quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Comunicado PS

Sines: Autarca tem razões para se desvincular, diz PS
A Concelhia do PS de Sines apelou hoje ao PCP para que os conflitos da estrutura comunista com o presidente da Câmara, que abandonou o partido, não venham «prejudicar a concretização dos projectos em curso».
Em comunicado, o PS de Sines comentou assim a decisão do presidente do município, Manuel Coelho, e da vereadora Marisa Santos de abandonarem o PCP.
O PS de Sines diz que «não se intromete nos conflitos de outros partidos», mas admite que o presidente da Câmara de Sines, que ocupa o cargo há três mandatos consecutivos, terá «as suas razões para se desvincular do PCP».
«Não é difícil entender as razões que levaram a esta ruptura», sustentam os socialistas, que acusa, o PCP de não ter «qualquer projecto credível para Sines» e de sobrepor «sempre os seus interesses de luta partidária nacional aos interesses do concelho».

Diário Digital / Lusa

O comunicado do PS sofre da habitual confrangedora falta de visão politica, que só serve para confundir os seus militantes e simpatizantes em particular e os Sinienses em geral.

Pelo que conheço, a estratégia do PS Sines passa por acautelar que Manuel Coelho não se venha a desculpar pela não execução dos investimentos prometidos para este mandato, com o processo de ruptura da CDU. Primeira questão: de que modo o PCP pode interferir com a execução dos investimentos para Sines ? Através do voto contra da bancada CDU, na Assembleia Municipal. Basta que o PS vote a favor e quase seguramente serão aprovados os investimentos, o que colocará o PS numa situação incomoda, ou vota a favor e viabiliza as proposta de Manuel Coelho ou vota contra e corre o risco de ser acusado de não permitir a realização dos referidos investimentos. Conhecendo o PS Sines, este vai abster-se.

Segundo aspecto, o PS diz compreender as razões de Manuel Coelho, ( curioso como o PS promove a vitimização Manuel Coelho ou a primeira aproximação do PS ao actual Presidente da CMS) e acusa o PCP de não ter nenhum projecto credível para Sines.

Como todos sabemos o projecto para Sines de Manuel Coelho, foi caucionado pelo PCP. O PS cai no ridículo de apelar à CDU que não comprometa um projecto que segundo o próprio PS não é credível. Confuso?., Não. É o PS no seu melhor.

O PS não entendeu, ou não quis entender, para daí tirar dividendos políticos, que a clivagem entre Manuel Coelho e o PCP, resultou de questões de principio e de actuação e não de projectos ou obras realizadas, pois aqui não podiam estar mais de acordo?

Na ânsia de perseguir uma estratégia de não comprometimento e de aproveitamento da instabilidade politica o PS Sines, confunde-se, confundi-nos.

Mais de trinta anos de maiorias absolutas, criar em nós uma noção naif das relações partidárias, em que um partido governa com a oposição dos restantes. Acabou. Doravante vamos assistir aos cínicos acordos explícitos e tácitos que permitem aos partidos tocar menos que ao de leve no poder. Acabou a inocência politica, dentro de alguns meses, o PS apoiar Manuel Coelho, ou o PSD viabilizar posições do PS ou CDU. Veremos a politica em todo o seu "esplendor".

Definitivamente este PS não merece ganhar a autarquia de Sines, nem Sines merece este PS.

12 comentários:

Anónimo disse...

Definitivamente a paz dos cemitérios!

Anónimo disse...

penso que poucos de nós temos a noção de algo que se passa. Este blogue acompanhou, com actualidades, noticias e opinião, na hora, o que se passaou em Sines. Algo que muitos orgãos de informação não conseguira, para já não falr nos blogs do PS e PSD sines, onde eu pessoalmente procurei informação.
Este "efeito coelho" como o autor inteligentemente apelidou, projectou as visitas, mas mais que isso confirmou-o como o melhor blog da região. É um fenómeno, que não estamos a atribuir a devida importância, existem sites nacionais, que no caso desta noticias linkaram directamente para este blog, algo de invulgar e extraordinário.

parabéns ao autor e sua equipa, pelo v. trabalho

Anónimo disse...

Concordo com o sr Ramalho. De facto na nossa região há pouca gente a escrever sobre politica como faz antónio braz. Nomeadamente a comunicação social, que parece receosa ou mesmo estar comprometida com certos poderes, ao ponto de perder isenção e capacidade para cobrir jornalisticamente determinados assuntos. O Estação, no caso concreto de Sines, acaba por diluir um pouco uma comunicação social que faz um tipo de jornalismo muito condicionado e com pouca liberdade muito ao jeito do que acontece na Madeira, de Alberto João.
No que diz respeito ao comunicado do PS Sines, acho-o inócuo e/ou sem qualquer valor enquanto documento político. Talvez a questão esteja a ser tratada com pinças, quiça já preparando uma estratégia de sedução a Manuel Coelho. Concerteza que o PS dificilmente terá melhor candidato do que Manuel Coelho, que certamente levará com ele muitos votos CDU, quer entre os admiradores de Coelho quer os descontentes CDU, que pouco já se revêem na força partidária. Juntando isso aos votos dos socialistas e a mais alguns do PSD que irão também por arrastamento apenas porque já não querem a CDU no poder em Sines (o tal voto útil) eis que estão reunidas as condições as melhores condições desde o 25 do Abril para o PS ser poder em Sines. Infelizmente, até agora, não conhecemos as reacções do PSD, do CDS e do Bloco sobre a nova realidade política de Sines.

