quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Cenários Políticos


Como muitos dos políticos ao longo da sua carreira Manuel Coelho é hoje um homem mais só, e não se trata somente da solidão do poder.

Com a oposição a alargar o seu leque, resta a Manuel Coelho a solidariedade dos vereadores eleitos pela CDU - excepto Albino Roque - e certamente muitos apoiantes e simpatizantes de vários quadrantes políticos.

Até Manuel Coelho, com a sua personalidade firme, teimosa, decidida e firme, se neste momento não tem dúvidas, virá a tê-las. A pressão do PCP, fortemente enraizado na sociedade Siniense, o afastamento de muitos que supunha seus apoiantes e o natural aproveitamento dos restantes partidos, levá-lo-á a equacionar diversos cenários.

Uma das grandes batalhas politicas travar-se-á na Assembleia Municipal onde a CDU dificilmente deixará passar as diversas decisões que o executivo por força da lei, terá que sujeitar à aprovação da Assembleia Municipal. Com os votos divididos dos deputados da CDU, como prevejo, o PS e o PSD ganharão um inusitado poder de decisão.

Deverá Manuel Coelho optar por um governo de gestão, limitando-se à gestão corrente e decisões de superior interesse para a Cidade? ou submeter-se ao sufrágio da assembleia que representa mais de 90 dos votantes, recriando um cenário de moção de apoio?

Não sou defensor de nenhum dos cenários. Primeiro porque o restante executivo está solidario - aguardo para saber a posição da CDU relativamente a estes vereadores, nomeadamente se este apoio não foi autorizado pelo próprio PCP - com o Presidente, segundo porque foi eleito legitimamente pelos cidadãos, e que se saiba não existem manifestações populares no sentido de pedir a destituição de Manuel Coelho, terceiro porque o momento particularmente dificil que atravessamos e as iniciativas e investimentos em curso, exigem, mais do que nunca, que o interesse de Sines se sobreponha aos conflitos politico-partidários, quarto e talvez mais importante porque existe a Assembleia Municipal, orgão fiscalizador da actividade da autarquia e onde terão de ser aprovadas as decisões mais importantes para o futuro de Sines.

Quanto à questão de quem ganhou as últimas eleições autáquicas, Manuel Coelho ou a CDU? Nem as próximas eleições autárquicas esclarecerão esta dúvidas, pois o contexto nunca é idêntico. Uma certeza, teremos sempre esta dúvida.

23 comentários:

Anónimo disse...

BRAZ CHEGOU A TUA HORA. È nos momentos dificeis que surgem os homens necessários.
Ao contrário de alguns bons candidatos, tu tens obra - profissional e social - avancçar para uma candidatura já não é uma decisão mas uma obrigação. Penso que devia existir a chamada vaga de fundo que te "obrigasse a candidatar".

Anónimo disse...

Independente do que sucedeu o Braz já era o candidato ideal.
Basta acompanhar este blogue e as suas propostas e opinião e se pussese em pratica metade do que aqui consta era um salto qualitativo para sines.
Concordo, chegou a tua hora.

Baixinho disse...

Candidato???...tenham juizinho….
O homem ficou todo chateado com o PS, andou a cuspir no prato anos afim... só se for candidato pelos comunistas ou então juntar-se aos migos do PSD.
Isto do poder, dos tachos e outras coisas"afim”, fazem que pessoas como o Sr. Braz se zangue com amigos de infância, só pelo facto de não conseguir um cargo de "director" que tanto ambicionava, não é A.Braz

Estação de Sines disse...

Já vi que chegou agora a estas bandas. Tou careca, no sentido literal, de explicar esta questão.
Era vice-presidente da Concelhia, eleito como n.º 2 da lista à autarquia, não tenho feitio para permitir que se tomem decisões arbitrária, ou à revelia dos órgão próprios, ou pior que se contrariem decisões tomadas por maioria. Esta foi razão que me levou a sair. Que posso resumir doutro modo: tenho dificuldade em trabalhar quando não sou eu que mando, ainda mais quando os outros estão continuamente errados e eu estava continuamente certo, como os tempos vieram a comprovar.

Em relação ao Centro de Emprego: Não tive, não tenho e mal será se algum dia tiver ambições de ser director do Centro de Emprego. Por uma razão óbvio: perdia económica e profisionalmente, algo a que não podia, nem posso dar ao luxo e depois não faz parte do meu temperamento estar preso a decisões politicas. Enquanto vereador votei em sentido contrário sempre que a minha consciência o ditava, somente assim encaro a vida.

Por fim, para ajudá-lo a entender:
nunca concordei que o F. Ramos fosse director do centro de emprego, o que mentes medíocres que julgam os outros pelas suas ambições, intepretaram que não concordar com a sua nomeação significava necessariamente que a quereria para mim. Mas contra mentes medíocres há muito que desisti de perder tempo - aceite isto como um elogio.
O facto de não concordar que fosse o F.Ramos, prendia-se com um questão óbvia de estratégia politica, (que o tempo veio a confirmar)no contexto de então, a cerca de um ano das eleições autárquicas, a sua nomeação tinha um efeito nulo para as pretensões do PS, ou até inverso. Existia a possibilidade e necessidade de um trabalho politico que podia alavancar o eleitorado PS, veja o caso de Odemira e da gestão do Dr. Salustiano, o que acrescentou a referida nomeação ao eleitorado PS? Nada.
Arriscando erradas interpretações, coloquei o interesse do partido e consequentemente de Sines, à frente das amizades, fi-lo e faria de novo. A amizade não deve toldar a razão, mas antes contribuir para o seu reforço.
Amigos são aqueles a quem dizemos o que pensamos (como os inimigos não perdemos esse tempo), e o F.Ramos não era e não é politicamente, a mais valia necessária para o PS alcançar os seus intentos. Mas esta é a minha opinião, que nenhuma amizade mudaria.

