terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O Cenário Politico Actual

Neste momento está-se a fazer história na politica local siniense, escrevo em cima do acontecimento, com todos os riscos daí decorrentes, nomeadamente a falta de algumas informações para complementar a minha opinião. Não sendo o modo mais agradável de escrever, pois poderia obrigar a alguma exercício de especulação, não é menos verdade que muito do que hoje sucedeu tem as suas raízes bem longe deste dia.
Desde cedo que Manuel Coelho demonstrou que era um espírito livre, a quem as grilhetas partidárias teriam dificuldade em segurar. O PCP ao contrário do que fazia prever não afrouxou as suas amarras nestes últimos anos, forçando a linha entre o pragmatismo necessário da gestão autárquica e a dialéctica politico-partidária, veja o caso da transferência de competências da rede escolar.
Contudo, devemos ter o cuidado para não aceitar um branqueamento da gestão do actual executivo das suas decisões e opções, pois o afastamento da linha PCP, só torna mais claro a independência nas decisões tomada, e hoje Sines é composto por uma sociedade civil altamente controlada e dependente da autarquia, que deixa de ser governada por uma força politica, mas por um independente, o que suscita receios fundamentados, mas sempre menores que o poder cair na rua.
A posição que tomarão nos tempos próximos, o PS, PSD e a própria CDU, será fundamental e podem alavancar ou comprometer a sua estratégia em ano eleitoral.
Espera-nos a candidatura pela CDU, do Eng.º Albino Roque, apoiado pela Concelhia de Sines e colando os feitos do actual executivo ao seu partido, o que configura uma candidatura mais forte do que muitos imaginam, Manuel Coelho com uma candidatura independente ou apoiada pelo PS (opção que continuo a defender como mais provável, um dos primeiros sinais poderá ser os vereadores socialistas assumirem pelouros) alicerçada na sua inquestionável obra, e o PSD estou em crer que terá em Micael Raposo o seu melhor candidato.
De tudo isto, resultará uma campanha quente, com os candidatos - Albino Roque e Manuel Coelho - a esgrimirem o passado, como argumento de futuro, e o PS e PSD numa posição mais confortável do que habitual, não que daí resultem necessariamente mais votos.
Talvez o mais importante seja que Manuel com o capital politico que possui, e desde que seja candidato, o executivo camarário e a própria Assembleia Municipal, não terá maioria absoluta, para o bem e para o mal.
Vivemos um momento histórico na politica local Siniense.

6 comentários:

Anónimo disse...

bem esgalhado.

Anónimo disse...

E o António Braz onde fica no meio disto tudo ?

Anónimo disse...

Estás a esquecer-te do Eng. Guinote como candidato do Bloco de Esquerda. E já agora, como fica o Francisco Pacheco?

Anónimo disse...

e eles a perfilarem-se em bicos de pés!
ihihihih que gente parva!

Estação de Sines disse...

O António Braz fica a cuidar do Blogue.

Anónimo disse...

Será??????
Não foi sondado?
Não houve uma "pequena" conversa exploratória??
Vá lá seja sincero, sobe uns pontos na consideração de algumas pessoas.