para aqueles que como nós não temos hipotese, por ora, de fugir daqui.
Gases, para gasear o ar já de si poluído e infelizmente não vemos nenhum responsavel politico da região e em especial do concelho a desmascarar e a combater estas situações. Belos defensores dos interesses e da saúde das populações que temos cá. Com amigos destes...
Com amigos destes...a avaliar pela altura da chama de hoje de manhã, vamos ter uma Cidade Desportiva com cave, rés-do-chão e primeiro andar, esperem para ver.
Só não gostei de ver o Bráz dizer "com o silêncio de todos", porque eu ia no meu carro e quando vi aquilo chamei-lhes os "nomes todos"........só que eles não ouviram, ninguém ouviu, o costume.
Haja saúde, para engulir tanta merda.
Digam me meus senhores onde está o responsável da Camara plo Ambiente?Será que não temos? Com tanta poluição algo estranho está a acontecer....Continuem a votar no Coelho e morremos todos de cancro...Para que tantas festa e grandes projectos quando a saúde e que é prejudicada.
2008 - Não aconteceu mas devia ter acontecido
in "Pedra do Homem"
Só gostaria de deixar o seguinte comentário:
O que se viu foi resultado do arranque da Fábrica de Etileno após paragem prolongada. Tudo o que se viu está devidamente descrito nos procedimentos de segurança do Complexo. Concordo que a poluição gerada é muito má, mas entendam... se não houvesse chama, o combustível ganharia pressão nas tubagens e corria-se o risco de uma explosão... se calhar era pior, não?
Parece-me que o que está em causa, não é a chama em sim, ou a sua dimensão da chama, nem tãopouco o fumo negro. Esta é a fase visivel, da poluição que as refinarias deixam em sines, podem existir milhares de manuais de segurança - agora até dizem que é admissível haver hidrocarbonetos na água - em que tudo é normal. Mas o que me preocupa é a poluição e esta pode, e é, muitas das vezes incolor e inodora.
Tirando esta e outros - poucos - blogs, ningém se insurge contra a poluição, por medo e interesses politicos e económicos, e aqui cabem todos, os politicos - ridiciulo a cms ter um vereador do ambiente (mas para quê?????), os trabalhadores, a autarquia, etc.
Enviar um comentário