quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Poluição Repsol

Hoje, dia 8 de Janeiro, enquanto a maior parte de Sines dormia, assisti à maior nuvem de poluição, - negra, espessa e enorme, - que vi até este dia, como uma seta apontada a Sines. Mesmo ao fim de tantos anos, ainda me conseguiu supreender, não apenas pela visão dantesca, mas também pelo cheiro intenso. Depois, só o silêncio. De todos.


Fotos enviadas por João Silva, via mail, com o seguinte comentário: "Felizmente que o Presidente da Camara Municipal de Sines, médico de profissão, assegura que a poluição atmosférica do Complexo Industrial de Sines, não prejudica a saúde de quem habita nesta região. E nós acreditamos. Espero que a Repsol patrocine o que falta do Complexo Desportivo."

7 comentários:

Anónimo disse...

Não se passa nada. Tudo fixe, o pessoal responsável gosta destas pedradas de vez em quando. Anda tudo drogado, e todos gostam pelos vistos. Quando dispararem os cancros em Sines, já vai ser tarde para aqueles que como nós não temos hipotese, por ora, de fugir daqui.

Anónimo disse...

Gases, para gasear o ar já de si poluído e infelizmente não vemos nenhum responsavel politico da região e em especial do concelho a desmascarar e a combater estas situações. Belos defensores dos interesses e da saúde das populações que temos cá. Com amigos destes...

Anónimo disse...

Com amigos destes...a avaliar pela altura da chama de hoje de manhã, vamos ter uma Cidade Desportiva com cave, rés-do-chão e primeiro andar, esperem para ver.
Só não gostei de ver o Bráz dizer "com o silêncio de todos", porque eu ia no meu carro e quando vi aquilo chamei-lhes os "nomes todos"........só que eles não ouviram, ninguém ouviu, o costume.
Haja saúde, para engulir tanta merda.

Anónimo disse...

Digam me meus senhores onde está o responsável da Camara plo Ambiente?Será que não temos? Com tanta poluição algo estranho está a acontecer....Continuem a votar no Coelho e morremos todos de cancro...Para que tantas festa e grandes projectos quando a saúde e que é prejudicada.

Anónimo disse...

2008 - Não aconteceu mas devia ter acontecido

in "Pedra do Homem"

Luis Maldonado disse...

Só gostaria de deixar o seguinte comentário:
O que se viu foi resultado do arranque da Fábrica de Etileno após paragem prolongada. Tudo o que se viu está devidamente descrito nos procedimentos de segurança do Complexo. Concordo que a poluição gerada é muito má, mas entendam... se não houvesse chama, o combustível ganharia pressão nas tubagens e corria-se o risco de uma explosão... se calhar era pior, não?

Anónimo disse...

Parece-me que o que está em causa, não é a chama em sim, ou a sua dimensão da chama, nem tãopouco o fumo negro. Esta é a fase visivel, da poluição que as refinarias deixam em sines, podem existir milhares de manuais de segurança - agora até dizem que é admissível haver hidrocarbonetos na água - em que tudo é normal. Mas o que me preocupa é a poluição e esta pode, e é, muitas das vezes incolor e inodora.
Tirando esta e outros - poucos - blogs, ningém se insurge contra a poluição, por medo e interesses politicos e económicos, e aqui cabem todos, os politicos - ridiciulo a cms ter um vereador do ambiente (mas para quê?????), os trabalhadores, a autarquia, etc.