Anónimo disse...

Nem que fosse para administrar o blogue já valia o PS lá ter o Braz. O Blogue do PS é um espelho do partido em Sines.
Ponham lá um dos tachistas a fazer o blog, ha,desculpem eles escrevem mal, nem tem ideias, apesar de idiotas. servem mais para abanar bandeira, papar jantarinhos e lamber, lamber, lamber botas, e brevemente engolir uma sapalhada.

Anónimo disse...

Eu para tirar a cdu do poder até engulo rãs,baratas,sapos.etc,etc, fora com os comunas

Anónimo disse...

Então diz lá que comunicado farias se estivesses no PS local ?
Qual seria a TUA posição se fosses oposição?
O no que é que o PS é diferente agora, naquilo que tu acusas, do PS de quando lá te encontravas?
Em que versão tua devemos acreditar?
Os que ficam não servem e quem sai é que é bom? Ou, "eu saí por isso é que sou bom"? Se o PS local necessita de qualidade porque não te candidatas à sua liderança? ainda és militante... e terias apoiantes.

O que é que o Coelho tem que tu veneras?
Prepotência do poder?
ou é mais , "vamos lá ver se ele fala comigo..."?
Ainda existe gente que não te percebe neste teu dinamismo de avanços e recuos... Afinal és o quê? EX-PS por divergências ou PS mas contra o pensamento colectivo?

És mais católico não praticante,e só foste baptizado porque eras pequeno, e nem sequer te revês na Igreja ... és católico à tua maneira.

Quando achamos que está mal não fugimos, enfrentamos.

saudações de esquerda

Anónimo disse...

Ps no poder em sines?! Deixem-me riirirrrrrr
É um facto que o ps de sines sem fazer NADA por isso, está a ser levado ao colo por muitos blogueiros. No entanto uma duvida me assalta!
Querem tanto bem ao ps e estão a empurrá-lo para um buraco ainda maior do que aquele em que está metido porquê?
Parece-me uma relação amor/ódio!

Anónimo disse...

Mais palavras para quê, o comunicado fala por si e traduz o estado em que o partido socialista de Sines. E quando se começa a sentir que o Dr. M. Coelho pode ser uma espécie Messias para os xuxialistas sinienses, está tudo dito.

Anónimo disse...

Se me for permitido gostaria de retificar um erro cometido pela estação.
Este post não faz qualquer sentido num espaço que procura ser rigoroso.
A concelhia de Sines do PS não disse uma unica das palavras que lhe são imputadas. A concelhia de Sines do ps não emitiu nenhum comunicado.
O comunicado que aqui é referido foi efectuado pelo Presidente da Federação do Distrito de Setubal (parece-me que também ele um ex-comunista) Vitor Ramalho.

Dai termos de continuar a aguardar pelo comunicado da Concelhia de Sines do ps.
E o M.C. tem aqui uma situação para Reflectir: O controle dentro do aparelho do ps ainda é maior que o do P.C.P.? Pois se até o texto de um comunicado com um assunto refente a uma concelhia é escrito pelos orgãos superiores, como será tudo o resto. Ou isto não será bem assim?
M.C vê bem com quem te vais meter.

Estação de Sines disse...

Apesar de achar que terei sempre vantagem neste espaço, quando se referem à minha pessoa, pois na qualidade de administrador posso recusar os comentários, responder as vezes que pretender, etc; também é verdade que nunca, mas nunca deixarei de me defender ou justificar, quando entender que as questões são pertinentes.
Respondendo ao anónimo (quando assim for facilitava identificar-se da forma que entendesse, pois entre o seu comentário e o meu podem existir vários anónimos), quero deixar claro desde o início que o facto de sair ou não do PS, não é isso que faria de mim bom ou mau. Mas deixo-lhe a opinião que tenho sobre a minha pessoa: de facto atendendo ao contexto que falamos sou de facto “bom”, mais não seja por comparação. O que não me deixa particularmente feliz, pois sempre preferir lidar com pessoas “melhores” que eu, para poder aprender.

Tentando responder a cada uma das questões:
1. Então diz lá que comunicado farias se estivesses no PS local ? Qual seria a TUA posição se fosses oposição? O no que é que o PS é diferente agora, naquilo que tu acusas, do PS de quando lá te encontravas?

