terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Eis que o país acordou

O autarca de Sines anunciou a sua desvinculação do PCP devido a «recriminações e acusações» lançadas contra si por causa da sua acção de autarca. Manuel Coelho diz que estas recriminações são «absurdas, idiotas, insuportáveis e não mais toleráveis».
O presidente da Câmara Municipal de Sines anunciou, esta terça-feira, a sua desvinculação do PCP, no qual militava há 35 anos, na sequência de «recriminações e acusações» do partido em relação a decisões tomadas enquanto autarca.
Em conferência de imprensa, Manuel Coelho explicou que comunicou pessoalmente a «três elementos dirigentes do partido» esta sua decisão no sábado, «após uma discussão semelhante a outras e que levou, inevitavelmente, a esta decisão».
O autarca, que está a cumprir o seu terceiro mandato, considerou as recriminações e acusações de que foi alvo em reuniões partidárias como «absurdas, idiotas, insuportáveis e não mais toleráveis».
Manuel Coelho disse ter sido questionado sobre os motivos pelos quais tem comparecido nos «actos de cerimónia do senhor primeiro-ministro» ou sobre «o que disse, ou quis dizer, em entrevistas sobre o interesse dos investimentos em Sines».
Estes factos levaram-no a uma «análise dos fundamentos ideológicos, da estrutura, dos programas e das práticas políticas do PCP», o que o levou à decisão de desvinculação que anunciou esta terça-feira.
«Concluo que este partido está impregnado de um conjunto de características típicas de organizações dogmáticas, com disciplina de caserna, que o tornam uma organização estalinizada, com práticas reaccionárias, envolvidas de um discurso pretensamente progressista, mas, de facto, retrógrado», concluiu.
TSF

Veja também em:
Público
RTP
Diário Digital

8 comentários:

Anónimo disse...

Aguardo com extrema curiosidade o PREC siniense.

Anónimo disse...

Só quem não quer ver é que não percebe as reais intenções na vinda do Eng. Albino para Sines. Não conseguindo controlar localmente o Coelho, o PCP faz deslocar um destacado quadro do partido para "pôr ordem na casa". O Eng. Albino começou por controlar os Serviços Sociais e mais tarde a Casa do Benfica de Sines para depois se lançar à Câmara. Teve o azar de a sua ambição ser maior do que imaginamos e tentou passar a perna ao Coelho. Veja-se o que se passou há cerca de 2 anos com entrevistas sucessivas no Notícias de Sines sobre a retirada do pelouro dos recursos humanos. Pequenas irregularidades disse na altura o Eng. Albina. Na verdade foi uma grande ilegalidade que dá perda de mandato. Mas tudo foi abafado em nome da unidade do executivo. Tendo o pelouro das Finanças protelou os pagamentos necessários aos pelouros que não tinha com o objectivo de minar o trabalho da V. Marisa e V. Carmem.
Fica bem ao Coelho porque comportamentos pidescos por parte do PCP só envergonham a terra. O partido acima da população.
Ao Eng. Albino só lhe fica bem ir-se embora para a terra dele que muito mal já fez a Sines.

Anónimo disse...

este partido está minado por uma mente de palmela e que passou a meio tempo.
faz boa viagem

Anónimo disse...

Que felicidade para alguns aqueles que tem memoria curta ou não a têm,espero que esta crise seja ultrapassada da melhor forma.Viva o PCP viva a CDU

Anónimo disse...

Aí está o bairrismo "parvosineense" a falar mais alto. Um dos primeiros comentadores chega a ser "racista" nas apreciações que faz... Tanta ignorância!

Anónimo disse...

O Presidente da CM Sines fez muito bem ao desvincular-se do PCP, cuja mentalidade está cada vez mais ultrapassada, dado os novos desafios que vivemos actualmente.

Sines fica a ganhar, pois tem agora um presidente e um executivo mais capazes para servir o município e a sua população, libertos que estão das orientações partidárias rídiculas do comité central do PCP que nada têm que ver com a realidade de Sines.

Que conhecimento tem o comité central do PCP dos problemas e ambições dos sineeses? Quais as estratégias das estruturas locais e centrais do PCP para Sines? Nenhumas, atrevo-me a dizer.

O que conta são as pessoas e a sua capacidade de impulsionar o desenvolvimento e mudança, e se Sines têm evoluído nos últimos anos, embora existam ainda alguns desafios por vencer, deve-o à equipa que tem gerido a CMS e não à CDU.

Os partidos, esses, são meros instrumentos do poder.

Anónimo disse...

Os coelhos andam aos saltinhos ....ninguém os consegue controlar!!!

Anónimo disse...

O anonimato na net e' relativo por isso deviam pensar bem naquilo que escrevem!