Anónimo disse...

Caro amigo Braz, chega-te à frente.

Anónimo disse...

Porra! Não precisa explicar mais!
Tou careca de saber o que queres e o q n queres!
Terei razão?
Acho que não...
Vá lá, aparece PORRA!

Anónimo disse...

Esta história do braz querer ir para o Centro de Emprego, já me foi vendida. Pura campanha de mais uma máquina partidária que emtermos de estalinismo não deixa nada a desejar ao PCP. Conhecendo o Braz alguém no perfeito juizo, tá a vê-lo a abanar bandeirinhas e a assitir aos Rosa, Venturas leite, vitor ramalho, amélia antunes, etc, etc, etc, caladinho e sem dar opinião, senão acaba-se o centro de emprego. Acham possível o homem ter um blog onde diz o que quer, desde verdadeiras pérolas aos maiores disparates, estando subjugado a um partido.
Todos aqueles que pensam pela sua cabeça e não estam presos profissionalmente aos partidos, não tem paciência para aturar os partidos e engolir sapalhões. Olha o Braz ou o Guinote terem que papar com o Coelho a cabeça de lista...loool, agora o fernandinho, idalino, mascarenhas, e outros a quem o aparelho mexe os cordelinhos profissionais, ainda vamos vê-los a fazer campanha pelo coelho. Aliás tirando antigamente o idalino, alguém conhece a mais pequena idéia dos citados, até nos podem dizer que sempre pensar bem do coelho, que não podemos negá-los.
Espero que o braz se mantenha longe de toda esta gente e continue com a estação a "baixar o pau" nesta cambada, de todos os partidos

Anónimo disse...

Será que o Xico do Ó já arranjou candidato !

Anónimo disse...

ALBINO. Daaaah

Anónimo disse...

EU SÓ VOTO ALBINO ROQUE.


M.P.

Anónimo disse...

Estava a ouvir o Francisco do Ó na antena miróbriga, e realmente aquele pessoal da cdu andam mesmo desorientados. Não dizem coisa com coisa. Que tristeza.

Anónimo disse...

António Braz a Presidente de SINES já.....eu voto

Anónimo disse...

O braz até agora mostrou reger-se por determinados principios e valores e possui, até melhor opinião, uma coluna vertebral perfeitamente direita. Não o vejo como alguém que faz ziguezagues, consoante certos interesses como temos por cá alguns. Logo, não o estou a ver dobrar-se aos calinas que ele não tem poupado ao longo destes tempos.

Anónimo disse...

estas historias do pcp e do coelho são boas numa altura em que o FREEPORT está prestes a rebentar nas maos do nosso p.m. e do PS, mas que ninguém fala nem mesmo o PCP

um militante PCP

Anónimo disse...

Poisx Poisx....Hitorinhas de "lana caprina" os cães landrando e a caravana passando (onde já li isto?), e as questões verdadeiramente nacionais a passares despercebidas.
Os Problemas na aldeia de sines, resolvem-se, na outra mais global, não sei não!

Anónimo disse...

até que emfim Sines deixa de ser comunista,espero que para sempre. trinta anos de ditadura comunista é muito tempo para os sineenses. o Manuel Coelho teve a coragem de fazer e dizer o que muitos deixam pelas mãos da hipocrisia.

Anónimo disse...

oh,oh,oh! mas que tanta confusão, só porque os comunistas andam às turras.

Anónimo disse...

Canários Politicos ?

1º Canário J.C.Guinote ( canta muito mas não alegra ninguém também tem telhados de vidro ( é quase como o outro , ele é que sabe os outros são todos uma grande cambada de incompetentes)

2º Canário M. Coelho ( andou 35 anos enganado, mas tem o defeito de só ele é que sabe e ele é que manda )

3ºCanário A. Braz (para mim até prova em contrário ainda está puro)
Avança....

Anónimo disse...

Canários Politicos ?

1º Canário J.C.Guinote ( canta muito mas não alegra ninguém também tem telhados de vidro ( é quase como o outro , ele é que sabe os outros são todos uma grande cambada de incompetentes)

2º Canário M. Coelho ( andou 35 anos enganado, mas tem o defeito de só ele é que sabe e ele é que manda )

3ºCanário A. Braz (para mim até prova em contrário ainda está puro)
Avança....

Anónimo disse...

Para mim a Canário 2 está fora de causa , é igual ao Canário 1 , vejam o blog dele , fala ,fala ,fala,fala,fala,fala,fala,fala....mas não deixa ninguém falar é a democracia dele.

Anónimo disse...

O unico cenário político já eatá delineado desde 2008, o Dr. Manuel Coelho vai ser o cabeça de lista à Camara Municipal pelo PS.

Anónimo disse...

A GRANDE VITÓRIA PARA SINES FOI A PARTIDA DO ENGENHEIRO ALBINO


POCEIRÃO OLÉ! OLÉ!

Anónimo disse...

O CABEÇA DE LISTA DO PS É O TIO DO SOCRATES PARA FAZER OUTRO FREEPORT.


JÁ QUE NINGUÉM QUER FALAR DO ASSUNTO AI SE FOSSE COM UM POLITICO DO PCP