R: O PS voltou a mostrar-se titubeante e pouco claro, quando devia ser firme. Sempre defendi que o PS enquanto único partido da oposição com legitimas aspirações ao poder, deve tomar posições firmes , assumir causas, tomar partido. Recentemente o PS fê-lo na questão do fecho da avenida, independentemente de ter razão ou não, tomou uma posição defensável e clara para os sinienses. No caso actual penso que o PS não devia pronunciar-se sobre a justeza da posição de M. Coelho, até porque seguramente não possui todos os elementos, e depois para a posição politica do PS pouco interessa o sucedido. O que deve ser claro é que M. Coelho e a CDU, representam uma politica e uma ideia de Sines que o PS não partilha, esteja M. Coelho onde estiver. O facto de sair do PCP, não muda em nada o que fez até aqui, insinuar o contrário é vitimizá-lo e branquear a sua politica municipal ao longo dos anos.
Infelizmente o PS não mudou muito desde que saí, o que significa que pouco contribui para a mudança que pretendia, continua um PS que não arrisca, que prefere aguardar pelos erros dos adversários.

2. Se o PS local necessita de qualidade porque não te candidatas à sua liderança? ainda és militante... e terias apoiantes.

O PS local, como os restantes partidos, necessita de qualidade. Contudo existe uma diferença, o PCP e o PSD, já fizeram este diagnóstico e procura colmatá-lo, valorizando os que lá estão e aproximando-se de outros, o PS ainda não aceita esta realidade. Veja-se o hiato geracional entre os quadros com 50 anos e com 30, o que sucedeu neste espaço?
Paradoxalmente, saí da militância activa, pois caso contrário a forma como hoje se pratica o socialismo, já me teria desvinculado. Sou socialista porque me reconheço e identifico com a ideologia do PS Português, a sua génese. Mas nunca defenderei um mau PS para Sines, só porque é PS, porque antes de ser socialista, amo Sines. E se critico o PS Sines é porque gostava que fosse diferente. Quanto aos apoiantes que tenho dentro do PS, tive oportunidade de conhecê-los quando se deu a cisão. E confesso-lhe que cabiam bem dentro de uma cabine telefónica.

3. O que é que o Coelho tem que tu veneras? Ainda existe gente que não te percebe neste teu dinamismo de avanços e recuos... Afinal és o quê? EX-PS por divergências ou PS mas contra o pensamento colectivo?
R: A minha posição nunca foi de veneração em relação a M.Coelho, penso até que, publicamente, tenho sido das vozes mais críticas em relação à sua politica. Mas reconheço-lhe qualidades: perserverante, activo, lutador, e muito importante tem uma visão e ideia global de Sines e do seu papel na região. Tenho uma admiração pela forma como lidou com a questão da Central de Ciclo Combinado, tenho aversão pelo modo como procura controlar a sociedade civil.
Isto não significa que concorde com ele, mas prefiro uma má ideia a ideia nenhuma.
Quanto aos avanços e recuos, não entendo a sua afirmação, como todos mudo de opinião quando vejo que estou enganado, mas sou coerente com os meus princípios e intransigentes com os valores que defendo.
Em relação ao último parágrafo, penso que já respondi anteriormente.

4. Quando achamos que está mal não fugimos, enfrentamos.
Permita que faça da sua afirmação uma pergunta. Partindo do principio que não enfrentei o que estava errado, já tenho idade para ter aprendido que não se muda quem não quer mudar.
Havia questões de inconformidade nomeadamente com decisões da Federação, havia da minha parte uma quase permanente discordância, que durante algum tempo atribui a factores com a minha juventude e inerente atitude contestatária, incomodava-me o passivismo, até que percebi que existia um problema insanável entre mim e o PS local: eu não necessitava da politica, não procurava promoção pessoal, encontrava-se bem profissionalmente, não tinha filhos para quem o partido fosse uma solução profissional, basicamente o partido necessitaria mais de mim que eu do partido, o que me conferia uma liberdade, que em certas oganizações cria anti-corpos.
Saí com uma certeza defendi, sempre o que achava melhor para Sines e se para o PS, tanto melhor. Não cedi um milímetro a valores como a minha liberdade e livre expressão, enfrentei por vezes desacompanhado a CDU, em situações que no meu entender seriam prejudiciais para Sines, e fi-lo da melhor maneira que sabia e com empenho, e no meio de tudo isto conheci pessoas de muito valor, fiz amigos que mantenho, valorizei-me e percebi o que é a politica em Sines, de tal modo que me permite antecipar muitos dos acontecimentos.

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo meu erro sem o link que abaixo transcrevo o texto anterior não faz sentido

http://pssines.blogspot.com/

Anónimo disse...

Caros amigos Sineenses, mas será preciso tanto alarido para um mero comunicado do PS?